domingo, 23 de janeiro de 2022

Transformers Collaborative Gigawatt

Saudações.

Desta vez vou falar de um item colaborativo entre Transformers e o filme De Volta Para o Futuro, feito pela Hasbro.


1. Informações
2. DeLorean (Modo Veículo)
3. Gigawatt (Modo Robô)
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Uma outra série de filmes que gostava muito era De Volta Para o Futuro, de 1985. Nos anos 1980 havia espaço para se experimentar várias coisas e vagas para muitas ideias. Uma delas foi esta de criar um carro que é uma máquina do tempo que funciona em condições bem limitadas (ao menos no começo).

Havia também muitas boas tiradas com o tema de viagem no tempo, com um clima alegre e divertido, sem algo muito trágico ou sombrio demais. Um bom entretenimento para se curtir no cinema ou em home video, com a família, com os amigos ou mesmo sozinho. E várias e várias vezes.

Houve também uma série em desenho animado contando os eventos depois da trilogia e com ninguém mais ninguém menos que o próprio Dr. Emmett Brown, interpretado pelo ator original Christopher Lloyd, contando curiosidades científicas no final de cada episódio. Esse eu via, mas infelizmente me lembro de muito pouca coisa.


Nisso, assim como foi com Os Caça-Fantasmas, foi feito este modelo do DeLorean modificado para ser uma máquina do tempo que desta vez se transforma em um robô. Mais um daqueles itens que fariam a cabeça da criançada (e da moçada) na época.

A caixa, mais uma vez, segue o padrão dos Transformers da chamada Generation 1. Mas a ilustração dos Autobots enfrentando os Decepticons foi trocada por uma representando a icônica partida do DeLorean deixando um rastro de chamas.

Assim como no Ecto-1, os dois últimos itens das especificações técnicas (Tech Specs) foram trocadas por um ícone do Capacitor de Fluxo e o de um relógio.

Do lado tem mais uma ilustração do DeLorean sendo descarregado.

O logo de Transformers e o comemorativo dos 35 anos de De Volta Para o Futuro. No topo da caixa alguns dos passos para a transformação (na verdade tem muitos mais).

Um toque interessante é que ao abrir a caixa, na aba tem a potência do Capacitor de Fluxo.

O conteúdo da caixa. Vem com uma arma e um item para recriar uma das muitas cenas memoráveis do filme.


2. DeLorean (Modo Veículo)


A representação do DeLorean é impressionante. Tem divisórias, mas são menos que no Ecto-1.

A parte da frente com a grade e os faróis. Só que não foi possível obter licença da DeLorean e por isso não vem com a marca DLC. 
Na parte de baixo dá para ver uma coisa, mas fora isso é uma boa representação.

A escultura das calotas é detalhadíssima, inclusive com os parafusos para segurar. Tem inclusive a fiação e modificações para que o carro se torne uma máquina do tempo.

A parte de trás com os dissipadores de calor(?) e tem direitinho a placa igual à do filme.

No topo, mais fiações e aparatos. A pintura é precisa.

O Mr. Fusion, que o Dr. Brown consegue no fim do primeiro filme. Tem direitinho os logos e inscrições tampografados em um tamanho microscópico.

O Mr. Fusion é removível para representar a versão inicial do carro.

As portas se abrem exatamente como no original. É só que na parte de dentro não tem bancos ou direção, mas sim as partes do robô. Nisso não tinha muito o que fazer nessa faixa de preço.

As rodas podem pivotear como no original para assumir o modo "hover".

Graças a um conector da parte de baixo, pode ser usado uma base com suporte não incluída. As Soul Stages da Bandai entram sem problemas.

A transformação não é muito complicada, embora existam algumas travinhas a serem abertas. A parte de girar a placa do peito é um pouco dura.


3. Gigawatt (Modo Robô)


O modo robô é bem "limpo", bem elegante. O prateado contribui para essa elegância.

Close da cabeça. Tem cara de cientista e de fato é, nos quadrinhos feitos especialmente para o produto. Os olhos, que lembram óculos, chamam a atenção.

O pescoço gira e pivoteia para trás, ainda que de forma limitada.

No peito tem o Capacitador de Fluxo, o "núcleo" da máquina do tempo. E tem as datas direitinho de cada um dos filmes da trilogia.

As costas. As portas se tornam asas, mas não sei se ele voa.

A cintura pode ser girada.

Os braços são bem detalhados. E tem conectores remanescentes do molde original que era o Sideswipe da linha Siege, e permitia instalar peças extras no sistema C.O.M.B.A.T.

Os ombros se abrem bem e giram com liberdade, sem interferências. Existe uma articulação giratória no antebraço e o cotovelo se dobra até 90°. Usando o mecanismo de transformação é possível dobrar os pulsos para dentro.

Detalhe das pernas. Interessante que nos joelhos existem relevos não pintados que lembram o Capacitor de Fluxo.

As pernas têm boa abertura em todos os sentidos, sem grandes interferências.

A coxa pode ser girada levemente. O joelho não consegue se dobrar tanto.

Nas solas dos pés existem moldes que lembram propulsores e um deles serve como conector para expansões.

Existe uma dobradiça que permite posicionar o pé de modo a ficar com toda a sola no chão, mesmo abrindo as pernas.


4. Acessórios


Um dos acessórios incluídos é esta arma, que fica localizada debaixo da parte da frente do capô, com o Mr. Fusion acoplado. Talvez para dar energia.

Ela tem o cano moldado.

Pode ser segurada por qualquer uma das mãos.

O Mr. Fusion também pode ser removido e colocado no conector do pulso como se fosse um relógio. Isso foi pensado por fãs e não consta nas instruções.

Está incluído também o gancho para-raio usado no primeiro filme para coletar energia da descarga elétrica. A peça é de material maleável.

O gancho é instalado em um conector no topo do carro. Recomendável retirar o Mr. Fusion para ficar mais fiel.

Fica assim. Interessante terem incluído esse acessório. E ele faz sentido no modo robô, também.

Ele é instalado no conector do braço, servindo como uma arma extra.

Quando não está em uso, pode ser alojado nos conectores das portas.


5. Ação


O modo veículo é uma miniatura bem feita do DeLorean, que pode ser usada para recriar cenas do filme.

Uma outra possibilidade é fazer esse modo "Máquina do Tempo", com o Capacitor de Fluxo exposto e as rodas no modo de vôo.

O robô é bem articulado. Uma pena que não sei como ele se move no original, já que não tenho os quadrinhos.

[Conceito Original da Casa] Gigawatt usa um Rifle Tesla, que dispara raios elétricos. O rifle pode ser alimentado pelo Mr. Fusion, aumentando o poder de fogo.

[Conceito Original da Casa] Gigawatt consegue usar o bastão para-raio para atrair relâmpagos e com isso recarregar sua energia quando necessário.

Ou disparar na forma de uma bola de energia. É um ataque poderoso, mas as condições de uso são bem limitadas.

[Conceito Original da Casa] Gigawatt e Ectotron são parte de uma força de elite dos Autobots, os Blockbusters, escolhidos a dedo pelo próprio Optimus Prime.

- Autobots! Vamos rodar!
Era para ser uma cena com o Gigawatt e o Ectotron saindo em uma missão com o Optimus Prime, mas ficou parecendo mais uma exposição de veículos icônicos dos anos 1980.

Existem outros Transformers capazes de viajar no Tempo ou controlá-lo. Um deles é Vector Prime, de Galaxy Force. Há ainda o Maximal Heinrad, de Beast Wars Neo.

Embora esse tipo de poder não seja uma coisa tão rara...


E esta foi a apresentação do Gigawatt, feito pela Hasbro. Mais um bom trabalho de adaptação de um veículo icônico do cinema para o mundo de Transformers. Houve um grande esforço para se representar os detalhes, fiações e parafernália instalados no DeLorean, que acabou se tornando o sinônimo de "carro  que viaja no tempo" ou "carro do De Volta Para o Futuro". E incluíram acessórios para representar várias situações.

O robô também é bonito e foi escolhido o molde mais adequado, o do Sideswipe. O bom é que colocaram um painel giratório no peito com a representação do Capacitor de Fluxo, o que abre mais possibilidades no modo veículo também. As articulações são firmes e a transformação é simples, embora tenha algumas travinhas que requerem atenção.

Ajudaria ter umas figuras do Marty e do Dr. Brown para representar algumas cenas, mas infelizmente não pude conseguir. Mesmo assim, quem tiver pode fazer fotos e dioramas muito mais legais.

Diferente do Ectotron, o Gigawatt não está disponível nas lojas daqui, a não ser em sites de leilões. Para obter um seria preciso procurar nesses sites ou em lojas de importados ou estrangeiras. Só que o preço pode não ser muito convidativo. Mesmo assim é um bom item de coleção para quem gosta de coisas dos anos 1980.

Para saber mais do personagem, tem essa matéria na Transformers Wiki.


Depois disso, devolvi os dois para as caixas. Pois sinto que é assim que eles ficam completos. Com as embalagens que remetem à época.


6 comentários:

  1. Que sensacional!

    É uma das franquias que curto demais, além de ter um enorme carinho por ela! Lembro de ter visto o desenho animado na Rede Globo, mas lembro de pouca coisa, também. A NECA lançou umas figuras com o traço do desenho animado, mas devem estar numa escala de 1:10.


    A Hasbro fez muito bem o dever de casa e esse DeLorean ficou incrível! Muito legal que dá para brincar com as duas formas! Esse aí ficou numa escala próxima de 1:24? É a que tenho aqui, compatível com os soldadinhos da linha Megablocks. Tá aí uma dica, caso queira arrumar algumas figuras para interagir - tem uma linha similar nas Lojas Americanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      De Volta para o Futuro é uma daquelas trilogias que não têm igual. Em que criaram algo diferente e que serve de referência até hoje. Vejo os efeitos e como fizeram e é fascinante! É mais ou menos como os do Japão, mas com mais recursos. O princípio e o raciocínio são os mesmos.

      O Megablocks poderia ser uma boa opção. Nem me lembrei dessa linha, de tanto que foquei em Playmobil. Só que não faço ideia da escala. É do tamanho médio da linha de Transformers, a Deluxe (de cartela). Pouco menor que a Voyager (de caixa), que é o Ecto-1. Mas o mais importante é dar o clima. Só preciso de um preço acessível. Vou pesquisar assim que puder sair de novo.

      Excluir
  2. Show de review!

    De Volta Para o Futuro é um clássico que se mantém moderno! Taí uma trilogia que envelheceu muito bem, e é referência até hoje, não canso de assistir.
    Pior que eu também lembro pouco do desenho, mas lembro que adorava, principalmente as curiosidades científicas no final.

    Tá show demais esse DeLorean, o modo carro é perfeito! Vem até com o Mr.Fusion e as funções do original, pensaram detalhadamente nesse modelo. O acabamento também tá uma maravilha, é uma peça muito bonita.

    Curti o modo robô, parece bem resistente com essa baita placa peitoral, e ter o Capacitador de Fluxo no peito foi uma ideia genial, ainda mais com esse detalhe das datas. Quem planejou esse modelo com certeza gosta muito da trilogia!

    O próprio Doutor Brown chega a usar uns óculos nesse estilo, então foi um toque bem legal esses olhos dele. E realmente ficou com muita cara de doutor, algo que eu achava quase impensável para um robô hehehe.

    Uma arma com o Mr.Fusion acoplado, acho que o tipo de disparo seria assim mesmo como você fez. E ainda tem o para-raio para o robô se energizar e lutar com tudo!

    Nossa, eu achando que ele era bem grande, mas ao ver ao lado de figmas e Figuarts dá pra ver que é bem pequeno. Mas tem muita presença!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Esse é um dos grandes filmes representativos dos anos 1980. Ou melhor da História do Cinema, sem exageros. Tantas boas ideias com uma execução incrível. Um fenômeno!

      Assim como no Ecto-1, tenho certeza de que quem projetou era fã. E até as portas foram emuladas, sendo que o molde original, o Sideswipe, nem abria desse jeito. Todos os elementos também ficaram muito bem integrados com o robô. Colocar o Capacitor de Fluxo no peito foi uma boa, já que não daria para representar na parte de dentro do carro. E acho que ele foi feito misturando elementos do Marty com o Dr. Brown.

      Esses ataques eu tive que pensar muito em como fazer. Daí me lembrei da cena do para-raio e então fiz tudo elétrico mesmo. O efeito do rifle ficou até melhor do que eu esperava. Já os do carro nem tanto.

      Os Transformers do tamanho Deluxe não são tão grandes, mas Voyagers como o Vector Prime e o Ecto-1 são enormes. Era para ser só uma coleção de viajantes do tempo, mas no fim a foto serviu para dar uma ideia do tamanho e fazer um comparativo.

      Excluir
  3. Olá!
    De Volta Para o Futuro é um grande clássico que continua a permanecer no imaginário dos fãs, mas também vivo e moderno para as novas gerações. Vários temas sobre salto temporal tiveram suas inspirações a partir desta obra.
    Impressionante ver a Hasbro fabrincando robôs de alta qualidade como estes modelos, nos mínimos detalhes. As montagens deram um toque a mais, dando vida aos ataques especiais. Ficaram excelentes!
    Recentemente vi na obra Shaman King alguns carros que se transformam em robôs gigantes como estes, chamados de SuperCarros, e logo me lembrei da ideia dos Transformers. A pegada é outra, com envolvimento anjos e fusões com espíritos. De toda a forma, deu pra entender um pouco a ideia. Achei bacana, me fez lembrar disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      De Volta para o Futuro mexe com algo que fascina muita gente, que é a viagem no tempo. E ainda incluiu um carro, algo que normalmente ninguém imaginaria. Isso é ousadia!

      Agora que falou acho que já vi algo assim, de anjos/demônios possuindo veículos e se transformando em robôs. Mas não me lembro onde... Não era só em Shaman King... Pior que nem faço ideia para saber onde procurar. Vou ter que dar uma procurada.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html