domingo, 16 de setembro de 2018

S.H. Figuarts Kamen Rider Build Rabbit Tank Form


Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do herói Kamen Rider Build em sua forma Rabbit Tank, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação




1. Informações



Há dez anos, os japoneses tiveram sucesso em enviar um foguete tripulado ao planeta Marte. Lá, foram encontradas ruínas de uma antiga civilização e um estranho artefato, chamado de Caixa de Pandora, devido ao seu formato. O artefato foi trazido para a Terra e durante uma cerimônia comemorando o sucesso da missão, alguém abriu a caixa e isso gerou um enorme cataclisma. Misteriosamente foi erguido um gigantesco muro, que dividiu o Japão em três áreas isoladas. O muro mais tarde foi chamado de Sky Wall e cada área teve que desenvolver governos independentes, configurando três nações autônomas, com moedas próprias e competitivas entre si, uma tentando dominar as outras: Touto, que visa a paz, Hokuto, que dá ênfase ao bem-estar da população, e Seito, que deseja a recuperação econômica.

Há um ano um jovem foi encontrado sem memória debaixo da chuva, na frente do Caffè Nascitá, em Touto. O jovem foi acolhido por Souichi Isurugi, o dono do estabelecimento, que lhe deu um nome: "Sento Kiryu". Sento passou a morar no local (mediante um aluguel, que está bem atrasado), e com o tempo demonstrou bastante afinidade com ciências, montando várias engenhocas com grande genialidade e engenhosidade. Mas longe de ser o típico cientista, frio e calculista, Sento tem vários altos e baixos de humor, ora se empolgando (nessa hora, uma parte do cabelo dele se espeta), ora caindo em depressão profunda. Ele tem consciência de que é um gênio e às vezes isso sobe à sua cabeça. Mas mesmo assim, Sento é uma boa pessoa e luta pelo seu ideal de "Paz e Amor".

Nisso, surgiram misteriosos monstros chamados "Smash" que atacaram a população. Para defender as pessoas, Sento desenvolve equipamentos e luta contra os monstros sob o nome de Kamen Rider Build. E ao mesmo tempo busca por pistas sobre o seu passado, do qual tem apenas vagas lembranças de "cientistas usando máscaras de gás", um "experimento envolvendo humanos" e um "homem morcego". Mais tarde ele descobre que quem segura a chave é Takumi Katsuragi, conhecido por ser um "cientista do mal" e o procura, mas...

Em tempo, de acordo com Isurugi, o nome "Sen" de "Sento" viria de 戦車 (sensha, "tanque") e o "to" viria de uma das leituras do ideograma 兎 (usagi), que significa "coelho". "Kiryu" viria do nome de uma barbearia que ele frequentava, o Barber Kiryu, que ficaria perto do Caffè Nascitá.


仮面ライダービルド (Kamen Rider BUILD) estreou no Japão em 03/09/2017 e terminou recentemente em 26/08/2018. A partir do dia 01/10/2017, houve uma mudança na grade horária e o seriado que era exibido às 8 horas da manhã acabou passando para as 9 horas, e Kyuranger, que passava às 07h30min foi para 09h30min, dando lugar ao programa jornalístico Sunday LIVE!!. KiraKira☆Precure A La Mode manteve o horário de exibição, às 08h30min, se tornando o primeiro programa do bloco Nichiasa Kids Time, destinado a programas para crianças até o primário. Em tempo, o nome desse bloco foi criado pelo produtor Takashi Washio, o criador da franquia Precure.

Build foi produzido por Takahito Oomori, responsável por séries como Kyouryuger, Kamen Rider Drive e a anterior, Kamen Rider EX-AID. Segundo ele, desta vez foi feita primeiro a história e depois foi pensado nos produtos (brinquedos), sendo que o motivo seria simplesmente "Kamen Rider" e não "médicos" ou "policiais". O diretor dos primeiros episódios foi Ryuta Tasaki, que conta que desta vez a intenção foi de trazer de volta elementos das séries Kamen Rider clássicas, como o fato dos heróis terem conseguido seus poderes após passarem por um experimento feito por uma organização inimiga.

Mas o grande tema mesmo foi a relação entre a Guerra e a Ciência. De como o que foi criado pela Ciência pode acabar sendo usado na Guerra, que por sua vez cria a necessidade de se avançar com as tecnologias. Esse é o grande dilema que Sento, amante da paz, terá de enfrentar, pois o Japão foi dividido em três nações belicosas, que buscam por novos armamentos, e o sistema Kamen Rider é um deles.

O roteiro ficou por conta de Shougo Mutou, que participou da versão em novela para TV de Densha Otoko e este foi seu primeiro trabalho com tokusatsu, sendo que ele escreveu todos os capítulos, inclusive do especial de cinema e do especial em DVD/Blu-Ray. A história teve um desenvolvimento surpreendente, aproveitando vários pontos cegos. É só que sensação é de que o roteirista estava tirando... coelhos da cartola.

Sento foi interpretado por Atsuhiro Inukai, que também imaginou que seu personagem era calmo e controlado por ser cientista e se surpreendeu com seus "saltos" emocionais. Inukai conta que como Sento não tem memórias do passado, ele interpretou sem "construir" muito o personagem, de forma natural, se surpreendendo com o desenvolvimento da história. Inukai conta que seu Kamen Rider favorito é Kabuto, interpretado por Hiro Mizushima.

Tem mais informações, mas fica para a próxima semana...?


O conteúdo da caixa. Só estão incluídas mãos intercambiáveis e não vieram armas ou outros acessórios, que foram incluídas na motocicleta, disponível por venda exclusiva.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Uma excelente representação do personagem, com extensivo uso de pintura metálica. O visual assimétrico chama a atenção. Esta é a forma básica, usando as Full Bottles Rabbit (coelho) e Tank (tanque). Ela combinaria a agilidade e a velocidade do coelho com a força e resistência do tanque.

Close da cabeça. A máscara é bem representada, com várias linhas na diagonal.

Os olhos possuem a textura insectoide típica dos Kamen Riders. Cada lado tem o formato dos motivos desta forma: o coelho (vermelho) e o tanque (azul). As antenas lembram uma orelha de coelho e um canhão de tanque. Vendo bem, o coelho tem até os olhos, os bigodes e a  boca.

O corpo tem várias linhas diagonais, intercalando partes em vermelho e azul.

Na placa peitoral existem esses adornos que lembram a orelha do coelho e o canhão do tanque.

Detalhe dos braços, assimétricos, mas curiosamente as linhas diagonais seguem exatamente o mesmo sentido nos dois.

O cinto de transformação, o Build Driver. É altamente detalhado, com partes em material transparente.

A manivela pode ser girada.

No centro estão os itens-chave da série, as Full Bottles Rabbit (vermelha/rosa?) e Tank (azul). Essas garrafas contém elementos que Sento coleta dos Smashes derrotados e que após serem purificados por Misora, filha de Isurugi, dão novos poderes e formas a Build.

Do lado existe esse segurador para garrafas extras. Mas não há mais nenhuma incluída.

Na parte de trás existe o fecho para o cinto.

As pernas seguem o mesmo esquema dos braços, com as linhas em diagonal no mesmo sentido em ambos os lados. É só que os motivos são diferentes dos braços, sendo que a perna direita é a Tank e a esquerda é a Rabbit.

Isso é mais visível nas pernas e nos pés. O direito tem esteiras de tanque e o esquerdo lembra um pé de coelho. Na perna direita existe algo que lembra uma mola, que permitiria que Build dê saltos para grandes alturas.


Na sola do pé existem os motivos das duas garrafas e no calcanhar fica a marca do  Kamen Rider Build.


3. Articulações


O pescoço se move bem para cima, mas não tanto para baixo.

Os ombros têm boa liberdade de movimentos. As ombreiras usam o mesmo  esquema que outros Kamen Riders.

Os pulso são um tanto limitados.

O tronco tem boa mobilidade, especialmente para trás.

As pernas se abrem bem. Só é preciso cuidado na hora de abrir para os lados para não danificar a pintura metálica das coxas.


Os joelhos se dobram bem.

Mas os pés não se esticam muito devido a interferência da bota com a tornozeleira.


Por outro lado, o tornozelo pode ser girado e existe uma articulação em dobradiça que aumenta o contato do pé com o solo.


4. Acessórios



Estão incluídos três pares de mãos.

E mais este só para o lado direito.

Ela tem o propósito específico de segurar a manivela do  cinto.

O polegar é unido aos outros dedos da mão e por isso não é possível fazer com que ela segure outros objetos. As mãos para armas provavelmente virão no pacote exclusivo.


Uma curiosidade é que uma das mãos representa a Regra de Fleming, conhecida comumente como a "Regra da mão direita", bastante usada em Física, o que faz todo o sentido.


Mas existe uma mão esquerda com essa mesma pose.


As Full Bottles são removíveis. No meu exemplar a azul é um pouco difícil de tirar. Ambas possuem esculturas altamente intrincadas, surpreendentes para o tamanho, que é microscópico.



5. Ação



- Então vamos começar o experimento.


Sento agita as Full Bottles para ativá-las. Nisso, surgem no ar várias fórmulas e cálculos que não faço a mínima ideia do que sejam.
Os brinquedos das Full Bottles têm uma peça solta que faz barulho, como se fossem chocalhos. Uma curiosidade é que a palavra "Full" no Japão é pronunciada フル (furu), homófona de 振る, que significa "agitar", "chacoalhar".


RABBIT!


TANK!


BEST MATCH!!!
Existem várias Full Bottles, cada uma com um motivo diferente (animais, máquinas, profissões etc.). Existem determinadas combinações ("Best Match") que permitem usar todo o seu potencial. E é possível fazer outras combinações, ainda que com força reduzida.



Após instalar as garrafas, Sento gira a manivela do cinto e surge um engenho, o Snap Ride Builder, que tem as duas partes do traje Rider.

ARE YOU READY?
- HENSHIN!
Esta pose é semelhante à do Shoot Boxing, que o ator Inukai pratica.


O SALTO LUNAR DE AÇO!

RABBIT

TANK!

YAY!

- Acabo de descobrir a Fórmula da Vitória!
A frase de efeito, que ele diz depois de passar o dedo na "antena" que seria o canhão do tanque.




Build usa a perna de coelho para dar saltos a grandes alturas e se move em supervelocidade para atingir o inimigo.


- Puxa! Você conseguiu pular sem perder o controle no primeiro capítulo!
- Pode dar umas aulas pra gente?
- Claro! Pulo é Ciência!
- Ei! Você fala igual a uma amiga minha!


Golpe final. Primeiro Build gira a manivela do cinto...


- Espera só um pouquinho.


... corre para longe do inimigo...


... e pula, dando um chute que abre um buraco no chão para entrar nele.


Dali ele volta com tudo...


VOLTECH FINISH!!! YAY!!!
... e dá um chute no inimigo, que é preso por um efeito semelhante a uma fórmula de física, que também serve como escorregador para o golpe.


- E hoje vai ter carne!
A figura tem uma boa curvatura para trás e consegue fazer essa pose de... "Zé da Silva"?

Junto com o Kamen Rider W, com quem muita gente compara. Vendo bem, o design segue conceitos diferentes. W é simétrico, com uma linha divisória horizontal, enquanto Build é assimétrico, com divisórias na diagonal e intercalando os componentes.

Os conceitos de transformação também são diferentes. 
Em W, cada "metade" determina um poder especial (ex.: vento, esticar membros, metal) e o estilo de luta (ex: socos e chutes, pistola, bastão).
Em Build é feita uma combinação total de atributos.

Build também é o primeiro Rider a ter olhos de cores diferentes em cada lado. Em W os dois olhos têm a mesma cor em todas as formas. Pelo visto, Hideki Tajima usou os princípios que Shotaro Ishinomori desenvolveu para não se repetir ao desenhar personagens.


- Puxa! Onde ficam os olhos dessa máscara?
- Er... Bom...
As técnicas e tecnologias avançaram e as máscaras têm ficado cada vez mais bem feitas. Em um programa, Hiroshi Fujioka,, o primeiro Kamen Rider ficou admirado ao ver que a máscara não tinha frestas ou visores por onde o dublê via através dela. Ao menos nada visível.


Com isso reúno os Heróis do que eu chamo de "Super Hero Weekend", do ano de 2017. Digo... Faltou o Lucky de Kyuranger. Uma pena. Gostava dele.
O interessante é que esses três têm vários pontos em comum, como o fato de todos eles usarem fusões de dois elementos para se transformarem.


Geed e PreALa têm em comum as fusões e o fato dos protagonistas terem sido interpretados por atores que trabalhavam desde crianças e eram fãs das séries.


Build e PreALa têm em comum as fusões, um dos motivos (coelho)...


... e o fato dos dois protagonistas terem quadris bem fortes e costas flexíveis para piadas usando expressão corporal.


Geed e Build têm em comum as fusões, a busca pela identidade...


... e o fato da surpresa do meio ser a mesma. O esquema do vilão para manipular o herói é surpreendentemente parecido.





As figuras são muito bem feitas, mas é só que...


Enquanto o Geed vem com uma peça de efeito e um número razoável de mãos e a Whip tem toneladas de acessórios, o Build é bem pobre nessa matéria. Ao menos ele custou mais barato. Ele vai ser relançado a um preço maior, mas pelo visto, só vão incluir uma base comemorativa ao invés da Drill Crasher...


- Essa não! Um monstro poderoso e eu não tenho nenhuma arma!


- Seu Sento! Usa isso!
- Uma Full Bottle! Como é que é? "Cake"?


- Tá. Vai ter que ser essa mesmo. BUILD UP!
RABBIT! CAKE! PERFECT MATCH!!!
- Como é que é?! Tem isso!?


- Olha só! A Candy Rod! É sempre legal testar uma nova arma!
Sento fica bem eufórico ao construir novos equipamentos.


- Como é que era? Ah, sim!


- Kira Kira Kiralun! KiraKiral!


VOLTECH SWEETS!!! YAY!!!
- E não é que funciona?!
Curiosidade: existe uma Cake Full Bottle, que até pode ser usada em conjunto com a Rabbit, mas não emite nenhum som especial e nem é um Best Match. 


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Build, feita pela Bandai. A figura em si é muito boa, tanto a modelagem quanto as articulações. A pintura é excelente, com uso extensivo da metálica. O cinto, com uma manivela móvel, assim como as Full Bottles removíveis também são dignas de nota, visto que apesar de microscópicas, elas tem exatamente os mesmos relevos do original. As mãos são poucas, mas incluíram as mais características. Mas a falta da arma, a Drill Crasher realmente é um ponto negativo. Incluí-las na moto, que saiu por venda exclusiva é outro ponto desabonador. O Build não tem a imagem de ser um Rider que luta usando somente seu próprio corpo, mas sim várias armas que ele mesmo desenvolve, usando o fato dele ser um cientista. Foi quase a mesma sensação que tive quando apresentei o Drive e achei que tudo tinha voltado ao normal quando o Ghost e o Ex-Aid vieram com suas armas, até com peças intercambiáveis para representar os dois modos de cada. Mas a coisa acabou regredindo. Não é uma figura ruim, muito pelo contrário, mas só vale o preço do primeiro lançamento. E o relançamento custará quase o dobro...



Se tudo der certo, na semana que vem será o Cross-Z Charge. Ia deixar para depois, mas agora que adiantei o Build, tenho que apresentar o parceiro dele. Bom, com isso espero não ser enquadrado na Cláusula 6 da Lei Biolon. Fiz meio nas coxas, já que tive que ficar no hospital por um dia, e espero não ter esquecido nada...









- Ei! Não era para continuar a nossa história?
- Pois é. Mas parece que o administrador do blog não conseguiu montar direito. Eu fui tentar pegar mais detalhes, mas ele sumiu!

6 comentários:

  1. Show de review!

    Legal ver um herói que fez seu próprio traje! Pelo que me lembro das histórias dos outros Riders a grande maioria ganhou seus poderes e trajes, então acho que isso já faz esse carinha ser diferente dos demais.
    O visual desse cara é espetacular! A modelagem do traje, as cores, tudo caiu muito bem. E me surpreendi ao ver que o lado vermelho do capacete realmente parece um coelho.

    A figura tá bem caprichada, essa pintura metálica chama bastante atenção. E fizeram até uma manivela que gira? Realmente há um grande empenho na fabricação dessa figura! Os detalhes dos pés eu nunca teria percebido normalmente, olhando de longe não dá pra perceber que até os pés seguem os motivos do personagem. Para ser perfeito só faltou ter umas armas, mesmo.

    Fiquei surpreso ao ver que o tronco tem bons movimentos, pensei que aquela parte pontuda do peitoral atrapalharia.

    Vários coelhos invadindo o pedaço, o Build chegou logo depois da Cure Whip! Ainda bem que ele já sabe controlar o salto, assim ele pode ensinar a galerinha descontrolada hehehe.


    Ficar hospitalizado é algo que dá uma aflição! Que bom que foi só um dia e já deu para votar às atividades, mas não se esqueça de descansar. Espero que esteja tudo bem por aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      O próprio Sento parece ter passado por algum tipo de procedimento e por isso boa parte de seus poderes foram obra de alguma organização secreta. E ele vai descobrir muita coisa ruim ainda...

      Essa manivela é legal, mas fiquei mais impressionado com as garrafinhas removíveis. Nem precisava, pois se não ficarem firmes, corre o risco de perder. E esse é outro daqueles personagens que a gente percebe detalhes quando mexe nele. Eu fiquei tão distraído com a máscara que não vi que nos pés tinha tanta coisa.

      E é muito engraçado quando os motivos coincidem. Eu dei muita risada quando soube que um deles era justo "coelho". Até fiz piada perguntando se era Ano do Coelho. E no ano anterior, surgiram vários personagens com "urso".

      O Sento pode ensinar a fazer pulos e em troca ele pode ganhar umas armas e raios. Pena que aquela mão não foi feita para segurar...


      Suspeitei que a minha "prorrogação" aqui na Terra tivesse se expirado, mas pelo visto não foi isso. De qualquer jeito vou ter que ir ao médico mais uma vez para fazer outros exames. Espero que não seja nada mesmo... Até lá é fazer o que puder!

      Excluir
  2. Show de Review, meu nobre! As fotos da parte de ação parecem ter saído da TV! Excelentes informações que me fizeram perceber que não tinha prestado tanta atenção assim!

    Eu tinha me ligado que a parte vermelha do capacete era orelha de coelho, mas não fazia ideia de que era uma cabeça inteira de um coelho! Deu pra ver direitinho pela foto. Também não tinha percebido que a parte azul era o desenho de um veículo blindado certinho, daí eu ter dito lá no Twitter que era uma "antena", mas é o canhão perfeitinho!

    Após curtir bastante o Ex-Aid e tirar de vez da cabeça o mito de que as séries Black e Rx eram as melhores (sem conhecer as demais - pura ignorância), fui logo emendando nessa série do Build e, claro, na companhia de meu filho, curtimos pra caramba! Vários conceitos e história bem amarradinha, além da velha fórmula de um herói que era pra ser vilão ser totalmente contrário ao propósito de sua criação, as poses de Henshin e as infinitas formas de combinações encheram nossos olhos!

    Essa figura tá muito bacana! Pena que os preços das figuras japonesas se tornaram impraticáveis para mim já faz um tempo. Cheguei à fase de me contentar com os Marvel Legends em promoção e até os mais simples Hot Wheels!

    E que venha o Cross-Z!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Fiquei quebrando a cabeça para fazer a cena de transformação e improvisei usando umas molduras de modelos plásticos que eu não tinha jogado fora. Acho que foi uns dois dias só nisso. Foi realmente um experimento, com várias tentativas e erros. Acho que consegui pelo menos dar o clima.

      Acho que aquilo é uma antena mesmo. Só tem o formato de um canhão e de uma orelha. Eu tive que olhar bem para notar a cabeça de coelho. E vendo com mais atenção, dá para notar as esteiras do tanque também, na parte de baixo do olho azul. De qualquer jeito é uma parte que eu tenho muito medo de mexer, pois é frágil!

      Eu recomendaria o OOO também, que foi o que me trouxe de volta às séries Kamen Rider. Mas acho que o melhor é acompanhar a série que está em curso. Agora é Zi-O e até é legal. O Sento e o Ryuga aparecem nos primeiros capítulos. E agora ele está na fase do Ex-Aid, com o Hiiro e o Emu. Espero que consigam trazer todo mundo. Mas até lá, curta o Build. O Sento vai ter que mostrar que apesar de ter cara de "Zé da Silva", ele é um Herói para fazer valer a "Paz e Amor".

      Pior que esse Build estava por um bom preço no primeiro lançamento. Até me espantei, mas depois vi que só vinha com as mãos... Até dá para fazer alguma coisa, mas fica aquela sensação de que falta algo...

      Excluir
  3. De: LucianoMT

    Olá, Usys. Há um bom tempo não comentava aqui.

    As vezes me pergunto: "como esse cara tem tanta informação mesmo não tendo visto a série?" Lembro de vc ter me dito algumas vezes que não viu uma determinada série e me interrogo de novo: "imagina se tivesse visto". Meus parabéns pelo nível de informação. A propósito, vc já viu Build?

    Na minha visão, é melhor série de Kamen Rider que já vi. Muito detalhes, como essa de explicar a origem do nome Sento Kiryu; além de outras como o motivo dos objetos como coelho, tanque, gorila... fora outras referências: aparecer o nome "Blak RX" (isso mesmo, sem o "c") numa barbearia; uma leve indicação que a jornalista Sawa Takikawa conseguiu informações de um forma pouco ortodoxa, por assim dizer, isso pra dizer o mínimo.

    Sobre o traje do herói: uma boa sacada essa do visor ser uma referencia a forma do herói. No inicio, só se percebe quem é bem atento. Mas conforme Build vai utilizando outras formas, esse aspecto vai ser tornado mais palpável. Mas a mim, apesar de ter percebido essa do visor, vejo como novidade a questão dos pés e do peitoral, que achava que era uma estilização do cachecol utilizados nas primeiras séries.

    Build tem um vilão fenomenal: Blood Stalk. O cara é pura manipulação. Posso dizer que sem ele, a série não existe.

    Sobre a figure: o padrão de sempre da linha SH Figuarts, mas a mim, a parte vermelha ficou muito metalizada e com isso mais escura que o habitual. Mas mesmo assim pretendo ter essa figure para mim. Assim como quero a forma Rabbit Tank Sparkling e a Harzard Mode, que é mais bela de todas.

    Parabéns pelo mix de informações e tive que pesquisar sobre a Clausula 6 da Lei Biolon... hahahhaa. Abraços e que vc melhore de sua saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, LucianoMT! E bem vindo de volta!

      Eu acompanhei a série inteira e gostei muito (Como eu vi? Bom, como diria a Arisa, quero dizer, a Itsuki, digo, a Sawa..."melhor não saber")! Me surpreendia com cada surpresa que era uma verdadeira carta tirada da manga, me fazendo pensar "pensando bem, tinha isso", usando vários pontos cegos.

      Ria bastante das interações entre o Sento e o Banjo. O Stalk... vou deixar para falar na apresentação dele, que vai ser cheia de siglas de três letras.

      Essa figura saiu a um preço especial no começo. Mas já subiu no mercado de usados. O negócio vai ser pegar a segunda edição, que ao menos vem com uma base especial. E pelo que vi, o Zi-O vai seguir o mesmo esquema: preço reduzido no primeiro lançamento, mas sem acessórios. A Sparkling pode ser conseguida relativamente fácil, mas a Hazard vai ser exclusiva de um evento e por isso bem mais rara e difícil de obter.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html