domingo, 17 de junho de 2018

Q posket Cure Black & Q posket Cure White


Saudações.

Desta vez vou falar das versões Q posket da Cure Black e da Cure White, de Futari wa Precure, feitas pela Banpresto.


1. Informações
2. Modelagem (Cure Black)
3. Modelagem (Cure White)
4. Acessórios
5. Galeria





1. Informações



Futari wa Precure começou em 2004 como uma grande aposta. Não havia garantias de que ela teria sucesso, mas acabou tendo uma segunda temporada, Max Heart e daí foram feitas mais e mais séries, trocando as personagens a cada ano, se tornando uma grande franquia e atualmente é o sinônimo de "desenho animado para meninas" no Japão. Diferente de outras séries, ela foi feita tendo em mente a venda de brinquedos e por isso esse elemento não é uma limitação à criatividade das equipes. Muito pelo contrário, isso é o que eles têm de sobra. Tanto que agora, a franquia chega ao seu 15º ano, figurando nos relatórios da Toei Animation como "força principal" ao lado de obras como Dragon Ball e ONE PIECE. E isso sendo um conteúdo totalmente original, que não é adaptação de outras mídias.

O produtor Takashi Washio, idealizador da série, discorre em uma entrevista à revista Animage sobre os conceitos usados. Segundo ele, para as crianças não existiriam diferenças entre meninos e meninas. Elas devem  ser como elas são, sem se prender a conceitos preestabelecidos. Daí o conceito básico da série de "Meninas também querem lutar" e da linha de ação. Foi tendo isso em mente que ele fez Nagisa (Cure Black) e Honoka (Cure White) com algo que fugisse aos estereótipos ditos "femininos". E isso também se aplicou à história, que não segue modelos como os de Cinderela, no qual elas não ficam com um "príncipe encantado" no final (até existe um interesse romântico, mas que passa a ser irrelevante). Elas não são movidas pelo destino de serem "Guerreiras Lendárias", mas sim pelo desejo de proteger o que é importante para elas, que acabaram sendo envolvidas em uma enorme guerra entre a Luz e as Trevas.

A direção ficou por conta de Daisuke Nishio, que também dirigiu as séries Dragon Ball até o episódio 199 de Dragon Ball Z (tudo, antes da Saga Majin Boo) e ele fala mais sobre os conceitos usados, nessa mesma entrevista. O diretor conta que duas frases que ele detesta são "Seja homem" e "Comporte-se como mulher", pois esse modo de pensar só atrapalha na hora de se tomar decisões justas. Por isso, ele eliminou de forma intencional o uso desse tipo de expressão no desenho, se mostrando alinhado às ideias de Washio. Ele colocou as meninas usando apenas socos, chutes e arremessos, ao invés de bastões mágicos ou outras armas, para mostrar as cenas de ação como uma competição em que vence aquele que se mantiver de pé depois de dar tudo de si, apenas com seu próprio corpo. O objetivo nunca é matar o oponente e não se trata de "lutar para proteger", mas apenas "proteger".

O desenho de personagens ficou por conta de Akira Inagami, que foi animador titular e depois diretor de animação em Dragon Ball Z e GT. Sua trajetória pode ser conferida nesta outra apresentação. Um dos diretores de episódios foi Akifumi Zako, que é diretor de série na atual, HUGtto! Precure, junto com o genial Junichi Sato, de Sailor Moon (anos 1990).


Q posket é uma linha de prêmios para máquinas da Banpresto, que consiste em figuras de aproximadamente 14 cm de altura em proporções estilizadas, com cabeças e olhos grandes. "Q" viria de "quality", ou seja, figuras de qualidade. E "posket" seria "bochecha" em finlandês, significando que se trata de figuras bonitas e fofinhas. O público-alvo são as mulheres adultas e por isso o design foi feito tendo em mente agradar essa fatia do mercado. Embora, é claro, nada impeça o público masculino de ter uma dessas.

A linha é abrangente e tem em sua lista personagens americanos da Disney e da DC Comics, assim como japoneses como Sailor Moon, ONE PIECE e Yuri on Ice. Os modelos estão disponíveis em duas versões, uma com pintura convencional e outra, com camada perolada. Os modelos que peguei são os de camada perolada.

A caixa é grande, mas a figura só ocupa metade dela. Assim como em outros prêmios, vem em peças, mas a montagem é relativamente fácil.


2. Modelagem (Cure Black)


Vamos começar pela Nagisa/Cure Black. É a primeira vez que adquiro uma figura desta linha e no começo causou estranheza, mas vendo bem ela é extremamente detalhada e bem esculpida. Realmente os prêmios de máquina do Japão são de uma qualidade inacreditável.

Close do rosto. O aspecto de garota esportiva da Nagisa ficou bem representado. O arranjo do rosto foge ao original, se encaixando nos padrões da linha. Mas ainda assim dá para ver que é sem sombra de dúvida a Nagisa.

Os olhos chamam bastante a atenção. Eles têm uma camada reflexiva bem fina e as pupilas usam tampografias de baixa resolução. Dá a impressão de se estar vendo uma boneca de porcelana. Os cílios são acentuados, um elemento fiel aos conceitos de Akira Inagami.

O nariz é bem definido, assim como os lábios. Mais uma vez, lembra mais uma boneca de porcelana. Esse é outro diferencial da linha.

A escultura do cabelo é primorosa, com vários sulcos e pontas precisas. A camada perolada desta versão dá um ar de luxuosidade.

A mecha do lado é muito bem feita, com uma escultura esmerada.

O mesmo pode ser dito da parte de trás do cabelo, com várias divisões e até a raiz é representada.

As orelhas têm os brincos prateados em forma de coração, com pintura metálica. Em Max Heart eles se tornariam dourados.

O enorme laço de fita no peito, mas que fica escondido pelo braço.

As ombreiras têm moldes que lembram tecido cobrindo o material de dentro, com babados.

As luvas também têm essas dobras. A camada perolada mais uma vez ajuda.

Os corações que servem de proteção para o dorso da mão não usam pinturas especiais a não ser a camada perolada. Compreensível, já que se trata de colchões, nos conceitos. As mãos são cobertas por luvas sem dedos.

O ventre é exposto e dá para ver o umbigo perto do cinto. Essa parte ficaria coberta depois de Max Heart.

A saia tem dobras representando tecido, assim como babados. O cinto tem uma fivela em forma de coração, que seria feito do mesmo material e por isso não usa pinturas diferenciadas.

No cinto está dependurada a pochete para guardar o item de tranformação Card Comune, que também é o Mascote Mepple. Ficou bem detalhado, com o prendedor no cinto e a fivela do fecho, assim como o emblema das Precure.

A chamada "zona absoluta". É possível ver a leggings. As pernas são levemente curvadas, com os joelhos para dentro, que são esculpidos, mas sem tanto detalhamento.

A cobertura das botas tem moldes que lembram dobra de tecido. As joelheiras não usam pintura diferenciada, apesar de nos conceitos serem de material rígido.

As botas em si são grandes, com solado grosso. De acordo com Washio, isso significaria que as Cures se mantém erguidas com seus próprios pés, sem depender de outros. Elas conseguiriam lutar sozinhas sem esperar por ajuda, mas mesmo assim a parceira viria para ajudar.


3. Modelagem (Cure White)


Vamos passar para a Honoka/Cure White, que também foi bem adaptada ao formato. A camada perolada tem mais efeito nela.

Close do rosto. O estilo de Q posket é um híbrido do americano com o japonês, o que possibilita representar personagens de ambas as nacionalidades. Ela  tem direitinho as sobrancelhas grossas, características de Honoka, que foram feitas assim para que ela não se encaixasse no padrão de beleza vigente, conforma conta o diretor Nishio. Isso também realçaria seu gênio forte.

Assim como na Nagisa, os olhos da Honoka usam tampografia de baixa resolução. Os cílios são estampados desde a parte de dentro dos olhos.

O nariz e a boca são bem esculpidos, com lábios definidos, próximos ao estilo ocidental, mas sem exageros.

Assim como na Nagisa, a franja é extremamente bem esculpida.

O mesmo pode ser dito do resto do cabelo, em que são retratados os fios convergindo para formar um tufo no topo...

... que é esculpido de forma exageradamente esmerada. A camada perolada faz parecer ainda mais bonito.

O prendedor é mais simples, com o formato de um coração com uma fita, sem pintura metálica.

Os longos cabelos, moldados como se estivessem esvoaçando, são um primor. A cor na verdade seria preta o que, de acordo com o diretor Nishio, também seria um elemento que seria contrário à moda da época, em que era comum tingir o cabelo de castanho ou loiro.

Honoka também tem brincos prateados, embora a pintura não seja muito precisa no meu exemplar. Na verdade, a própria Honoka não é muito ligada em moda ou acessórios, embora não seja desleixada ou deselegante. Ela teria uma beleza natural.

O enorme laço de fita do peito é visível desta vez.

A parte de trás é simples, lembrando mesmo um vestido.

As ombreiras têm os moldes que lembram tecido.

As luvas são mais finas que as de Nagisa.

A posição dos braços representa algo fluido, em contrapartida a Nagisa, que tem uma pose mais "forte".

A enorme saia rodada, com babados. No princípio, o visual seria mais simples, mas o diretor Nishio achou melhor colocar as fitas e babados para agradar o público alvo.

A pochete para guardar o Card Comune, que é uma das formas da Mascote Mipple. É parecido com o de Nagisa, mas colocado no lado oposto.

A parte de baixo da saia é recheada de babados. De acordo com os conceitos, a roupa teria o formato de um collant de ginástica, embora o próprio Inagami na verdade não consiga afirmar que é isso mesmo.

A "zona absoluta". As pernas são fechadas e os joelhos sobram um pouco mais que Nagisa.

O design das coberturas das botas é semelhante ao de Nagisa, mas com os coraçõezinhos nos tornozelos.

Apesar de ter um visual mais "feminino", as botas de Honoka também são grandes, com solas grossas. Um salto alto mais acentuado só viria anos depois, em Yes! Precure 5, mas ainda assim com um solado grosso.


4. Acessórios


O formato da base é padronizado, mas os pinos para os pés são diferentes para cada figura.

A borda possui relevos bem elegantes.

Estão incluídas hastes para segurar bem a figura. Elas não são totalmente necessárias, mas talvez seja melhor deixar colocado quando expor.

O segurador é fixo e modelado de modo a se encaixar no cabelo.

O logo da Q posket fica na frente da personagem.

É só que expondo as figuras como deve ser, o logo não fica necessariamente na frente.

E colocando o logo na parte da frente, ficaria assim. A posição da Honoka fica bem estranha.


5. Galeria


O conceito básico de Futari wa Precure é "dupla de amigas". Algo diferente de até então, em que as protagonistas até tinham uma amiga que ajudava, mas não tinha poderes, ou agiam em grupos de três ou mais membros.

As cores "preto" e "branco" foram uma ideia que veio depois de discussões entre as empresas envolvidas, com a condição da de preto ser a protagonista.

Your best, my best

You are my best Friend

Mesmo sendo chamadas de "Guerreiras Lendárias", Nagisa e Honoka nunca se viram como tais. Não foi predestinação ou predisposição. Podia ter sido qualquer menina. Apenas acabou sendo essas duas. Esse foi o conceito defendido até o fim por Washio e Nishio.

Depois de muitos encontros e desencontros, as duas firmaram uma verdadeira amizade. E isso seria importante para enfrentarem uma luta que elas não desejaram e na qual foram envolvidas por puro acaso. Mesmo assim elas se esforçaram para proteger o que lhes era importante.

Mas foi vendo as costas delas que muitas meninas se inspiraram para se levantar e conquistar seus sonhos com suas próprias mãos. Uma delas foi Haruka Fukuhara, que atuou em KiraKira☆Precure A La Mode e depois em Koe Girl!, série feita em colaboração com a franquia, na qual ela interpreta uma candidata a dubladora.

O grande conceito de Futari wa Precure é "Ter coragem para enfrentar o cotidiano". Segundo o diretor Nishio, algo como no quadro The Problem We All Live With, de Norman Rockwell, em que algo simples como ir à escola exigia coragem. Só que não havia nenhuma intenção política ou simbólica na produção do desenho, e sim apenas o de animar as pessoas para encararem seus problemas do dia a dia.

1+1 não é 2. 1+1 é Infinito. A partir dessas duas surgiram muitas mais.

A Lenda de Precure continua, agora em seu 15º ano. Nagisa e Honoka voltarão no especial de cinema de HUGtto! Precure, que estreará em 27/10/2018 no Japão, com a participação de todas as personagens da franquia.


E esta foi a apresentação das versões Q posket da Cure Black e da Cure White, feitas pela Banpresto. Não dava muita atenção para a linha por não ter nada de meu interesse, mas isso mudou quando anunciaram essas duas. Resolvi comprar para experimentar e não me arrependo. São representações muito bonitas das personagens, com um traço(?) adaptado, diferente do original. A modelagem do cabelo é impressionante, o que é realçada pela camada perolada, que dá um toque de luxuosidade.  Por ser um prêmio, não dá para exigir uma pintura 100% precisa, mas dá para ver que se esforçaram. Foram anunciados modelos de Yes! Precure 5 GoGo! e pretendo pegar quando lançarem. Por serem prêmios de máquinas, estes modelos só podem ser encontrados em mercados de usados, mas o preço é relativamente baixo. Para quem quer um modelo em pose fixa, mas com um diferencial, essa é a melhor opção, com grande relação custo/benefício.


E abaixo um vídeo que talvez mostre o que Precure significou para as meninas no Japão:


6 comentários:

  1. Salve, Usys! A qualidade dessas figuras é impressionante, ainda mais se considerarmos o tamanho reduzido e que é brinde promocional. Uma coisa que é surpreendente é ver como Precure evoluiu e se tornou uma grande franquia. Praticamente, um "Super Sentai" versão feminina em animê.

    Essa linha Q Posket também teve figuras de Sailor Moon ou ainda mais antigas, como A Princesa e o Cavaleiro? E há um similar para personagens masculinos? O filão a ser explorado é gigantesco, dada a qualidade do material.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      A própria linha já conta com personagens masculinos. Tem o Aladim, o Peter Pan e futuramente virá o Príncipe Eric, de A Pequena Sereia (todos da Disney). Também tem os personagens de Yuri!!! On Ice.

      Sinto que vi alguma coisa nesse sentido de A Princesa e o Cavaleiro... Pesquisei e descobri que é outra linha, a Pullip, de bonecas articuladas. Tem uma foto aqui: https://www.amazon.co.jp/%E3%82%B0%E3%83%AB%E3%83%BC%E3%83%B4-Pullip-%E3%82%B5%E3%83%95%E3%82%A1%E3%82%A4%E3%82%A2-SAPPHIRE-P-080/dp/B00AQQ4HT8 É só que... Talvez seja melhor comprar um relógio do Ultraman...

      Assim como Kamen Rider, Ultraman, Super Sentai e Metal Hero, Precure foi uma grande aposta. E uma aposta que deu certo. Assim como essas franquias, elementos foram adicionados, mudados ou retirados ao longo dos anos. Sempre fazendo experimentações, mas sempre seguindo uma premissa básica.

      Excluir
  2. Boa tarde. É verdade que tem animes oficiais que aparecem todas as Precure juntas? Vi uns videos no Youtube, mas nao entendi nada. Elas ficam mais velhas ou tem alguma explicaçao pras antigas parecerem jovens ainda?!

    Thanx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Existem, sim. São especiais de cinema e inclusive falei de alguns deles:

      http://usys222.blogspot.com/2015/05/blu-ray-dxbox-precure-all-stars-dx-blu.html
      http://usys222.blogspot.com/2016/10/precure-all-stars-o-filme-cantando-com.html

      E não precisa pensar muito ao ver. Não tem nenhuma explicação e nem nada. É um mundo paralelo em que todas as Cures existem ao mesmo tempo. É certo que as Maho Girls conseguem ficar jovens, mas...

      Excluir
  3. Show de review!

    Eu realemente não sabia praticamente nada sobre essa linha, tinha visto apenas algumas da Disney e achei que era uma linha só de Disney. Legal ver que é bem mais vasta do que eu pensava, tem até o hide! E adorei a Mulher Maravilha!
    Bacana é que são figuras simpáticas e com preços bem acessíveis, ótimas para dar de presente. Tá certo que ia acabar ficando com tudo pra mim hehehe!

    Interessante dessa linha é que as figuras têm rostos bem estilo boneca, e dá pra ver que há um cuidado especial em deixar os olhos bem vivos.

    Essa Cures estão lindas! Esse acabamento perolado cai muito bem, principalmente no cabelo, que acentua bem os detalhes. Curti a pose da Black, bem estilo de luta, enquanto a White parece mais elegante, e interessante que a White parece ter um leve blush. Lindas mesmo, e com bastante personalidade!
    Será que vão fazer Q posket de Smile Precure também? Elas têm visuais tão bonitos, seria bem interessante nessa linha.

    Tinha visto uma imagem de Koe Girl! e agora entendo porque o logo é tão parecido com os de Precure hehehe (ainda não tinha visto o trailer). Parece interessante essa série. E Haruka Fukuhara, que fofura!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Achei que fosse gostar da Harley Quinn. Mas a Mulher Maravilha ficou encantadora! E não sabia que esse outro era o hide. Mais um personagem masculino na linha.

      Torço para que um dia saia de Smile!, mas as Precure 5 também estão bonitas. Logo devem sair as primeiras, só que vai demorar para eu conseguir de fato. E vendo bem tem um pouco de blush na Honoka, sim. Justo ela que não é lá muito chegada em maquiagem...

      Haruka Fukuhara é fofa desde criança, quando ela fazia programas infantis na NHK! E era Menina Mágica desde essa época!
      https://www.youtube.com/watch?v=JNsRlO7mv_0

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html