domingo, 11 de novembro de 2018

Nendoroid Lotte Janson


Saudações.

Desta vez vou falar da versão Nendoroid de Lotte Janson, do desenho animado Little Witch Academia, feita pela Good Smile Company.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Lotte é colega de quarto e amiga de Akko e Sucy. Ela descende de uma linhagem de bruxas e sua família tem uma loja de artigos mágicos, a L Kiosk, que atualmente funciona mais como uma loja de conveniência, devido à queda no interesse pela magia por parte do público. Lotte tem talento especial em controlar os Espíritos que existem dentro de objetos, usando música, com sua voz.

Ela é gentil, calma e prestativa, que gosta de apoiar aqueles que conseguem fazer o que ela não consegue. De certa forma a voz da razão do grupo. E exatamente por não chamar muita atenção, isso acaba rendendo comentários maldosos como "tanto faz ela estar quanto não estar aqui". Mas Lotte na verdade é ávida pelos livros da série Night Fall, escrita pela misteriosa Annabelle, e não mede esforços para participar de eventos dessa publicação.


Lotte teria vindo da Finlândia. Talvez seu nome tenha vindo de Tove Jannson, a criadora de Moomin, e um dos personagens mais famosos desse país, mas isso não foi confirmado. A vizinha da casa de Lotte, a Sra. Janne lembra um pouco a personagem Little My. O prato favorito de Lotte na série de TV é a Torta de Hapansilakka (ou Surströmming), típica desse país. Mas na versão em quadrinhos, ela não gosta de peixe.

Lotte foi interpretada por Fumiko Orikasa, que foi Kanade Minamino/Cure Rhythm em Suite Precure♪ e Kyubei Yagyu em Gintama.

O conteúdo da caixa. Só vem com duas peças de expressão, mas os óculos incluídos mais do que suprem essa deficiência.


E comprando direto na Good Smile Company, no período de reservas, vinham estes óculos extras. Nesse caso não teve como eu  recusar.


2. Modelagem




Visão de corpo inteiro. Uma excelente versão compactada da Lotte e muito simpática.


Close do rosto. É um sorriso, tipico da personagem.


A outra expressão é como se estivesse vendo Akko ter uma ideia e perguntando se vai dar mesmo certo.


Os óculos são uma finíssima e extremamente frágil peça de plástico, que exige bastante cuidado na hora de trocar ou remover. No meu exemplar a franja estava muito presa e quase quebrei os óculos ao tentar tirar.



O rosto debaixo dos óculos. Aqui se tem a impressão de um sorriso tranquilo. E também dá para ver as sardas, outro ponto-charme da personagem


Já a expressão de espanto não tem uma impressão muito diferente de quando está com os óculos.

Estes óculos mostram Lotte olhando para o lado.

Esses são com Lotte deslumbrada.

Estes são os extras de edição limitada. Dependendo do rosto dá uma impressão diferente. O sorriso fica mais alegre. E o outro é bom para quando ela vê Akko se dando mal em algum projeto, pensando "eu avisei" ou "eu sabia que ia dar nisso".

A tiara é representada com uma pintura. A franja é muito bem esculpida, com vários fios desordenados.

No topo tem estes outros fios soltos.

A parte de trás da cabeça, com mais fios desordenados. Existe pintura em gradação.

A roupa é bem parecida com a da Akko, mas com a saia menos curta.

Por baixo da toga dá para ver o uniforme.

E tem o capuz atrás, como na Akko e na Sucy.

As mangas, com bocas largas.

O cinto é uma peça separada do corpo.

Do lado da saia existe essa reentrância.



Detalhe das botas, iguais às da Akko.


Com a Akko e a Sucy. Aqui dá para ver bem as diferenças entre as roupas das três, refletindo suas personalidades e gostos.


3. Articulações


O pescoço se move bem. Lotte tem cabelo curto e com isso menos partes para interferir nos movimentos.

Os braços giram no conector.

A cintura também gira e é possível usar o cinto para esconder a quebra de linha. Algo que não tem na Akko.


As pernas podem se abrir para vários lados, sendo necessário reposicionar as Nendoro Joints de dentro.


4. Acessórios



Está incluído este braço direito dobrado e uma mão fechada. Ele pode ser girado no pino do antebraço.

Item de extrema importância para Lotte: o que representa o livro Night Fall (ao menos um dos volumes). A tampografia é precisa, com o título e a ilustração de uma mão segurando uma vela em  um castiçal.

Do lado existe este orifício.


Está incluído este braço esquerdo com um pino na parte de dentro.

Ele serve para representar Lotte segurando o livro.


Está incluída esta bola de cristal, com um Espírito por cima. 

Debaixo da bola existem estes dois conectores.



Também existem esses dois braços com angulação para dentro.

As mãos possuem conectores...


... para se colocar a bola de cristal.

A varinha mágica é igual à da Akko e à da Sucy.

Está incluída uma mão para segurar. Desta vez não é em riste.

Lanterna em forma de caveira.

A alça é móvel.

Na parte de dentro existe um conector para o espírito da bola de cristal, que é removível.


E está incluída uma mão esquerda para segurar a lanterna.



5. Ação



Lotte é especialmente boa com magias usando Espíritos que habitam os objetos. E seu objetivo é o de conseguir licença para trabalhar com artefatos mágicos.

- Ai, apareceram uns Espíritos que eu nunca vi!

- E essa aqui! Só de olhar fico com vontade de fazer cupcakes. E sinto uma maior ainda de apalpar as mãozinhas dela!


- Oh! Essa é a edição original do primeiro volume de Night Fall!
Lotte é calma e estudiosa, mas diante de sua série de livros favorita, sua personalidade muda completamente.


Ela então passa a falar de forma ávida sobre a história e os personagens dessa série que já dura faz uns 120 anos. E uma vez lhe é dada a chance de se tornar a nova escritora da série, mas...


Todas reunidas. Tentei fazer aquilo da abertura da 2ª Temporada, mas não deu devido ao formato das figuras. Vai assim mesmo.




Akko é quem "puxa" o grupo, muitas vezes causando confusões, enquanto Lotte dá apoio e Sucy fica rindo do lado (mas ajuda quando necessário).



Suas habilidades ajudam bastante.


Tentei usar os braços da Akko para representar Lotte voando na vassoura, mas não deu certo, pois o formato do tronco é um pouco diferente. Sucy nem pensar, devido às pernas. Com isso não dá para representar a cena da abertura da 1ª Temporada com as três voando juntas. Péssima notícia para quem comprou três unidades da Akko e pensou em aproveitar peças para isso...


Com seus objetos de interesse. Vendo bem agora, a escolha dos acessórios foi muito acertada.


Sugestão de exposição usando uma caixa da Daiso. Cabem as três direitinho, mas é preciso ter noção de espaço para acomodar com os chapéus.


E esta foi a apresentação da versão Nendoroid da Lotte Janson, feita pela Good Smile Company. Lotte já era simpática e agora ficou muito mais, no formato Nendoroid. Os acessórios são bem curiosos e incomuns, tanto quanto os de Sucy. Só que os óculos são um tanto frágeis, exigindo cuidado para manusear sob pena de entortamento ou até mesmo quebra. E uma pena que não incluíram peças para representar Lotte e Sucy voando de vassoura, o que chega a ser irônico, já que Akko é a única que não consegue voar com uma. Mesmo assim é uma boa figura e ter as três reunidas é muito gostoso.



O próximo modelo da linha é Diana Cavendish, a rival de Akko. Não pretendia comprar, mas depois de ver a 2ª Temporada fiquei tentado a reconsiderar. Se fosse uma da Profª Ursula seria compra certa.

5 comentários:

  1. Sinceramente para mim é a personagem menos interessante (tirando Hannah e Barbara que encarnam estereótipos típicos dos desenhos americanos).Acho que perderam uma oportunidade ótima de mostrá-la guardando rancor realista de H e B(talvez até culpando Diana),descontruindo um pouco o conceito da personagem Kawai(algo como Dende se recusando a curar Vegeta em DBZ ).Em vez disso acomteceu uma amizade improvável por conveniência do roteiro-outro clichê dos desenhos americanos.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente para mim é a personagem menos interessante (tirando Hannah e Barbara que encarnam estereótipos típicos dos desenhos americanos).Acho que perderam uma oportunidade ótima de mostrá-la guardando rancor realista de H e B(talvez até culpando Diana),descontruindo um pouco o conceito da personagem Kawai(algo como Dende se recusando a curar Vegeta em DBZ ).Em vez disso acomteceu uma amizade improvável por conveniência do roteiro-outro clichê dos desenhos americanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Infelizmente a Lotte sofre do mal dos personagens apoiadores e acaba "sumindo" diante de outras com características mais marcantes. E isso piora na 2ª Temporada, que foca mais no relacionamento da Akko com a Diana. Mas ela conseguiu provar seu valor junto com a Akko no último capítulo da 1ª Temporada e provou seu valor para as duas malvadas. Isso sem falar que elas tiveram o que mereciam mais tarde.

      E é graças a ela que Akko consegue uma das Sete Palavras. Comer Surströmming e aguentar uma sauna finlandesa realmente é dureza para quem não está habituada, o que exige muita tenacidade. E era preciso haver uma personagem que a levasse para essas provações. Daí a Lotte foi necessária. Ou melhor, o fato dela ter vindo da Finlândia.

      Excluir
  3. Que bom que a Lotte chegou rápido! Ela é a certinha do trio e é bom ter ela por perto para manter uma certa ordem hehe.

    Ficou ótima essa figura, e é incrível como ela fica diferente sem óculos. A GSC bem que podia desenvolver algo melhor para as Nendos com óculos, todas tem esse mesmo problema de extrema fragilidade na peça, acho que eu não me importaria de pagar um pouco mais para as figuras terem duas franjas, uma com os óculos acoplados e outra sem.
    É interessante que não reaproveitaram o corpo da Akko, nas imagens com todas juntas dá pra ver que todo o corpo é diferente da Akko, isso é ótimo. Capricharam nos acessórios, quase tudo que a personagem precisa, a lanterna ficou ainda mais legal do que eu esperava, e eu nem lembrava que vinha um espírito para botar dentro dela. É uma pena que ela não vem com uma vassoura própria, seria legal até para usar com a lanterna, igual ao poster da série.

    Seria bem legal se fizessem um pacote de acessórios especiais, com vassouras e peças de efeito, e inclusive aquela super vassoura que eu esqueci o nome. Mas antes disso tinham é que fazer a Professorinha Ursula!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Estava esperando a Lotte chegar para prosseguir. Ela bem tenta segurar as pontas, mas em se tratando da Akko e da Sucy fica difícil...

      Ia ser melhor se fizessem esses óculos com um material mais resistente ou mais grossos mesmo. Tomara que revejam isso quando soltarem a Profª Ursula. Se bem que no caso dela dá para deixar os mesmos óculos que não tem problema. E só agora percebi que não tirei nenhuma foto de "Ação" da Lotte sem os óculos!XD

      Infelizmente não dá para se ter tudo, mas acho que esses acessórios foram bem escolhidos no final. A Sucy cuspidora tinha que ser incluída, mesmo que sacrificando a vassoura. Mas quem sabe um dia não saia alguma coisa? A Ryouko Asakura de Haruhi vinha com uns acessórios extras? Quem sabe não fazem algo nesse sentido com a Profª Ursula, que não precisa de tantos acessórios.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html