domingo, 29 de março de 2020

映画ふたりはプリキュア Max Heart - Futari wa Precure Max Heart - O Filme

Saudações.

Como dito no Matérias de Interesse de 22/03/2020, o Canal Oficial de Precure no YouTube liberou os especiais de cinema da franquia para visualização por tempo limitado. Sendo assim resolvi comentar sobre os que foram exibidos na semana. O primeiro é Futari wa Precure Max Heart - O Filme. Simplesmente isso, sem subtítulos.


Obs.: contém revelações sobre os rumos da trama.


Nagisa/Cure Black (Yoko Honna) e Honoka/Cure White (Yukana)estão comendo na van Tako Cafe, de sua amiga mais velha, Akane e ajudada por Hikari/Shiny Luminous (Rie Tanaka). Súbito, elas são atacadas por uma sombra misteriosa que se divide em várias. As Cures se transformam e contra-atacam e as sombras se rendem, revelando suas verdadeiras identidades: Mascotes semelhantes a sapos, que são os Sete Cavaleiros do Jardim do Esperança, um outro mundo além do Jardim do Arco-íris (o mundo dos humanos) e o Jardim da Luz (o mundo dos Mascotes).


Eles pedem ajuda às Precure para proteger o Diamond Line, um conjunto de joias que transmite a Esperança para todos os mundos para que continuem a existir. Uma Bruxa (Masako Katsuki) pretende roubar essas joias e mergulhar o mundo nas Trevas para com isso ressuscitar o vilão Jaaku King. As Cures relutam no começo, e no fim aceitam. Mas devido a vários desentendimentos entre as Cures e um dos Cavaleiros, Square, uma parte da Diamond Line é roubada e Hikari é gravemente ferida.


Este foi o primeiro especial de cinema da franquia, estreando em 16/04/2005 no Japão. E, como comentou Yoko Honna uma vez, começou com a segunda temporada, Max Heart. A arte e a animação são um pouco melhores que na série de TV, mas só isso. Ainda assim, nada mal para o primeiro filme. A ambientação do Jardim da Esperança é caprichada, com motivos de diamantes e sapos.


Diamantes e sapos. Rikka, a Cure Diamond, se sentiria no paraíso aqui.

É dada bastante ênfase ao fato das Cures serem meninas comuns e não guerreiras com o compromisso de salvar o universo. Nagisa demonstra interesse só quando falam dos diamantes e mais tarde resolve aceitar porque "pegou o bonde andando". E diz frases feitas como "temos que nos ajudar" e "um por todos e todos por um". Honoka vai no embalo, mas se preocupa pois sua avó a incumbiu de recolher a roupa do varal antes da chuva. Hikari no começo fica só pensando em voltar para o Tako Cafe, pois estava acabando seu tempo de descanso de 30 minutos.

Hikari, constantemente preocupada em ter deixado o posto no Tako Cafe.
- Hoje é o dia do desconto na doceria! Ia comprar uma tonelada de chocolates! Vamos acabar logo com isso!
A motivação de Nagisa quando é quase derrotada. Não é só aquele cara de um soco só que tem disso.

O ritmo é um tanto lento, com várias brigas entre as Cures e Square, que não aceita ter gente de outros mundos para proteger o Jardim da Esperança. Elas conseguem vencer hordas de inimigos, mas são derrotadas várias vezes, o que pode parecer repetitivo. Só que isso tem um sentido. Com o tempo, as Cures vão provando o seu valor a Square, que acaba por reconhecê-las.


Os sapos Cavaleiros também lutam, com socos telescópicos.

Uma coisa interessante é que as palavras de Takashi Washio e Daisuke Nishio são respeitadas no filme. Quando Nagisa se dá mal na frente de seu pretendido Shogo Fujimura, e Akane mostra um acessório novo feito de diamante, não é dito a ela que isso a faria mais "feminina". 

Existe a figura do Príncipe, que não é tão "encantado" quanto nos contos de fada. Sua semelhança física com Fujimura acaba não tendo tanto sentido na história, a não ser, talvez, para dar a impressão de uma imagem idealizada para Nagisa. Ele até tenta lutar e se esforça, só que acaba sempre se dando mal. Mesmo assim não é dito algo como "porque eu sou homem" e nada parecido.



Apesar de tudo isso, o Príncipe não é depreciado, pois é ele quem dá a Nagisa um item que será de grande ajuda, e monta em um cavalo branco, para levar a peça da Diamond Line de volta para o palácio. Ou seja, o Príncipe pode até se desviar da figura clássica, mas tem sua fatia (valiosa, por sinal) de participação na história, além de demonstrar coragem ao enfrentar a Bruxa, embora seja facilmente derrotado.


A Rainha foi interpretada por Shizuka Kudo, cantora de grande sucesso, especialmente nos anos 1990. Também é ela quem canta o encerramento 心のチカラ (Kokoro no Chikara, "A Força do Coração"). Sua voz combina bem com a personagem, porém a capacidade interpretativa não é das melhores, falando muito pausadamente.

Mesmo assim, suas canções fazem parte da minha juventude.

Nessa época ainda não existiam as Luzes Milagrosas, mas o elemento narrativo do povo torcendo para as Cures e com isso operando um milagre está presente, na forma dos diamantes dos Cavaleiros, que as transformam em "Mensageiras de Ouro". Um mérito é que não é só a transformação o que leva as Cures para a vitória, mas sim um ponto fraco criado na Bruxa devido às lutas anteriores, mostrando que nada foi em vão. Houve algo sendo acumulado, culminando nessa oportunidade. E as frases de efeito que Nagisa disse da boca para fora no começo ganham sentido quando ela mostra para a Bruxa que a vitória foi conseguida com a união de todos.


Ou seja, este filme incorpora os elementos básicos das séries Precure: Amizade e União entre seres totalmente diferentes. As Cures lutam, mas não venceriam sozinhas, sem a ajuda dos Cavaleiros e do Príncipe. E também é mostrado que elas são meninas comuns, que não são movidas por senso de dever, constantemente se preocupando com o que deixaram por fazer no mundo dos humanos. A história não é tão criativa e dá a impressão de algo feito às pressas. Tanto que os personagens humanoides do Jardim da Esperança não têm nomes, se limitando apenas a "Rainha", "Príncipe" e "Bruxa". Mas o filme ajudou a pavimentar um caminho que é construído até os dias de hoje.


Versão em Quadrinhos



Foi feita uma versão em quadrinhos na época, por Futago Kamikita.

A Rainha, o Príncipe e a Bruxa, no traço do mangá.

A história é praticamente a mesma do filme, sem muitas diferenças, embora algumas partes tenham as interpretações das irmãs. Como uma em que elas falam sobre os significados do Diamante, que casam com os temas da história.

"Não ser dominado", "Coragem", "Proteção contra o Mal", "Laços Eternos"
Tudo a ver com Precure!

Na cena em que elas vão para o castelo subindo uma longa rampa, é Nagisa quem arrasta as duas, enquanto que no filme é Honoka que vai na frente e quase não se cansa.

No filme é Honoka quem tem um condicionamento físico melhor.
Nos quadrinhos, Nagisa puxa as duas, enquanto ela mesma se cansa.

Essa não é tão relevante, mas depois de brigar com Square, Nagisa desce as escadas e vai para longe do castelo ao invés de subir para uma das torres como no filme.

As lutas têm efeitos que fazem parecer mais violentas. A Bruxa ela não se livra do capanga que falhou e na primeira luta não é criado o ponto fraco. As Cures vencem simplesmente usando o Extreme Luminario após receber as forças do apoio de todos.


Como extra, tem um mini-episódio com Nagisa, feito na época do lançamento da coletânea, em 2015,  com o traço atual. Mais uma vez ela tem uma oportunidade de declarar seu amor por Fujimura ao pegar carona com ele em um guarda-chuva. Mas...


A história tem duas partes e entre elas existem ilustrações, também feitas com o traço atual, sendo que o da época era mais agressivo, próximo ao de um Shonen Mangá.


Uma curiosidade é que algumas das dubladoras dos Sete Cavaleiros se tornaram Mascotes em outras séries Precure. A seguir:

Marquise (o menor e mais jovem do time): Taeko Kawata, a Chypre, parceira de Tsubomi/Cure Blossom em Heartcatch! Precure.

Trilliant (o de óculos com roupa de mago): Kokoro Kikuchi, Pot Pourri, Mascote de Itsuki/Cure Sunshine

Opal (amarelo): Junko Noda, que depois foi Harrihamu Harry em HUGtto! Precure. Coincidentemente, os dois personagens falam no dialeto de Osaka.

Então esta cena de All Stars Memories tem um simbolismo maior, com a presença de alguém do primeiro filme.

Square (azul): Yoko Matsuoka, foi Meran, a Mascote tartaruga/dragão da antecessora Cure Empress em DokiDoki! Precure. Uma outra personagem que veio para testar os poderes das Cures e no começo não reconhecia suas forças.

Round (vermelho, líder): não é Mascote, mas sim a lendária Masako Nozawa, fazendo papel duplo como Sanae, avó de Honoka.

Infelizmente nenhuma delas se tornou Rachel, o Mascote de Rikka.



A seguir, o segundo filme.

2 comentários:

  1. Olá!
    Como vai?
    Há algumas séries Pretty Cure que ainda não assisti e "Futari Wa Precure" está nesta lista. Mesmo contendo spoilers, a postagem ascendeu a vontade de acompanhar a história da Nagisa e Honoka, as lendárias Cure Black e Cure White.
    Sei pouquíssima coisas sobre elas, mas sempre li que elas eram como se fossem um casal (ao menos segundo os/as fãs) me surpreendi saber que existe o Fujimura, um personagem masculino pelo qual a Nagisa tem interesse.
    De toda a forma, a comparação entre os screenshots do filme e as cenas do mangá das irmãs Kamikita foram de encher os olhos!
    Pela descrição, o filme parece um tanto genérico, proposta mais simples focada no tema da amizade e união, ingredientes tradicionais em uma obra típica Mahou Shoujo. Independente disso, ainda assim parece ser divertido.
    Legal saber que existe essa "reciclagem" de dubladores nas séries Precure seguintes, como por exemplo o Harry (o dialeto dele era tão característico! Saudades!).

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Fiz a matéria tendo em mente que todo mundo viu a exibição do filme pelo YouTube e por isso não tinha colocado o aviso. Mas vou colocar a partir de agora.
      Nessa época o pessoal ainda estava tateando, sem saber o que e como fazer, e por isso deu a impressão de algo feito às pressas. Houve muitas experimentações, como no filme seguinte, até acertarem a mão, embora ainda assim tenha sido bonito. Futago Kamikita também estavam descobrindo o jeito de contar a história e deram seu "algo mais".

      Esse aspecto de "casal" fica mais forte na versão em quadrinhos de Splash Star. E no mangá de Max Heart tem uma ou outra cena em que Honoka parece ter um interesse maior por Nagisa, mas no sentido de ser uma "Tomoyo".

      Foi uma surpresa saber que a dubladora do Harry tinha participado do primeiro filme. Achei até engraçado. E no filme de Yes! Precure 5 teve o reaproveitamento supremo de dubladoras, que se deram bem. Ou melhor, elas sempre vão lá tentar, pois ser do elenco central de Precure é quase como acertar na loteria para gente do ramo. Ser regular em Pokémon então...

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html