domingo, 6 de maio de 2018

S.H. Figuarts GARO Raikou Ver.


Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts de Raikou, um dos protagonistas de Garo: Guren no Tsuki, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Raikou era um jovem Cavaleiro Makai, que andava pelo Japão durante o período Heian (794 DC a 1185 DC; a história provavelmente se passa em meados do século X) acompanhado de sua mestra Seimei e de seu servo, o pequeno Kintoki. Sua missão, assim como a de todos os membros da Ordem Makai era a de exterminar os Horrors (chamados na época de 火羅, "Horaa") que aterrorizavam as pessoas na capital, Heiankyo. Mas Raikou ainda é imaturo como Cavaleiro e por isso o anel Zaruba, que lhe permite colocar a Armadura Dourada permanece selado e só pode ser liberado por Seimei.

Raikou foi interpretado por Masei Nakayama, que foi Raiga Saejima, protagonista de uma das séries da franquia, Makai no Hana. Essa foi usa primeira incursão em um desenho animado e teve ótima interação com a dubladora de Seimei, a excelente Romi Park. De fato, ambos contam que vários de seus diálogos eram feitos de improviso.

Guren no Tsuki teve como compositores de série os renomados Toshiki Inoue e Sho Aikawa. E para os designs foi chamado o Mestre Desenhista Masakazu Katsura, autor de ZETMAN e Video Girl Ai. Existem referências a figuras históricas, tanto fictícias (Kaguya Hime, Kintaro) quanto reais (o clã Fujiwara, Haruaki/Seimei Abe) e até mesmo híbridos (Yasusuke Fujiwara/Hakamadare), assim como locais como o portal Rashomon e a avenida Suzaku Ooji. O próprio Raikou é baseado em Yorimitsu Minamoto (948~1021 DC), embora não siga fielmente a biografia do personagem histórico. O clima de desolação da época, em que o Japão passou por várias catástrofes seguidas e o povo passava fome, foi bem transmitido. Gostei bastante das interações entre os personagens e das histórias de cada capítulo. Uma pena que o final deixou a desejar, ficando literalmente no ar. Mas foi anunciado um especial para cinema que deve suprir essa falta.

Também foi feito um capítulo extra, de número 25, para o Blu-ray Box e o DVD Box da série, contando a história de Kintoki, que antigamente era um Cavaleiro Makai, mas cuja armadura era amaldiçoada e cada vez que era usada, lhe roubava parte da memória e o rejuvenescia.


GARO foi idealizado pelo grande Keita Amemiya como uma série voltada ao público adulto, com ação, violência e horror. Para por seu projeto adiante, Amemiya chamou várias pessoas ligadas ao Tokusatsu, como o Mestre Artesão Takayuki Takeya, para a supervisão da modelagem e o grande desenhista Yasushi Nirasawa para fazer os visuais os Horrors. A composição de série e os roteiros ficaram por conta de Kengo Kaji e Yuji Kobayashi, ambos das séries Ultra e também do próprio Amemiya. O seriado foi produzido pela TFC (Tohokushinsha Film Corporation).

O projeto ainda contou com a ajuda de Yoshinori Watanabe, o lendário produtor que foi responsável pela criação de vários seriados da Toei junto com Tohru Hirayama, como Kamen Rider e Gorenger. Foi Watanabe quem fez as tratativas com a Bandai e a TFC para formar uma comissão administradora e financiar o projeto. No começo, GARO era para ser uma série voltada ao público infantil, com vários tipos de equipamentos e veículos se passando em um futuro próximo. Mas devido aos custos de desenvolvimento de produtos e à opinião do próprio Amemiya de que isso não seria uma boa ideia, os planos mudaram e o seriado foi feito para ser exibido de madrugada para o público adulto (como o grande diretor queria desde o começo).

GARO teve sucesso, conquistando os entusiastas de Tokusatsu e se tornou uma franquia, com vários seriados subsequentes. Mais tarde, foi feita uma série em desenho animado, Honoo no Kokuin (algo como "A Marca da Chama") e depois Guren no Tsuki ("A Lua Escarlate"), da qual Raikou é um dos protagonistas. A mais recente incursão de GARO no desenho animado foi Vanishing Line, transmitida no Brasil pela Crunchyroll.

O universo de GARO é bastante intrincado com vários conceitos característicos. Eu mesmo não sou familiarizado, sendo que só vi Guren no Tsuki e Vanishing Line. Por isso, para compreender o Garoverso, recomendo esta matéria no Anime Brilliant Blog, do Ronin:


E ainda, resumos e impressões dos capítulos das duas últimas séries de animação.



A figura foi comercializada de forma exclusiva pelo site da Bandai por tempo limitado. Antigamente a franquia tinha uma linha própria de figuras, a Makai Kadou, mas depois foram lançadas versões S.H. Figuarts.

O conteúdo da caixa. Um bom número  de mãos intercambiáveis e a espada.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Uma boa representação do Cavaleiro Dourado Garo, cujo nome na antiga língua Makai significaria "Esperança". Na verdade se trata da segunda versão da armadura, a 陣 (Jin), usada por Raikou ao despertar para seu verdadeiro poder. Tem vários detalhes que lembram uma armadura de samurai.

Close da cabeça, com uma escultura altamente intrincada, lembrando um lobo (o "Ro", de "Garo" usa o ideograma 狼, "Ookami", que significaria "lobo" em japonês). As partes de trás e dos lados lembram um capacete de samurai.

Não dá para ver direito, mas os olhos são pintados em azul.

Os chifres (ouvidos?) possuem detalhes em prateado.

A parte de trás do capacete tem alguns pontos pintados de vermelho, como se fossem cordões unindo as placas.

A parte de dentro que ficaria na garganta tem relevos.

A escultura do Corpo é esmerada. Tem tantos detalhes que é difícil enumerar todos.

Na parte de baixo da placa peitoral estão moldadas cintas que uniriam as duas partes.

As ombreiras são modeladas de modo a parecer que são feitas em  camadas.

Nas braçadeiras estão presentes os três pontos formando um triângulo, característicos dos designs de Keita Amemiya, embora desta vez tenha sido feito por Masakazu Katsura. Um bom respeito ao original.

Na mão esquerda está moldado o Anel Madou Zaruba, que tem vontade própria, interpretado pelo lendário cantor Hironobu Kageyama. Essa parte não é muito detalhada, ou pode representar uma couraça para proteger o anel, que teria a forma de uma caveira.

O cinto lembra um espelho usado pelos Onmyouji (comumente traduzido como "exorcista", embora não seja a melhor definição). e existem adornos que lembram cordões usados em artefatos xintoístas.

Os protetores das coxas têm uma modelagem semelhante à das ombreiras.

As botas lembram as caneleiras usadas por samurais.


O pé tem a ponta voltada para cima, além de um detalhe de um cordão que segura o sapato.


3. Articulações


O pescoço não se move muito devido às partes que criam bastante interferência.

As ombreiras possuem sistemas que tentam reduzir a interferência nos movimentos.

Com isso os braços podem se mover muito mais do que parece ser possível. No meu exemplar os ombros são um pouco duros.

Os pulsos são limitados pelo formato da braçadeira. O pino conector é duro e um pouco difícil de girar.

O tronco se move bem, mas no meu exemplar a parte do peito é frouxa e se desmonta facilmente.

Aproveito e uso para mostrar a articulação, que é presa por uma conexão esférica e tem uma dobradiça.

As coxas possuem articulações extensíveis e as couraças dos lados se movem, dando boa mobilidade.

Os joelhos se dobram bem. Desta vez não há dobradiças nas pontas dos pés.




4. Acessórios


As mãos disponíveis. Existem dois pares com os dedos abertos em posições diferentes. Mas a troca é extremamente dura com o risco de quebrar o conector. Tive que alargar com um pin-vise, porém isso deve ser feito com muito cuidado sob pena de ficar muito frouxo.

As mãos esquerdas têm o Zaruba direitinho.

A espada, a Garo Ken.

As estampas da lâmina são intrincadíssimas.

O mesmo pode ser dito do cabo, que tem uma extensão em dourado que vai até parte da lâmina.

A ponta do cabo é removível para facilitar a colocação na mão. Mas dependendo do jeito, ela fica meio frouxa.


5. Ação



Os Cavaleiros Makai invocam suas armaduras desenhando um círculo com sua arma ou artefato que abre um portal interdimensional. A armadura então se agrega ao Cavaleiro.


Ao despertar para seu verdadeiro poder, Raikou consegue romper o selo de Zaruba sozinho e sua armadura se altera para a forma Jin.


Nessa Raikou passa a exalar Madoubi pelas frestas da armadura.


Mas a Lua Escarlate também aumenta os poderes dos Horrors, o que faz a luta ficar mais difícil.


A bem da verdade, as lutas de Guren no Tsuki eram bem curtas em sua maioria. Em algumas vezes terminava com um golpe só.


Isso é porque um Cavaleiro Makai só pode ficar com a armadura por 99,9 segundos. Caso contrário o Cavaleiro corre o risco de se tornar uma fera bestial, como aconteceu com o próprio Raikou quando ele se encontrou com Seimei pela primeira vez.

O Diretor de Ação Makoto Yokoyama, das séries em Tokusatsu, conta que esse conceito foi incluído pois o traje era muito difícil de se mover. Sendo assim, ele sugeriu que a própria transformação fosse parte do "golpe final", usada nos últimos momentos das lutas.
Yokoyama trabalhou em várias obras de Amemiya como Mirai Ninja (de 1988) e Zeiram (de 1991), e também nas séries Power Rangers desde seu início em 1995, como dublê e coordenador de ação, embora não fosse creditado.


Muitas vezes esse limite de tempo era ignorado em Guren no Tsuki (talvez devido em parte aos poderes especiais de Zaruba de prorrogar esse prazo), porém foi "relembrado" em uma ocasião.


Zaruba dá boas dicas a Raikou quando Seimei decide deixá-lo. É só que ele é bem sarcástico, o que parece invalidar seu nome, que na antiga língua Makai significaria "Amigo". Mas em Vanishing Line é mostrado que apesar de tudo, Zaruba é capaz de tudo para salvar um companheiro.



Apesar dos problemas, a figura é fotogênica e fica bem à meia-luz.


Isso é bom, pois a maioria das lutas é à noite.


No episódio extra, de nº 25 é contado sobre o passado de Kintoki (desta vez interpretado por Mamoru Miyano), que usa dois machados que podem se juntar em um duplo. Bom, mas eu preferia que contassem o que aconteceu depois da luta final...


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts de Raikou vestindo a Armadura Dourada de Garo. A modelagem e a pintura são fenomenais. Apesar de não ser cromada, a figura tem um brilho metálico convincente. E acho até melhor, dando algo a menos com que se preocupar na hora de manipular. A modelagem intrincada é outro grande ponto, com vários detalhes e fiel ao desenho original. Mas o controle de qualidade falhou, sendo que o meu exemplar tem a fragilidade na articulação do peito que chega a ser irritante e dá medo da parte de cima cair à toa. O maior agravante é o erro no diâmetro dos orifícios das mãos, que são apertados demais para acomodar o conector do pulso. Essa parte é especialmente frágil, ao mesmo tempo que é muito importante e quebrá-la pode inutilizar a figura. Essa falha de projeto é gravíssima e não deveria ser admitida nos modelos mais recentes. Sendo assim, quem for adquirir deve tomar bastante cuidado.

2 comentários:

  1. Olha o Raikou aí! Essa armadura dele é bem foderosa e é uma das mais diferentes entre os heróis da franquia, e a Bandai conseguiu reproduzir bem o visual! Só não me lembrava que ele era S.H.Figuarts, achava que era Makai Kadou.

    Parece até que algumas partes foram desenhadas já pensando em uma action figure hehehe. Essa das ombreiras serem separadas do peitoral é um bom exemplo, assim a articulação fica bem melhor. Essas couraças nas pernas, que parecem aqueles saiotes samurais, também facilitam as articulações. Uma pena não ter articulações nas pontas dos pés, parece que isso é comum em todas as figuras de Garo.

    Ficou foda a Garo Ken! Tá certo que pro Raikou acho que ficaria mais legal se ela fosse no formato de uma katana, mas por outro lado gosto que o visual tradicional foi mantido hehe.

    Uma pena esse problema das trocas de mãos e algumas fragilidades de articulações. É meio triste ter uma figura articulada mas não poder aproveitar 100% dela por causa dos problemas. Um detalhe estético que chamou minha atenção é o Zaruba, que durante a transformação deveria ficar no dorso da mão esquerda. Não me lembro ao certo se essa armadura do Raikou seguia essa tradição do visual (até porque ele tem essas braçadeiras que dificultam ver as mãos na série), mas acho que seguia sim. Mas a figura é foderosa de qualquer jeito, esse eu pegaria se fosse tiragem normal!

    Nossa, em meia-luz fica igual ao visual da série, as fotos ficaram perfeitas! Nem me lembro se ele chegou a usar a armadura durante o dia, e como Guren no Tsuki se passa nos tempos antigos onde a iluminação era bem mais precária nossos olhos se acostumaram a ver ele nas sombras hehehe.

    E muito obrigado por citar as matérias XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Essa eu fiz enquanto lia o Guia Garoverso, porque tinha um monte de termos que eu não sabia traduzir e coisas que eu não sabia. Por exemplo era como o Zaruba ficava na armadura. Ficava me perguntando se ele foi feito sem tantos detalhes por ser assim mesmo. E nem me liguei que ficava no dorso da mão, na verdade.

      Uma coisa que a Bandai sabe fazer bem é ombreiras, assim como mecanismos para elas. Aqui elas são até simples, mas funcionam. Pena que o controle de qualidade regrediu. Isso não deveria acontecer, ainda mais com um item de venda exclusiva. Não dá para entender...

      Até eu fiquei assustado quando tirei as fotos em meia-luz. Quero dizer, quando vi em tela grande e não no visor da câmera. Para mostrar o quanto capricharam na modelagem e na pintura!

      O que eu não sei, prefiro deixar nas mãos de quem sabe. Por isso indiquei suas matérias, escritas por quem viu de fato e que conhece bem mesmo. Leio e fico maravilhado com o mundo de Garo! E vamos esperar pelo filme!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html