domingo, 31 de outubro de 2021

Nendoroid Onpu Segawa

 

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Nendoroid da Onpu Segawa, do desenho animado Ojamajo Doremi, feita pela Good Smile Company.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Onpu Segawa é uma "childol" (child+idol, o jeito como se chamavam as idols infantis na época) com grande projeção no mundo artístico japonês. Mas também é uma Aprendiz de Bruxa. Se tornou uma ao ver a bruxa Majoluka usando magias e descobrindo sua verdadeira identidade. Nisso, Majoruka se tornou um sapo-bruxa e Onpu teve que se tornar Aprendiz para trazê-la de volta ao normal. Mais ou menos como aconteceu com Doremi e Majorika.

Ao contrário de Doremi e suas amigas, Onpu conseguiu dominar a Mágica com facilidade, avançando muitos níveis rapidamente. E também como oposto às outras Aprendizes, ela usava as magias para proveito próprio, inclusive algumas proibidas como o controle de mentes. Mas ela não sofria os efeitos das magias se voltarem contra ela devido a um bracelete dado por Majoluka, que via esse egoísmo com bons olhos, pois eram as qualidade de uma verdadeira Bruxa.

Ou seja, no começo ela era a grande rival das Aprendizes da MAHO Dou. Mas com o tempo e tendo mais contato com Doremi, passou a rever suas ações até se tornar amiga delas. Amiga a ponto de usar uma magia proibida para impedir que elas se tornassem sapos-bruxa, o que sobrecarregou o bracelete, condenando-a ao Sono de Cem Anos. Felizmente ela é salva e passa a integrar a MAHO Dou.


Onpu tem grande senso profissional, desejo de auto-aperfeiçoamento e não gosta de perder. Isso em parte vem de sua mãe, Miho, que também é sua agente, e antigamente também era childol. Mas teve que abandonar seu sonho depois de um acidente. Em várias ocasiões, Miho cai, vitimada por um infarto cerebral, que mais tarde se torna um derrame. Isso tem forte impacto na vida e na carreira de Onpu, mas apoiada por seu pai, Tsuyoshi, pelas Aprendizes da Mahodo e de uma amiga/rival, Karen Morino (mais tarde Kirino, por alguma razão desconhecida), a menina consegue se recompor toda vez que cai e ganha mais convicção para ser uma grande estrela do show business.

Um ponto fraco da Onpu é que ela detesta pimentão. Passa mal só de pensar em comer um. Mas faz um sacrifício supremo para ensinar uma importante lição a Hana (não é mentira). Outro ponto fraco é seu orgulho. Ela adora batata-doce assada na brasa, mas não pode permitir que a vejam comendo algo tão "povinho" pois pode prejudicar usa imagem de idol. E também detesta receber instruções.

Onpu foi interpretada pela cantora e dubladora Rumi Shishido, que também foi a Rosemary Applefield em Ashita no Nadja e a M.O.M.O. nas séries de jogos Xenosaga. Ela também tem bastante habilidade no manejo do bastão de torcida, como demonstrado em uma performance de Cosmic Rendez-vous.


Agora, como eu conheci Ojamajo Doremi. Foi talvez um dos jeitos mais estranhos, em um jogo de luta amador, o M.U.G.E.N. Havia um criador japonês que criava personagens para essa engine com muito capricho, de um nível profissional. Entre suas criações estava a Onpu, usando samples de voz e animação do desenho, mas os sprites da personagem eram desenhados por essa pessoa.

Me apaixonei pelo seu trabalho e conversava bastante com ele, que sempre se mostrava uma grande pessoa, aberta, paciente e muito amigável. Uma de suas paixões era Digimon e ele ficou surpreso por saber que Tamers passava por aqui quase na mesma época em que estava em exibição no Japão.

Uma pena que na época a internet era lenta (ao menos na minha casa) e não pude ver nenhum episódio do desenho. Mas jogar com a Onpu no M.U.G.E.N. me rendeu muitas horas de diversão.

O conteúdo da caixa. É mais ou menos o mesmo das outras Bruxinhas Atrapalhadas. Mas vem com uma coisa a mais.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Mais uma vez dá a impressão de que ela era assim mesmo no original para quem nunca viu. A compressão ficou bem natural.

Close do rosto. Dá para ver direitinho que é a Onpu, inclusive no formato característico dos olhos, com a pálpebra inferior totalmente plana.

A expressão II é com uma piscadela charmosa. Idol tem que ter uma dessas.

A expressão III é um sorriso com os olhos fechados. Curiosamente ela não vem com uma expressão cômica como as outras, mas sendo uma idol isso não é permitido (embora no desenho ela também faça umas caras bem engraçadas).

O chapéu é igual ao das outras Bruxinhas, inclusive no formato da aba.

Uma diferença é esta "maria-chiquinha" projetada para fora. Por isso, o formato da cabeça dela lembra uma nota musical, que é o significado de seu nome em japonês. Mas de acordo com o desenhista, o Mestre Yoshihiko Umakoshi, isso não foi intencional.

A franja, inclusive com os "reflexos" em forma de raios. Mas não tem uma razão especial para ter esse formato, pois não se trata de elementos ou algo parecido.

Tem o cabelo na parte de baixo do chapéu direitinho.

A roupa é igual à das outras Bruxinhas Atrapalhadas, só mudando a cor.

O broche é um pouco torto como no original. Tem o símbolo direitinho gravado na parte de dentro.

No pulso esquerdo tem direitinho o Palala Tap e no dedo o anel.

A mão direita só tem a luva mesmo, com as bocas de serrilhas.

A saia com o formato de pétalas de flores.

Os sapatos também são iguais às das outras Aprendizes, com o símbolo da nota musical do lado de fora. Fico pensando se tem meias por baixo, já que ela detesta usar.


3. Articulações


Como o cabelo é curto, existe pouca coisa para interferir nos movimentos do pescoço.

Os ombros possuem articulações que permitem erguer e abrir os ombros, e não só girar.

Os pulsos e braços podem ser girados nas conexões.

O peito tem um pino que pode ser girado.

Na parte de dentro do torso existe uma Nendoro Joint.

Com isso a parte de baixo consegue se mover bem.

As coxas também têm Nendoro Joints e podem ser giradas na conexão.


4. Acessórios


Estão incluídos os mesmos quatro pares de mãos que nas outras Bruxinhas. As mãos esquerdas têm os anéis esculpidos.

E também tem esses braços intercambiáveis dobrados.

Existe um lado certo, marcado com um "R" para o direito e um "L" para o esquerdo.

E ainda vem as pernas com os joelhos dobrados. Também existe um lado certo, deixando a nota musical voltada para o lado de fora.

O bastão mágico Sweet Poron é igual ao das outras, sem diferenciação de cores ou algo parecido.

Pode ser segurado pelas mãos específicas tirando a ponta do cabo e colocando de volta depois.

O grande diferencial da Onpu é este microfone, indispensável para suas atividades como childol.

E pode ser segurado pela mesma mão que o bastão.

A vassoura também é igual à das outras Bruxinhas.

As peças intercambiáveis para montar na vassoura são iguais às da Hazuki.

Fica algo assim.

Junto com a Hazuki. Aqui dá para ver que são iguais. E assim como na Hazuki, a troca para as peças normais é bem difícil, pois a conexão é dura e a Nendoro Joint do torso não entra direito.

A Nendoro Joint reserva para o pescoço.

A base com suporte é a padrão, sem modificações especiais.

Está incluída uma figura do Oyajide, que no começo ficava dentro de um computador que servia para guardar os chamados Bad Cards. Mas mais tarde, ele é libertado e recupera sua forma original, se tornando novamente Alexander T. Oyajide.

Obs.: o "T" seria de "Tagosaku", seu nome do meio, e ele não gosta muito que mencionem o que significa. Tagosaku é um nome arcaico no Japão. Imagine algo como "Pafúncio" por aqui.

Por um tempo ele se torna um "vilão" liderando o grupo FLAT 4, mas depois de resolver um mal-entendido, faz as pazes com as Bruxinhas Atrapalhadas e vai trabalhar no Jardim da Infância das Bruxas, já que ele gosta de crianças. Oyajide também é grande fã da Onpu (que provavelmente é a razão dele ter sido incluído no pacote). Ele é o número 7 do Fã-Clube e se orgulha por ter essa numeração de um dígito.

No começo, Oyajide era interpretado por Ginzo Matsuo, que acabou falecendo em 2001 de uma hemorragia cerebral, no meio da 3ª Temporada, Motto! Ojamajo Doremi. Esse papel foi assumido por Nobuaki Kanemitsu a partir da 4ª Temporada Ojamajo Doremi Dokka~n!, marcando a volta do personagem à série.

Close do rosto. É bem "oyaji" (velho, paizão, tiozão) que é a origem de seu nome. Transmite certa cafonice, que também é o seu grande charme.

Na parte de cima existem dois fios de cabelo em forma de espiral.

O visual é típico de "oyaji", com o penduricalho e a faixa na cintura, além de calças collant.

Ele vem com uma base com suporte. Ainda bem, porque a figura é plana e a cabeça é a parte mais pesada. O conector fica atrás da cabeça.


5. Ação


- Pretty Witchy Onpucchi!
A pose é bonitinha, como se estivesse ajustando o chapéu. Bem de idol mesmo.

Aliás, poses de idol combinam com ela.
Oyajide está lá stalkeando dando um apoio.

Algumas fotos com o papel do fundo da caixa.

WE CAN DO!

Mais algumas com o Oyajide.

- Pururun Purun! Fa Mi Fa Mi Fa!
As palavras mágicas da Onpu.
Me lembro bem por ter usado bastante no M.U.G.E.N.

Com isso estão reunidas as Bruxinhas da primeira temporada.

O problema é que a Onpu só vem com rostos "bonitinhos" e por isso é difícil criar situações com ela interagindo com suas colegas. Precisava de um com ela brava por ser contrariada ou alguma outra cômica.

Oyajide, junto com a Hana, de quem ele tanto gosta. A ponto até de usar magia para salvá-la de um imprevisto durante o teste para trabalhar no Jardim da Infância das Bruxas, indo contra as regras. E aceitou sua reprovação sem reclamar, mostrando ser bom e íntegro, apesar de tudo.

Assim, mais uma ambição é cumprida, reunindo as Heartcatch Precure! e as Ojamajo. Como dito anteriormente, de certa forma essas séries são irmãs.

Com a Cure Moonlight. A personalidade é bem diferente, mas elas têm inesperados pontos em comum.

Uma coisa que não se pode deixar de mencionar é a semelhança da Cure Sword com ela. E ambas têm várias características em comum. Só que a Makoto é totalmente dedicada à sua missão e ser idol é só um meio de cumpri-la (ao menos no começo).

As Aprendizes de Bruxa voando no céu.

E esta foi a apresentação da versão Nendoroid da Onpu, feita pela Good Smile Company. A modelagem da figura é excelente, comprimindo bem a personagem. Mas realmente senti que faltaram algumas expressões para que ela pudesse interagir melhor com as outras. A troca das peças é bem dura e trabalhosa, especialmente o torso com a Nendoro Joint, conforme mencionado acima. Não vem com braços estendidos de modo a juntar as mãos como as outras Bruxinhas, mas em compensação está incluído o microfone, imprescindível para a personagem.

E achei legal terem incluído o Oyajide. Sinto que esse seria meu personagem favorito no desenho. Ele é cômico, desastrado e acaba causando bastante confusão. Mas é uma pessoa boa, que gosta de crianças e tem umas habilidades escondidas. Um bom exemplo de um "anti-vilão".

Uma pena que não consegui fazer uma foto do Magical Stage com as quatro. Mas quem sabe se eu conseguir a Momoko? Não consegui pegar na reserva devido à pandemia, por não saber se chegaria em minhas mãos. A Onpu já tinha sido pedida e demorou bastante, mas felizmente ela está aqui a salvo e é bom ter uma personagem por quem tenho bastante apreço, embora não seja exatamente por causa do desenho.




E Feliz Dia das Bruxas!
Essa roupa combina bem com a Onpu. Se desse para tirar o chapéu e colocar uns chifres...


4 comentários:

  1. Escritora e até que enfim, temos a Onpu pra fechar o quarteto da 1ª temporada de "Ojamajo Doremi". A boa nova que está quase finalizada a legenda deste, esperando o fansub trazer mais episódios e terminar este anime maravilhoso. A personagem em si até que é legal e dá um pouco de raiva pelo fato dela usar magia por benefício próprio, como de dar uma provocada nas garotas, claro, muda esta atitude e vira parte do grupo. Bom que ela chegou!

    Recentemente, fiz fanarts da Doremi, Hazuki e Aiko: usei o visual da 1ª temporada e dei uns toques novos, sem perder a estética visual e estilo das roupas. Ficaram umas gracinhas. E esperando as figures de Ultra nestas bandas, faz mais de um ano que não tem... Como dizem, paciência. Se cuide e até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      A Onpu parece ser mesmo do tipo que irrita no começo, mas depois fica mais agradável. Li relatos de gente que tinha medo dela quando era criança. E ao mesmo tempo vi que ela era bem popular entre os fãs adultos.

      E tem razão. Sobre Ultraman falei de livros, dos seriados, mas faltou de figuras. Vou ver se consigo fazer alguma até o final do ano. Aliás, matérias sobre figuras têm ficado mais difíceis. Esta mesmo da Onpu demorei um bom tempo para montar. Mesmo assim, vamos ver.

      Excluir
  2. Show de review!

    Nossa, nunca tinha ouvido falar nesse termo childol! Interessante ter essa forma de diferenciar das idols básicas. É nessas horas que eu vejo que não sei quase nada do mundo das idols fora de Zombieland Saga.

    Bem legal a história dela, levando os poderes ao limite para ajudar a mentora. Mas parece que ela acabou perdendo a noção do poder, e passou a usá-lo sem pensar nas consequências. A descrição da interação dela com as outras heroínas me lembrou o Ikki de Fênix, sendo meio rival, e depois aliada, apesar de que pelo visto ela acompanha as amigas direto, diferente do Ikki que só faz aquelas aparições repentinas.

    Bem que você tinha dito que Ojamajo Doremi tinha umas paradas mais pesadas, essa história da mãe da Onpu nem parece material de desenho infantil! A Onpu parece ter bastante personalidade, essa do orgulho é um traço que parece deixar ela bem humana.

    Nunca pensei que teriam personagens de Ojamajo Doremi em M.U.G.E.N.! Esse jogo realmente não tem limites! Taí uma ótima forma de conhecer uma personagem.

    A figura tá linda, esses olhos são bem característicos! Legal que as mãos dela tem até o anel no dedo direitinho. Essas articulações nos ombros deveriam se tornar padrão para todas as Nendos, é bem melhor que aquela que só gira. O microfone não podia faltar para uma idol, ela vai poder até competir com a Miku cantando hehehe.

    Pena que faltou um rosto de emburrada, ao ler a descrição da personagem eu esperava que essa seria uma das expressões principais dela. Foi estranho ver que ela não tem uma expressão desse tipo, e pelo visto faz bastante falta para fazer ela interagir com as outras.

    O Oyajide é tão pequeno, mas chama tanta atenção. Ele tem um visual muito simpático e divertido. Achei engraçado que começa como vilão, mas é fã da Onpu. A pose dele é perfeita para torcer por ela.

    Que legal ver elas reunidas, principalmente nessa foto nas nuvens, que ficou lindíssima! Agora só falta uma pra completar, tomara que consiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Quando eu li pela primeira vez não tinha entendido o que era "childol" direito, mas depois peguei pelo contexto. Era mais popular no começo do século, mas agora está em desuso e é usado o termo "junior idol".

      Membro adicional geralmente é assim. Fica um pouco longe (embora tenha alguns que grudam). E ela não é do tipo que salva a pátria em todas as suas aparições, mas sabe usar seus talentos de idol para resolver algumas situações.

      Esse da mãe da Onpu realmente mexeu comigo. Mas tem mais uma coisa pior ainda pela frente, nos OVAs. Nessas que eu me perguntei se isso era pra criança mesmo. Tudo bem que o traço é bonitinho, fofinho, engraçado, e tinha uns momentos cômicos, mas o pessoal não tinha piedade. E acho que essa profundidade das situações e dos personagens é o segredo do sucesso do desenho.

      As articulações nos ombros são muito boas, só que dá um medo de quebrar. E ficam bem escondidas por causa das ombreiras (mangas?) características das Bruxinhas. Em outras figuras teriam que pensar em outros jeitos de fazer algo discreto. Embora economize trabalho e não precise trocar os ombros para outros ângulos.

      Um rosto de emburrada ficaria perfeito! E combinaria direitinho! Ia ficar muito fofinha! Bom também para quando ela vê as trapalhadas das meninas.

      O Oyajide é legal e a forma verdadeira dele é a cafonice em pessoa. Mesmo assim ele é um cara bom. Um "bandido que tem vergonha na cara". Achei que a pose era aleatória, mas agora vendo assim é isso mesmo. Torcida pela Onpu. Se desse para colocar uma daquelas luzinhas na mão dele...

      Não sei agora se vou conseguir pegar a Momoko. E a bem da verdade nem sei muito sobre ela. Então estou na dúvida se procuro ou não. E a caixa que uso para expor já está cheia só com as quatro...

      Ah, dá para ver como era a personagem de MUGEN. Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=VAjdLGA1dTU Só não sei se funciona nas versões atuais.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html