domingo, 23 de setembro de 2018

S.H. Figuarts Kamen Rider Cross-Z Charge


Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Cross-Z Charge, do seriado Kamen Rider Build, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Ryuga Banjo era um lutador profissional, mas foi expulso após envolvimento em uma luta arranjada. A partir de então, ele passou a viver de bicos e em um deles, há um ano, foi envolvido no assassinato de Takumi Katsuragi, um cientista que trabalhava no Instituto de Física Avançada de Touto. Banjo foi preso e enquanto cumpria sua pena fazendo trabalhos, foi nocauteado por um dos guardas e levado a uma instalação com cientistas usando máscaras de gás. Lá, ele foi trancado em uma caixa e exposto a um estranho gás, que lhe conferiu uma força sobre-humana.

Banjo escapou usando seus novos poderes e se encontrou com Sento, que suspeitou que ele fosse um Smash, pessoas que foram transformadas em monstros e que ele luta para salvar. Após uma luta, Banjo conta que foi usado em um experimento, o que conferia com o pouco de memória que Sento tinha de seu passado. O governo de Touto vem para capturar Banjo, que alega inocência. Ao sentir que ele falava a verdade e que tinha pistas sobre seu passado e os Smashes, Sento o ajuda a fugir e o acolhe em sua base secreta no Caffè Nascita.

Desde então, os dois tentam descobrir o que está acontecendo. Quem armou o envolvimento de Banjo no assassinato de Takumi Katsuragi. Quem está por trás dos Smashes. E o segredo da Caixa de Pandora. Nisso, os dois são envolvidos em uma guerra envolvendo os três países. E Banjo descobre algo que tem a ver com o segredo de seu nascimento.


Banjo é intempestivo, inconsequente e não é muito inteligente. Em resumo, um "QI de ameba", que só pensa em fazer musculação e consumir proteína. No começo, ele só se importava em provar sua inocência, sem escolher os meios, mas o convívio com Sento e a perda de uma pessoa próxima operam mudanças em seu caráter. A sua relação com Sento é bem interessante, sendo que os dois têm vários atritos, mas também uma grande amizade. Quando um se desanima, o outro o faz levantar à sua maneira, com palavras duras, mexendo com seus brios. As interações entre os dois são muito boas, tanto em situações cômicas quanto no meio de uma crise.

Banjo mais tarde consegue se transformar no Kamen Rider Cross-Z, usando o Build Driver e um item desenvolvido por Sento, o Cross-Z Dragon, junto com a Dragon Full Bottle. Mas surgem inimigos mais poderosos, os Hard Smashes, vindos de Hokuto, que conseguem derrotar até mesmo a forma reforçada de Build, a Sparkling. Banjo então usa um novo cinto, o Sclash Driver, construído por Sento, mas selado por ele temer ser usado como equipamento militar, e assume uma nova forma, a Cross-Z Charge.

De acordo com o roteirista, Shougo Mutou, o fato de Banjo ser fugitivo da justiça vem dos conceitos originais do primeiro Kamen Rider, que também teria sido acusado de um crime que não cometeu. E o produtor Takahito Oomori comenta que Banjo seria "QI de ameba" para contrabalançar Sento, que seria um gênio.

Banjo foi interpretado por Eiji Akaso, que foi Hiroki Nagase em Kamen Rider Amazons (2ª Temporada; disponível no Amazon Prime Vídeo). Akaso e Atsuhiro Inukai, o Sento/Build, acabaram desenvolvendo uma grande amizade durante as filmagens. Tanto que quando estão juntos, um até faz os mesmos movimentos que o outro, de forma inconsciente. A química entre os dois foi muito boa, o que gerou um "Best Match".

De fato, todo o elenco é bem entrosado e de vez em quando eles liberam vídeos dos bastidores na internet, muitas vezes só com brincadeiras.


O conteúdo da caixa. O número de mãos é o mesmo do Build, mas desta vez incluíram a arma.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Além da pintura metálica, chama a atenção o uso extensivo de partes em  material transparente. Enquanto o motivo de Build é suco em garrafas, o de Cross-Z Charge é o de sucos em gel, em bisnagas.

Close da cabeça, coberta por uma placa transparente que lembra um dragão. A parte de baixo da placa tem sulcos que lembram a rosca para a tampinha das bisnagas de sucos em gel.


De fato, na parte de cima existe uma escultura que lembra o bocal de saída do gel.

No fundo dá para ver os olhos, com linhas retas ao invés da textura insectoide. A linha em ziguezague que representaria a mandíbula superior do dragão teria uma linha azul mais acentuada, mas isso não foi representado na figura.

No peito existe essa enorme peça transparente que lembra um dragão. É muito bonita, mas causa uns problemas, que serão abordados mais abaixo.


As ombreiras lembram bisnagas, até com a boca e estampas em forma de dragão.

Nos antebraços existem essas tampografias que lembram inscrições que lembram aquelas que indicam os valores nutricionais.

As braçadeiras lembram mandíbulas de dragão e também têm os bocais de bisnagas. Delas sairia gel para formar as armas e para reforçar os golpes.

O cinto de transformação, Sclash Driver (o nome viria de "Scrap" e "Crash", mas se escreve assim), feito a partir de dados deixados por Takumi Katsuragi. A modelagem, lembrando uma prensa de sucata, é excelente.

A alavanca lembra uma chave de boca e é móvel. Os mecanismos do torno não se movem.

O resto do cinto é surpreendentemente simples. Não tem um espaço para carregar outras bisnagas. Mesmo porque ele só tem uma.

Nas coxas existem mais tampografias de inscrições. A com o triângulo provavelmente indica algum cuidado a se tomar.

O resto das pernas é mais simples. Nos pés existem mais bocais nas pontas, que também dispensariam gel para reforçar os chutes.


A sola do pé é esculpida, com o formato de uma chave de boca com porcas e parafusos.


3. Articulações


O pescoço se move bem.

Os braços têm boa gama de movimentos.

À primeira vista, os ombros parecem limitados.

Mas existe uma articulação em dobradiça com uma giratória na parte de dentro

Isso permite erguer a ombreira e consequentemente o braço a uma altura muito maior.

Mas como dá para imaginar, a placa peitoral interfere no movimento em alguns sentidos. É preciso um pouco de habilidade para driblar essas limitações.


Na hora de mover o braço esquerdo, é melhor usar o pivô do ombro para trás.

A gama de movimento dos pulsos depende da posição em relação à braçadeira.

O tronco se move bem, embora sofra certa interferência da saliência da placa peitoral. Isso também acontece no Build.


O sistema de articulações das pernas é mais ou menos como no Build. Mas o Cross-Z consegue esticar a ponta do pé um pouco melhor.


4. Acessórios


Estão incluídos estes três pares de mãos. A aberta tem mais um bocal de saída de gel.

E está incluída esta mão direita que serviria para segurar a alavanca, mas é muito apertada para isso. Tudo bem, pois no seriado ele socava a alavanca ao invés de segurar.

A Dragon Jelly é removível.


Apesar de microscópica, ela é altamente detalhada, até com dobras, como se a bisnaga fosse maleável.
A Sclash Jelly seria uma forma mais concentrada do conteúdo das Full Bottles, que é extraído dos Smashes quando eles são derrotados para que voltem a ser humanos. Mas o usuário da Sclash Jelly se torna agressivo, belicoso, com vontade de lutar com todos ao ser redor. Curiosamente o mesmo efeito causado pela névoa ao redor da Sky Wall e que se espalhou quando a Caixa de Pandora foi aberta.

E desta vez está incluída uma arma, a Twin Breaker. Como o Cross-Z não tem uma motocicleta e ela só é usada nesta forma, desta vez não houve desculpa para não incluir junto com o personagem.

Ela é segurada por uma mão específica, mas para ficar reta é preciso posicionar de modo a não sofrer interferência do bocal da braçadeira.

A Twin Breaker pode passar do Beam Mode para o Attack Mode, virando os canos e estendendo a estaca. Mas ela é um tanto dura e acabei lascando um pouco a pintura ao fazer isso...

Esta parte da arma é destacável.

A peça se torna o Cross-Z Dragon, ao se estender a cabeça e a cauda. Trata-se de um pequeno drone que Sento desenvolveu para vigiar Banjo e para guiá-lo ao caminho certo. Quando Banjo passa a ter noção de qual é sua verdadeira missão, de salvar alguém, O Dragon permite a transformação no Kamen Rider Cross-Z.

O modelo é detalhado e tem direitinho as quatro pernas e um espaço para uma Full Bottle.

Na parte de dentro está a Dragon Full Bottle, feita do material que transformou a namorada de Banjo, Kasumi, em um Smash. A modelagem é detalhadíssima,  até com o relevo em  forma de dragão.

O Cross-Z Dragon e a Full Bottle são acopláveis no Build Driver, que com Banjo o transformaria no Cross-Z. Até dá para colocar no Build, mas mesmo no seriado não funcionou com ele.

Por outro lado, ele não pode ser colocado no Sclash Driver, que segue um princípio diferente. No Cross-Z Charge, esse item só serve para dar mais força ao Twin Breaker.


É possível colocar uma Full Bottle no Sclash Driver. Daí é possível usar poderes especiais da garrafa. Os sons são diferentes, dependendo se a garrafa representa um ente vivo (daí é "CHARGE CRASH") ou inanimado ("DISCHARGE CRASH").


Dentro da Twin Breaker existem dois conectores, que permitem colocar a Dragon Full Bottle e a Dragon Jelly.



As dobras do lado da Sclash Jelly são esculpidas de modo a acomodar a Full Bottle.


5. Ação


SCLASH DRIVER
Banjo coloca o cinto, que anuncia o seu nome...

DRAGON JELLY
Ele então insere a bisnaga do Dragon Jelly.

É criado um campo que lembra um becker, cheio de gel azul.

- HENSHIN!

Banjo baixa a alavanca com um soco.

ESPREME! FLUI! DERRAMA!
DRAGON IN CROSS-Z! BWRRRAAAAAAHHH!!!
O gel do becker forma o traje Rider. Mais gel sai da cabeça do Cross-Z (!), que se torna as partes transparentes.
Os efeitos vocais do cinto são feitos pelo grande dublador Norio Wakamoto. Esse "BWRRRAAAAHHH!!!" é sua marca registrada, que ele usa em vários de seus personagens.

- Que poder é esse?! SINTO QUE NÃO TEM COMO EU PERDER!!!
Frase de efeito do Banjo. Ao usar o Sclash Driver, ele é tomado por uma incontrolável vontade de lutar.

De acordo com os conceitos, Banjo seria lutador de Systema, arte marcial russa desenvolvida por Mikhail Ryabko, que se tornou conhecido no Japão após a queda da União Soviética. Ela seria baseada em artes de combate usados pelos guardas pessoais de Josef Stalin.

- Twin Breaker!
Com um comando vocal, gel é despejado do bocal da braçadeira para formar a arma.

Ela tem dois modos. A Attack Mode, para luta corporal...

...  e a Beam Mode, que dispara raios. Mas Banjo usa mais a Attack Mode mesmo.

SINGLE!

SINGLE BREAK!
É possível instalar uma Full Bottle ou uma Sclash Jelly para aumentar o poder da arma.

TWIN!
Inserindo as duas juntas...

TWIN BREAK!
Permite disparar uma poderosa rajada de energia (gel?).

CROSS-Z DRAGON!
E instalando a Cross-Z Dragon com a Full Bottle...

READY GO!

LET'S BREAK!!!
É possível usar o golpe mais poderoso da arma.

E com isso derrotar o inimigo.

Acionando a alavanca...

SCRAP BREAK!
... faz com que Cross-Z use este chute especial.

- Esta é a apresentação da versão S.H. Figuarts de Sento Kiryu, que é o Kamen Rider Build e também um grande Gênio da Física. Ele busca a verdade sobre o assassinato de Takumi Katsuragi para provar a inocência de Ryuga Banjo.
- Qual é, cara? Você mesmo se dizendo "gênio"? E essa é a minha apresentação!

- Tudo bem, mas olha só! O zíper da tua calça está aberto!
- Ih! É mesmo! Desde quando?!
- Desde o começo da apresentação, no item 1.
- Me avisa, pô!
No começo de cada episódio tem essa narração com os dois fazendo comédia. E isso continua na primeira parte.

- Qual é, cara? Vai ficar assim agora? E aquele papo de "Love & Peace"?!
Sento se deprime várias vezes ao ver que suas invenções foram usadas para o mal ou descobre algo ruim. Nessas horas, Banjo está por perto para dar forças à ele, com palavras duras.

- Quer Love & Peace? Aqui. Trouxe para você.
- Er... Não era bem isso que...

- Ei! "Love and Peace" é o meu negócio!
- Chefe Koutaro!
Vide a letra de Black Hole Message, uma das canções incidentais de Kamen Rider BLACK.

- O que você está fazendo aqui, tio Koutaro? Ah. Vamos embora, meninas. Vamos ter que enfrentar um Buraco Negro.
- De novo?
- Bom, agora temos mais gente, então vai ser mais fácil.


OK. Voltando...


No começo, Banjo só pensava em provar sua inocência e tinha várias brigas com Sento, que priorizava salvar vidas.

Mas ao perder um ente querido e perceber suas verdadeiras intenções, Banjo muda suas atitudes e com a Dragon Full Bottle, que ele consegue nessa hora, mais o Cross-Z Dragon, ele consegue se transformar no Kamen Rider Cross-Z.

Quando surgem inimigos mais poderosos, Banjo usa o Sclash Driver e a Dragon Jelly para se assumir a forma do Cross-Z Charge, mesmo sob os protestos de Sento, que alerta que isso é perigoso.

A Dragon Jelly tem uma versão concentrada dos componentes da Dragon Full Bottle, que fazem com que Banjo fique agressivo, com vontade de destruir tudo ao seu redor. E de fato, seu jeito de lutar se torna bem mais selvagem.

E ficar nessa forma por muito tempo pode acabar causando sérios danos ao corpo de Banjo, que muitas vezes acaba desacordado.

-E então? Posso saber por que você não desativou a transformação antes disso acontecer?
Isso rende várias broncas de Sento. Mas Banjo sempre dá um jeito de ignorar e mudar de assunto.

- Se a gente ficar só se defendendo, a guerra não vai acabar.

- Eu já disse que a gente não luta para derrotar o inimigo, mas para proteger a cidade! Eu sou contra a guerra!
- Mas é gente com quem não dá para falar!
Os dois têm vários conflitos de opinião mesmo assim.

- Aquele cara não se importa se vai ter uma guerra! Ele só pensa em lutar! Só porque ficou um pouquinho mais forte! Aquele babaca...
Sento se decepciona.

Mas ele ouve que Banjo fez tudo aquilo porque queria terminar a guerra logo e para que Sento não se sentisse mais culpado pelo que aconteceu. Para que Sento pudesse sorrir novamente. Ele então parte para que seu amigo não suje suas mãos em seu lugar.

E os dois descobrem que em uma guerra, pessoas morrem. Pessoas que também têm seus ideais. Sua justiça. Seus motivos para lutar. Às vezes tão nobres quanto os deles.

Os dois caem e se levantam várias vezes, um ajudando o outro (ao seu modo). Kamen Rider Build é tão somente a história da corrida de três pernas dos dois, que como dito no título do primeiro episódio, são um "Best Match".

Um Best Match que perdurará, mesmo que o mundo ao redor mude.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Cross-Z Charge, feita pela Bandai. É uma boa figura, que desta vez inclui os acessórios necessários para representar o personagem, como a arma. A escultura é muito boa, com uso de peças transparentes e pintura metálica. Uma pena que ele tenha aparecido com esta forma por pouco tempo no seriado e aparentemente ela foi eliminada completamente, sem chance de voltar. A figura, surpreendentemente foi comercializada de forma aberta, diferente de sua forma básica, que esteve disponível apenas por venda limitada, assim como todas as outras, que já têm datas definidas de lançamento. Isso me deixou bem intrigado e pensando em quais critérios são usados para definir o que irá para venda aberta e o que irá para a exclusiva. O meu exemplar tinha conectores muito duros nos pulsos e resolvi usando uma broca para alargar um pouco a abertura. A placa peitoral limita os movimentos para alguns sentidos, mas isso é devido ao visual do personagem e não por falha de projeto. E houve melhorias, como poder estender mais a ponta do pé, algo que era fundamental no Build, mas não foi feito. A arma impressiona, por ser possível desmontar em vários componentes, sendo que o Cross-Z Dragon ainda por cima assume sua forma Dragão e tem uma Full Bottle destacável. A Twin Breaker pode assumir os dois modos sem precisar de trocas de peças. Com isso temos uma figura de boa qualidade.



Agora estou em dúvida se aproveito a estréia da 2ª Temporada de Kamen Rider Amazons na Amazon Prime Video e apresento o Amazon Neo ou se prossigo na apresentação dos vilões de Build, fazendo um "Festival Be The One". Estou aceitando sugestões até as 20h00min de 25/09/2018...





E é claro que a Yayoi não perdeu a oportunidade de tirar uma foto com o Build!


7 comentários:

  1. Excelente Review!

    Finalmente estou conseguindo acompanhar suas apresentações de figuras baseadas em uma série que estou acompanhando, sem ficar perdido! hehehehehe!
    Quando o Banjo apareceu, desconfiei da "demora" de ele não se transformar logo, mas a série não teve pressa para desenvolver a história do personagem. Houve momentos bastante emocionantes desses dois aí! Estou curtindo à beça! As narração no início dos episódios são bem engraçadas, mesmo! E a interação desses dois são demais!

    A figura tá muito bem representada e, se não fosse seu review, jamaia repararia nos detalhes! As cenas de ação, como sempre, são incríveis! Onde no mundo eu ia perceber que tinha informações nutricionais naqueles risquinhos? Japonês é sinistro! E os amigos do robô engraxado? Deu vontade de chorar com todos eles! Agora já passei da metade da série, já vi o filme com o Ex-Aid e anteriores e estou ansioso para finalizar e começar o Zi-O!

    Se ninguém votar até lá, eu gostaria de ver os vilões do Build! Comecei os Amazons mas mal cheguei na metade da primeira temporada! Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      O Banjo era muito proeminente para ficar só como coadjuvante. E na minha opinião, ele é o "outro protagonista", de tão bem desenvolvido que é o seu personagem. O Kazumin também é ótimo. Pena que não consegui garantir a figura dele.

      Pior que eu nem sei se é informação nutricional mesmo. Pode ser que estejam escritos cuidados especiais por ter conteúdo muito volátil, como combustível para lança-chamas. E mesmo o brinquedo vem com um aviso de que "não é de comer".

      A votação do Twitter está pendendo para Amazons. Mas sem problemas. O Rogue e o Stalk vão ser apresentados de qualquer maneira. Só vai ser um pouco mais tarde. Amazons dá umas reviradas no estômago, mas no fim dá para ver que é uma boa história. Só que a 2ª Temporada é mais escatológica ainda. Não é para ver com o seu filho! Deixa ele crescer mais um pouco! Uns quinze anos, talvez...

      Excluir
  2. Show de review!

    Legal ver que esse cara é meio que o oposto do Build, e usa mais os músculos do que o cérebro. Deve dar uma dinâmica boa, é como ter um guerreiro e um mago no mesmo time de rpg hehehe! E interessante ver que os caras são parças mesmo, eu achava que ia acabar em rivalidade, mas é bem bromance, com os parças que falam o que tem que falar na cara e nunca abandonam um ao outro.

    O visual é show com essas peças transparentes! Quem não conhece (como eu) deve pensar que é um tipo de energia, é uma surpresa ver que na verdade é gel. E impressionante que os detalhes lembram a rosca para tampa mesmo, aliás, aquela parte branca no lugar da boca lembra aquele anel do lacre das tampas. E bem loucas as ombreiras, tem até a tampinha, parece até que a qualquer hora vai sair um suquinho dali. O formato das ombreiras lembra bastante uma bisnaga mesmo, o "juice pouch" que os americanos adoram.
    Pior que só de olhar a gente já sabe que esse dragão do peito vai atrapalhar um pouco o movimento do braço, é o preço a se pagar por um visual estiloso.
    Esse triângulo na tampografia das coxas me lembrou aquele aviso de alimento transgênico hehehe!

    Que bom que dessa vez a Bandai incluiu uma arma para o herói! E bem que eu estava pensando como o Tamashii Effect de fogo azul ficaria ótimo com essa figura, as fotos provaram que fica mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      "Bromance"! Taí a palavra certa para definir o que existe entre os dois! É só que é regado com bastante "Tsundere" também. Um não admite que se importa com o outro. Mas os dois são amigões. Isso não tem dúvida.

      Eu já tinha visto esse suco em algum lugar e procurei para poder tirar uma foto junto para mostrar como era, mas não tinha perto daqui. Só achei agora. Bom, pelo menos de barriga vazia eu não fico. E fiquei surpreso em ver como a tampa era igual à cabeça do Charge! Essas ombreiras em especial lembram muito essas bisnagas! Colocaram um sistema legal nelas, mas não deu para fazer muita coisa com a placa peitoral. Bom, dá para driblar sem problemas.

      Graças a essa figura pude encontrar mais possibilidades para o fogo azul. Por um tempo pensei que tivesse feito mau negócio, mas agora encontrei mais um jeito de usar, além de ser uma "aura maligna". E eu ia ficar muito chateado se incluíssem a arma no Kamen Rider Grease, que também usa uma igual e já equipou duas ao mesmo tempo. Mas acho que nem a Bandai ia fazer uma sujeira tão grande. Só que colocar para venda aberta justo a forma que foi totalmente eliminada foi um pouco chato. Chorei quando vi o cinto ser destruído e o pedido já estava feito. Mas não me arrependo. É uma figura muito estilosa.

      Excluir
  3. De: LucianoMT

    Olá, Usys

    Banjou é um tipo bem interessante mesmo. Ele fez uma contra parte muito legal com o Sento. Kamen Rider é especialista para proporcionar coisas como Jogos e medicina; dragão e geleia; coelho e tanque... e tudo fazendo o seu sentido. Esses japoneses desconhecem os limites da criatividade hehe E de pensar que torcia o nariz quando via essas coisas quando entrei no universo dos Heisei Riders... muito reside no fato de se familiarizar com a base estética da franquia.

    PS1: É tão gratificante sacar referências como "o zíper da tua calça está aberto"

    PS2: Black Hole Messege, ou para muitos, o tema da Lord Sector, é uma das melhores músicas da Franquia Kamen Rider. Curti a nova referência.

    ResponderExcluir
  4. De: LucianoMT

    Eu já ia esquecendo: Queria muito uma apresentação do Kamen Rider Grease só para ler os trocadilhos sobre Kazumi Otoya ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente entende o raciocínio passa a gostar. Foi o que aconteceu comigo em OOO, quando eu percebi como era o esquema. E pesquisando mais a fundo finalmente deu para ver que tudo é pensado e planejado.

      Essa do zíper da calça não podia faltar, já que conecta o primeiro capítulo ao último. E quando o Sento veio com aquilo de "Love & Peace" não consegui deixar de pensar nessa canção. E vendo bem, "Black Hole" também é um elemento presente em Build...

      Infelizmente não consegui o Grease e por isso o terceiro membro do time vai ser o Amazon Neo. Mas eu dei um destino melhor para o Kazumin, que ficou feliz da vida ao ver o que era.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html