domingo, 18 de novembro de 2018

S.H. Figuarts Night Rogue


Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do vilão Night Rogue, de Kamen Rider Build, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Night Rogue é o "homem morcego" que figurava nas memórias de Sento/Kamen Rider Build. Ele é um dos líderes da misteriosa organização Faust, que faz experimentos com seres humanos, transformando-os em monstros conhecidos como "Smash". Frio e cruel, Night Rogue não vê nenhum problema em  fazer isso e vê essas pessoas apenas como "cobaias de quem ele não tem paciência para lembrar o rosto". E também os usa como meros instrumentos para alcançar seus objetivos.


Sua verdadeira identidade é Gentoku Himuro, diretor do Instituto de Física Avançada de Touto e assessor do presidente dessa nação, Taizan Himuro, que também é seu pai. Aparentemente inteligente e calmo, Gentoku na verdade é ganancioso, irascível e impaciente. Ele acredita que é preciso reforçar o poderio militar de Touto para defender o país, indo contra o pensamento de seu pai, que assume posturas pacifistas e diplomáticas.

Para isso, de forma clandestina, ele criou a organização Faust, junto com parceiros, com o intuito de desenvolver novas armas. E desde então são feitos vários experimentos nesse sentido, sendo que um dos resultados são os Smashes, usando o Gás Nebula feito de componentes emanados da Sky Wall. E Gentoku usa sua posição no governo para esconder suas atividades. Seu objetivo é o de assumir o comando de Touto no lugar de seu pai e então conduzir o país para seu "verdadeiro destino de supremacia sobre os outros". Mesmo ao custo de vender sua alma ao demônio, sujando suas mãos com sangue e tendo de matar antigos amigos...

Gentoku foi interpretado por Kensei Mikami, que tem uma personalidade totalmente oposta à de seu personagem. Mikami é bem-humorado, cômico e figura em vários vídeos de bastidores da série fazendo piadas, inclusive um mostrando as pernas totalmente depiladas. Aparentemente Gentoku também era assim antes de ser exposto à luz da Caixa de Pandora e gostava de karaokê, mas...


O conteúdo da caixa. Vem com um bom número de mãos intercambiáveis e uma arma altamente engenhosa.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Uma excelente representação do personagem, com vários fios e tubos, com um quê de steam punk, pintados com precisão. O motivo é o morcego, o que é bem claro.

Close da cabeça. O visor em forma de morcego chama a atenção. O enorme cano na testa seria a Central Chimney, que funcionaria como um dissipador de calor e também dispararia gases tóxicos.

Debaixo do visor existem olhos esculpidos. Esse visor teria sensores supersônicos que permitiriam que o Night Rogue possa lutar mesmo com a visão prejudicada. Um princípio semelhante ao dos morcegos.

No pescoço existem os fios vermelho e verde que percorrem todo o corpo do Rogue.

A placa peitoral, a Bat Chest Armor. A enorme marca de morcego chama a atenção. As costas possuem vários parafusos, aumentando a sensação de estética steam punk.
Obs.: Ao contrário do que possa parecer, esse equipamento não foi feito pelas Industrias Wayne ou qualquer uma de suas associadas.

No peito e nas ombreiras existem esses canos, que servem como dissipadores de calor e podem disparar gás tóxico, como o da cabeça.

Os braços possuem uma escultura altamente intrincada, com os fios e cintas. Dos lados existem lâminas em forma de asa de morcego, as Darkness Winger, que na figura são feitas de material maleável, menos propenso a quebra.

Debaixo da placa existem mais fios, desta vez em pares e são representados os prendedores, com pintura metálica. O cinto é simples, em comparação ao dos Kamen Riders, sem uma fivela. Mas ainda assim tem vários detalhes esculpidos.

As pernas também são intrincadas. As coxas são cobertas por placas. As caneleiras possuem cintas. A sola dos pés é lisa. É só que a parte interna, de tecido, deveria ser avermelhada ao invés de azulada.


3. Articulações


O pescoço se movimenta bem. É preciso um pouco de jeito para fazer o modelo olhar para baixo devido à placa peitoral.

Os braços têm boa liberdade de movimentos, mas...

Existe certa interferência por parte das Darkness Winger dos antebraços. É preciso mover um pouco para trás de modo a não bater nas ombreiras na hora de erguer os braços.

O movimento dos pulsos é extremamente limitado. Até existe uma articulação multidirecional, mas ela fica muito afundada e na prática os pulsos apenas giram.

O tronco se move bem, apesar de sofrer certa interferência da placa peitoral. Especialmente para se curvar para a frente.

As pernas tem uma boa abertura. É preciso encaixar as placas das coxas na parte de dentro na hora de abrir para os lados.

As pernas se dobram bem.


O tornozelo se move surpreendentemente bem, apesar da caneleira.


4. Acessórios


Estão incluídos quatro pares de mãos intercambiáveis. As garras das NR Bat Gloves são bem representadas.
Obs.: Ao contrário do que possa parecer, esse equipamento não foi feito pelas Industrias Wayne ou qualquer uma de suas associadas.

A arma, a TranSteam Gun, que também é o item de transformação. Ela já vem com todas as peças conectadas, formando uma baioneta, a TranSteam Rifle. O verso não tem quase nenhuma pintura, mas isso é fiel ao original e ao brinquedo.

O "registro", o Steam Change Valve, pode ser girado. Com ele seria possível escolher o tipo de disparo, dentro do seriado, que pode ser elétrico ou congelante (de acordo com as partes salientes), além do modo normal, a Steam Bullet.

O cano, o End Shot Muzzle, é bem esculpido, assim como a lâmina da baioneta, a Overheat Blade.

Na parte de cima existe uma mira, a Long Snipe Scope.

A modelagem é intrincada e a pintura é precisa, embora ainda assim omita alguns detalhes(!). A parte central, a Mistic Charger, foi feita com esmero.
Obs.: A palavra "Mistic" é inventada e viria de "Mist" (névoa, em inglês) e não de "Mystic". Não se trata de magia.

A Bat Full Bottle é removível e é extremamente detalhada, com relevos.
Obs.: Ao contrário do que possa parecer, esse equipamento não foi feito pelas Industrias Wayne ou qualquer uma de suas associadas.

A arma pode ser dividida em três peças para representar seus componentes.

Esta é a TranSteam Blade, formada pela coronha e pela ponta.

As armas são seguradas pela mesma mão.


5. Ação


Gentoku chacoalha a Bat Full Bottle...


BAT!
... e a instala na TranSteam Gun.


- Jouketsu...
Depois profere essa palavra-chave.


MIST... MATCH


BAT... BA BAT




FIRE!!!


- O meu nome é Night Rogue.


- O sangue que antes fluía em meu corpo evaporou com minha ambição ardente.
Este seria o significado da palavra-chave "Jouketsu" (蒸血, sendo que Jou seria uma leitura para "evaporar" e ketsu uma para "sangue").



Rogue é o grande inimigo no começo do seriado, atacando com a TranSteam Blade...


... a TranSteam Gun...


STEAM SHOT! BAT!


Instalando a Bat Full Bottle é possível utilizar ataques especiais.


- Me devolve... as garrafas...


- HUNF!
Rogue não tem piedade e chuta até mesmo aqueles que já foram derrotados.


DEVIL STEAM


A arma também pode disparar Gás Nebula e transformar pessoas em Smashes. Mesmo sendo civis ou transeuntes.


Mas como acontece com todos os vilões que aparecem no começo, Rogue acaba derrotado pelos heróis, que conseguem novos equipamentos e se desenvolvem. No caso de Build, esse desenvolvimento é medido por algo chamado de "Hazard Level".


Apesar de tudo, Gentoku faz o que faz pensando no bem estar de Touto.


Pois ele acredita acima de tudo na força. Que é preciso ter armas para se defender de oponentes externos que desejam anexar sua pátria.


Para isso, ele não se importa em sujar suas mãos com sangue e fazer um pacto com um demônio.



Mas esse demônio é traiçoeiro...


... e no fim tira tudo o que ele tem.


Ainda assim, Gentoku não abre mão de sua ganância. Mesmo tendo suas asas arrancadas e não podendo mais alcançar os céus, ele continuará, nem que tenha que rastejar na terra e por pântanos. E até jogando fora seu orgulho e sua dignidade.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Night Rogue, feita pela Bandai. O grande ponto desta figura é a escultura, altamente requintada. Uma versão quase perfeita do personagem. Existem pontos que interferem nos movimentos, mas na hora de mover nem dá para notar muito. No seriado, o Night Rogue conseguiria estender asas para poder voar e usar um golpe especial em forma de broca, mas não foram incluídas peças para representar essa característica e nem foi anunciado um kit de expansão. Mas isso é grandemente compensado pela TranSteam Gun, que é uma pequena maravilha, capaz de se dividir em seus componentes como no seriado. A modelagem e a pintura também são excelentes. Só ela já faz valer a pena. O número de mãos intercambiáveis é razoável e a troca é fácil, sem ser muito apertada ou muito frouxa. É só que as articulações dos pulsos ficaram muito afundadas e com isso não é possível aproveitá-las. A grande vantagem desta figura é que ela foi comercializada em venda aberta e com isso é possível ter um oponente para o Build sem precisar apelar para produtos de venda exclusiva. É só que ele acaba ficando obsoleto no meio do seriado e perde participação para a outra forma de Gentoku.





- De morcego para crocodilo? Um personagem com o meu nome também faz isso.

4 comentários:

  1. Show de review!

    Ih, tem um cara que não vai gostar nada de saber que a imagem de "homem morcego" está sendo usada para fins malignos. Vai dar treta isso aí! Se bem que usando um morcego dourado no peito quem ia tirar satisfações seria uma garota.

    Legal o visual cheio de tubos e exaustores, tem um estilão bem steam punk sombrio, e legal saber que esses equipamentos têm funcionalidades e não são apenas visuais. E acho que é a primeira vez que vejo um personagem de Kamen Rider sem um cinto super detalhado!

    Curti essa arma, o "registro" serve exatamente para o que eu pensei quando vi ela hehehe. Pelo visto cada caninho colorido nela representa um tipo de disparo. Até me surpreendeu não ter um disparo estilo lança-chamas, já que tem um caninho vermelho.

    É, cada um colhe o que planta. O cara foi querer apelar pra crueldade acabou na pior. Sò que eu jurava que ele era tipo o chefão final da série!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Pior que tem um Kamen Rider morcego também. E o Rogue pode ficar encrencado com outra heroína que tem um nome parecido com o dele. Só não sei o que ela pode absorver.

      É verdade. Mesmo os inimigos têm alguma espécie de joia na cintura. Talvez porque essa seja uma vaga para o cinto que ele vai conseguir. É só que aí ele vai assumir outra forma.

      Até tem as explicações da arma na página da TV Asahi, mas não tem nada sobre o que serve cada caninho. Um lança-chamas ia ser legal. Disparando um gás inflamável em cima no Build antes ia ser uma combinação fatal!

      Uma regra nas séries Kamen Rider é que todo inimigo que é elegante e intimidador no começo do seriado geralmente é peixe pequeno. Foi o caso do Rogue. Pelo menos ele vai conseguir uma chance de se redimir.

      Excluir
  2. Excelente peça!

    Muito bem representado, apesar de ter limitações nas articulações. Acho muito bacana os detalhes que eles incluem nas fantasias, que não percebo no seriado. Um deles são os olhos por baixo do morcego, que eu nunca tinha notado! Os fios aos pares, também nunca prestei atenção - e ainda bem que você avisou que as indústrias Wayne nada tem a ver com a bagaça! Já estava ficando preocupado.

    Quando ele aparece no seriado, com toda aquela aura de misterioso, dá aquela agonia quando vai enfrentar o herói. Se prestarmos atenção, já vemos que ele será um personagem fixo, por ter tantos detalhes na fantasia e pelo papel importante.

    Ainda preciso concluir a série! Já conferi aquele filme que tem os Riders anteriores e ele luta em parceria com o Ex-Aid. Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      É que com tanto "Bat" nos equipamentos achei melhor limpar a barra do patrão Bruce. Senão o pessoal da Liga da Justiça ia tirar um tremendo barato dele. E é incrível como o pessoal se importa em colocar esses detalhes. Eles até tem acesso aos materiais da Toei, mas conseguir reproduzir em um tamanho tão reduzido é de tirar o chapéu!

      O grande problema do Rogue é que em Kamen Rider esse tipo de personagem costuma virar motivo de riso entre os fãs por ficar fraco e se mostrar covarde no final. Outro ponto desabonador é que junto apareceu outro personagem muito mais traiçoeiro.

      Os eventos desse filme são mencionados no seriado, então foi bom ter visto. Para poder entender uma das cenas. E continue vendo que vai ter um monte de surpresas e reviravoltas até o final! Tantas que se eu quisesse dar spoilers, ia ter que escrever umas três ou quatro matérias desse tamanho! E agora vou ter que descobrir um jeito de escrever a próxima matéria sem revelar muita coisa...

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html