sábado, 5 de setembro de 2020

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 22


Saudações.



Direção e Storyboards: Hiroyuki Kakudou
Roteiro: Mutsumi Itou
Direção de Animação: Ken Ueno
Arte: Yuu Saitou

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.


No Episódio Anterior: Nodoka acolhe Asumi em sua casa, para que fique junto com Latte. E lhe ensina sobre as coisas do mundo dos humanos.


Asumi ganha seu próprio quarto. Mas quando Nodoka e sua família saem para seus afazeres, ela leva a cama de Latte de modo a sempre ficar junto dela. E sua superproteção acaba fazendo com que Latte a evite.


Nisso, na volta da escola, Chiyu e Hinata encontram Asumi na rua, mas transparente como se estivesse prestes a desaparecer. Ser evitada por Latte faz com que ela sinta a "tristeza" pela primeira vez em sua existência e tenha vontade de sumir.

Ideia para um novo produto da Premium Bandai.

Chiyu a leva para sua casa, para tentar animá-la, mas descobre que Asumi não sabe o que significa "gostar". Chiyu tenta ensinar isso a ela e lhe apresenta coisas gostosas e agradáveis. E então a convida para vê-la praticando salto em altura a fim de lhe mostrar outro aspecto do "gostar". Nisso, Shindoi-ne ataca a escola...


Pelo visto, este é um arco de episódios em que Asumi vai aprender sobre os vários aspectos do sentimento humano. No anterior, Nodoka lhe mostrou o que é "bondade". Neste, Chiyu lhe ensina sobre o "gostar".

Assim é cumprida uma das tradições das séries Precure. Asumi encontra seu "comestível representativo".

"Gostar" nem sempre é fácil, mas é prazeroso. É algo que queremos fazer, não importa o que aconteça. Não se trata de lógica ou de algo a ver com uma missão. É lúdico. É... gostar. E Chiyu mostra isso, não com palavras, mas com o exemplo.

Esse estilo de narrativa é ótimo. Dá espaço para a apresentar a nova personagem, mas sem tirar o brilho das outras Cures, que também mostram suas qualidades e personalidades. Como Chiyu, que na volta da escola fica encucada e se pergunta se não deixou Nodoka preocupada ao mencionar que Asumi ficou em casa sozinha com Rabirin e Latte. Isso é bem próprio da personagem, conforme conta Natsu Yorita, que a interpreta, em uma entrevista.

E todas ajudam Asumi sem querer nada em troca. Só pelo desejo de ajudar, o que condiz com o tema do desenho.

Sabedoria da Chiyu-chi.

Curiosamente, a oponente da vez é Shindoi-ne, que também é movida pelo "gostar". Nesse caso, o seu amor pelo Rei Patógeno. Aqui é exposto outro aspecto desse sentimento, que às vezes pode ser conflituoso. E nisso, Asumi mostra o que aprendeu. Que não há nada de errado em se gostar de algo ou de alguém, mas que não se deve destruir o que os outros gostam por isso.

As palavras de Asumi são daquelas que tem que se emoldurar e pendurar na parede.

Mais uma vez, Daruizen mostra que é um profissional e entrega a Shindoi-ne uma das Mega Partes, lhe contando sobre o que isso faz. Ele não parece desejar glórias ou honrarias. O Patógeno apenas preza pelo trabalho feito, apesar de sua atitude blasé.

Não guardar a vantagem só para si em nome de um trabalho maior. Isso é comportamento organizacional...?

Na parte de luta, as Cures finalmente tomam conhecimento de como os inimigos usam as Mega Partes para forçar a evolução dos Megapatógenos. E novamente é retratado que ao se derrotar o monstro, a infecção até regride, mas os danos físicos não. Interessante colocar isso, uma vez que um dos temas é "médico". Isso dá o sentimento de urgência necessário, sendo que existem coisas que as Cures não conseguem consertar e por isso é necessário derrotar o monstro antes que cause danos irreparáveis.

A infecção regride, mas os danos ficam.

O episódio também tratou da superproteção, o que é uma mensagem para os pais. E também sobre a preocupação e do porquê deles às vezes darem broncas, o que é uma lição para os filhos. Excessos às vezes acontecem, mas é sempre bom respeitar os sentimentos do outro. Os pais não precisam reprimir os filhos em demasia, sufocando suas liberdades. Os filhos por sua vez, precisam entender que seus pais às vezes dizem "não" por se importarem com eles. Quando esses sentimentos se encontrarem, haverá a harmonia. Como Nodoka ao falar de sua mãe. E aqui se fecha a lição de Chiyu para Asumi.


O roteiro de Mutsumi Itou, como sempre é muito bom, dando espaço para todas as personagens e ao mesmo tempo focando em um tema definido. Outro aspecto a se ressaltar é o desenho, supervisionado pelo veterano Ken Ueno, especialmente nos closes. As Cures ficam muito bonitas e uma amostra de seu trabalho pode ser conferida em um episódio de Smile!. Entre os artistas também é possível ver o nome de Nobuyoshi Hoshikawa, outro veterano que desenhou todo o capítulo 112 de Saint Seiya.

Chiyu é naturalmente bonita. E sua beleza fica ainda mais ressaltada. 

No próximo episódio, Asumi vai aprender sobre o que é o "bonitinho", ao encontrar um filhote de cão na clínica veterinária da família de Hinata.




Semanal da Chiyu-chi

De novo teve um monte, mas vai esta que talvez não seja mais vista com frequência.



Extra: Healin' Good♥Pretty Cure Dream Stage♪


Está em andamento no Japão o circo-show de Healin' Good, como foi feito com outras séries. A história é original, tendo como pano de fundo o Festival Musical da Convivência, na cidade Sukoyaka. Asumi decide participar com sua harpa, mas os Patógenos planejam infectar o instrumento, transformando-o em um monstro.

Esse tipo de show é bastante comum no Japão e as trucagens e a linguagem usadas são iguais aos de Ultraman, Kamen Rider ou Super Sentai, com participação da platéia, que tem a oportunidade de torcer gritando "Ganbare" (algo como "Coragem!") em determinado momento, quando os Heróis estão em dificuldades. Isso é tradicional e faz parte do show, como as Luzes Milagrosas dos especiais de cinema.

As cenas de ação são caprichadas, com muitas acrobacias, às vezes com as Cures aparecendo no meio da platéia de repente. Os ataques com raios são improvisados com holofotes, efeitos pirotécnicos e uma enorme tela no fundo. São usadas várias portas escondidas e passagens secretas quando os personagens entram e saem de cena. Um dos grandes atrativos desses shows é ver como representam situações do desenho somente com os recursos disponíveis.

E claro que o foco é nas crianças, que têm a oportunidade de participar em números de dança e se maravilharem com eventuais aparições-surpresa de Cures de outras séries, o momento em que elas mais vibram. Depois do show, é possível tirar fotos com as Heroínas e algumas vezes conseguir autógrafos delas. Esse tipo de teatro já existia na época de Ultraman e o estilo foi refinado pela Oono Kenyukai, nos shows do primeiro Kamen Rider.

Existem vários desses shows no Japão e se destacavam os Action Stages do espaço Porto Europa, na cidade turística Wakayama Marina City, que eram bem luxuosos. Como seu nome diz, era dada ênfase à ação, usando cabos com os atores dependurados em algumas cenas a uma altura de 7 metros. Mas o espaço foi fechado devido à crise do COVID-19, até que a situação melhore.

Também há encontros em que é possível trocar um aperto de mão com os personagens em shopping centers. E em um deles, para comemorar a Black Friday, houve um com a Cure Black no sábado e com o Kamen Rider Black RX no domingo.

O show desta vez é realizado pela companhia Gekidan Hikousen, passando por várias províncias como Hiroshima, Kagawa, Saitama e Tóquio. O roteiro é de meu Mestre, Yuji Kobayashi, que fez as histórias de vários desses shows para outras franquias de super heróis japoneses. Ele também cuidou das histórias da Yayoi em Smile! e da Elena em Star☆Twinkle e atualmente trabalha em Ultraman Z. A direção é de Keiji Ichimura, que tem cuidado dos shows de Precure da companhia, nos últimos tempos.

Obviamente serão tomadas as precauções devido à pandemia, seguindo orientações do governo e das associações locais.



Mais Opiniões:


Netoin![N! Drops] Ago'2020 #37: não se vá, Latte!


Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE Episode 22 Impressions



Mel-chan:



2 comentários:

  1. Olá!
    Acima do excelente roteiro o visual do traço foi completamente um show! Com as matérias do blog agora ficou mais fácil de saber quem são as pessoas que produzem cada episódio. As artes do Yuu Saitou sempre chamaram atenção outras séries Pretty Cure. A propósito, acho que ele e outros artistas que trabalham pra franquia também estavam presentes na série "Ashita no Nadja". Em certos episódios logo via a semelhança nos traços.
    Não somente a mensagem sobre a superproteção, o gostar, o sentir-se vazio e querer desaparecer, mas as falas das personagens vão sendo bem articuladas com os temas. Impressionante como a Asumi vai captando tudo tão rápido, dizendo coisas que nós humanos demoramos muito a compreender. A Chiyu tem sido uma grande mestre, cheia de ensinamentos ricos para levar as amigas e aos telespectadores. De todos os Byogens, o Daruizen se mostra bastante focado em fazer o serviço. Às vezes preguiçoso, porém decidido. Provavelmente essa seriedade será abordada no desenrolar, isso já é outra característica dele.
    E que legal este "Healin'Good Pretty Cure Dream Stage"! Já assisti alguns pelo youtube e realmente são grandes espetáculos. Embora sejam voltados para crianças estes são muito bem feitos, usam sonoplastia idêntica ao dos animes e tem muita ação.

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    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Eu acho que é sempre bom dizer quem faz o que para que todos saibam quem teve os méritos. Que tem um monte de gente lá trabalhando para o nosso entretenimento. E eles quebram a cabeça para pensar em histórias que são divertidas e que têm uma mensagem.

      Chiyu tem se mostrado bem como a "sabedoria" do grupo, assim como Hinata é a "emoção" e Nodoka é a "sensibilidade". Todas e cada uma delas tem algo a ensinar para Asumi, e para todos nós que estamos olhando. Essa frase que a Asumi disse para a Shindoi-ne foi excelente!

      Um ponto positivo do Batetemouda ter ido embora foi que agora os outros Byogens não ficam tão apagados e dá para ver melhor como cada um é. Daruizen em especial tem me chamado a atenção pelo seu "profissionalismo". Ele não parecia tão convicto, mas na verdade faz seu trabalho de forma calma, discreta, mas competente.

      Vi um desses shows de Happiness Charge e fiquei de boca aberta ao ver as Cures dependuradas em cabos. Ou pulando em buracos na parte de trás do palco para saírem de cena, e com lutas com acrobacias com todos os três Generais. Espetáculo!

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