domingo, 2 de setembro de 2018

figma Kurogo


Saudações.

Desta vez vou falar da versão figma do Kurogo, feita pela FREEing.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação




1. Informações



Kurogo (黒衣, literalmente "roupa preta") é como são chamados os assistentes de produção do teatro japonês. Algumas vezes são chamados de "Kuroko", mas nenhuma das denominações é definitiva e até o jeito de escrever muda de vez em quando para "黒子", sendo que a(s) leitura(s) é(são) a(s) mesma(s). Eles seriam uma espécie de contrarregra, movendo objetos de cenário, dando apoio aos atores e fazendo efeitos dramáticos, como jogar pétalas de flores ou mover móbiles de borboletas ou outros entes voadores. Eles atuam em peças do teatro Kabuki e do Noh e também em  shows atualmente. E em teatros de bonecos como o Bunraku, os operadores secundários também se vestem como Kurogo. Abaixo um vídeo contando como é o mecanismo (em japonês, mas dá para entender):


Em tempo, ao se ver uma peça de teatro japonês, é de bom tom fingir que o Kurogo não existe. Apontar para ele ou mesmo mencionar sua presença é considerado falta de educação. O Kurogo não pode ser visto e o público tem isso em mente ao entrar no teatro, mediante um acordo tácito com os realizadores da peça. Tanto que no Kabuki, o preto é considerado invisível, inexistente. O Kurogo também se esforça para não chamar a atenção, agindo de forma rápida, sem fazer barulho.

Existem variações de cores para cenas na neve e no mar. Nesses casos, eles são chamados de Yukigo (雪衣, "roupa de neve"), vestidos de branco, e Mizugo ou Namigo (水衣, "roupa de água"; 波衣 "roupa de ondas"), trajados em azul.


O Kurogo seria mais conhecido no ocidente por sua aparição nos jogos Samurai Spirits (Samurai Shodown), como o "juiz" das lutas, e seguraria duas bandeirinhas, branca e vermelha, e apontaria quem acerta um golpe. Mas como visto acima, esta não é sua função original. O Kurogo também figuraria nos jogos da série Gouketsuji Ichizoku (Power Instinct) e no seriado Super Sentai Shinkenger. Ao menos é o que dizem, pois nunca o vi em nenhuma dessas obras.😏 E se ele apareceu, nunca me dei conta, apesar de ter jogado Shin Samurai Spirits (Samurai Shodown 2) à exaustão...

Esta versão figma foi feita após a Good Smile Company receber sugestões em um quadro do programa de transmissão ao vivo, pela Web, da Wonder Festival, no inverno de 2017. A manufatura ficou a cargo da FREEing, com apoio da Max Factory e comercialização pela Good Smile Company.

O conteúdo da caixa. São poucos acessórios, mas para o Kurogo é o suficiente. Só a figura que não está presente...


Obs.: nesta apresentação o Kurogo é o protagonista e por isso ele pode ser visto a partir de agora.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Alguém mais desavisado diria que o Kurogo é uma espécie de ninja, mas é só alguém que trabalha no teatro. Embora ele deva ser discreto como um ninja.

Close da cabeça. A parte da frente do capuz seria um véu, mas na figura tem uma textura igual à do resto da roupa. Tanto a parte da frente como a de trás são feitas de material maleável.

A roupa lembra um daqueles kimonos usados em artes marciais, mas na roupa do Kurogo o tecido seria mais fino. A escultura é formidável, com várias dobras.

O mesmo pode ser dito da modelagem das mangas, que são estranhamente simétricas, inclusive nas dobras. Os cotovelos possuem enormes articulações.

As mãos são bem esculpidas, com as linhas das palmas e até as falanges no dorso.

Já a faixa tem um formato simples, embora tenha dobras convergindo para o nó.

O avental, feito de material maleável. Nem todas as roupas de Kurogo tem uma dessas.

Interessante que é possível ver bolsos nas calças.

E elas são bem moldadas, com as partes frouxas perto das caneleiras e até as linhas de costura. Só que os espaços para as articulações dos joelhos chamam um pouco a atenção.

As pernas usam caneleiras, que prendem bem a calça. Bom para facilitar a movimentação e também são essas indumentárias que fazem com que a figura se pareça um ninja. As meias "tabi" têm o espaço separado para o dedão direitinho.


3. Articulações


O pescoço não se move tanto, sofrendo certa interferência do véu. Mas é bem melhor do que se fosse feito de material rígido.

Os braços têm boa mobilidade, em especial no fechamento dos cotovelos.

Os pulsos se movem bem.

Assim como em outras figmas, os movimentos do tronco ficam concentrados no peito e a cintura quase não gira.

A abertura das pernas para os lados não é tão boa, mas é natural. Elas se movem bem para a frente, mas não muito para trás.

Os joelhos e tornozelos, por outro lado, se movem bem. A ponta do pé tem uma dobradiça. Só que os pés são pequenos e por isso é preciso um pouco de cuidado para que ela se mantenha estável.


4. Acessórios


Estão incluídos três pares de mãos, além dos que vêm de fábrica.

Um deles serviria para segurar objetos, mas não veio nenhum nesse sentido. É que originalmente iam ser incluídas duas bandeirinhas, uma branca e outra vermelha, mas no fim elas foram eliminadas. Talvez devido a direitos sobre Samurai Spirits.

Está incluído também este flip-chart, usado para anunciar os títulos das peças e mudanças de cenas no teatro.

A base com suporte e a saco plástico, padrões na linha figma e altamente convenientes.

Na parte de trás da caixa tem esses adesivos para serem aplicados no flip chart. E vem vários em branco para se escrever o que quiser. Mas uso o editor de imagens mesmo.


5. Ação


Vamos começar a Parte de Ação!

O Kurogo faz o apoio nas peças de teatro. Mas deve-se ignorar sua presença. Não que apontar para ele dê azar, mas é uma tremenda falta de educação.

Ele segura móbiles com borboletas, pássaros e até bolas de fogo para representar espíritos (na foto, seria uma bala mesmo).

Outra atribuição é a de dar apoio aos atores.

Kurogo é a força dos bastidores que faz com que o show continue.


Sabe aquela cena em que o herói coloca a mão nas costas para sacar uma arma? Pois é. Muita gente se pergunta de onde ele tira.


É que a arma é entregue pelo Kurogo, que está a postos. Essa é uma de suas atribuições no teatro. Se você nunca o viu, então está ótimo. É essa a intenção.
É necessário que haja sintonia entre o ator e o Kurogo. Sendo assim, no teatro, muitas vezes o papel de Kurogo é desempenhado por discípulos do ator.


Pensando bem agora, o Kurogo é como os fios de piano usados em filmes para fazer aviões voarem. E percebo por que os japoneses são (eram) tão receptivos em relação ao tokusatsu.


Mesmo o público segue um acordo tácito, de modo a não quebrar a ilusão, a magia de se ver um espetáculo. Eles conseguem curtir a obra, mesmo sabendo que são trucagens e ignorando certas coisas. Uma cena assim, no teatro...

... fica assim na cabeça do espectador. Mas é claro que a equipe de produção também se esforça para fazer algo convincente.  E pessoalmente acho altamente deselegante dizer algo como "olha só os fios" ou "é só computação gráfica" quando se trata de tokusatsu.



E existem variantes do Kurogo como os Mizugo ou Namigo, vestidos de azul, que movimentam os efeitos que imitam ondas.


O Kurogo aparece como oponente em Shin Samurai Spirits  (Samurai Shodown 2), usando projéteis de vários personagens da SNK. E fez outras aparições nesse sentido em demais jogos da série. Nesse caso ele foi grafado como "Kuroko".


Haou Shoukou Ken!


Zantesu Ha!


Ah, não. É assim. A pose é sempre igual à do Haou Shoukou Ken.


Blitz Ball!


Bakurai Hou!


Tem até o Mega Smash do John Crawley!


Esse era um personagem que eu tinha bastante dificuldade de enfrentar, pois seguia a risca a regra de que ele não pode ser visto...


Junto com outros objetos da casa que podem ser considerados como "Kurogo". Aqueles que o leitor gentilmente ignora quando eu uso. Ah, o pincel é para limpar a mesa.


Mas o maior Kurogo da Casa sou eu mesmo, que manipulo as figuras, mais ou menos como no Bunraku (embora no meu caso não seja arte).


Inclusive eu tenho uma roupa de Kurogo. É um pouco diferente, pois não tem o avental e nem as caneleiras.



Sou eu, como Kurogo, quem posiciona as figuras...


... para fazer as cenas de ação e fotoestórias.


E quando alguém é derrotado...


... sou eu quem recolhe a figura. De fato, o Kurogo faz isso no teatro também.

A razão pela qual comprei esta figura é que ela será meu Avatar para interagir com figuras do tamanhos das figmas e das S.H. Figuarts. Mas o corpo original é o maior mesmo.


E esta foi a apresentação da figma do Kurogo, feita pela FREEing. A modelagem  da roupa é magnífica e as peças em material maleável são muito bem colocadas, nos lugares certos. Só que a mobilidade é um tanto limitada. Ela se move bem menos do que aparenta, especialmente nos ombros e na abertura das pernas. E é preciso um pouco de cuidado para que ela se mantenha em pé. É uma figura bem curiosa, cuja utilidade depende da imaginação de quem comprar. Também é uma boa peça para quem gosta de Cultura Japonesa. Mas quem comprou tendo em mente o jogo Samurai Spirits pode se decepcionar, pois a proporção é diferente, mais alta e esbelta que no jogo, e não vem com as bandeirinhas, que foram removidas do produto final.

8 comentários:

  1. Excelente review!

    Muito interessante essa situação de ser falta de educação apontar o Kurogo durante a peça. Eu já tinha visto algo parecido, mas não fazia ideia de que o pessoal levava bem a sério sua presença como "nula".
    Realmente foi uma pena não terem inserido as bandeirolas, mas ainda assim ficou bem bacana. Se eu tivesse uma figura dessas, perderia totalmente a finalidade para qual ela fora construída! Ou seria implementada sua característica ao saco de pancadas em meus reviews! Mas, como bater em algo que não está ali? Hehehehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Às vezes eu via os Kurogo fazendo as coisas em shows de cantores japoneses e ficava me perguntando o que era aquilo. Fiquei sabendo pela primeira vez em um mangá que li nos anos 1990, feito pelo Koji Kumeta, que mais tarde escreveria Sayonara Zetusbou Sensei. E desde então passei a ignorar a presença dele (e me dava mal em Samurai Spirits quando ele aparecia).

      À primeira vista ele parece ser um daqueles soldados regulares. Mas na verdade ele nem luta. Ou melhor, ele nem existe. Pior que nesse mangá tinha um cara que era acompanhado por vários Kurogo que faziam o trabalho sujo por ele e o personagem principal não podia denunciar nada, pois senão ele era execrado.

      Excluir
  2. Show de review!

    Que bom que no Japão o pessoal é respeitoso e entende como funciona a ideia do espetáculo. Se fosse aqui sempre teria um engraçadinho para fazer um comentário sobre o "cara de preto".
    O Kurogo é praticamente um ninja dos teatros, pois além de ser invisível ele deve ter precisão, atenção, e muita calma. Com certeza não é um trabalho fácil!

    Ainda bem que ele aceitou aparecer, senão a gente só ia ver a caixa! E ficou ótima a figura, o visual simples ficou bem representado, o traje está perfeito. Me pergunto quantas pessoas já devem ter quebrado o véu tentando ver o que tinha por baixo hehehe.
    Sinto que agora os reviews vão ser mais fáceis hein! Nem vai precisar de efeitos digitais, vai estar sempre tudo no lugar certo, só pelas fotos de ação já dá pra ver isso XD

    Acho que dá para usar ele como juiz de Samurai Spirits, já que ele fica no fundo a proporção não seria problema, fora que só ia dar pra ver uma sombra mesmo hehehe. Já as bandeirinhas dá para improvisar. O grande problema seria ter os personagens de Samurai Spirits em versão articulada já que ninguém faz... Só podemos torcer para a GSC ou a Storm Collectibles fazerem essa gentileza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      É bom ver que o público colabora. Não que isso signifique que os realizadores possam relaxar e fazer as coisas nas coxas, pelo contrário. Eles também se esforçam. Existe um trabalho conjunto, com ambos fazendo sua parte. Só que eu sinto que isso está se perdendo no Japão nesses últimos tempos.

      Eu mesmo fiquei tentado a ver como era por baixo na figura, mas a parte do véu era colada e não tinha um rosto por baixo. Me esqueci de mencionar, mas a cabeça é removível e poderia ser trocada por outras de figma.
      Eu vou continuar a tentar colocar as figuras de pé sem o uso de suportes. Só vou usar quando não conseguir fazer isso de jeito nenhum. E ainda assim vou tentar usar efeitos para esconder na medida do possível.

      Pior que no folheto do D-Arts do Terry até tinha uma silhueta do Haohmaru, mas pelo visto o projeto não foi para a frente. Ainda torço para soltarem articulados de Samurai Spirits, que é uma de minhas séries de jogos favoritas, embora eu mesmo não seja muito bom. Era legal jogar no modo versus, mas nessa o pessoal me trollava (na época em que esse termo não existia) e usava o Kuroko para me enfrentar...

      Excluir
  3. Muito bom,achei muito interessante seus reviews, que continue assim kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Vou continuar, sim! Enquanto tiver forças e essa vida me permitir!

      Excluir
  4. Fala, Usys! Que baita aula de cultura japonesa, muito bom!

    No Japão, assisti a uma apresentação de teatro de bonecos. E achei todos os artistas muito habilidosos. Fiquei até com vontade de pedir aplausos aos esforçados "caras de preto", ah ah! Eles iam querer morrer, coitados! 😅

    Parabéns pelo post, aprendi muito aqui.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Puxa! Quase que o pessoal ia te olhar feio ou com estranheza! O negócio é torcer por eles dentro do coração para que um dia eles possam ser manipuladores principais e poder aparecer sem a máscara.

      O Kurogo é uma manifestação cultural bem interessante, que sempre me fascinou. E finalmente tive a oportunidade de falar um pouco disso. Na verdade, essa é mais uma representação do "mitate" mencionado no livro de Yuji Kobayashi e é graças ao Kurogo que eu pude entender essa parte.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html