domingo, 23 de maio de 2021

HE-LOW THE FINAL - O Último(?) Crowdfunding em Tokusatsu

 

Satoshi Takaumi, o herói gigante Ult Roman estava enfrentando um monstro, mas no meio de uma luta violenta, ele acaba voltando ao tamanho humano.

"Por que não consigo ficar gigante?"

Por outro lado, Akagi está empolgado por estar fazendo sucesso como produtor de conteúdo em um site de vídeos e Motooka, viciado em apostas, simplesmente desapareceu.

Conseguirá Takaumi ficar gigante enquanto um alienígena planeja uma nova tentativa de invadir a Terra? Akagi conseguirá recuperar seu senso de justiça? E o que Motooka está fazendo?
Conseguirão eles recuperar seu brilho de herói? E conseguirão proteger a Terra?

Se o Crowdfunding conseguir recursos o suficiente, este filme marcará o final adequado para uma série que ser propõe a ser o Tokusatsu da Nova Era.

HE-LOW THE FINAL

- Tradução rudimentar da sinopse.


Hassei Takano está de volta, dois anos depois do filme anterior, HE-LOW THE SECOND. E junto com ele também estão juntos nessa empreitada seus companheiros Takeshi Yoshioka (Gamu Takayama/Ultraman Gaia), Takamasa Suga (Shinji Kido/Kamen Rider Ryuki) e Takaya Aoyagi (Shouta Hebikura/Juggrus Juggler).

Na ordem do texto, Takeshi Yoshioka, Takamasa Suga e Takaya Aoyagi.

O primeiro filme teve como protagonista Shusuke Akagi (Aoyagi), o Gogo Red, líder de um time de "heróis coloridos". O segundo foi focado em Hiroshi Motooka (Suga), o Slider Kamen Ryukishi, o "herói motoqueiro". E agora será a vez de Satoshi Takaumi (Yoshioka), o "herói gigante" para fechar a trilogia. Cada herói é uma paródia do papel que cada ator interpretou, com exceção de Aoyagi, embora ele tenha sido o capitão de um time em Ultraman Z.


Desta vez eles pretendem produzir o tipo de filme de Tokusatsu mais difícil de todos, o de um herói de tamanho gigante enfrentando um monstro. Isso envolve o uso de vários tipos de efeitos especiais além das explosões e raios. Também tem fantasias e maquetes, o que consome muitos recursos, assim como Computação Gráfica. E para isso, mais uma vez, eles lançam mão do Crowdfunding, mudando a plataforma para a Motion Gallery.

A previsão (intenção) é de que o filme tenha um clima de "All Stars", reunindo vários atores e estão sendo feitas tratativas para isso. No anterior, além do pessoal anunciado em outras matérias, também houve a presença de Takayuki Tsubaki (Kazuma Kenzaki/Kamen Rider Blade), Ray Fujita (Rei Suzumura/Cavaleiro Prateado ZERO) e Hirochika Muraishi, o diretor de Cybercop Os Policiais do Futuro e de várias séries Ultra de Tiga a Mebius e também em Gridman. Vamos ver se a equipe de Takano vai conseguir convencer mais gente a participar. Koji Moritsugu (Dan Moroboshi/Ultra Seven) mencionou o filme, mas sua presença não está confirmada ainda.

Trailer de HE-LOW THE SECOND. Quantos atores você consegue reconhecer?
E já anunciando o terceiro, que seria THE FINAL.

Para o roteiro foi chamado Kei Taguchi, que trabalhou nas séries GARO desde os conceitos, junto com Keita Amemiya e o diretor de ação Makoto Yokoyama. E recentemente foi contatado por Masahiro Inoue, o Tsukasa Kadoya/Kamen Rider Decade, e Jinga em GARO: GOLDSTORM Sho, para um outro projeto nesse sentido, com a intenção de se fazer um "herói de tokusatsu rosa" (rosa mesmo, não é magenta), só que para o YouTube. 

Mas isso é assunto para outra matéria (se houver)...

Masahiro Inoue negociando com Taguchi (usando uma máscara)

E o design do Ult Roman ficará a cargo do mestre Hiroshi Maruyama, que fez os visuais dos personagens das séries Ultra de Tiga a ULTRASEVEN X, passando por Ultra Galaxy e Ultraman Orb THE ORIGIN SAGA, e também em SSSS.GRIDMAN e SSSS.DYNAZENON, assim como os monstros Phantoms de Kamen Rider Wizard.

Artbooks de Hiroshi Maruyama.

Como supervisor de produção continua Nobuhiro Suzumura, que trabalhou em várias séries de Toei e está envolvido no projeto desde o primeiro filme.


O projeto de Crowdfunding começou em 22/05/2021 e juntou dois milhões de ienes, sendo que a meta é de dez milhões. Os pacotes de contribuições são parecidos com os de até agora, com um mínimo de 5.000 ienes. O DVD do filme, com uma capa exclusiva, será fornecido a quem contribuir com mais de 7.000 ienes, somente para residentes no Japão. Provavelmente estará disponível para venda aberta na loja de brinquedos Toy's Seiya no Japão. Infelizmente não envia para o exterior.

Os recursos serão utilizados para pagamento do cachê dos atores, confecção de roupas, despesas com edição de efeitos, refeições para a equipe e para as recompensas para os contribuintes. E também eles planejam usar um câmera de alta-velocidade como nos filmes de tokusatsu com monstros gigantes, assim como fantasias e maquetes. Ou seja, vai exigir bastante dinheiro.

A previsão é de que os preparativos comecem em junho ou julho. As filmagens começariam em outubro e a edição em setembro, para tudo ficar pronto para a primeira exibição de testes em dezembro de 2021. Porém é óbvio que podem ocorrer imprevistos e atrasos, especialmente considerando a situação atual. E parte do dinheiro será usado para as medidas de segurança contra o COVID-19.

A contribuição pode ser feita de fora do Japão usando-se um cartão de crédito internacional. Mas obviamente não trará recompensas. A mínima, de 5.000 ienes, fica em aproximadamente R$ 260,00 na data da matéria. É só para quem quiser contribuir mesmo, sem visar nada em troca.


O diretor Takano comenta que o projeto começou pensando em algo como um filme caseiro, feito por alunos da universidade. Não foi fácil, pois desta vez ele mesmo tinha que tomar as decisões sobre os rumos e sobre como obter recursos, não se limitando à direção do filme. 

Também não tinha muito conhecimento sobre como funcionava o Crowdfunding, mas ficou surpreso com tantas contribuições. Isso permitiu que o projeto tomasse forma, chamando pessoal especializado na área e logo as condições de filmagem ficaram bem próximas às de grandes empresas da época em que Takano trabalhou como ator.

E este filme marcará o fim de uma saga. Pessoalmente estou surpreso ao ver o quão longe foi o projeto que teve uma ideia maluca de se fazer um "filme de heróis". E que não fala de heróis virtuosos, mas de pessoas comuns até com vícios como o Motooka, que é apostador compulsivo. Tanto que no trailer ele define a jogatina como "sua família, o sol de sua vida" e acima de tudo... "uma aposta". Exatamente o que foi HE-LOW.

O filme é uma paródia, uma sátira aos seriados de Heróis de Tokusatsu, retratando-os de forma impiedosa e jocosa. Mas vendo bem, é um projeto que parece um sonho para um fã do gênero. Afinal reúne pessoal de várias séries, superando as barreiras de empresas produtoras. Gente que trabalhou tanto na Toei, quanto na Tsuburaya, na Toho e na Tohoku Shinsha.

E mais, é um projeto em conjunto entre Takano e Yoshioka, que foram respectivamente o Ultraman Agul e o Ultraman Gaia no mesmo seriado. E ainda tem Suga, que foi Ryuki enquanto Takano foi Raia em Kamen Rider Ryuki. Parcerias sólidas que já fazem quase vinte anos.

Apesar de ter trabalhado em uma série recente, Aoyagi não deixou para trás o projeto HE-LOW, ao mesmo tempo em que planeja continuar UNFIX junto com o diretor Kiyotaka Taguchi. Um ator que não sabia nada sobre Tokusatsu agora está em várias produções do gênero, inclusive algumas caseiras, sem grandes somas.

Não se sabe ainda se haverá uma nova série ou um novo projeto. A partir de agora é conjectura minha, mas uma possibilidade é um "HE-LOW THE NEXT GENERATION", desta vez incluindo um "herói dourado", visto que agora tem gente de GARO envolvida. Ou um "herói ninja" chamando Takumi Tsutsui mais uma vez, embora ele já tenha feito algo assim. Mas é provável que não, embora todas as minhas previsões sempre acabem errando... para minha alegria.


Finalmente, um vídeo com fotos da produção do primeiro filme em que aparentemente todos se divertiram muito.



4 comentários:

  1. Escritora e que ideia interessante, conseguir recursos pra fechar uma história tokusatsu independente e feita com pessoal que curte tais produções. Muito cara das produções independentes que há por aí, só que, feita por gente que trabalha na área.
    O clima disso me fez relembrar de Akibaranger e Changerion, uma cruza destas duas séries incomuns da Toei: tem o lado incorreto e cômico de um, algo caseiro e feito com poucos recursos do outro. Sim, já assisti a ambas as séries e a segunda citada tem umas sacadas bem bacanas, costumo rever o ep 33, onde revela a identidade do aliado do protagonista, pena que a série acabou sendo cancelada após 39 episódios.
    Outra neste estilo mais caseiro, com cacife saído da Toho foi "Guyferd": este teve mais carinho e os visuais dos inimigos e do protagonista são bem-feitos, o que dá nome pra série me fez lembrar de "Guyver", uma produção que teve OVA's, dois filmes live action ocidentais e uma série de TV.

    Agora é questão de tempo pra dar chance de ver "Ultraman Gaia", muito por causa dos atores que fizeram os portadores dos ultras, que amizade deles, surpreende serem amigos até hoje, muito legal. No momento, revendo "Ultraman Z" e bem, vou adiantar isso: não gostei da personalidade do ultra, achei um baita retrocesso em comparação com "Ultraman Taiga" e quero ver se isso muda até a reta final. Apesar de ter suspeitas que isso vai ficar deste jeito, se isso foi de propósito da produção, até perdoo, em partes; caso não, fica minha indignação.
    E, grata por ter lido a fanfic de ultra: gostei de saber como foi sua leitura. Até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Acompanhei o projeto HE-LOW desde o começo e desde então tenho visto outros nesse sentido, como esse outro do Masahiro Inoue. Achei a ideia louca, mas é incrível como eles não só conseguiram como também chegaram ao terceiro filme. Espero conseguir os DVDs um dia. E nesse sentido tem o UNFIX também, com um monte de gente das séries Ultra.

      Uma coisa engraçada é que o ator de Changérion, o Takashi Hagino, participou dos filmes anteriores e talvez venha para este também. Se bem que ele está diferente, mais parecido com o Ouja de Ryuki.

      Gaia é um bom seriado e recomendo. Tem uma mensagem bem forte e depois deu as bases para o próximo, Cosmos, que está em exibição agora no Canal da Tsuburaya no YouTube. Esse também tenho gostado e recomendo. É bom aproveitar que está no começo agora e passar a acompanhar (https://www.youtube.com/playlist?list=PLwDaeL3aOb-yNs6KinJgyxFX157btPuU7).

      E admito, tem vezes que o Z é um mala. O Zero que o diga. Mas isso é que eu acho engraçado. O grande negócio no seriado para mim é o Sevenger e o Haruki. E, claro, o Hebikura.

      Demorei um tempo para ler, já que era bastante coisa. Mas deu para ver que escreveu com paixão.

      Excluir
  2. Eita! Já estão no terceiro filme! Que legal! E vi que o projeto já está com mais de três milhões nas contribuições, um bom sinal, tomara que dê tudo certo. Será que nos outros alguém fez aquela maior contribuição pra ficar com um dos trajes?

    É uma pena que não tem onde assistir, podiam lançar em formato VOD para os outros países.

    Que legal que convidaram o Ray Fujita no segundo, ele é o cara mais carismático das séries GARO, e é bem entusiasmado com heróis, então deve ter sido fácil convencer ele a fazer uma ponta no filme. Agora que o Mamoru Miyano está envolvido com tokusatsu, seria bem legal se ele fizesse uma pontinha também hehehe


    Um herói de tokusatsu rosa? Eu achava que o Kamen Rider Ex-Aid meio que já se encaixava nesse título. Mas pelo visto a ideia do Masahiro Inoue é que o rosa seja algo com todo um conceito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Eu também não acreditei que eles fossem chegar tão longe. Mas ainda estão juntando os fundos e sem isso não vai dar para começar. Mas devem conseguir, sim. Teve alguém que pegou o traje, mas não se sabe quem é. Talvez algum diretor titular que é louco por Tokusatsu...

      E até tem na Amazon Prime Vídeo do Japão, mas não aqui. Procurei feito um louco, mas não tem mesmo. Quem sabe um dia?

      Depois que escrevi a matéria, chamaram mais um monte de gente para participar. E fiquei surpreso com o Ray Fujita. Com isso são dois de GARO, além do Kenji Matsuda. Realmente é um elenco de encher os olhos para um fã de Tokusatsu. Já o Miyano vai ser difícil. O cachê dele deve ser igual ou até o dobro do valor que estão arrecadando.

      O Kamen Rider Decade era magenta, mas todo mundo dizia que ele era rosa e o personagem sempre corrigia (algo como "é Katsura e não Zura"). E acho que a intenção é fazer um herói diferente do que ele era. Parecido, mas diferente. Só que vou ter que ver os outros vídeos para saber o que é exatamente.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html