domingo, 3 de junho de 2018

Ultra-Act X S.H. Figuarts Ace Suit


Saudações.

Desta vez vou falar da versão Ultra-Act X S.H. Figuarts de Seiji Hokuto vestindo a Ace Suit, da série em quadrinhos ULTRAMAN, de Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação





1. Informações



Seiji Hokuto estuda na mesma escola de Shinjiro, em uma série abaixo. Tem a aparência de um menino, quase andrógina e é bem cordial, embora às vezes deixe transparecer um lado cruel. Um lado que ele demonstra ao fazer justiça com as próprias mãos usando-se de uma força sobre-humana e tomando o dinheiro daqueles que ele derrota. Esse dinheiro é usado para fazer um traje especial que permitirá que Hokuto cumpra seu intento de criar um mundo em que os humanos poderão conviver com os alienígenas. E até lá, ele irá caçar criminosos alienígenas que podem interferir nesse objetivo.

O A Suit foi feito por um alienígena chamado Yapool a pedido de Hokuto. O traje usaria tecnologia alienígena, daí o seu nome, que significaria "Alien Suit". Mas devido ao desejo de auto-afirmação de Hokuto, ele é chamado de "Ace Suit". Hokuto tem braços mecânicos que possuem emissores que criam lâminas de energia. E outra tecnologia alienígena permite que ele teletransporte o traje para seu corpo ao bater um punho com o outro.

Curiosidade: "Yapool" é o nome do inimigo fixo da série original Ultraman Ace. O personagem é parecido com o Gigante Yapool, mas desta vez ele é amigo.


Hokuto estava no avião que foi supostamente atacado por Bemular há doze anos e quase morreu, perdendo seus braços e pernas. Ele foi salvo por alienígenas, que lhe deram implantes mecânicos no lugar de seus membros perdidos e uma nova casa, mas mantendo seu nome. Nisso, ele conheceu uma menina alienígena humanoide chamada Yuko Minami, que ele passou a ver como uma irmã mais velha.

Os dois viviam  em paz, com Yuko às vezes indo cuidar de Hokuto enquanto a alienígena humanoide que faz o papel de sua mãe adotiva saia. Mas ao saber que o Conselho Estelar iria imigrar para a Terra, tudo mudou. Yuko se tornou reclusa, chegando até a definhar. Hokuto quis fazer alguma coisa e nisso, ele é contatado por Edo, que lhe fala sobre o Ultraman...

Seiji Hokuto foi interpretado por Megumi Han, na versão Motion Comic, que provavelmente reprisará esse papel no futuro longa metragem animado. Han é grande fã das séries Ultra e já cantou o tema de Ultraman Ace com a banda Kagaku-Tokusoutai no CD Ultraman The Rocks (a canção está disponível no Spotify), além de trabalhar em Ultraman Geed (disponível no Brasil pela Crunchyroll) como a voz do menino Alien Pegassa Pega.


O conteúdo da caixa. Vem com várias peças intercambiáveis e uma de efeito. O modelo foi comercializado de forma exclusiva pelo site da Bandai por tempo limitado.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. A representação é perfeita, com todos os detalhes.

Close da cabeça. Lembra bastante o personagem clássico Ultraman Ace, especialmente a crista. Os olhos usam material transparente, com um contorno vermelho preciso.




Está incluída outra cabeça para representar Hokuto sem o capacete. Mais uma vez a modelagem é fiel, com um sorriso cheio de autoconfiança.

A substituição é fácil e fica bem firme. E ainda é possível trocar por outra expressão.



A outra expressão é boa para lutas. A boca é esculpida, até com os dentes.

A garganta teria um material maleável, porém resistente. No traje Ace, ele não tem texturas.

O design é simples, mas dá para ver que a armadura é composta de várias camadas em serrilhas, alternando o prateado com o vermelho. Ela tem algo que parece ser uma Luz de Aviso, mas o propósito é desconhecido.

Os braços também são relativamente simples. Dando a entender que foi feito com material da Terra e até às pressas.


O mesmo pode ser dito do protetor para a virilha. Mas aqui já dá para ver uma coisa interessante.

A parte das coxas tem dobras, como se fosse feita de tecido ao invés de metal. Talvez algo parecido com o usado em roupas de astronauta. Isso dá a entender que a armadura não é tão resistente quanto às da Patrulha Científica.


As botas também são simples, com detalhes em vermelho. É ignorado se elas escondem algum tipo de arma.


Comparação com as armaduras da Patrulha Científica. Aqui dá para ver que o Ace é bem diferente e mais simplificado.


A máscara do Shinjiro e a do Moroboshi têm algumas semelhanças, mas a de Hokuto é bem diferente. O mesmo pode ser dito da placa peitoral.


Nos braços também dá para notar as semelhanças entre o ULTRAMAN e o SEVEN, e as diferenças do Ace.

As pernas são o grande diferencial. As da Patrulha Científica possuem couraças atadas, mas a Ace é lisa. O formato dos pés também difere, sendo que os de Hokuto são arredondados nas pontas.


3. Articulações


O pescoço se move bem.

Os braços têm boa liberdade de movimentos. Mas no meu exemplar os ombros são duros e chegam a ranger quando se movem. Tive que colocar um pouco de spray de silicone.

As ombreiras possuem mecanismos que reduzem a interferência nos movimentos e com isso é  possível abrir bem os ombros.

Os pulsos não se movem muito, limitados pelo design.

O tronco se move bem para trás, mas não tanto para a frente. Mesmo assim a magnitude é boa.

As pernas se abrem bastante, graças às articulações extensíveis das coxas.

Os joelhos se dobram até o ângulo da foto e a ponta do pé é dobrável.


Os tornozelos possuem articulações extensíveis e por isso os pés podem manter bastante contato  com o chão, dando estabilidade para a figura.


4. Acessórios


Estão incluídos três pares de mãos, sendo um em lâmina.

Estas peças servem para representar a Vertical Guillotine.

É preciso trocar várias peças do braço para representá-lo com os pulsos estendidos e o painel vermelho aberto. A modelagem é caprichada, inclusive com as saídas de calor(?) em forma de tubo.

Cada peça tem um lado certo a ser colocado, marcada com um "R" para o braço direito e um "L" para o esquerdo.

Os pulsos são mais longos e possuem uma parte que simularia a saída de energia e também é por onde se conecta a peça de efeito.

Ficaria assim. É bem difícil conectar nos dois lados e mesmo nas fotos oficiais só fica preso em um deles.


5. Ação




Hokuto bate os punhos um no outro para acionar o mecanismo que teleporta seu traje. A pose lembra a do Seiji Hokuto original, de Ultraman Ace, que a fazia para juntar os dois Ultra Anéis.


O traje possuiria propulsores nas costas, que permitem que Hokuto dê grandes saltos. A figura não tem peças para representar os propulsores abertos.





O golpe especial de Hokuto é a Vertical Guillotine. Primeiro são acionados mecanismos nos braços mecânicos que se estendem e se abrem, liberando emissores que criam uma lâmina de energia.


Daí, Hokuto avança (ou aproveita quando o oponente corre para cima dele) e atravessa o inimigo, cortando-o no meio.



O problema é que o sistema ainda é instável e no primeiro uso, os dois braços explodiram. Seiji nem se abala, já que eles não possuem mecanismos que o façam sentir dor.



Os braços também podem se tornar cortadores poderosos.


Shinjiro enfrenta um monstro desconhecido, talvez uma arma biológica alienígena. Mas acaba tendo problemas.


Nisso, ele é salvo.  Shinjiro pensa que é Moroboshi, mas é outra pessoa.


- Muito prazer, "meu irmão".
Shinjiro retruca dizendo que é filho único, mas o guerreiro desconhecido explica que foi no sentido de ser Ultraman antes dele.
Essa provavelmente foi uma referência ao conceito dos "Irmãos Ultra", que foi consolidado em Ultraman Ace.


Shinjiro e Moroboshi vão investigar o aparecimento de outro monstro no metrô e lá se encontram com o guerreiro misterioso mais uma vez.
O monstro é bem parecido com Aribunta, um dos Super Monstros derrotados pelo Ace original.


Ele pula de cima do monstro, dando uma pirueta, que lembra o Ultra Touch do Ace original, no qual Seiji Hokuto e Yuko Minami pulam no ar para juntar seus anéis.



Nisso, ele tira sua máscara, mostrando sua verdadeira identidade.


- Ho... Hokuto!! Então é você mesmo...
Shinjiro até desconfiava, mas a altura era diferente. Talvez as próteses das pernas também sejam extensíveis.


Hokuto se propõe a se juntar à Patrulha Científica e...




!



Perdão. Problemas técnicos. Alguma coisa quebrou a câmera. Voltando...





- Tenho um objetivo bem definido. E bem diferente de você, que tá levando o papel de Ultraman nas coxas, só porque os adultos mandaram.
Shinjiro vê Hokuto fazendo justiça com as próprias mãos e extorquindo um espião industrial. Shinjiro o repreende e Hokuto lhe diz essas palavras. Os dois iniciam uma luta.


Moroboshi chega para intervir e ataca Hokuto.


Ele luta a sério, mesmo sob os protestos de Shinjiro e termina com Hokuto, ao mesmo tempo em que faz uma revelação surpreendente.


- Diferentemente do moleque, eu não hesito em acabar com qualquer alvo que considere eliminável.


Shinjiro e Moroboshi caem em uma armadilha e Hokuto tem de enfrentar o Ace-Killer (não tenho a versão dos quadrinhos, então vai o original).


Ace-Killer é um assassino alienígena, com habilidades físicas muito maiores que um ser humano. E mesmo Hokuto não é páreo para sua velocidade.


Na série clássica, Ace teve que receber as energias dos Irmãos Ultra que estavam presos e usar o Space Q para derrotar o Ace-Killer. Mas no caso de Hokuto, eles ainda não se reuniram... Talvez ele possa vencer se tiver um Ás na manga...


Comparação com o Ultraman Ace. Dá para ver que é o mesmo personagem, mas mais pelo formato  da cabeça. As estampas do corpo são totalmente diferentes.


Ainda assim os únicos pontos em comum da cabeça são a crista e o formado dos olhos.


Curiosamente o Ultra-Act Ultraman Ace também vem com uma peça de efeito para a Vertical Guillotine. Mas apesar de ser mais complexa, a substituição na Ace Suit é muito mais fácil.


Pose fazendo referência ao original, que usava bastante as mãos em lâmina.



Ia ser interessante se a Ace Suit pudesse fazer uso do Raio Metalium.




Usando a mão do Moroboshi é possível equipar a Ace Suit com a Ace Blade que vem na versão Ultra-Act.


A lâmpada do peito até agora não mostrou seu propósito. O Ace original disparava um raio arco-íris dela, a Timer Shot.


A peça da Space Q até cabe na crista da Ace Suit. Mas é preciso uns truques de angulação para ficar decente.


Os três juntos. Até então não existe nenhum anúncio de um novo modelo depois do Bemular.


Representando uma ilustração da série em quadrinhos.


No Japão, o volume 8 de ULTRAMAN vem com um DVD com duas Motion Comics e dois videoclipes. Uma das Motion Comics é o episódio extra do final do volume 6, que conta como é um dia na vida do Alien Zetton Edo.




A outra Motion Comic conta o que aconteceu com Hokuto depois do acidente de avião. De como ele conheceu Yapool e aquela que se tornaria sua mãe, assim como o encontro com Yuko Minami. São cenas que não foram disponibilizadas em material impresso.


Um dos videoclipes é o da canção UltLove, da personagem Rena Sayama, cantada por Maaya Uchida e com letra e guitarra do próprio autor Eiichi Shimizu.


O outro videoclipe é da canção NO ONE KNOWS, que toca no final da Motion Comic de Hokuto, mas desta vez completa. Quem canta é a própria Megumi Han.


O Volume 8 está disponível no Brasil, lançado pela JBC, mas sem o pacote especial com o DVD. Ao menos a capa da edição convencional é mais estilosa...


E esta foi a apresentação da versão Ultra-Act X S.H. Figuarts de Seiji Hokuto trajando o Ace Suit, feita pela Bandai. Este é o terceiro modelo da linha, já com muitas melhorias em relação aos modelos anteriores e bem mais estável. A troca das mãos e das peças é suave, sem percalços e o sistema de articulações é competente. Os tornozelos extensíveis em especial ajudam um bocado. Só os ombros muito duros podem ser um problema, mas é facilmente contornável. Só é preciso um pouco de spray de silicone. No meu caso, acabei exagerando e ficou um pouco frouxo. Mas ainda assim não causa problemas. De todos os "Ultras" dessa linha, acho que esse é o melhor. Devido à disponibilidade limitada, agora o modelo só pode ser encontrado em lojas de usados, a preços altos, não são muito abusivos.

6 comentários:

  1. Fala, Mr. Usys!!

    Cara, que figura sensacional! O Ace é um personagem incrível e a chegada dele injetou muito mais adrenalina à série. Tomara que seja bem aproveitado na animação.

    E você recriou de modo magistral uma das melhores sequências do mangá. O golpe de espada do Seven no Ace foi um autêntico cliffhanger, um gancho irresistível para o volume seguinte e uma prova do grande controle narrativo dos autores. Pra mim, essa série é muito boa, apesar de alguns momentos irregulares, mas essa sequência é do tipo de pega o leitor pelo pescoço e joga no meio da ação. Muito bom e parabéns pelo trabalho feito com as figuras para recriar esse momento antológico.

    Não sei o que vem por aí no mangá, mas gostaria de ver também o Jack usando seu bracelete e entrando na briga, talvez apenas com um traje de proteção, não uma armadura, assim como o Taro. E o velho Hayata poderia ter uma armadura com "star marks" no peito, para ser um similar do Zoffy. Está sendo muito empolgante acompanhar a construção do universo desse mangá. E os autores devem estar nas nuvens. Primeiro, os bonecos e agora a animação. Acho que nem eles imaginavam que ia dar tão certo. Ainda bem que a Tsuburaya deu todo o apoio para que as coisas andassem.

    Falou! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      O Hokuto foi muito bem colocado, sendo que ele e a Yuko Minami são personagens-chave da trama principal. O grande mistério é a motivação da explosão do avião. Nesse ponto os autores fizeram um ótimo trabalho. Tem sido feita uma boa repaginação dos Guerreiros Ultra e devem vir mais.

      Os próximos volumes vão focar bastante na ação, em uma guerra em Nova York. A ameaça que eles vão enfrentar é bem inesperada e alguns conflitos vão ser resolvidos. Só que a trama principal deve se esticar mais um pouco.

      Fazer a cena do Moroboshi deu bastante trabalho. Fiz um monte de fotos com vários ângulos e enquadramentos para poder escolher qual ficaria melhor. Mas também gostei do resultado. Não dá para ver, mas tem mais um detalhe em que tentei ser fiel ao original...

      E aquilo com o Moroboshi foi tortura. Fiquei um tempão esperando para ver no que aquilo ia dar. Não foi como eu esperava, já que o foco era no Hokuto, mas foi um jeito bem interessante de trazer aquela frase clássica para o mundo de ULTRAMAN.

      Excluir
  2. Show de review!

    Taí um carinha que no começo é bem nojentinho, eu realmente não gostava dele! Depois que ele revelou seus motivos deu uma melhorada hehehe.

    Tá caprichada a figura! Esse detalhe do traje me chamou bastante atenção no mangá, o dele parece bem mais uma roupa do que os outros dois que são bem blindados. Uma versão mais light, mais ágil. Isso ficou muito bem representado na figura, dá pra ver bem a diferença nas partes mais blindadas.

    A Vertical Guillotine ficou show! Essas peças de usar com os dois braços ou duas mãos sempre dão trabalho de encaixar hehehe. E legal que as articulações funcionam muito bem, isso e bom do visual dele, tem bastante liberdade de movimento.

    Essa cena como Moroboshi é foderosa, e um baita cliffhanger! Ainda bem que quando li já estava com a edição seguinte em mãos, assim não fui torturado pela curiosidade hehehe.

    Até achei que teria algum anúncio do Ace Killer, mas até agora nada. Pelo visto a Bandai está meio devagar com essa coleção, até aquele Figuarts ZERO do Adad ainda não saiu da geladeira. E agora que tem o Kotaro na história já é mais um para a fila de figuras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      É. O carinha não era nenhum poço de simpatia, mas pelo menos isso se reverteu. E ainda por cima ele se mostrou personagem-chave da trama. Nunca tinha notado que a armadura dele se parecia com uma roupa. Sempre achei que era toda de metal como nos outros.

      De todas as figuras da série, essa foi a mais fácil de manipular. Até a colocação da Vertical Guillotine, que descrevendo parece ser complicada, na verdade é bem fácil. Gostei bastante! O Ace Killer seria uma boa pedida, mas acho que o Kotaro pode ser mais fácil de fazer. Ao menos a forma atual.

      Essa do Moroboshi foi de gelar! Pena que ele não foi de muita valia nesse arco. Mas ele vai compensar a partir do Vol. 10! Só na capa já vai dar para ver que o Moroboshi não está para brincadeiras.

      Bem que podiam soltar o Adad. Só que tinha que ser articulado para ficar 100%, já que ele se movimenta bastante. Como ZERO podia ter sido o Red. Agora o Jack vai ser bem difícil...

      Excluir
  3. Review show de bola! Figura muito bacana, apesar de eu ter curtido bastante o primeiro dessa linha, com todos aqueles detalhes nas canelas. Ainda não cheguei a ler esse mangá, mas já admiro muito! Após acompanhar as postagens sobre Kamen Riders, tô vendo que o mundo dos Ultraman será o próximo a ser explorado.

    As fotos da parte de ação, volto a repetir, são como cenas que possuem vida própria! Muito massa, meu nobre! A gente se vê por aí! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Digo e repito que quase todas as cenas de ação foram copiadas do original, que é muito bom! Uma releitura bem pensada das séries Ultra! Se possível, experimenta dar uma olhadela. Acho que vai gostar do Moroboshi, o Seven. É aquele personagem que parece ser frio e calculista, mas tem um espírito ardente e suas motivações.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html