terça-feira, 12 de outubro de 2021

Tropical-Rouge! Pretty Cure - Relatório de Evolução

Saudações.

Desta vez vou falar sobre o andamento da série Tropical-Rouge! Pretty Cure, que está em exibição na Crunchyroll.


Obs.: contém informações sobre os rumos da trama.

Vide também:



Mudança de Corpo


Como dito na matéria anterior, a partir do episódio 13 se iniciou um novo arco focado em Laura que passa a desejar ter pernas para poder se integrar mais com suas amigas. Primeiro, ela faz sua presença ser sentida pelo povo da superfície, mas aos poucos e escondendo que é uma sereia.

Na letra da música, uma pista de uma mudança abordada mais abaixo.

Nisso ela tem mais e mais anseios em poder ficar mais tempo com Manatsu e suas amigas, de participar das atividades do Clube Tropical. E esse anseio fica maior ao experimentar como é ter pernas e andar, quando trocou de corpo com Minori. Então, uma sequência de eventos em que os inimigos percebem a importância de Laura e a capturam, culminam na sereia assumindo uma forma Cure, a Cure La Mer, e ganhando pernas, assumindo uma forma humana.

O interessante da cena de transformação é que as partes do "Rosto" têm exatamente as cores e são os pontos de cada uma das outras Cures. Mas ela tem o próprio, que são as unhas, das mãos e dos pés. E enfatiza bem o fato de Laura ter ganhado pernas.

Assim ela pode finalmente participar das atividades do Clube e inclusive frequentar a escola como Laura La Mer (seu nome verdadeiro é comprido demais), uma estudante estrangeira de intercâmbio e passa a morar na casa de Manatsu. Só que isso poderia criar um conflito, dela ter que escolher entre ser humana para sempre ou voltar a ser sereia. Afinal, como foi dito por Minori, em referência ao conto d'A Pequena Sereia, para se conseguir uma coisa é preciso abandonar outra e...


Logo é mostrado que Laura pode virar sereia quando quiser, então não tem nenhum problema, nada de esquentar a cabeça. Vamos curtir e dar muita risada!


Mudança de Coração

A evolução de Laura não se restringe só à sua transformação em humana ou Precure, mas sim em seu caráter. Tudo bem, ela continua presunçosa, mal-intencionada, ambiciosa, vaidosa, orgulhosa e agora com uma gargalhada podre.


Mas também é mostrado que Laura se importa mais com suas amigas. Bem diferente do primeiro episódio em que a sereia tentou dispensar Manatsu ao ver que não servia a seus propósitos (escusos). E realmente sua transformação em Cure foi devido seu desejo de ajudá-las.

Ainda, no episódio 30 ela deixou de lado discursar como candidata a Presidente do Conselho Estudantil para ir ajudar suas companheiras, que estavam em um aperto enfrentando um monstro poderoso. Ou seja, suas prioridades, "o que é mais importante para ela agora", mudaram. Laura deixou uma chance de conseguir uma posição de autoridade e escolheu suas amigas. Tudo bem que ela não ia ganhar de jeito nenhum, mas ainda assim é uma grande evolução.

Definindo prioridades, deixando passar uma oportunidade para fazer o que é mais importante.

Também há um avanço em sua relação com as suas amigas como Asuka, que no começo via Laura apenas como uma sereia pretensiosa (e não estava errada), mas depois foi capaz de lhe contar seu maior segredo. Trocar de corpo com Minori também foi um dos fatores que fez com que Laura pudesse notar que havia algo errado com ela e fazê-la se abrir. Assim, Laura se tornou um grande agente modificador que fez com que elas pudessem evoluir também.

Nesta cena é tocada uma versão instrumental da canção de Laura no episódio 13 (acima).
A letra da música condiz com o que ela diz agora.


Fatia de Participação

As outras Cures também têm sua fatia de participação, ora dando ideias para uma atividade do Clube, ora nas lutas como Precure. E isso aparece especialmente em em um arco que mostra mais de cada uma.


No Festival Cultural é finalmente revelado o motivo de Minori ter deixado o Clube de Literatura. Ela ouviu críticas duras e o pior, sabendo no fundo que eram verdade. Uma das maiores provações para alguém que aspira a ser escritor ou a trabalhar com criação. Sua vida depois disso ficou vazia, mas se tornou plena novamente ao entrar para o Clube Tropical.

E lá conseguiu se soltar, mostrando várias outras facetas inusitadas como bancar a detetive e se interessar por Tai Chi Chuan, no arco de episódios quando elas vão para a Ilha Minamino. Com isso tudo, apesar da aparência discreta e do temperamento calmo, ela conseguiu chamar a atenção do telespectador.

Normalmente é calma e não chama muito a atenção, mas de vez em quando tem suas excentricidades.

Asuka também tem mostrado mais de si mesma e é revelado sobre sua relação com Yuriko Shiratori, a atual presidente do Conselho Estudantil. De como elas eram amigas e se separaram depois de um incidente grave, algo que fez com que Asuka passasse a não querer mais saber de se enturmar... Ao menos até entrar para o Clube Tropical, que mudou sua visão sem que ela mesma percebesse.

E fica claro que as duas ainda se gostam e se importam uma com a outra. Como o fato de Yuriko se lembrar que Asuka não consegue dormir se o travesseiro não for o de sempre (como ela sabe disso é uma incógnita). Isso também aparece em um episódio anterior em que as duas competem em um programa de televisão, com Yuriko se soltando e mostrando um pouco de sua verdadeira personalidade. Aqui se vê que uma conhece bem a outra.

No fundo, no fundo as duas são do mesmo nível.

Sango também mostra mais de si mesma. No começo da série, ela tentava fazer as mesmas coisas que os outros ao redor por achar que pegava mal ser diferente e sempre concordava com tudo o que diziam, suprimindo sua verdadeira vontade. No decorrer do desenho, de forma discreta ela passou a se impor mais e a escolher coisas diferentes dos outros. Como no episódio em que o Clube Tropical vai fazer a torcida e Sango se veste de "chefe de torcida" no estilo americano ao invés de um uniforme de estilo japonês como suas amigas.

Até os movimentos são diferentes, mas ritmados com as outras.

Mas ao participar de um desfile de moda ocorre um imprevisto e todos têm que ajudar. Nessa hora ela se oferece, mas sem se sentir forçada a seguir a multidão ou porque ficaria chato negar, e sim por vontade própria. Por ter visto um propósito para fazer o mesmo que os outros e por ser de sua natureza ajudar quem precisa. Ou seja, fica claro que ela faz as coisas pensando por si mesma, pondo em prática o que ela aprendeu até então e mostrando flexibilidade.

Todas as meninas passaram por evoluções ao se encontrarem com Manatsu e Laura e entrarem para o Clube Tropical. Até então suas vidas estavam estagnadas, e assim elas puderam encarar seus traumas, seus passados de frente e com novas amigas finalmente poderem fazer o tempo voltar a fluir.

Fazendo o mesmo que os outros, mas sem "seguir a onda".
E sim com convicção e com um propósito. Como pode ser visto em seu olhar determinado.

A própria Manatsu consegue manter seu posto como protagonista, puxando suas amigas para a ação e sempre tentar novos projetos. Mesmo assim deixando espaço para que elas também deem sugestões e digam o que querem fazer. Manatsu tem bastante destaque em situações cômicas não só com as caras e bocas, como também demonstrando a ingenuidade e o QI do Goku de Dragon Ball.

E vemos uma faceta totalmente inesperada: ela tem medo de fantasmas. Normalmente nas séries Precure, esse tipo de papel fica com as Cures que parecem ser mais adultas e estáveis, como Minami, Homare ou Elena. Esperava que Asuka tivesse esse medo, mas resolveram inovar mais uma vez na série e o resultado foi um sucesso. Embora haja uma personagem adulta bem inesperada que compartilha dessa fobia.

Só de ouvir que o projeto sugerido envolve histórias de fantasmas.

E tem Kururun, mas o trequinho continua sem fazer quase nada, servindo muitas vezes como um literal peso de papel. Em uma entrevista com a equipe de produção, a intenção aparentemente é essa mesmo, de ser um Mascote no sentido mais puro da palavra. Se bem que foi a foquinha quem salvou Laura quando ela perdeu a consciência ao fugir da mansão da Bruxa da Protelação. Como isso aconteceu não é mostrado, mas...

Não faz nada e é só uma coisinha fofa. Mas não tem problema.


Professora Sakuragawa


Um ponto importantíssimo é que foi dado espaço à charmosa e simpática professorinha Saki Sakuragawa. No começo ela era só um acessório, com pouca participação. Mas depois foi dado um episódio inteiro dedicado a ela, retratando sua família e também suas motivações para ser professora. O teor é cômico (incluindo o final), mas dá para ver o quanto ela leva a sério sua profissão, ao mesmo tempo em que dá importância para o seu pai. E também o quanto os alunos gostam dela, mesmo sendo desastrada e atrapalhada.

😍

Tudo isso fez com que ela deixasse de ser uma personagem de cenário e agora tem caracterização. Mais do que isso, ela fez a história andar ao contar sobre o passado de Asuka e Yuriko. E também apresentou sua evolução ao dar uma ideia de como realizar o evento de observação da chuva de meteoritos, desta vez com convicção.


Uma coisa que achei legal na tradução do episódio foi adaptarem o jeito da Manatsu falar que ficou com a boca cheia de pó depois do ataque do monstro. Genial!


Anti-vilões


Falei várias vezes em outras matérias de "anti-vilão". É um neologismo que eu mesmo criei (acho) para indicar aqueles vilões que não são maus. Aqueles que fogem do arquétipo do personagem que quer conquistar ou destruir o mundo só por maldade, ganância ou egoísmo. Pelo contrário, têm nobreza, dignidade, uma história triste ou são simplesmente simpáticos e engraçados. Os Servos da Bruxa da Protelação caem nesse último caso.

Como dito anteriormente, eles são retratados como uma família. Existe forte união entre eles, sendo que quando Elde se perde, Chongi-re e Numeri saem para procurá-la como se fossem pais preocupados. E não se importam em se retirar quando a menina diz estar passando mal, mesmo em uma posição vantajosa. Embora Chongi-re não deixe barato quando roubam o lanche dele.

Numeri diz isso sem intenção de ser sarcástica. Ela está sendo sincera e se preocupa com Elde.

Eles são incrivelmente humanos (apesar de não serem) e demonstram facetas bem engraçadas, incluindo Numeri, que é sossegada e é a mais "adulta" dos três. Também é mostrado várias vezes que os Servos conseguem perceber o que é bonito da mesma forma que o povo da Superfície. Como no episódio em que eles vêem uma chuva de meteoros e se deslumbram.

Chongi-re se maravilhando com uma coisa bonita. Isso não é cara que um vilão faça.

Os Servos até podem achar ridículo os seres da Superfície se esforçarem tanto, mas não é retratado que eles desejam eliminá-los ou coisa parecida. E a bem da verdade os bandidos não estão lá muito entusiasmados com a missão de coletar o Poder de Motivação. Decidir quem vai tirar férias primeiro é bem mais importante.

Quando perdem, não juram vingança e nem nada. Até podem ficar bravos, mas só como se tivessem perdido um jogo que não tem tanta importância. Eles não estão nem aí quando a Bruxa da Protelação causa um maremoto. Tirando Elde, que tem mais medo dos tremores do que da própria Bruxa.


E existe um momento de aproximação com as Cures no episódio em que Elde finge que é uma boneca amaldiçoada e estorce Manatsu para lhe trazer doces. Mas com o tempo, a aia tem contato com a bondade da menina e chega a salvá-la de ser esmagada. Isso é um indicativo forte de que ambos os lados podem fazer as pazes.


A Bruxa da Protelação

Apesar do clima de diversão, existe um grande mistério na série que, ironicamente, é deixado de lado: quem ou o que é a Bruxa da Protelação.


O que se sabia até então era que ela planeja roubar o Poder de Motivação das pessoas para encher um receptáculo, o que permitiria que ela realizasse seu desejo. Mas não foi revelado qual é. A Bruxa também é constantemente atormentada por alguma coisa que faz com que ela gere esferas capazes de criar monstros cada vez mais poderosos. Além dos Kero-não e de sua versão evoluída, os Kero-nem-paganu, agora surgiram os Kero-o-escambau (ゼッタイヤラネーダ, Zettai Yarane-da, algo como "Não vou fazer de jeito nenhum") e os Super Kero-o-escambau (超ゼッタイヤラネーダ, Chou Zettai Yarane-da, idem, começando com o ideograma que quer dizer "super".).

No episódio em que surge a Precure Lendária, foram apresentadas mais pistas sobre sua verdadeira identidade. A Bruxa tem constantes pesadelos, mas não se lembra do que a aflige. E existe a imagem de uma menina, que corre à sua frente se distanciando cada vez mais. Talvez seja a Precure Lendária, as duas tenham sido grandes amigas, algo como Laura e Manatsu, unindo os povos do Mar e da Superfície, mas algo aconteceu que as separou. Alguma coisa que a Bruxa deixou para depois que causou essa separação.


A aparência da Bruxa lembra a de uma sereia caída. Essa pode ser outra pista. Pode ser que alguma coisa a fez cair nas trevas e assumir a aparência atual. É contado que a Precure Lendária derrotou uma Bruxa no passado, mas Laura não sabe dizer se é a Bruxa da Protelação ou alguma outra.

A Bruxa tem em seu quarto um espelho quebrado. As aspirantes a Rainha de Gran Ocean recebem um espelho, como o de Laura, o que pode indicar que ela um dia foi uma aspirante também. Mas então quem é a Rainha atual e como assumiu esse posto? Ela é gigante, como a Bruxa. Será que a Rainha é uma antiga concorrente? Ou será que ela era a amiga da Precure Lendária e a Bruxa é seu ressentimento que ganhou forma, talvez pelas mãos da outra Bruxa, que deseja usá-la para ressuscitar?


Também é mencionado um artefato, a "Urna do Tolo". Segundo o Mordomo, alguém além da Bruxa tentou abri-la uma vez, mas uma sereia impediu que isso acontecesse. E essa Urna pode realizar qualquer desejo, mas não se sabe por que tem esse nome.

O desejo da Bruxa da Protelação pode ser o de voltar no tempo e não adiar o que a fez se separar de sua amiga. Porém isso tudo é conjectura. Só depois será revelado o que aconteceu exatamente (espero).

Aqui Numeri diria que até mesmo a palavra "Pretty Cure (Precure)" seria proibida de ser dita na frente da Bruxa.
O motivo, mais uma vez, é um mistério.


Comédia e Ação

Fora isso o desenho continua na linha de comédia, com o intuito de divertir o espectador. E tem feito isso com louvor, sendo que os episódios têm um bom ritmo de narrativa, assim como os diálogos.

Um exemplo é o episódio 20 em que um pão de melão de edição limitada que Manatsu ganhou por sorteio desaparece. É nesse que Minori banca a detetive para tentar descobrir quem comeu o pão e dá suas teorias em uma sequência antológica.

Repetição é a base da comédia no Japão, só que tem que ter ritmo (e tem).
As reações da Manatsu com cada teoria também são impagáveis.

Outro exemplo de diálogos ágeis e ritmados é no episódio 31, na sequência em que Asuka descobre que Laura e Kururun vieram na bolsa dela (usando o Frasco Aquático da Sereia), na excursão dos alunos do 3º Ano. E depois quando se confrontam com Numeri, provando que quem ganha não é a mais forte, mas sim a mais FDP.

Nice Boat!

A ação também tem sido caprichada, chamando diretores de renome e que participaram de séries e filmes anteriores para fazer os storyboards. Além de Junichi Sato e Toshiaki Komura, mencionados na matéria anterior, teve Chiaki Kon, Yukio Kaizawa, Toshinori Fukasawa e Yuta Tanaka. Esse em especial se destacou ao fazer um episódio bem movimentado dirigido também por ele mesmo. Uma amostra pode ser vista abaixo:

Yuuta Tanaka consegue administrar bem os recursos, mesmo com o orçamento apertado de uma série de TV. E criar um mundo em apenas um minuto.

Para saber mais, recomendo esta matéria da Sakuga Brasil, que fez um excelente trabalho de análise da animação do episódio:



O Novo Encerramento

Com Laura integrando as Cures, foi liberado um novo encerramento. As técnicas de computação gráfica da Toei Animation estão avançando cada vez mais, tanto que em algumas cenas é difícil dizer que não é animação convencional.


A dança é bem interessante, com gestos que aludem a maquiagem, ondas, corações e ao Céu e ao Mar, como é explicado em um outro vídeo instrucional. Os primeiros gestos são de "coração" e "abrir", o que deixa a mensagem clara, assim como fazer um "sol" no peito e projetar para fora, acompanhando a letra. A CRE8BOY mais uma vez faz um bom trabalho.


E achei legal terem usado os mesmos esquemas de cores nas legendas da versão brasileira. Na versão em inglês a coloração é a padronizada e a versão em espanhol nem sequer teve alguma. Mais uma vez fomos privilegiados.


Houve também algumas mudanças discretas na abertura. A partir do episódio 19, as atrizes passam a fazer backing vocals do tema. E incluíram imagens da Laura na forma humana e na forma Cure a partir do episódio 32.



Trabalhando as Diferenças

Um outro episódio que me chamou bastante a atenção é o 14, em que as Cures vão cuidar de crianças em um Jardim da Infância


O jeito como elas tratam as crianças é bem interessante. Ao apostar corrida com elas, Manatsu dá tudo de si, enquanto Sango acompanha as mais lentas. Manatsu não dá trela, para respeitar as crianças que querem competir a sério, enquanto Sango ajuda aquelas que estão lá só para brincar.

E tem um menino, Wataru, que prefere ler livros sozinho. Sango no começo pergunta se ele não quer ir brincar com os amiguinhos, mas Laura entende (em termos) como ele se sente, que está se dedicando a algo que quer ser no futuro. E assim elas respeitam sua vontade, sem dizer que não pode ser assim ou coisa parecida e nem o forçam a fazer nada. Pelo contrário, até o acompanham, demonstrando interesse por seus gostos.


Elas também entendem que tudo acontece a seu tempo. Se Wataru vai fazer amigos, será na hora certa. Como quando ele conhece uma coleguinha chamada Ruri, que também gosta de insetos, algo comumente atribuído a meninos.

Uma proposta das séries Precure é a de tratar as crianças como cada uma delas é, e não dizendo como elas deveriam se comportar, impondo modelos. Trabalhar as diferenças, respeitando-as. Isso aparece bem nesse episódio e gostei muito. Tanto que fiquei imaginando como seria se tivesse um desenho desses quando eu era menor. O quanto teria sido mais agradável.


Para Maiores de 6 Anos

As séries Precure são voltadas para o público infantil, especialmente do Jardim da Infância, dos 3 aos 6 anos de idade. E os produtos relacionados eram destinados às crianças dessa faixa etária. Mas em Tropical-Rouge! se adotou uma estratégia para visar as crianças que vão para o primário, lançando uma linha de cosméticos infantis, a Pretty Holic (que existe dentro do desenho), conforme li em uma matéria bem interessante que analisa os informes da Toy Journal do Japão.

E deu certo, pois as vendas desses cosméticos tem sido muito boas. As meninas que estão no primário, mas que ainda gostam de Precure, não compravam mais os brinquedos e agora podem adquirir os cosméticos.


Mesmo assim, os cosméticos vêm com uma indicação de que só podem ser usados por crianças a partir dos 6 anos de idade. E no desenho isso é respeitado, como é mostrado no episódio do Jardim da Infância e Sango faz maquiagem "de mentirinha" nelas, sem encostar o batom em suas bocas ou o esmalte em suas unhas. E o aplicador não tem nada.

Só para quando crescerem mais. As crianças não fazem birra e nem nada.


A Ilha Minamino

Um outro arco que merece destaque é o que engloba os episódios 21, 22 e 23, quando as meninas vão à Ilha Minamino, terra natal de Manatsu.


É um local aconchegante, com seus costumes próprios como fazer ginástica de manhã. Também existem locais turísticos como a praia, exuberante. E uma caverna, inclusive com uma caixa para se pagar uma contribuição para a manutenção do local sem ninguém cobrando ou fiscalizando. Algo típico de uma dessas vilas no interior do Japão.

Não é preciso ninguém para fiscalizar. Vai na confiança, na boa-fé de quem visita.
É assim mesmo.

Existem vários mitos e lendas contados pelos mais velhos. Inclusive sobre sereias, que na verdade são pistas do que aconteceu na antiguidade (e involuntariamente, as Cures acabam criando uma nova). Ao mesmo tempo isso faz a história avançar, com a aparição do novo tipo de monstro, o Kero-o-escambau, e um item de reforço para Laura, que ativa um ataque capaz de deter o inimigo.

Em obras de ficção é de lei que lendas sejam verdadeiras.
Mas uma cantiga com um nome como Buchinho Vazio não é pista para nada.

Não se pode deixar de citar ainda o Festival Minamino, em que as pessoas escrevem seus desejos em pedras e jogam no mar, debaixo de um céu estrelado lindíssimo. Nessa também se vê uma das propostas do desenho em que não basta só desejar, deixando tudo nas mãos de alguma força superior. A própria pessoa que desejou também tem que se esforçar para que seu desejo se torne realidade. E um pequeno desejo a cada ano se torna um caminho para a Felicidade. Uma das mensagens das séries Precure.


Fazendo um relato pessoal, Minamino me lembrou muito as Ilhas Oki, em Shimane, que visitei uma vez. O clima, a atmosfera é muito próxima. Dá para ver que foi feita uma pesquisa extensa ou os próprios autores usaram experiências pessoais para criar a vila, que tem uma rusticidade diferente, por exemplo, da cidade Sukoyaka, de Healin' Good, mas igualmente agradável. Em Tropical-Rouge! foi criado um pequeno mundo, vivo, e que se provou importante.


Só uma observação. A tradutora se deu bem mais uma vez nessa parte. No original, Manatsu pronuncia "scuba" como nós leríamos, e como deve ser em Minamino, enquanto que no Japão usualmente se pronunciaria como no inglês (algo como "skyuba"). Assim o diálogo ficou natural.


O que vem por aí

No episódio 29, as Cures conseguiram um novo item que permitiu assumir uma super forma, a Excelente Estilo Tropical, e utilizar um ataque especial em conjunto, o Ritmo Dinâmico da Terra, para derrotar o novo tipo de monstro que apareceu nessa hora. 


O impacto visual é bem grande, com as Cures invocando um elefante de energia que dá uma voadora no inimigo (sim, é isso mesmo).

Ataque com um elefante.
Uma curiosidade é que JAQK Dengekitai também usou algo assim uma vez.
O líder tem o mesmo esquema de cores da Cure Summer.

O ataque é acionado com o Anel da Terra e a Bandai já divulgou na propaganda do brinquedo que existe um Anel do Mar, com um ataque ativado por Laura.

Ainda não se sabe o que a Laura vai soltar. Será uma baleia?
Ou ela vira uma bala de canhão humana ("sereiática") como na nova abertura?

E logo será lançado especial de cinema, que terá a participação das Heartcatch Precure. Teve gente que estranhou e até se decepcionou achando que seguiriam alguma ordem colocando Fresh!, que tem motivos de frutas, e é a série que vem depois de Yes! 5 GoGo!, que participou do filme de Healin' Good. E teve quem achou que seria com Go! Princess, da mesma desenhista, Yukiko Nakatani e que tem uma Cure Mermaid.


Mas pessoalmente acho essa combinação melhor, pois pode render uma química muito boa entre os dois grupos. Como pode ser visto no trailer em que Manatsu e Tsubomi mandam ver um Duplo Soco de Bunda. Ou Laura e Erika que tem algo parecido. Colocar as Tropical-Rouge em um reino gelado também foi uma ironia interessante.

A direção será de Junji Shimizu, que trabalhou em várias séries Precure e também em Mazinger Z: Infinity. O roteiro é de Yoshimi Narita, veterana da franquia que foi Compositora de Série e escreveu vários filmes como o de Yes! 5 e o de Happiness Charge!. O desenhista dos personagens originais do filme e a direção-geral de animação ficará por conta de Ken Ueno, conhecido por seu enorme capricho. Seu trabalho pode ser conferido no primeiro episódio da série e em vários de Healin' Good. A estreia está programada para o dia 23/10/2021, somente no Japão.

O próximo episódio aparentemente vai ser algo diferente do usual e pelo título vão ser dez mini-episódios. Mas não se sabe exatamente o que vai ser. E a narração da prévia é em "Kururunês", o que não ajuda muito. Em um quadro aparecem as Heartcatch, provavelmente uma alusão ao filme, mas não se sabe se terão falas ou se vai ser só uma cena.


Com isso a série está rumando para o final, embora sem tantas urgências. Tudo ocorre a seu tempo e avança discretamente. Tudo o que é feito tem suas consequências e ajudar os outros clubes não foi em vão, já que possibilitou muitos contatos. Isso é aderente ao que foi dito no arco da Ilha Minamino, daquilo de que pequenos desejos se juntam para formar algo maior.

E o mais importante. Tem sido divertido e engraçado. Exatamente a proposta da série. Agora é esperar para ver como vai ser daqui por diante. E até lá...





Extras

Nada muito importante, mas...

Essa cena deveria ser da Sango, que foi a Nemurin um dia.

Em tempo, Manatsu seria a "Nº 6" (Taro?).

Esse monstro é visivelmente baseado no Dragão Espacial Nurse, de Ultra Seven. Yukiko Nakatani, a desenhista de personagens, é fã das séries Ultra, mas não participou do episódio.

Na série Ultra atual, Ultraman Trigger figura a nave Nursedyssey, baseada no monstro.
Coincidências são incríveis.

"Sorrir na Passarela" é algo que Sango já fazia. Embora ela tivesse uns complexos com altura na outra vida.
Aqui fica provado que isso não tem nada a ver. O mais importante é mostrar a roupa e não a modelo.



4 comentários:

  1. Olá!
    Tropical-Rouge tem sefuido um ritmo agradável, sabendo combinar elementos slice of life, lutas e muita diversão. Tendo a pensar que essa temporada sabe ser acolhedora com seu público, sendo este um aspecto marcante da obra. Nessa segunda parte da série a Laura ganhou seu merecido brilho, se tornar uma guerreira Cure e realizar seu desejo. Sai daquela proposta comum de ser apenas uma personagem suporte, mas a coloca como destaque. Não é à toa que ela conquistou o coração dos fãs e se tornou a queridinha da temporada. Ela pode até ser o orgulhosa, mas acima disso há carisma de sobra! Os episódios centrados na Asuka também são muito bons, mostrando o passado dela e o envolvimento com a Yuriko.
    Os vilões (ou anti-vilões) também tem suas contribuições, algo diferente visto até o momento; a representação de uma união que é composta por várias personalidades diferentes mas que combinam e formam uma unidade familiar. Algo bonito de se ver!
    O que me deixa um tanto descontente é a Kururun ser, muitas vezes, esquecida (e quando aparece até atacada de surpresa sem querer! Coitada!).
    De forma geral estou gostando! E aguardo ansiosamente o filme com as HeartCatch Precure!, embora saiba que vai demorar até poder assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Laura tem cumprido bem seu papel como a "outra protagonista". E é ela quem move a história várias vezes. Essa menina esbanja carisma e essa personalidade forte, marcante é o seu charme. O incrível é que ela consegue ser orgulhosa, vaidosa e prepotente mas sem ser desagradável. Muito pelo contrário, ela é super gostável. O jeito de falar dela, o tom de voz, também vicia.

      Asuka também tem tido um bom desenvolvimento. Mais e mais dá para gostar dela e torcer para que faça as pazes com a Yuriko. Se bem que isso já é inevitável.

      E esses bandidos são muito gente boa. Eles podem sair no tapa por férias ou uma gelatina, mas são sempre unidos. Aquele episódio da Elde na casa mal-assombrada foi marcante.

      Acho que Kururun está escondendo alguma coisa. Como é que ela levou a Laura de volta para Gran Ocean? Será que ela não é uma observadora da Rainha para ver o progresso da Laura? E acho que se houve um defeito no episódio 29 foi o fato de terem esquecido Kururun na sala do clube. Sinto que a Manatsu jamais faria isso. E deu dó da foquinha ter sido atingida por acidente justo pela Minori que consegue se comunicar com ela.

      A equipe do filme é de primeira linha e promete bastante. Juntar Laura e Erika no mesmo lugar pode render algo muito engraçado. Ia ficar mais animado ainda se colocassem a Hime com essas duas. Aí não ia ter pra ninguém. Mas vai ser legal ver as HeartCatch juntas de novo. E torcendo para elas terem falas no próximo episódio, pelo menos.

      Excluir
  2. Interessante, a Laura está passando pela situação da Ariel de A Pequena Sereia, querendo ter pernas. Nisso a gente vê que não somos só nós humanos que não nos sentimos perfeitos com nossos corpos. A transformação dela tá bem bonita, gostei como o cabelo dela tem detalhes que parecem duas ostras com pérolas imensas.
    Seria bem interessante se a especialidade dela em combate fosse chutes, pra ela aproveitar bem as pernas.

    Legal o desenvolvimento das garotas, isso é algo que já vi que todas as séries Precure fazem bem. Essa da garota que aparece com um traje diferente na torcida deve ter sido bem divertida. E personagens com medo de fantasmas sempre rendem momentos engraçados, só essa imagem com o rosto apavorado já rende umas risadas hehehe.

    Então, tem uma professorinha?! E de óculos?! Professorinhas sempre deixam tudo melhor, e essa parece bem carismática, além de charmosa hehe.

    Anti-vilão é um ótimo termo para definir esse tipo de personagem. É bom ter personagens assim pra dar uma diferenciada, e com certeza é algo que vai fazer a galera ter mais apego a eles.

    Rango que desaparece não pode passar em branco! Tem que descobrir quem foi a/o meliante! Essas simulações de culpada ficaram muito engraçadas! Por algum motivo, me parece que essa expressão se preparando pra morder o rango roubado combina com a Laura, acho que continuo associando ela a Jashin-chan hehehehehe.

    A Toei tá fera nos CGs, o visual desse encerramento tá perfeito! Dá pra ver que estão investindo mais nessa área, o que é bem legal. Sempre que vejo as Precures em CG fico pensando que seria muito legal um jogo de beat'em up juntando várias delas.

    Essa maquiagem infantil é uma ótima ideia! A galera do marketing se puxou! E legal que teve boa aceitação, sem problemas com os pais, sinal de que souberam vender direitinho.

    Show as referências do Universo Ultra! Curti muito as poses no final, e legal ver que outras já tinham feito algo nesse estilo.

    Essa última frase me lembrou Runway de Waratte na hora! Yumiri Hanamori detonando no mundo fashionista em tudo que é universo hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Esqueci de contar, mas a Laura usa bastante as pernas para lutar, embora nem tanto quanto se espera. Incrível a quantidade de detalhes no cabelo da Laura, que não só é bitonal como também tem esses enfeites no cabelo. Muita gente no Japão já comparou com um maritozzo, um doce que está em moda por lá.

      Manatsu já é naturalmente engraçada por ser meio burrinha e ingênua. E com essa de fantasmas ela fica mais hilária ainda, embora mande bem na hora do vamos ver. Esse da Sango de roupa de torcida ficou meio apagado, já que aconteceu uma coisa maior no episódio.

      A professorinha Sakuragawa é das boas! Pena que não usa mágica, mas ainda assim é muito bonita e muito engraçada. Gamei na hora! Torci para que ela tivesse um episódio e felizmente teve.

      Mais gozado que as simulações são as reações da Manatsu. Essa parte ficou muito Son Goku. De novo, ela é muito bobinha e natural. Mas isso que é o que é legal nela. E em matéria de ambição a Jashin-chan é um bom páreo para a Laura.

      Já faz um tempão que estão pedindo por um jogo de luta de Precure, e o único que tem foi feito por fãs, mas em 2D. Por alguma razão nunca soltaram. Talvez por acharem que não é para menina, mas conheço muitas que adoram uma pancadaria e mandam muito bem. E Sailor Moon tinha vários desse tipo. Então não deveria ser desculpa.

      No começo eu estava cético quanto a vender maquiagem, mas daí vi que tudo foi pensado. Existem regulações e um plano que deu certo. Bom para poderem pegar uma fatia maior de público. Só que a maquiagem é uma característica de Tropical-Rouge. Fico pensando em como fazer isso nos próximos anos.

      Ultraman é referência em obras japonesas. Aquilo que o Riku Sanjou disse de que "todo mundo que mexe com criação atualmente conhece o Ultraman" era verdade. Tanto que pipocam referências em lugares inesperados. Só que a desenhista conta que o filho dela viu a cena da Summer, mas não associou.

      Yumiri Hanamori pode ter perdido a referência a Nemurin/Ultraman, mas não a de Runway de Waratte. Se a Sango decidir ser modelo, tomara que ela não tenha o mesmo problema de crescimento. Ou conheça um colega de classe que seja um estilista talentoso.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html