domingo, 29 de março de 2020

映画ふたりはプリキュアMax Heart 2 雪空のともだち - Futari wa Precure - O Filme - Os Amigos do Céu Nevado

Agora o segundo filme, 映画ふたりはプリキュアMax Heart 2 雪空のともだち (Eiga Futari wa PRECURE Max Heart2 Yukizora no Tomodachi, algo como "Os Amigos do Céu Nevado").


Obs.: contém revelações sobre os rumos da trama.


No céu, acima das nuvens, o Mascote Muta voa, carregando em suas costas o Mestre Ancião do Jardim das Nuvens, que por sua vez leva consigo um ovo para o Jardim da Luz. Mas devido a um descuido do Mestre, o ovo cai no Jardim do Arco-íris, o mundo dos humanos. Akane e Hikari/Shiny Luminous, ergueram um estande temporário do Tako Cafe em uma estação de esqui, nas montanhas. Durante um período de descanso, Porun e Rurun, os Mascotes de Hikari, encontram o ovo. Quando Hikari o toca, nasce dele um estranho pássaro.


Nagisa/Cure Black e Honoka/Cure White também vieram às montanhas para esquiar. Nagisa tenta treinar com o snowboard, mas não consegue e acaba tropeçando bem na frente de seu pretendido, Shogo Fujimura, que lhe dá uma dica.


Mais tarde, Nagisa e Honoka se desentendem por um incidente envolvendo Fujimura e têm de enfrentar um monstro Zakenna com o formato de um boneco de neve, que persegue Hikari e o pássaro, chamado por ela de Hinata. Elas se transformam e conseguem deter o monstro, mas no meio da luta ocorrem mais desencontros, aumentando a distância entre as duas.


Muta e o Mestre Ancião encontram Hinata e inadvertidamente levam todas para o Jardim das Nuvens, localizado no céu. Lá, ele explica que Hinata é um filhote de Fênix, a lendária Ave do Sol que mantém o mundo aquecido e que traz paz e sossego para as pessoas. E por isso, muito importante para o Universo.
Muta (Masako Nozawa), o Mestre Ancião (Takeshi Aono) e Hinata (Sachiko Chijimatsu)
Elenco de veteranos e nomes de peso no ramo.

E no meio disso, dois seres de gelo, Freezen e Frozen observam tudo. Seu objetivo é eliminar Hinata e com isso transformar o mundo em um lugar escuro e frio, para ressuscitarem o Jaaku King.


O segundo filme, que estreou em 10/12/2005 no Japão, tem uma animação melhor, com várias sequências dinâmicas desde o começo, quando Muta voa pelo céu. A arte também é mais caprichada, transmitindo a exuberância do Jardim das Nuvens e o frio do mundo congelado criado por Freezen e Frozen. E tem até umas brincadeiras de cenário, com referências a membros da equipe.


稲上温泉 Termas Inagami (referência ao desenhista de personagens Akira Inagami)
志水の湯 Fonte Shimizu (o diretor Junji Shimizu)
行信壮 Pensão Yuki Shin (diretor de arte Shinzo Yuki)

A grande tônica, mais uma vez, é a Amizade, mas agora é mostrado como ela pode ser quebrada e reconstituída se for verdadeira. Nagisa e Honoka têm consciência de que erraram uma com a outra e passam boa parte do filme tentando encontrar um jeito de se desculpar. Porém surgem várias interferências no caminho que só fazem as duas se distanciarem ainda mais.


O desentendimento delas culmina em uma luta de morte entre Black e White, causada por um feitiço de Freezen e Frozen, que congela seus corações fazendo com que uma se volte contra a outra. Essa luta é incrivelmente bem animada e até violenta, com o uso de imobilizações e submissões. E ao mesmo tempo é triste, ao colocar uma trilha sonora melancólica, trágica, intercalando imagens de momentos de amizade que elas compartilharam por tanto tempo. Esta foi uma cena que chocou muitas crianças que estavam assistindo ao filme ao ver Nagisa e Honoka se enfrentando. Desde então decidiu-se nunca mais colocar uma Cure contra outra.


Hikari tem sua parcela de participação. É contada a história da amizade que ela faz com Hinata e seu esforço em tentar salvar a ave das garras de Freezen e Frozen mesmo sem ter poderes de luta, a não ser para apoio. Ela mostra que não abandonará Hinata, não importa que se trate de um ser importante para o mundo ou se é parte de alguma lenda. Hikari apenas que salvar o pássaro com quem ela fez amizade. A salvação do mundo vem depois, como é de praxe em Precure.


Como sempre, existe um Milagre no final, mas não é algo repentino. Logo no começo é contado que o Mestre Ancião e Muta estavam indo para o Jardim da Luz, para se encontrarem com a Rainha, uma entidade que representaria a Luz do Universo, conforme contado na série de TV. E Hikari seria a "vida" dessa Rainha. Esse é o grande ponto chave.

As primeiras Super Formas da franquia, com motivos de Fênix.

Os vilões Freezen e Frozen se mostram oponentes poderosos, com visuais elegantes, interpretados por Takeshi Kusao e Nobuyuki Hiyama, que usualmente fazem heróis. Mas desta vez os seus personagens usam-se de truques sujos, baixos e se divertem ao ver Nagisa e Honoka se enfrentando. Eles se auto-intitulam "A Dupla mais Forte do Mundo", mas as Cures mostram a eles que esse título pertence a elas, que são ligadas por um laço de Amizade verdadeira. Aquela que não se rompe nem com brigas.

As Cures admitem seus erros, que uma falhou com a outra e pedem desculpas.
Freezen e Frozen jogam a culpa um no outro em situações de aperto e tentam se impor.
 Kusao e Hiyama devem ter se divertido muito ao fazer esta cena.

O roteiro, feito por Yoshimi Narita, que teria grande participação na franquia, é bem amarrado, conectando os elementos da trama. Além do Milagre, tem a cena em que Nagisa e Honoka têm de usar uma placa de gelo como snowboard para chegar mais rápido a Hikari e Hinata. Nessa hora Honoka dá as dicas a Nagisa em tempo real, mostrando que está ao lado dela. E no momento crítico, tem a dica de Fujimura dada no começo, que parecia algo trivial mas que ganha um grande sentido nesta cena.


E as amigas de Nagisa, Shiho e Rina, não estão lá a toa e são decisivas ao passar a maior mensagem do filme. Todos os personagens são aproveitados.

Rina é a grande portadora da Mensagem do filme.

Mas existem algumas pontas soltas, como o Zakenna de gelo que surge para impedir Hikari de entrar no castelo de Freezen e Frozen. É mostrado que o Mestre Ancião usa uma semente mágica, mas não se foi para simplesmente fugir do monstro ou se ele foi derrotado.

Para onde você foi depois?

Este filme foi feito com um capricho maior, com um tema abordado com mais profundidade. A qualidade da animação melhorou, embora ainda haja algumas distorções, mas isso é normal e é preciso ter olho muito vivo para poder notar. As dramatizações foram bem colocadas pelo diretor Junji Shimizu, que também trabalhou no anterior e caprichou mais desta vez. Um bom filme, que traz uma mensagem, passando-a eficientemente. Embora um pouco forte para as crianças.



Versão em Quadrinhos



Houve também uma quadrinização por Futago Kamikita e relançado na coleção Precure Collection.

Muta, Hinata e o Mestre Ancião.

Freezen e Frozen.

Assim como no anterior, existem pouquíssimas diferenças do filme. Mas a sequência de eventos é diferente, sendo que primeiro é mostrado Nagisa e Honoka esquiando e só depois Hikari encontra o ovo.


A caracterização do Jardim das Nuvens é bem fiel ao filme, sem grandes diferenças.


Foi adicionada uma cena de Nagisa e Honoka tendo mais desentendimentos enquanto sobem a escadaria do castelo de Freezen e Frozen.

- Ah, sim! Eu não sirvo para nada enquanto você é perfeita! Nos estudos, no esqui, em tudo!!
- Não. Eu também não sou perfeita.

A luta das duas é longa, ocupando dezoito páginas. Mas ficam mais nos socos e chutes, sem tantos truques como imobilizações ou arremessos. Ainda assim tem bastante dinamicidade.


E são usados recursos que só são possíveis na linguagem dos quadrinhos na cena em que Nagisa e Honoka recuperam a consciência.



Nesta versão, Hikari é deixada de fora do castelo de gelo devido a uma porta. E o Zakenna de gelo só aparece depois, para capturar Hikari e Hinata e então é derrotado por Nagisa e Honoka que vêm logo atrás com a prancha de gelo. Essa sequência de eventos ficou melhor, amarrando a ponta solta do filme.


Outra diferença é o jeito como Freezen e Frozen usam seu golpe especial, o Freezing Blizzard. Na versão em quadrinhos a pose é parecida com a do Marble Screw Max, com os dois se dando as mãos. No filme, eles colocam para a frente as mãos que ficam entre os dois.


Assim como no anterior, a história tem duas partes, com ilustrações entre elas, retratando a situação de Nagisa e Honoka.


No final existe mais um mini-episódio extra, com Nagisa e suas amigas em uma kamakura, uma casinha de neve, e depois deslizando na neve com tochas. Ela tem mais uma chance de se declarar para Fujimura, mas...


As irmãs Kamikita contam que as duas quadrinizações foram feitas para serem publicadas junto com a estreia nos cinemas e receberam várias instruções, como por exemplo o de dar bastante espaço para a luta entre Nagisa e Honoka, que seria o ponto alto do filme. Elas também contam que Freezen e Frozen de fato dariam as mãos no desenho animado também, mas isso foi mudado na última hora. E mais uma vez elas fizeram um trabalho caprichado, com mais de 120 páginas no total enquanto ainda faziam a série principal.


2 comentários:

  1. Olá!
    Tudo bom?
    Para alguns spoilers incomodam, para mim é uma forma de sanar a curiosidade, portanto sempre que possível ler essas matérias acabam sendo novas descobertas.
    Este filme parece ainda mais atrativo, a construção do enredo, a proposta em si. Já ouvi falar dessa cena da luta entre as Cures que acabou chocando as crianças e fãs, muito provavelmente não era a intenção do diretor, mas reconhecer o impacto negativo e repensar outros jeitos de trazer entretenimento sabendo qual público atende é primordial.
    Vejo que o Fujimori tem sua importância na série, até mesmo nos filmes e mangá tem aparições fundamentais. Ele parece ser boa gente, um rapaz simpático. Gostei! Mas a pergunta que fica, por que com tantas oportunidades a Nagisa não se declara?

    Excelente matéria!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      O negócio da Nagisa é aquilo que acontece quando a gente vai se declarar para o carinha que gosta: a gente trava. Um pouco porque a gente idealiza demais o cara e por um momento pensa que não é boa o suficiente para ele.

      No caso dela é pior, já que o pretendido dela é um cara bonito, o maior craque do time de futebol da escola e que não se arroga disso, atribuindo os méritos ao time inteiro e ainda é bom de estudos. Ou seja, um cara perfeito.

      A Nagisa, por outro lado, tem uns problemas com a auto-estima, porque ela é baixinha, tem pernas tortas, come como uma esganada e as meias dela fedem. E fica pensando que ele não iria gostar de uma menina assim. No mangá da série de TV isso aparece bastante e é engraçado. Tem vezes até que ela acha melhor ele ficar com a Honoka ou até mesmo a Hikari, sendo que as duas nem tem interesse nisso.

      Essa parte é bem realística, verossímil e um dos segredos do sucesso da primeira série. E fazer experimentações foi o que ajudou a desenvolver a franquia. Saber o que o público gosta e o que não gosta. O pessoal pensa bastante na hora de fazer, o que é muito legal.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html