sábado, 1 de maio de 2021

S.H. Figuarts Kamen Rider Vulcan Shooting Wolf

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Fuwa Vulcan em sua forma Shooting Wolf, do seriado Kamen Rider Zero-One, feita pela Bandai.



1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Com o advento dos Humagears foi preciso instituir novas leis e criar órgãos regulamentadores. Um deles é a A.I.M.S. (Artificial Intelligence Military Service), uma força militar que também tem poder de polícia para deter a ameaça de terroristas que se usam dos Humagears como a Metsubou Jinrai.net.

Isamu Fuwa é o capitão de uma das tropas da A.I.M.S. e usa um armamento experimental, o A.I.M.S. Shot Riser, para se transformar no Kamen Rider Vulcan. Há doze anos, ele presenciou os eventos do Day Break, um acidente em que uma explosão devastou uma cidade inteira. Mas Fuwa estava lá e testemunhou uma revolta em massa dos Humagears que causaram esse desastre. Desde então os vê como máquinas assassinas e jurou destruir a todos.

Só que essas informações não existem em nenhum banco de dados e Fuwa acredita que foi a Hiden Intelligence que usou seus recursos para acobertar e por isso também vê a empresa como corrupta e podre, visando lucro à custa de vidas inocentes.

Determinado e convicto, Fuwa não obedece a regras ou protocolos. Pelo contrário é ele quem faz as regras, ou melhor ele é as regras. Mas não faz isso por maldade, e sim devido ao seu trauma e ao temor dos Humagears causarem dor e sofrimento aos seres humanos. Por isso Fuwa tem vários atritos com Aruto, que vê os Humagears como parceiros. E esse contato aos poucos opera mudanças em Fuwa.

Apesar de parecer irascível e cabeça dura, Fuwa não é uma pessoa ruim e tem um lado bem inesperado... 


A A.I.M.S. utiliza tecnologias desenvolvidas pela empresa Zaia Enterprises, que envia uma consultora técnica, Yua Yaiba, para supervisionar o uso desses equipamentos. Entre eles está o A.I.M.S. Shot Riser, uma pistola que acoplada a um cinto e usando uma ProgRise Key permite que seu usuário se transforme em um Kamen Rider. A Zaia também foi uma das empresas que colaborou na criação dos Humagears, inclusive no lançamento do satélite artificial There.

A Lei Especial da Inteligência Artificial foi instituída de modo a impedir o mau-uso dos robôs, com várias cláusulas, entre elas:

Cláusula Nº 1: O Humagear não deve causar danos aos seres humanos sob nenhuma circunstância e sob nenhuma hipótese.

Cláusula Nº 6: É proibida a fabricação de Humagears com a aparência de uma pessoa real sem sua autorização prévia e expressa.

Obs.: estas foram as cláusulas apresentadas na série. Não existem materiais com as demais.


Fuwa foi interpretado por Ryutaro Okada, que tem uma personalidade bem diferente do personagem. Animado, alegre e brincalhão, Okada tem um canal no YouTube onde tem vídeos de gameplay e na época de Zero-One fez vários contando sobre os bastidores das filmagens e comentando os episódios. Ele é formado em Direito na Universidade Waseda e grande fã de ONE PIECE. Seu personagem favorito é Marshall D. Teach, o Barba Negra.

Okada também sabe cantar e publica vídeos nesse sentido. Aqui uma com Honesty, de Billy Joel. Sua pronúncia do inglês é muito boa.

Junto com a Mascote Fuwa, de Star☆Twinkle Precure.

Em uma conversa com Fumiya Takahashi, o Aruto/Zero-One, Okada conta que a primeira cena com os dois juntos foi a do 2º episódio, discutindo no heliporto do prédio da Hiden Intelligence. Fuwa teria que encarar Aruto, mas Okada não sabia o quanto poderia aproximar o rosto do de Takahashi e achou que chegou perto demais. Mesmo assim deram o OK e a cena foi ao ar.

Apesar dos atritos entre os personagens dentro do seriado, nos bastidores os dois atores eram bem amigos, até com um indo à casa do outro e Takahashi uma vez cozinhou para Okada.

O conteúdo da caixa. Vem com vários pares de mãos e ainda por cima várias armas. Inclusive uma que deveria ter vindo com o Zero-One.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Esta forma é baseada em um lobo e existem elementos do animal espalhados em todo o corpo, representados em azul com pintura metálica.

Close da cabeça. Extremamente bem representada. A máscara não tem "linhas de lágrimas", mas elas aparecem no rosto de Fuwa na hora da transformação.

No alto da cabeça existem essas protuberâncias que lembram orelhas de lobo.

As serrilhas dos lados. São bem afiadas e machucam se pegas de mau jeito.

Detalhe da placa peitoral, assimétrica, com a Rider Form do lobo, em azul, cobrindo a armadura básica, branca, a Rise Base Actor.

O braço direito é coberto pela Rider Form do lobo, formando uma couraça azul. O braço esquerdo é mais simples, deixando o traje Rider básico à mostra. A pintura dos detalhes é precisa.

A ombreira direita, com pontas e formato mais complexo. A parte de dentro é pintada, como no original.

Por outro lado a ombreira esquerda é simples, embora a pintura seja precisa.

Detalhe da placa ventral, intrincada.

O cinto de transformação, o A.I.M.S. Shot Riser, que também funciona como a arma do Fuwa.

No cinto também existe o segurador para ProgRise Keys e o fecho na parte de trás.

A placa da virilha é o próprio traje Rider, sem couraças extras.

Detalhes dos joelhos, que seguem o mesmo raciocínio dos braços.

A perna direita, com partes pontiagudas e várias marcas.

A perna esquerda, bem mais simples

O pé direito tem garras e moldes que lembram a pata de um lobo.

As solas dos dois pés têm marcas que lembram pegadas de animal.


3. Articulações


O pescoço tem boa mobilidade.

As ombreiras maiores permitiram colocar mecanismos que fazem com que o Vulcan consiga erguer bem os ombros. Uma melhoria em relação ao Zero-One.

E os ombros podem se estender mais um pouco, permitindo juntar os braços à frente do peito. Mais uma melhoria.

Em ambas as mãos os pulsos se movem bem. Só é preciso tomar cuidado com a posição do braço, sendo que o conector do pulso fica na diagonal e dependendo da orientação pode limitar um pouco a angulação.

O tronco se move bem.

E ele não dobra a ponto das partes da placa peitoral roçarem no cinto.

As pernas têm boa abertura e são extensíveis, mas não se retraem totalmente.

As coxas giram.

Apesar do formato diferente, a gama de articulações das duas pernas é igual.

Os tornozelos possuem articulações multidirecionais bem funcionais.


4. Acessórios


Estão incluídos cinco pares de mãos. Todas as direitas têm a placa em forma de garra no dorso.

As mãos esquerdas são mais simples.

A.I.M.S. Shot Riser é removível. O problema é que depois de tirada escapa a toda hora e é preciso cuidado para não perder.

A Shot Riser é extremamente detalhada, intrincada, fiel ao original.

Existe uma janela por onde é possível ver a Shooting Wolf ProgRise Key.

Assim como no Zero-One, a chave é removível.

E é bem detalhada, com o símbolo do lobo. Não tem partes transparentes como no original, mas ainda assim funciona bem.

Junto com a Rising Hopper do Zero-One, em que a lingueta é amarela.

Até é possível trocar as chaves um com o outro. Só que a Shooting Wolf não entra totalmente.

A arma pode ser segurada por esses dois pares de mãos.

Está incluída a Attach Calibur no modo espada, que deveria ter vindo no Zero-One.

A modelagem é intrincada, inclusive na lâmina, que tem serrilhas.

O cabo e o corpo também tem vários detalhes esculpidos.

A parte de baixo é vazada, simulando o espaço para guardar a lâmina quando é dobrada. Mas não há dobradiças para representar a modo retraído.

A parte de cima com o cabo.

Na parte de trás tem um slot para as ProgRise Keys e para um upgrade futuro.

A Rising Hopper até entra, mas na verdade ela deveria ficar fechada.

A espada pode ser segurada por esta mão.

Comparação com o modo valise que vem com a Is. A valise é compacta, mantendo as proporções do modelo usado no seriado. O mesmo é dito da espada. Provavelmente foi para representar isso que optou-se por não fazê-la dobrável.

Uma pequena diferença é que o gatilho é pintado no modo valise e na espada não.

Também está incluída a Attach Shotgun, desenvolvida pela A.I.M.S., no modo de ataque.

É altamente intrincada e detalhada. Só que a "telha" não é móvel.

A boca do cano é esculpida, inclusive com vãos, e destacada com pintura dourada.

A parte de cima tem o espaço para acomodar o cano dobrado, mas na figura não é possível representar essa característica.

Detalhe do corpo com o cabo. Tem várias marcas e relevos.

Na parte de trás tem um slot para as ProgRise Keys.

Esse é o único jeito de colocar. Mas na verdade deveria ser fechada, como um cartucho.

As mãos para segurar a arma.

As armas também podem ser seguradas pelo Zero-One, que já vem com as mãos para isso. Então por que não incluíram a espada desde o começo?


5. Ação


- Vou acabar com todos os Humagears!

- Espere, Fuwa! Essa chave não abre sem minha autorização!
- Não quero saber! Eu sou as Regras aqui!
Yua alerta Fuwa, que tenta abrir a Shooting Wolf ProgRise Key à força...

... e consegue!
Depois dessa, Fuwa passou a ser chamado pelos fãs de gorila e de fato, mais tarde...

BULLET!
Fuwa aciona a ProgRise Key...

AUTHORIZE!
... e a insere no Shot Riser, forçando a autorização.

Kamen Rider... Kamen Rider... Kamen Rider...

- HENSHIN!

SHOT RISE!

A bala volta e se abre, para se tornar uma cápsula com a Rider Form do lobo...

.. e Fuwa a soca, liberando os componentes que formam a armadura do Rider.

SHOOTING WOLF!
The elevation increases as the bullet is fired.

Neste vídeo existem instruções de como utilizar.

Obviamente, Fuwa se especializa em combate com a pistola...

... mas também é bom com combate corpo-a-corpo.

BULLET!
Golpe final. Primeiro Fuwa aciona a ProgRise Key.

E dispara quatro balas em forma de lobos, que se transformam em estacas e prendem o inimigo na parede.

BULLET SHOOTING BLAST!!!
Depois é disparada uma poderosa bala que destrói completamente o inimigo. E atravessando qualquer obstáculo no caminho.

Mais tarde, a A.I.M.S. desenvolve a Attach Shotgun, que é dada a Fuwa.

O problema é que o "coice" é muito forte e um tiro já o joga para trás.

Mas com o tempo, ele pega o jeito da coisa e consegue usar melhor a arma.

As ProgRise Keys dão outras propriedades e ataques para a arma, como a Revolver Hedgehog, que permite disparar tiros rápidos de agulhas ou em uma rajada.

JUMP!

ProgRise Key confirmed. Ready to utilize.
GRASSHOPPER'S ABILITY!
A Attach Calibur também funciona assim, com a chave inserida em um slot do cabo.

RISING KABAN STRASH!!!

RISING KABAN STRASH!!!
O ataque especial da Attach Calibur usando a Rising Hopper Progrise Key. Bastante usada pelo Aruto. Então a espada deveria ter vindo com o Zero-One, mas...

- Me empresta isso aqui!
- !

- Is! Me passa a...

- Hein?!
- ......

- Devolve a minha espada!
Sendo honesto, o Fuwa já usou a Attach Calibur ao roubar pegar emprestado da Is.

E até que conseguia manejar bem.

BULLET!
ProgRise Key confirmed. Ready to utilize.
Fuwa insere a Shooting Wolf para preparar o golpe final.

WEREWOLF'S ABILITY!!!
(Por que "lobisomem" eu não faço a mínima ideia...)

Primeiro é disparar uma energia em forma de lobo...

... que também se transforma em estacas que prendem o inimigo na parede.

SHOOTING KABAN STRASH!!!
Daí é emendar um golpe giratório, que derrota o inimigo.

- Vai se preparando! Dependendo do que você responder, vai ser preso!
- P... Preso?!
O primeiro contato dos dois não é muito amigável, já que Fuwa desconfia que a Hiden esteja escondendo informações sobre caso de Humagears descontrolados.


- Nada mudou. A sua empresa continua podre, escondendo informações de que os Humagears são máquinas assassinas e se mantendo às custas do sacrifício de muitos.
Fuwa diz isso por ter testemunhado o Day Break. E ver o quanto os Humagears podem ser perigosos se descontrolados.

- Eu vou descobrir os crimes que sua empresa comete!
No começo, as relações entre Aruto e Fuwa eram péssimas, com conflitos de ideais. Aruto foi protegido da explosão da Day Break por um Humagear. Fuwa foi atacado por vários. Cada um deles tem suas razões. E essa foi a primeira cena em que Fumiya Takahashi e Ryutaro Okada se encontraram.

No começo, Fuwa achava que Zero-One era um novo tipo de Humagear e não uma pessoa (Aruto) com um traje.

Mas para provar que nem ele e nem a empresa tinham nada para esconder, Aruto se transformou em sua frente, uma vez quando foram buscar dados do que aconteceu no Day Break.

Com o tempo os dois vão desenvolvendo uma relação de confiança.

E os dois lutam juntos para proteger as pessoas da Metsubou Jinrai.net.

Em uma ocasião, Aruto se abala ao ver que existem Humagears que se revoltam por vontade própria. E começa a perder a fé em seu sonho.

E nessa hora...
- Que cara é essa?

- Você tem que fazer os Humagears aprenderem as coisas e ficarem mais espertos. Não é esse o trabalho da sua empresa?
Fuwa reconhece os esforços de Aruto e após passar por várias experiências, aos poucos muda seu jeito de pensar.
Essa é uma das cenas favoritas de Takahashi e Okada.

E Fuwa tem um ponto fraco bem inesperado. Ele é o único que consegue rir das piadas ruins do Aruto.

É algo parecido com a Chiyu, de Healin' Good♥Precure. Okada até fez piada com isso em um de seus vídeos. Em tempo, o "Uau!" da frase de efeito da Nodoka no original em japonês é "Fuwa~!".

Com esses três juntos dá para completar o Zero-One. Tanto nas figuras quanto no seriado, em que eles são os protagonistas. Uma pena que a Yua/Kamen Rider Valkyrie está bem inflacionada e vai ser difícil de conseguir.

- Eu não entendo. Você é um gorila?
- Gorila?! Escuta aqui, sua...
Fuwa também não é levado a sério nem pela Is, como no episódio 21 em que propôs abrir à força um aparelho com proteção de segurança por software. A bem da verdade, nem o Akinator o leva...

Kamen Rider Zero-One realmente me conquistou. Foi licenciado nos Estados Unidos para a Shout! Factory. E logo será lançado no Japão um V-Cinema com Fuwa pegando seu lugar de direito como o protagonista. Torço para que um dia a série venha para cá.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Vulcan, feita pela Bandai. Houve muitas melhoras em relação ao Zero-One, como as ombreiras móveis, dando maior abertura. A colocação das mãos é um pouco mais dura, mas nada prejudicial. A modelagem é perfeita. E o melhor: vem com armas, inclusive para o Zero-One. Sendo assim, pode-se dizer que os dois são um conjunto e o ideal é comprar ambos (e se possível a Is). Ou o Vulcan sozinho, já que o personagem mesmo é bem interessante e é o Herói do seriado, com bastante participação.




- Lembrem-se, pessoal. Eu sou o Koutaro. Este é o Isamu. Não confundam mais, tudo bem?
Será que se lançarem Zero-One no Brasil vão trocar o nome do Fuwa?

4 comentários:

  1. Escritora e até que enfim, temos nosso caro Vulcan pra fechar as figures de Zero-One; faltou a Valkyrie, caramba, a figure dela deve ser bem cobiçada pra estar em alta. Deve ter dado muito trabalho pra montar as cenas de ação, ainda bem que lembrou do fato dele ser o único que ri das piadas do Aruto.
    O personagem em si é bem legal, o carisma perante a personalidade forte e rebelde cai muito bem; a história dele é bem curiosa, mais quando descobre destas memórias... tem umas partes cômicas pra compensar as óbvias. Rimei sem querer...

    Caso "Kamen Rider Zero-One" seja dublado, não é como antigamente que era frequente mudança de nomes de personagens; o nome não soa estranho pela entoação, nem tanto. Vai que no máximo, façam um nome próximo do original, penso eu.
    E parabéns por concluir sua homenagem aos 50 anos de Kamen Rider, mais por trazer as figures de Zero-One, série da franquia que merece ser vista pelo pessoal.

    Espero novidades das figures da franquia Ultra: tá devendo um certo ultra que sei que tem, só precisa fechar o quarteto pra este entrar em ação. Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      A Valkyrie saiu por venda exclusiva e então existem poucos exemplares dela. Me arrependo amargamente de não ter pegado na reserva. Mas estava sem fundos, então...

      Zero-One tem efeitos bem característicos, então deu um pouco de trabalho para fazer os efeitos. E tentar fazer chutes sem suporte é bem difícil. Mas deu para trapacear um pouco e dar uns calhaus.

      E o Fuwa rir das piadas do Aruto não pode faltar de jeito nenhum. É uma das maiores características do personagem. Ainda mais associando com Healin' Good e lembro que dei muita risada quando soube que a Chiyu também ri de piadas ruins.

      Torço para que tragam Zero-One para cá. Não precisa ser dublado, mas acho que nos tempo atuais nem tem cabimento mudar os nomes, que podem ser facilmente encontrados pesquisando na internet. Fiz só uma piada com o fato de terem mudado o nome do Koutaro Minami para Isamu e agora termos um Rider com esse nome.

      E vamos ver se primeiro consigo terminar a fotoestória. O Zero vai aparecer, então queria fechar essa antes. Para então contar minha versão de como ele se torna o Beyond, que vai ser bem diferente.

      Excluir
  2. Show de review!

    Pelo visto o Fuwa é o badass da série, o que contrasta bem com o Aruto (apesar de rir das piadas dele). A personalidade dele me parece bem justificada, ele viu o pior dos Humagears então é de se esperar que ele acabe generalizando dessa forma. Pela descrição ele tem um jeitão meio parecido com o Moroboshi de ULTRAMAN, bem autoritário e impiedoso.

    Ryutaro Okada tem varios talentos! Legal que ele faz vídeos de gameplay, adoro assistir esse tipo de conteúdo. E pelo visto ele joga os games do começo ao fim, o que é bem legal. Depois vou conferir os vídeos de Outlast, pra ver se ele toma uns cagaços hehehe. Lembro que ano passado mostraram uma foto dele de terno apontando uma arma (acho que é a Shot Riser) e disseram que ele ficaria bem como uma versão live action do Shinya Kogami de Psycho-Pass, e acho que ficaria mesmo.

    Mais uma figura fantástica, o visual dele é maneirão! O esquema de cores lembra o Metalder, e esses elementos de lobo funcionam muito bem, curti as serrilhas nas laterais do rosto, apesar de que esse tipo de detalhe realmente deixa o manuseio meio perigoso hehe. Interessante que no peitoral tem dois detalhes que parecem olhos, até dá pra imaginar uma cabeça de lobo ali. Essa pintura azul metálica é bem chamativa!
    Legal que a Shot Riser também tem uma parte da bela pintura azul metálica, ajuda a dar destaque pra peça. E se dão ao trabalho de botar partes removíveis em peças tão pequenas, incrível! Curti o emblema de lobo na chave.

    Agora sim incluíram as armas! Pelo visto tudo foi pensado para fazer com que a galera que pegou o Zero-One pegasse os outros dois também, já que ambos vêm com complementos pra ele.

    As sequências de ação estão incríveis! O golpe final do Fuwa parece aquele especiais de 3 barras que acaba com as lutas rapidinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      O Fuwa na verdade é o tipo que tenta ser sério mas acaba sendo engraçado. Ele não é tão frio quanto o Moroboshi e tem um monte de outros pontos fracos. E o Fuwa ainda tem uma superior que consegue peitá-lo numa boa.

      O Okada é um cara muito legal e muito engraçado. Não só o personagem como o ator ganhou muita popularidade. Os vídeos dele também são muito bons, especialmente um em que ele testa um game caseiro com aquelas carinhas chorosas.

      Tinha me esquecido de dizer, mas aqueles "olhos" na placa peitoral têm fundamento. Eles são o sistema de mira do traje e com isso o Fuwa consegue acertar quase qualquer alvo. E bem interessante que ele é assimétrico enquanto o Zero-One é simétrico no visual.

      Sinto que todo mundo ia pegar o Fuwa de qualquer maneira, então nem precisava usar esse recurso de deixar todas as armas com ele. Ou pior, o tiro saiu pela culatra já que provavelmente tem gente que pegou só o Fuwa por considerá-lo como o personagem principal. É bem difícil de prever o que vai acontecer, até para os fabricantes.

      Deu bastante trabalho fazer as cenas de ação e por isso atrasou a matéria. Ainda mais para saber como fazer os efeitos, já que não dava para aproveitar muitos do seriado. E os golpes são bem elaborados, primeiro prendendo para depois dar um ataque poderoso.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html