domingo, 9 de dezembro de 2018

HE-LOW2 - Mais Crowdfunding em Tokusatsu


Hiroshi Motooka é o Slider Kamen Ryukishi que, junto com seus antecessores, Kazemonji e Shiroyama, tem violentas batalhas com o Império Sugoinder. Porém, Kazemonji e Shiroyama sentiam inveja de Motooka, que monopolizava a popularidade entre as crianças. Diante de Motooka, que estava treinando sob a supervisão do "tiozão" Choubee para voltar a ser Herói, surge o terrível Kowainder Kamen. Quando Slider Kamen Ryukishi está em perigo, retornam aqueles que um dia lutaram ao seu lado.

E aparece aquele que está por trás de tudo. Quem será ele...?

- Tradução rudimentar da sinopse do filme

O projeto HE-LOW, de "Heróis fazendo um filme de Herói" foi um sucesso e teve boa repercussão. Nisso, o diretor/ator Hassei Takano e sua equipe resolveram fazer uma continuação, que começou com o nome provisório de HE-LOW2 e agora se tornou HE-LOW The Second, mais uma vez com financiamento coletivo, sem o apoio de grandes empresas.

(Atualização em 25/12/2018)


Anúncio da continuação

O filme anterior contava a história de Heróis, mas deixando de lado os conceitos de "Bem" e "Mal", sendo que a grande questão não era "O que é Justiça", mas sim "O que é Herói". Seria um mundo em que os Heróis seriam baixos (daí o título) e os Vilões se esforçariam para gerenciar as coisas para elas andarem. Um retrato debochado e impiedoso dos Heróis de Tokusatsu. E a proposta da continuação é a de desenvolver ainda mais este mundo. Para isso, Takano lançou mão novamente do crowdfunding, mas por outra plataforma, a Makuake em 26/10/2018.

Elenco reunido, com Kenji Ohba, o Gavan.
Todo o elenco do filme anterior estará de volta, incluindo Takaya Aoyagi (Juggrus Juggler em Ultraman Orb), Takeshi Yoshioka (Gamu Takayama, o Ultraman Gaia) e Takamasa Suga (Shinji Kido, o Kamen Rider Ryuki), que desta vez será o protagonista. E mais atores de renome no Tokusatsu estão se juntando a essa empreitada. Entre eles figura Daisuke Ban, que foi o protagonista Jiro em Kikaider e Kikaider 01, além de ser o herói Goro em Inazuman e Inazuman F, e Makoto Jin, o segundo Battle Cossack em Battle Fever J. Ele participou do filme anterior na última hora como o dono de uma loja de penhores que comprou os itens de transformação do Ult Roman (interpretado por Yoshioka) e do Slider Kamen (idem, Suga) e os acabou passando para frente.

Daisuke Ban
Herói Veterano

Também participará Kenji Matsuda, que foi Zanki/Kamen Rider Zanki em Kamen Rider Hibiki e fez várias participações na franquia. Outro papel foi como o Cavaleiro Makai Wataru Shijima/Baron em GARO ~MAKAISENKI~.

Kenji Matsuda
Kamen Rider e Cavaleiro Makai

Outro ator que integrará o elenco é Takumi Tsutsui, o nosso Toha Yamaji em Jiraiya, o Incrível Ninja, que esteve no Brasil em várias ocasiões. Ele próprio lançou um projeto de crowdfunding junto com Yuki Takasaka para financiar uma exposição comemorativa de 30 anos de Jiraiya.

O inesquecível Takumi Tsutsui

E recentemente foi anunciada a participação de Koji Moritsugu, o Dan Moroboshi/Ultra Seven. Ainda não se sabe qual será seu papel ou se ele apenas fará uma ponta, mas é bem provável que ele seja o "tiozão" (Oyassan) Choubee, tendo em vista sua atuação em Ultraman Leo, administrando penosos treinamentos ao herói-título. Ou pode ser "aquele que está por trás de tudo", considerando seu papel como Hiroshi Tennouji em Kamen Rider Blade. Outra possibilidade é que ele seja os dois ao mesmo tempo.

Ainda não tem foto divulgada.
Vai essa da versão S.H. Figuarts do Dan Moroboshi.

O roteiro ficou por conta de Atsuhiro Tomioka, que trabalhou na versão em desenho animado de Pokémon, inclusive na composição de série de algumas temporadas, além de várias obras que foram exibidas no Brasil como Bucky, Vandread e SAMURAI 7.

Atsuhiro Tomioka, o roteirista

Para fazer o desenho dos personagens foi chamado o quadrinista Tooru Fujisawa, autor de GTO (Great Teacher Onizuka) , que foi publicado no Brasil pela New Pop, e Kamen Teacher. Será dele a autoria do  visual do Slider Kamen Ryukishi.

Tooru Fujisawa, de GTO

Assim como no projeto anterior, o dinheiro será usado para os efeitos especiais, mais uma vez feitos predominantemente de forma analógica (SFX). E será introduzido o uso de wire-action, com os atores dependurados em cenas de saltos ou combate no ar, muito usado por Koichi Sakamoto. A equipe contará novamente com a supervisão do diretor Nobuhiro Suzumura, que ajudou no filme anterior e tem no currículo episódios das séries Kamen Rider desde Kuuga e das séries Super Sentai desde Dekaranger. Outros trabalhos foram em episódios de Pretty Guardian Sailor Moon, e Akibaranger e especiais de Power Rangers Samurai/Super Samurai.

Nobuhiro Suzumura
Supervisor

E pode vir mais coisa ainda. Takashi Hagino, que foi Takeshi Asakura/Ouja em Kamen Rider Ryuki, e o protagonista Akira Suzumura em Changérion, que participou do filme anterior foi convidado, mas ainda não respondeu. E não se sabe se Kenji Ohba vai participar desta vez.

(Atualização) Foram confirmadas as presenças de Mike Maki, que foi o Dr. Mondo Tatsumi em Go Go V (Five) e de Nobuyuki Ishida, o Kyoutaro Kagami e o herói-título em Mirrorman. O operador de câmera será Tomikazu Kamiaka, que exerceu a mesma função em Kamen Rider Amazons. O diretor Keita Amemiya mais uma vez desenhou o logo.


O projeto já bateu a meta inicial de 3 milhões de ienes em três dias do início e atualmente já conta com mais de 340 apoiadores, juntando uma quantia de mais de 5 milhões, quase chegando ao dobro do pretendido, embora seja só a metade do que o projeto anterior conseguiu arrecadar (dados da data desta matéria). Existem vários pacotes de apoio e desta vez é possível contribuir de fora do Japão. Infelizmente em nenhum deles será possível conseguir o DVD do filme. É só para quem quiser colaborar mesmo. Estes são os pacotes disponíveis:

Bebidas para a equipe: 3.500 ienes
A própria equipe comprará as bebidas e fará uma foto das garrafas com o nome do apoiador via mensagem privada pela Makuake. Será enviada por volta de março de 2019

Alimentação para a equipe: 5.500 ienes
A própria equipe comprará a comida e fará uma foto das embalagens com o nome do apoiador via mensagem privada pela Makuake. Será enviada por volta de março de 2019

Vídeo de Agradecimento e o nome nos créditos: 10.000 ienes
Será feito um vídeo de agradecimento com o elenco principal, que será enviado por um endereço secreto e o nome do apoiador aparecerá nos créditos do filme. Será enviado por volta de março de 2019.

Vídeo de Agradecimento personalizado e o nome nos créditos: 100.000 ienes
O mesmo do anterior, mas personalizado. É necessário que o apoiador coloque a pronúncia do seu nome.


Residentes no Japão têm acesso a outros pacotes além dos citados acima:

Vídeo de Agradecimento: 1.000 ienes
DVD e DVD de Making: 5.000 ienes
DVDs + Cópia do roteiro: 8.000 ienes
DVDs + Cópia do roteiro autografada por um dos atores: 11.111 ienes
Convite para participar do Evento de Exibição: 15.000 ienes
DVDs + Cópia do roteiro autografada por um dos atores + Nome nos créditos: 22.222 ienes
Convite para participar da Festa de Encerramento: 33.333 ienes
DVDs + Cópia do roteiro autografada por todo o elenco principal + Nome nos créditos: 55.555 ienes
Os itens acima + Convite para participar do Evento de Exibição e da Festa de Encerramento: 88.888 ienes
Pacote para empresas, com cinco de cada item acima: 300.000 ienes
Convite para participar do Evento de Exibição, com entrega de flores e presentes: 100.000 ienes
Participação em uma das cenas do filme: 150.000 ienes
O Traje do Gogo Red usado nas filmagens(!): 1.500.000 ienes


O endereço da página do projeto é https://www.makuake.com/project/he-low2/ e existe uma versão em inglês em https://www.makuake.com/en/project/he-low2/ com mais detalhes. É preciso ter um cartão  de crédito internacional para o pagamento e um endereço de e-mail para fazer o registro. É bem fácil e as instruções estão em inglês.

Esta parte não foi traduzida, mas é o espaço para colocar o nome do apoiador. Pode ser apelido.
Caso queira ficar anônimo, escreva なし (copie e cole esta palavra, se desejar).

Mais uma vez o aviso de que as gratificações para apoiadores de fora do Japão serão puramente simbólicas e não há um pacote que inclua o DVD. É só para quem quiser colaborar mesmo, sem perspectivas de recompensas materiais. O pacote mínimo, de 3500 ienes custaria por volta de R$ 120,00. Sendo assim é preciso pensar bem antes de contribuir. As doações serão recebidas até 26/12/2018. O filme tem previsão de ser exibido em junho de 2019.


Ia ser bom um pacote com o DVD para os apoiadores de fora do Japão. Tentei procurar o do filme anterior, mas só encontro em lojas que não mandam para o exterior e no mercado de usados sai a preços altos. Recentemente foi disponibilizado para streaming em sites japoneses. porém com bloqueio de região para países fora do Japão.

Por isso ainda não consegui ver, mas tenho lido impressões muito boas. De acordo com relatos, foram cometidas muitas ousadias, fazendo uma grande paródia aos Heróis de Tokusatsu, que arrancou gargalhadas dos espectadores. Um retrato jocoso, mas profundo do gênero. Alguns descrevem como uma mistura de Akibaranger com Yuusha Yoshihiko. O diretor Suzumura comenta na página oficial que "É um filme que nós (profissionais do ramo) não poderíamos realizar. Sem regras ou restrições, uma grande festa em que vale tudo. E é assim que deveria ser um filme".

Takano conta em uma entrevista que se trata de um filme feito para os fãs de Heróis de Tokusatsu, que poderiam rir de várias situações que são corriqueiras em obras do gênero. A palavra "Herói" geralmente passa a imagem de "Justiça", de alguém "estiloso", "legal". E nesta obra seria combinada com "Low", baixo em inglês, que teria a conotação de "baixaria", "infâmia". Ou seja, seriam "heróis de baixo nível", sujos e vis realmente, que falam palavrões e às vezes tratam mal as crianças longe das câmeras.

Os Heróis são elegantes durante a luta, mas e fora dela, o que acontece? Essa era a pergunta que Takano sempre se fazia ao participar de programas de Super Heróis. E quanto aos vilões, o que eles fariam depois de dominar o mundo? Para Takano as coisas não mudariam tanto com os bandidos no poder e eles ficariam entediados, sem ter o que fazer, já que não haveria mais alguém com quem lutar. Abaixo uns vídeos dos trailers para dar uma ideia de como ficou.





O filme anterior teve  exibições em eventos na China, também com boa recepção e a equipe anunciou que tem em vista o mercado internacional, começando pela Ásia. Provavelmente veio daí a ideia de se adicionar pacotes para residentes de fora do Japão.

Eu também contribuí desta vez, e nos comentários pedi que fizessem um filme com toda a alma, de todo o coração até sair algo que os satisfaça. A resposta deles foi "Desta vez visamos algo mais absurdo que o anterior". Espero poder ver o resultado um dia. E farei uma matéria se tiver essa oportunidade.


Imagem meramente ilustrativa do filme anterior.

4 comentários:

  1. Fala, Usys! Que coisa sensacional essa saga do He-Low! E eu acredito que a Toei poderia lucrar em bilheteria se investisse uma grana em um filme no estilo The Expendables, do Stallone. Reunir astros de ação de meia-idade, mas dando um tratamento de grande produção. Ia ser incrível ver um filme com produção de ponta reunindo astros veteranos.

    Tomara que a gente consiga ver isso um dia.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Só com o elenco desse filme já dava para fazer altas coisas. E essa é a prova de que eles estão dispostos a participar! Basta chamar! Um especial em DVD/BD ou pela Toei Tokusatsu Fan Club podia render uns bons trocados.

      Um dia eu vou conseguir esse DVD! Vi umas cenas e já morri de dar risada!

      Excluir
  2. Legal ver que o projeto HE-LOW foi pra frente e que teve sucesso, os caras merecem!
    Parece legal o filme, pena que não tem por aqui. Bem que os Crunchyroll e Netflix da vida podiam fazer um contrato com os caras para exibir para nós, pobres brasileiros.

    O projeto já era interessante, e agora com o Takumi Tsutsui vai ter muita gente pirando pra assistir! E já anunciaram até o Koji Moritsugu?! Tão querendo matar os fãs do coração hahahaha!
    Legal que vai ter o Kenji Matsuda, o Cavaleiro do Trovão! O episódio especial dele em Makai Retsuden foi um dos melhores, e ele manda muito bem nas expressões ameaçadoras, se ele for um personagem casca grossa com certeza vai se dar muito bem. Por falar em GARO, os fãs iam pirar se chamassem o Ryosei Konishi para esse projeto.

    Nossa, nos pacotes tem até a opção de ficar com o traje usado nas filmagens! Taí uma peça de colecionador sem igual! Mas acho que se eu morasse no Japão e tivesse muuuuita grana ia preferir o de participar de uma cena com a galera XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Quem sabe eles não conseguem negociar com a Netflix. A Amazon Prime tem o HE-LOW. Só falta liberar para outros países. Até tentei ver, mas estava bloqueado. Bom, soltaram Amazon Riders. Talvez um dia...

      Esse filme vai ter grande elenco! Agora que tem Cavaleiro Makai na jogada estão reunidos de fato os maiores heróis do Japão! Talvez ele seja um dos vilões ou um dos Slider Kamen antecessores. Guarda-costas do vilão também pode ser uma boa. E além do Konishi tem que trazer o Masei também! Sinto que ele também ia topar.

      Eles já avisaram que o traje vai estar desgastado, mas mesmo assim é um souvenir e tanto. Agora participar fazendo uma ponta pode ser uma boa! Só não ter nenhuma explosão perto, pois ouvi dizer que é quente demais.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html