segunda-feira, 19 de junho de 2017

HE-LOW - Crowdfunding em Tokusatsu




Este é um mundo em que os Heróis de Tokusatsu existem de verdade. Shusuke Akagi, o líder de um grupo de cinco heróis vestidos em trajes coloridos, é derrotado pelos seus inimigos e vive uma vida sem graça trabalhando em um show de heróis promovido pelo império do mal. Mas ao participar de uma festa de reencontro com seus companheiros e se encontrar com um guerreiro gigante e um guerreiro gafanhoto, dois dos maiores representantes dos Heróis de Tokusatsu do Japão, Akagi sente o tempo perdido voltar a andar. "Vou resgatar este mundo das mãos dos vilões!" "Eu sou o protagonista desta história!" Mas será que ele conseguirá voltar a ser um Herói? Agora, abrem-se as cortinas para a luta do destino daqueles que um dia foram Heróis. - Tradução rudimentar da sinopse do filme.





"Heróis fazendo um filme de Herói". É com este conceito que o ator Hassei Takano iniciou seu projeto de um filme independente, o HE-LOW, que aparentemente é um trocadilho com a palavra Hero ("Herói") com Low ('baixo", "inferior").

Hassei Takano, o líder do projeto.
Takano participou de Ultraman Gaia como Hiroya Fujimiya/Ultraman Agul, em Kamen Rider Ryuki como Miyuki Tezuka/Kamen Rider Raia e nos filmes Kamen Rider The First e The Next como Hayato Ichimonji/Kamen Rider Nº 2. Ele conta que sempre sonhou em fazer um filme assim, falando que é o equilíbrio de forças entre Heróis e Vilões que sustenta essas obras e imaginando como seria um mundo em que o Mal venceu.

Outra proposta do filme é a de mostrar a beleza dos efeitos especiais feitos de forma analógica (SFX), com explosões de fogo e napalm de verdade ao invés de computação gráfica. Para financiar esse projeto, Takano iniciou uma campanha a fim de arrecadar fundos através do Campfire, um site japonês de crowdfunding (link para o site do projeto).

Para compor o elenco, Takano reuniu companheiros que também participaram de séries e filmes de heróis de Tokusatsu, entre eles Takeshi Yoshioka, que foi Gamu Takayama, o protagonista de Ultraman Gaia, e Takamasa Suga, que interpretou Shinji Kido, personagem principal de Kamen Rider Ryuki. Talvez eles sejam o "guerreiro gigante" e o "guerreiro gafanhoto" da sinopse.

Takeshi Yoshioka, o Ultraman Gaia

Takamasa Suga, o Kamen Rider Ryuki

Outro ator convidado é Takaya Aoyagi, que foi o vilão Juggrus Juggler em Ultraman Orb, que a princípio fará o protagonista de HE-LOW, o "guerreiro vermelho" Shusuke Akagi. O roteiro ficou por conta de Yuji Kobayashi, roteirista bastante atuante no ramo, trabalhando em diversas franquias de heróis, tanto de Tokusatsu quanto de desenhos animados.

Takaya Aoyagi, o vilão(?) Juggrus Juggler

Yuji Kobayashi, o roteirista

E recentemente, foi anunciado que outro ator decidiu se juntar a essa empreitada. Ninguém mais ninguém menos que o grande Kenji Ohba, o Policial do Espaço Gavan, o primeiro dos Metal Heroes e lenda viva do ramo, que recentemente participou de Space Squad Gavan vs Dekaranger reprisando seu personagem. Ainda não se sabe como será sua participação ou se haverá espaço para um "guerreiro metálico" entre os maiores representantes dos Heróis de Tokusatsu do Japão mencionados na sinopse.

O lendário Kenji Ohba

A meta inicial do projeto de crowdfunding, que começou em 7 de junho, era de um milhão de ienes (aproximadamente trinta mil reais), mas ela já foi batida e atualmente conta com mais de quatro milhões de ienes. O objetivo inicial foi superado em 400%, algo que surpreendeu o próprio Takano. O projeto de arrecadação, que já conta com mais de trezentos doadores continua até o dia 13/07/2017 e pelo visto vai continuar crescendo.

Estão disponíveis vários "pacotes" de doações no site, todos com algum tipo de recompensa. O valor mínimo é de 3500 ienes (aprox. R$ 100,00), o que dá direito a um DVD do filme. Com 5000 é possível conseguir o DVD e mais uma foto autografada de um dos atores. Uma doação de 7000 dá ainda um DVD com o making. Com 10000 é possível conseguir tudo isso mais uma cópia autografada do roteiro. O pacote maior é de 80000 ienes, no qual é possível aparecer como figurante no filme em uma das cenas de explosão e ainda aparecer nos créditos do filme, mas era limitado a cinco pessoas e já está esgotado.

Os DVDs têm previsão de serem enviados para os doadores em 12/2017 e a exibição exclusiva será entre outubro e novembro do mesmo ano. A cena de explosão mencionada no pacote mais caro está prevista para ser filmada em agosto de 2017. Ainda não se sabe se o DVD será comercializado em grande escala ou se haverá uma exibição em circuitos de maior amplitude.

Não é possível dizer muita coisa sobre a qualidade do filme ou o que se esperar dele, já que se trata de uma produção totalmente independente, sem apoio de grandes empresas do ramo como a Toei ou pequenas como a Tsuburaya.

Ainda, não estão disponíveis dados sobre quem está encarregado dos designs dos personagens e nem mesmo fotos dos trajes ou dos conceitos (ao menos na data da publicação desta matéria). Por isso existem muitas incógnitas sobre a produção.

Mesmo assim, aqui surge mais uma possibilidade para o Tokusatsu, desta vez custeado por fãs e feito por uma equipe que gosta e tem profunda ligação com o gênero. Eu pessoalmente espero bastante coisa, devido aos nomes envolvidos, que é gente que admiro, e mesmo que não saia algo muito luxuoso, sinto que será bom. E isso pode gerar outras obras nesse sentido se tiver sucesso.

Infelizmente as doações estão limitadas a residentes no Japão. Até é possível se cadastrar no site, mas não são aceitos pagamentos de fora do Japão devido a "questões técnicas" e aos custos de envio das recompensas para o exterior. Eu mesmo tentei, mas não consegui. Uma pena, pois esse é um projeto que eu adoraria apoiar e me contentaria só com o DVD. Só não seria louco de ser figurante em uma cena de explosão.

Em tempo, o grande diretor Keita Amemiya (Kamen Rider ZO, GARO etc.) deu uma pequena contribuição para o projeto. Ele desenhou um logo especial para o título do filme, que será usado em edições especiais do DVD e nas camisetas de alguns dos pacotes de recompensas. Porém, ele mesmo não vai participar de forma atuante, uma vez que o diretor é o próprio ator Hassei Takano.

Logo especial do filme, por Keita Amemiya

8 comentários:

  1. Fala, Usys! Já estava sentindo falta dos textos do Anexo!

    Cara, que projeto sensacional!! Não sabia que Hassei Takano era tão engajado na área tokusatsu. Ele é um ator muito carismático e é bacana saber que ele tem esse projeto autoral e que conseguiu reunir gente tão bacana.

    Que bom que ele conseguiu a verba. Mas era bem modesta a verba, ia ser só pra viabilizar uma filmagem semi-profissional. Tomara que a produção fique suficientemente boa para a história ter credibilidade e que os envolvidos ganhem um valor justo pelo trabalho.

    Espero que tenhamos boas notícias ainda sobre He-Low. (Achei o nome horrível, dava a impressão de ser comédia, mas só vendo mesmo pra saber.)

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Vendo bem, já faz uns três meses que não escrevo aqui. Tenho vários rascunhos, mas ainda tem muito a ser verificado. Se bem que essa eu fiz na hora... Por isso tinha uma enorme inconsistência que já foi corrigida graças ao seu aviso.

      Talvez com o título o Takano quisesse mostrar como um "low-life" volta a ser um "Hero". De como recomeçar mesmo de baixo. Não sei também se vai ser uma comédia ou puramente heroico ou mesmo a duração. Mas com esse pessoal envolvido não dá para não ter expectativa, mesmo não sendo uma superprodução.

      E realmente eu não sei como vai ser o cachê para esse filme. Considerando a verba acho que muitos vão fazer isso por hobby mesmo. Tomara que o DVD saia para venda em grande escala porque é daí que vem faturamento. Eu, pelo menos, compraria.

      Excluir
  2. Olá, Usys. Tomei conhecimento desse projeto através do seu twitter há alguns dias, e ao entrar na página do financiamento vi, satisfeito, que a meta inicial já havia sido atingida. Espero que esse valor excedente ajude o filme a ficar ainda mais caprichado.

    Acredito que o Crowdfunding seja um caminho viável para produções independentes e de nicho, com base de fãs fieis. Acho que o exemplo que mostrou a força desse modelo para o mundo foi o filme baseado na série Veronica Mars, que bateu a meta também em pouco tempo.

    Lembro que no final de 2015 houve outro projeto de crowdfunding relacionado a tokusatsu, que serviria para a produção da terceira temporada e de um filme da série Kanpai Senshi After V. A meta foi atingida, mas nunca mais li nenhuma informação a respeito.

    Em relação a He-Low,espero que o filme seja bom - ao menos os envolvidos trazem boas credenciais. E espero também que ao lançar o filme para venda os responsáveis lembrem que há público para esse tipo de produção fora do Japão, e o disponibilizem ao menos com legendas em inglês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ricardo!

      Soube que a Tsuburaya também fez um projeto de crowdfunding, com o título "Vamos chamar o Zandrias de volta para a Terra" para fazer a fantasia do monstro Zandrias de Ultraman 80. Aparentemente fizeram isso porque o Zandrias ganhou fama ao aparecer em Kaiju Girls como uma das meninas. Achei que não ia dar em nada, mas eles conseguiram! Até fizeram um evento apresentando a fantasia e com participação do próprio 80. Só quero saber o que vão fazer com ela, se vai aparecer no Geed. Aqui tem mais uma possibilidade para o crowdfunding em Tokusatsu.

      Não sei se vai dar para ver o filme, se vai ficar só nos DVDs e as seções privadas para os doadores. Mas sei que vai ser feito com sentimento. E se o Kobayashi tiver o mesmo capricho da versão em romance de Smile Precure!, então vai ser ótimo, ao menos a história.

      Excluir
  3. Aparentemente, um projeto bem ousado e inovador! Fazer algo do gênero sem a chancela de grandes produtoras como Toei e Tsuburaya, hoje em dia, é muito complicado. A vantagem do He-Low, porém, é que já larga contando com nomes de peso e lendas vivas do universo do Tokusatsu. E o crowdfunding é algo que realmente está na moda, com grandes projetos vingando graças a esse tipo de suporte.

    Eu admito que toparia sim ser figurante numa cena de ação. Acharia muito divertido! hehehehehehehe

    E claro que eu gostaria de poder ajudar, mas parece ser algo realmente restrito ao público japonês.

    Sobre o logo feito pelo Keita Amemiya: é inevitável a comparação com o logo do GARO (também feito por ele). Se bem que esse logo que você colocou ali no topo do post ficou muito bacana, hein! A ideia de usar personagens fazendo coreografias de super-heróis representou bem o propósito do projeto.

    Parece que vem coisa boa aí! Os atores dispensam qualquer apresentação e, se repararmos, temos basicamente todas as principais franquias do Tokusatsu representadas (Ultraman, Kamen Rider, Super Sentai e Metal Hero). Tomara que eles consigam acertar o ponto e fazer um projeto épico. Tudo leva a crer que será.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno!

      Se ao menos permitissem donativos de gente de fora do Japão, acho que dava para arrecadar uma soma muito maior para fazer uma coisa bem grande. Pena que não foi assim. Eu bem que tentei, mas não deu.

      O logo que vai ser usado no filme é o primeiro mesmo. O do Amemiya é só para edições especiais. E bem notado. O logo parece mesmo com heróis fazendo pose. Até as cores são as mesmas de Gorenger!

      Achei muito legal terem conseguido chamar o Kenji Ohba para participar. Só não sei como vai ser e torço para que seja um "herói metálico". Devido à natureza do filme não dá para esperar algo muito luxuoso ou alguma superprodução, mas se tiver sentimento para mim estará ótimo, mesmo sendo algo curto e/ou modesto.

      Excluir
  4. Que legal esse projeto!

    Manjo pouco de tokusatsu, mas é bem legal ver os artistas desse meio desenvolvendo seus projetos com a ajuda dos fãs. Crowdfunding pode ajudar a desenvolver projetos bem diferentes que normalmente grandes estúdios não se arriscariam a fazer. E bem legal que conseguiram passar bastante da meta, o que significa que vão poder fazer algo ainda melhor do que planejavam!

    Essa de ser figurante deve ser uma empreitada bem divertida hehehe! E é justo em uma cena de explosão!
    Tá certo que o pessoal que se inscreveu provavelmente está fazendo mais para ficar perto dos ídolos.

    Esse logo tá a cara do Amemiya mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Na última vez que chequei, eles já estavam perto de conseguir 500% da meta original. Deve dar para comprar uma tonelada de fogos de artifício! Esse é um bom meio de se conseguir patrocínio para filmes nesse sentido, independentes, embora não chegue aos pés da verba de empresas maiores.

      Acredito que muita gente quis participar dessa cena de explosão também para saber como é. Sei que não tem onda de choque ou som muito forte, mas se vão usar napalm, o fogo vai ser de verdade. Então vai ser bem arriscado.

      Esse logo com a letra do Amemiya é uma boa referência a Garo. Se conseguirem contatar algum ator dessa série aí fica completo. Será que o Masei Nakayama não aceita fazer mais uma vezinha?

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html