domingo, 29 de março de 2020

映画 ふたりはプリキュア Splash☆Star チクタク危機一髪! - Futari wa Precure Splash☆Star - O Filme - O Tempo por um Triz

E finalmente, o especial de cinema ふたりはプリキュア Splash Star チクタク危機一髪! (Futari wa PRECURE Splash Star TICK TACK Kiki Ippatsu!, algo como "O Tempo por um Triz")


Obs.: contém revelações sobre os rumos da trama.

Mai/Cure Egret/Cure Windy (Atsuko Enomoto) espera por Saki/Cure Bloom/Cure Bright (Orie Kimoto) no parque da cidade para se inscreverem em um concurso de karaokê. Mas Saki acaba dormindo demais e se atrasa. Mai encontra uma curiosa loja de relógios antigos e se maravilha com as peças expostas até ser encontrada por Saki, que questiona por que ela não a esperou.


As duas correm, passando por atalhos improvisados e se encontram com um homem misterioso que lhes pergunta onde fica o relógio mais antigo de local. Elas indicam a loja e o homem as agradece para depois partir.


As meninas chegam e conseguem se inscrever, graças à complacência dos organizadores, mas Mai demonstra sua insatisfação com a forçação de Saki, o que causa conflito entre as duas. E quando chega a vez delas cantarem, tudo dá errado e elas ficam nervosas. Nisso, elas acabam pedindo para que o tempo pare... e de fato tudo ao redor, com exceção delas, pára completamente.


Elas se encontram com dois espíritos, Hours e Minutes, com a aparência, respectivamente, de uma tartaruga e uma lebre, que correm para o relógio antigo da loja e abrem um portal que inadvertidamente leva todos para a Terra dos Relógios.


Lá, existe o Relógio do Infinito, que controla o Tempo em todo o Universo e que foi parado pelo homem misterioso, Sirloin, membro de Dark Fall, cuja intenção é que o mundo fique todo parado, silencioso, "perfeito" para ele. O vilão revela que foi graças a Saki e Mai que ele encontrou o relógio antigo que leva a este mundo e prende as Cures e os Espíritos em um labirinto. Elas têm de encontrar a saída o mais rápido possível, pois senão a areia do Relógio do Infinito irá se acabar, sem ninguém para virá-lo, e com isso o Tempo de Universo será parado para sempre.



O filme desta vez é curto, com apenas 55 minutos por ter sido exibido junto com o especial de cinema de Digimon Savers,  que estreou em 09/12/2006 no Japão. Mas é bem recheado e traz uma situação que acontecia bastante na série anterior, mas nunca nesta: as duas Cures se desentendendo e até brigando. E desta vez não se trata de nenhum feitiço, mas sim de insatisfações que vão se acumulando até chegarem ao ponto de explodir. Isso acontece inclusive na luta com Sirloin em que Mai quase acerta Saki sem querer. E também há discordâncias sobre como sair do labirinto.

Mai usa seu golpe especial, a descida de calcanhar, mas quase acerta Saki.

Quando as duas são separadas ao enfrentar um monstro Uzaina, elas têm um momento de desânimo e reflexão para pensar sobre uma e outra. E perceber a razão das Precure serem duas. Só juntando as forças elas serão capazes de sair do labirinto e vencer Sirloin.


Os dois personagens originais, Hours e Minutes são bem curiosos, sendo que o que se parece com uma tartaruga é o apressado e que tem aparência de lebre é sossegado. Eles são totalmente opostos, mas ainda assim são parceiros, que trabalham por um objetivo comum. E acima de tudo, são amigos que se importam um com o outro. E são eles quem dão o exemplo a Saki e Mai quando elas perdem a esperança de se reconciliarem.


A ambientação é caprichada, com o Relógio do Infinito que consiste em um engenho com uma gigantesca roda e uma ampulheta no centro. Quando a areia acaba, é necessário girar a roda e com isso o tempo do universo se moveria. É possível notar em várias partes da roda gravuras dos 十二支 (Juunishi), conhecidos por aqui como os doze animais do Horóscopo Chinês, que antigamente eram usados para marcar as horas, algo bem apropriado. E esse relógio também dá a sensação de urgência, já que se toda a areia se esvair e a roda não girar, o tempo parará completamente.

O Relógio do Infinito
Vendo bem, na roda existem gravuras dos doze animais.

O labirinto tem dois ambientes. Saki fica predominantemente em uma área externa, representada por um deserto com várias torres que dão para a área interna, em que Mai fica na maior parte do tempo. Isso ajuda a dar um contraste e a mostrar o distanciamento das duas. O labirinto de certa forma é uma metáfora do desencontro de sentimentos das duas, que querem se reencontrar, mas não sabem como.


O vilão Sirloin é intimidador, imponente, obcecado com a "perfeição" e tem força o suficiente para enfrentar as Cures mesmo sozinho. A primeira luta é estranhamente fluida, com vários quadros de movimento e dá gosto de ver. Congelando a cena é possível notar que os traços são simplificados ao máximo. Mesmo assim é preciso ter muito olho vivo para perceber.


Curiosamente, a motivação de Sirloin é parecida com a do vilão final da série de TV, que queria destruir o universo por ser muito ruidoso, e com isso retomar o silêncio de antes do Big Bang. E ele mostra seu verdadeiro caráter ao ver que seus planos falharam e assume uma forma monstruosa.

Quanto mais "polida" e "confiante" parece uma pessoa, mais ela se torna truculenta quando as coisas dão errado.

O momento apoteótico do filme é quando Saki e Mai, de costas uma para a outra, se dão as mãos e vão se transformando na Cure Bright e na Cure Windy, enquanto revelam seus verdadeiros sentimentos uma para a outra. Saki pede desculpas por ser tão impulsiva e que pode causar outros problemas para Mai no futuro, mas ainda  assim quer ser sua amiga. Mai também pede perdão por ter magoado Saki, mas que quer estar sempre junto com ela, com ambas vivendo no mesmo tempo, na mesma época. Isso é feito sem usar as cenas da série de TV. Não só as frases como a animação são muito bonitas, como que simbolizando a libertação das duas.


A partir daí é a luta com Sirloin, tendo como fundo o tema épico 風よ!光よ! (Kaze yo! Hikari Yo!, "Oh, Vento! Oh, Luz!"), agora usando mais os poderes dos Elementos. Desta vez não há nenhuma Super Forma, mas o golpe final tem uma versão especial, com os doze animais do Horóscopo Chinês e um campo representando o Tempo ao redor das duas.


O encerramento é literalmente um show à parte com a canção Ganbalance de Dance, cantada pelas próprias Saki e Mai e fazendo a dança.


O roteiro é de Yoshimi Narita, que escreveu o filme anterior e assumiu a Composição de Série na versão para TV a partir do episódio 14. O grande conflito é parecido com o de Max Heart 2, mas desta vez a briga é mais séria. Isso é uma das marcas de Narita, que em uma entrevista comentou que "prefere destruir uma amizade primeiro para que ela retorne mais forte", embora esse elemento tenha diminuído com o passar dos anos.


No filme também houve a participação da atriz Aki Mukai e de Yuka Uchiyae, que canta a abertura do desenho, como elas próprias, e figuram como juradas no concurso de karaoke. Mas elas estão só como convidadas especiais, sem tanta participação, a não ser quando Uchiyae dá uma das dicas para que Saki e Mai se reconciliem mais para a frente.


Este é um dos meus filmes favoritos na franquia, com vários simbolismos e boas ideias. Isso sem falar no clima aconchegante da cidade Yunagi, bem de interior. A cena em que Mai encontra a relojoaria em especial lembra um filme do Studio Ghibli.


Uma pena que a bilheteria não foi muito alta e é curto. Mas o tempo é bem aproveitado, o que chega a ser engraçado considerando o tema.


Versão em Quadrinhos



Houve uma versão em quadrinhos deste filme também, por Futago Kamikita, e até agora foi a última nesse sentido a ser feita.

O desejo das Irmãs Kamikita de representar Saki e Mai de mãos dadas na capa foi finalmente realizado.
Minutes e Hours, na versão de Futago Kamikita.
Sirloin. O traço é um pouco mais suave, até mais bonito.
Só Yuka Uchiyae aparece como convidada especial. Por alguma razão, Aki Mukai ficou de fora.

As irmãs Kamikita contam que como o filme foi curto, houve bastante espaço para que elas colocassem seus próprios elementos na história. E de fato, existem muitas diferenças e cenas adicionais. As brigas das meninas têm um tom um tanto... peculiar.

- Ah, Saki... Será que você não se importa com as coisas que fazemos juntas?
- E você, Mai! Será que no fundo você não prefere ir com outra pessoa que não eu, ou até sozinha!?

Que briga de casal é essa?

Uma diferença é que a parte do labirinto que seria o deserto é parte da Terra dos Relógios desde o começo na versão em quadrinhos. E o Relógio do Infinito foi parado devido a uma enorme trava de cristal colocada por Sirloin.

Saki e Mai ao chegar na Terra dos Relógios. Essa é a primeira paisagem que elas vêem nesse mundo.
O Relógio do Infinito. Note na parte de baixo...
... que existe um gigantesco cristal servindo de trava, para que ele não gire.

Enquanto no filme quem desanima no labirinto é Saki e quem sugere caminhos é Mai, nos quadrinhos os papéis se invertem. Saki sugere colocar uma mão em uma das paredes para se orientar e Mai questiona se isso vai dar certo mesmo. A briga das duas é até engraçada, parecendo um casal quando se perde no meio de uma viagem de carro.

Saki experimenta o jeito clássico de colocar a mão em uma das paredes para se orientar no labirinto.
- Esse jeito só funciona se existir uma saída.
- Pode ser, mas é melhor do que não fazer nada. Tem um jeito melhor?
- Se eu tivesse eu diria...
- Ah, tá... Você não gosta do jeito que eu faço as coisas...

Então, que briga de casal é essa?

Também é mostrado que as forças dos Elementos das duas se enfraqueceram com as discórdias entre elas. E ainda é contado o que se passa na mente das duas com mais detalhes quando são separadas. Suas inseguranças, seus arrependimentos, suas tristezas.

- As forças de Precure vêm do coração-rapi.
- ... Quando existem dúvidas e incertezas entre as duas, essa força se enfraquece-chopi... 

Outro elemento adicional são dois amuletos que elas fazem para terem sorte no concurso. Para se fazer um dueto, dizem que é necessário sincronizar as respirações. E nisso, elas sopram dentro dos amuletos para representar suas respirações para que fiquem unidas.


Também é contado como Saki teve a ideia de participar do concurso e chamar Mai para isso. Mai no começo reluta, mas Saki a leva para cantar em um karaokê e se espanta ao ver que ela canta bem. Daí surgem mais ideias, como dançar e montar uma coreografia para isso, que é igual à dança de encerramento da série de TV, e também das duas se fantasiarem. Mai vai vestida de um cão poodle e Saki tentou fazer uma de guaxinim, mas acabou virando um macaco e decidiu deixar por isso mesmo. Mas as duas notam que assim elas viram um cachorro e um macaco, que na cultura japonesa, são animais que não se dão bem e têm várias inimizades.

Cachorro e Macaco. Esse simbolismo não é explicado no filme.

Pode-se dizer que a quadrinização é a versão completa do filme, contando tudo o que não pôde ser colocado lá. E as irmãs Kamikita mostram todo os seu amor por Splash☆Star ao caprichar na arte. Saki é valente, às vezes se parecendo com um menino. E Mai é bonita, graciosa.

Deixar claro que Saki é menina, embora não possa parecer. Com essa pose na forma da Cure Bright ela até parece com um herói de Shonen Mangá.

Mai é "graciosa" e Windy é "bonita". A representação é caprichada

Sirloin tem poderes diferentes do filme. Nos quadrinhos ele consegue parar o tempo e parecer se mover mais rápido. E ainda pode transformar o corpo em areia para se desviar de ataques. Em sua forma final, ele age exatamente como um touro, correndo e mandando as Splash Star para o alto com uma ombrada e seus chifres.

Para Sirloin, é como se Saki e Mai estivessem paradas.

Mesmo acertando, ele transforma seu corpo em areia, anulando o dano.
Na última forma, se comportando conforme sua aparência.

 E mesmo derrotando o vilão, o problema não é completamente resolvido. É preciso remover a trava de cristal e por pouco o tempo não pára completamente para todos, o que cria mais tensão.


No final existe mais um episódio extra especialmente para a coletânea, com Saki e Mai indo para o karaokê de novo e experimentado trocar as fantasias.


Nessa versão deu para ver o quanto as irmãs Futago Kamikita gostam de Splash☆Star. Elas já haviam feito um excelente trabalho na quadrinização da série de TV e mais uma vez não decepcionaram. Conseguiram acrescentar mais elementos ao filme, que já era uma obra completa por si só, contando como as personagens se sentiam com mais detalhes. Pode-se dizer que ao comprar o Blu-Ray/DVD é recomendável conseguir a quadrinização também. E ambas conseguem ser completas, sem precisar uma da outra. A forma ideal de uma quadrinização de filme.



E na próxima semana pretendo comentar sobre os filmes que estão passando no Canal Oficial de Precure no YouTube. Os links estão nas Matérias de Interesse e recomendo dar uma olhadela primeiro. Até lá e espero conseguir ir até o fim com este projeto.

4 comentários:

  1. Pena que os filmes não têm legendas em outras línguas. Mas ainda assim é uma bela iniciativa da Toei disponibilizá-los de graça no Youtube, e já vale para ver uns visuais bonitos, mesmo sem entender 100% da história.

    Eu achava que a partir desse já seria no estilo All Stars, encontrando as outras Cures. A história parece bacana, gostei do conceito dos dois baixinhos e o Relógio do Infinito. E muito legal a participação da Aki Mukai e Yuka Uchiyae! Essas participações especiais podiam acontecer com mais frequência nos animes!

    Interessante ver que no Japão também fazem essas adaptações em quadrinhos dos filmes, assim como acontece com os filmes de super heróis. E é legal ver que há diferenças para a versão animada, o que incentiva o público a conferir as duas mídias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Eles disponibilizaram para compensar o adiamento do filme, o Miracle Leap. E ainda bem que ao menos não tem bloqueio de região. Bom para divulgar por aqui e espero que desperte interesse.

      All Stars seria só bem depois. Até aqui havia dúvidas se iam continuar ou não. Mas felizmente deu certo. E todo ano tem algum convidado especial, sim. Só os acertos e erros que são bem acentuados.

      Pena que essa foi a última quadrinização até agora. As irmãs Kamikita estavam fazendo um bom trabalho, mas acho que ia ser dureza fazer algo longo, com um prazo curto e ainda concomitantemente com a série normal. Mesmo assim gostei bastante dessa versão.

      Excluir
  2. Olá, Usys!

    Digimon Savers? Hum, então era dessa época. De fato, esse longa era tão boa quanto a série, foi uma das temporadas de Digimon que retornaram com características similares do clássico. E considerando que ambos são da mesma empresa Toei, isso deve ter tido um peso também da distribuição de investimentos.

    Esta é mais uma série Pretty Cure que ainda falta acompanhar, Splash☆Star sei pouquíssima coisa, na verdade praticamente nada. Por incrível que pareça, ler a descrição do filme foi um norte bom para saber a dinâmica das personagens, realmente elas agem como casal. Bonito o vínculo entre as duas, uma completa a outra (foi a sensação que tive).
    O vilão Sirloin lembra vagamente o "Baron Salamander" (Heartcatch Precure - O Filme).

    Agora fiquei motivada para ver a série, graças ao post!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      É. Dá essa impressão de que o Sirloin e o Salamander foram separados ao nascer. Só que as personalidades são totalmente diferentes, já que o Salamander na verdade é um homem bom.

      O aspecto de "casal" é bem reforçado no mangá. Na série de TV a Saki até se interessa pelo irmão mais velho da Mai. E tem um colega da Saki que se interessa por ela e uma amiga gosta desse colega. Só que esses pontos não foram muito explorados e ficaram no ar. Mesmo assim Splash☆Star é uma das séries que mais gosto.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html