domingo, 16 de outubro de 2022

Kamen Rider BLACK SUN - Considerações Antes da Estreia

Saudações.

Foi liberado o trailer que provavelmente é o final da série Kamen Rider BLACK SUN, que será disponibilizada pela Amazon Prime Video em 28/10/2022, assim como informações sobre outros personagens na página oficial.


O ano é 2022. Uma era de caos, meio século depois do governo institucionalizar o convívio com os Kaijin. Aoi Izumi, uma jovem ativista de direitos humanos que luta contra a segregação se encontra com um homem. Kotaro Minami, aquele que foi escolhido para ser o candidato a ser o próximo Rei Criador, chamado de "Black Sun". A verdade sobre o Rei Criador e os Kaijin que ficou escondida por cinquenta anos. E o outro candidato a ser o Rei Criador, Nobuhiko Akizuki, que ficou encarcerado. O encontro e o reencontro dos dois criará uma turbulência que envolverá a todos.

- Tradução rudimentar da história publicada na página oficial.

Vide também:



Novos Personagens

Finalmente foi revelada a identidade da menina que se encontraria com Kotaro na sinopse divulgada anteriormente. Ela é Aoi Izumi (interpretada por Kokoro Hirasawa), jovem ativista que luta pela convivência entre os humanos e os Kaijin, na tenra idade de 14 anos. Pelo visto ela realmente terá participação chave na história e o contato com Kotaro fará com que ela se desenvolva muito e a atriz pede que a acompanhem até o final.

Outro personagem que foi revelado é Shunsuke Komatsu, que é um Kaijin pardal e acompanhará Aoi em sua jornada. E talvez seja o encontro com ele que motivará Aoi a lutar pela igualdade de direitos, visto que ele diz "Nós somos Kaijin, mas também somos humanos". Uma curiosidade é que aparentemente ele é um mestiço de pai humano com mãe Kaijin, baseada na mesma ave. A menos que seja outro erro de digitação, algo que foi bem frequente no começo, mas agora foram feitas correções. Só que o nome da mãe parece estar cortado no meio.

Segundo o ator, Genki Kimura, ele assume sua forma Kaijin quando tem um descontrole emocional. Mas só por esse depoimento não se sabe se essa transformação é permanente ou se ele reverte para a forma humana, visto que no trailer os Kaijin aparentemente usam máscaras de identidade humana, que aparecem dependuradas em seus corpos, como no do Kaijin Morcego no trailer. Ou pode uma troca de casca (ecdise) como em alguns animais.

Tem ainda Shinichi Dounami (Douha?), o Primeiro Ministro do Japão. Segundo o ator, Lou Ohshiba, ele é um político inescrupuloso, que faz várias coisas ruins a seu bel-prazer. No trailer, Dounami diz "Kaijin só servem para ser atração de circo", o que revela muito sobre sua posição e seu caráter. Se ele tem algo com os Gorgom e só esconde suas verdadeiras intenções não se sabe ainda.

Ele é auxiliado por Isao Nimura (Toshinori Atsumi), o Secretário-Geral, que cuida das relações com os Kaijin, com os ministérios e com os partidos de oposição. Um político altamente competente, mas que tem alguns podres por trás. E foi com isso em mente que o ator o interpretou.

Um personagem assumidamente odioso é Wataru Igaki, interpretado por Hiroki Konno. Igaki é um ativista anti-Kaijin, que conclama multidões segurando placas com a bandeira do Japão a eliminar esses seres, que ele diz "não serem humanos". Konno comenta que Igaki não seria tão mau, vendo a história pelo ponto de vista do personagem, mas que realmente será mostrado como uma pessoa ruim. E está ansioso para ver o quanto ele será odiado.

Nessa realidade também haverá um departamento de polícia especializado em crimes de Kaijin e um de seus membros é Kazuya Kurokawa (Junichi Kawanami), o único que aparece na página oficial. Ainda, tem um estrangeiro chamado Nick (Jua), cujo papel na trama ainda não foi revelado. E foi confirmada a presença do Kaijin Pulga (Daisuke Kuroda) e da Kaijin Anêmona (Miwako Kakei).

De acordo com Kuroda, o Pulga sofreria constantemente se deixando levar pelas circunstâncias, mas encontrará o que deve fazer, o seu papel neste mundo. Ele aparece em um lugar que lembra um laboratório vestindo um jaleco e talvez seja um cientista ou um técnico de laboratório. E também junto com Nick, em um breve momento no trailer.

Daqui se vê que cada Kaijin terá sua história, o que é uma das propostas da série, de se ser um Drama Coletivo. E acredito que isso dará mais profundidade à obra, sendo que eles não serão reles "monstros da semana", descartáveis.


Long Long Ago 20th Century

Pelo que deu para entender, a história se passará em dois períodos. Nos tempos atuais em 2022, e no passado, nos longínquos anos 1970 do século XX. Foi uma era conturbada no Japão, com movimentos políticos/estudantis como os Zenkyoutou.

Aparentemente, nessa época, a Gorgom era um desses movimentos, como se pode ver em uma cena do trailer com os que se tornariam os Três Sacerdotes ainda jovens, junto com Kotaro, Nobuhiko, Bilgenia e mais um jovem estrangeiro, Oliver Johnson (Moctar Diouf), um novo personagem. Eles seguram uma bandeira com o nome da organização, escrita em kanji, porém seguindo apenas a fonética e não o significado (ficaria 五流護六, "Gorugomu", como no site de crowdfunding). Essa prática de uso de kanji de forma "incorreta" também era comum em gangues de motociclistas da época. Ou como o Maadakai, do filme Madadayo, de Akira Kurosawa.

A bandeira também tem um símbolo que lembra uma Fita de Moebius, ou a marca do Infinito. Uma outra nova personagem é Yukari Shinjo, que aparece na cena e tem essa marca desenhada em vermelho na palma. A atriz Haruka Imou a descreve como uma revolucionária, que luta por sua própria verdade e sempre está pensando, ponderando, mas é firme em suas escolhas. Ela jura "lutar eternamente para que os Kaijin possam viver como eles mesmos", e talvez seja essa a razão dela ter essa marca na mão.

Nessa época, Kotaro tinha a mesma aparência jovem de Nobuhiko e por isso o personagem nessa fase foi interpretado por Aoi Nakamura, de 31 anos, bem mais novo que Hidetoshi Nishijima. Está escrito no Twitter oficial de Nakamura e na página oficial que o Minami de 1972 luta contra a segregação dos Kaijin e é uma pessoa energética e cheia de vida, algo diferente do semblante soturno passado por Nishijima. Yukari pelo visto compartilhava desses ideais e o Minami de 2022 pode ter visto em Aoi algo parecido com ela.

Não só Minami, como Shinichi Dounami também aparece em sua juventude, desta vez interpretado por Oshiro Maeda, figurando como neto do então Primeiro Ministro. Como ele vai ocupar o posto de seu avô cinquenta anos depois ainda não se sabe, mas provavelmente não será nada limpo. A foto no site oficial dá a impressão de que ele é um rapaz inocente, simpático com um sorriso no rosto, mas que também transmite uma sensação de dissimulação, de falsidade. Ainda mais considerando que ele está empunhando um rifle, que no trailer ele aponta para alguém. Talvez o sorriso seja depois dele atirar...

Kotaro e Nobuhiko teriam sido transformados em Kaijin ainda crianças, como é mostrado em uma cena que remonta à série original. Isso indica que em BLACK SUN se manteve o conceito dos Kaijin serem Humanos Modificados (Kaizou Ningen). Tanto que nos tempos atuais, Bilgenia tenta transformar Aoi em Kaijin inoculando nela uma substância desconhecida que faz crescer tentáculos que lembram larvas de inseto, inclusive na textura.

Uma das propostas é a de mostrar como os Kaijin surgiram, mas não foram divulgadas mais informações. Pode ser que eles sejam um povo que vivia longe da civilização humana e que desenvolveu um meio de implantar características de animais em seus corpos, mais ou menos como na série original, mas sem ter necessariamente intenções malignas. Ou pode ter sido o resultado de um experimento do governo japonês para se criar mão-de-obra barata ou armas biológicas (super soldados). Por enquanto, só se pode fazer especulações e o que se sabe é que o processo é artificial mesmo.


Isso de se representar o passado me lembrou um pouco como Shozo Uehara idealizou o primeiro episódio da série original. Com Minami em um mundo desolado se recordando de como as coisas chegaram ao ponto em que estão, mas depois recuperando a esperança, após resolver seus conflitos internos. Porém é ignorado se a equipe de BLACK SUN sabia dessas circunstâncias da concepção da série original.


Kamen Rider

Com as informações coletadas até agora, dá para ver que a série se passa em um Japão dominado pela corrupção, a começar pelo Primeiro Ministro. Somente ele e Igaki, o ativista anti-Kaijin, são descritos claramente como "maus" e "odiosos". Quanto aos Gorgom, aparentemente eles têm boas qualidades, como pensar em seus companheiros ou buscar o sentido de se ser um Kaijin.

Por outro lado, Nobuhiko, que na série original era um vilão, agora ganha o título de Kamen Rider, indicando que ele é o Herói dos Kaijin. E sendo assim, ele não pode ser mais considerado um vilão, mas sim um antagonista, um oponente, e de fato o nome de Tomoya Nakamura figura como protagonista junto com o de Hidetoshi Nishijima. E na página oficial Nobuhiko é descrito como uma pessoa nobre e íntegra, que acredita na Justiça.

Nobuhiko aparece no trailer acorrentado, preso por meio século, enquanto Kotaro aparentemente se isolou. Possivelmente algo envolvendo Yukari Shinjo. Mas Kotaro resolve voltar à ativa, pilotando a Battle Hopper, coberta por um lençol. E Nobuhiko sai de seu confinamento, descobrindo a Road Sector, cujo nome foi confirmado na página oficial. Os dois são vistos nas formas de 2022 andando juntos em suas motos, no trailer, mas ainda não se sabe o que os levará a tomar caminhos distintos, embora na página oficial seja dito que os dois terão desentendimentos ideológicos. Ambos então serão Heróis, porém com ideais diferentes.

O produtor Shinichiro Shirakura comentou em um talk-show de Kamen Rider Amazons que tanto Haruka/Amazon Omega quanto Jin/Amazon Alfa seriam Kamen Riders, porque lutam para proteger alguma coisa ou alguém, e não por intenções egoístas ou por interesse próprio. Sendo assim, os dois são Heróis e isso provavelmente se aplica a Kotaro/Black Sun e Nobuhiko/Shadow Moon. Então os dois serem Kamen Rider é aderente ao seu pensamento.

Mesmo porque, para Shirakura o "bem" e o "mal" são conceitos relativos, como ele demonstrou em Kamen Rider Ryuki, com treze Riders, cada um seguindo seu conceito de "justiça" (ou sintam que não estão fazendo nada de errado, como Ouja ou Gai). Foi um sinal de rebeldia à emissora de TV, que encomendou um herói que simbolizasse a "justiça absoluta", algo que o produtor recusou ao ter em mente os Atentados de 11 de setembro, em 2001.


Teoria de Conspiração
(a partir daqui a leitura pode ser dispensada)

Mas qual será o papel da Gorgom nessa história? O que eles são exatamente? Ela pode ter começado como um movimento anti-segregação, visto que Bilgenia aparece no passado conclamando Kaijin a lutarem por igualdade. Mas que acabou se corrompendo e se tornando radical.

Talvez nesses cinquenta anos a Gorgom tenha crescido a ponto de ter contato com o governo e com isso obtido um "acordo de paz" temporário, mas algo acabou dando errado. O Primeiro Ministro é visivelmente segregacionista e é difícil de acreditar nessa teoria, embora não esteja descartado que ele tenha interesses que o levaram a segurar seus preconceitos.

Em Blood of the Wolves, o diretor Kazuya Shiraishi retratou a polícia como uma instituição corrupta, tendo acordos com as gangues de Yakuza, fazendo vista grossa e interferindo só em alguns casos, usando métodos questionáveis. Mas ao mesmo tempo era assim que era evitado que essas gangues entrassem em guerra umas com as outras, mantendo-as sob controle e com isso salvaguardando uma "ordem" na cidade, ainda que aparente. Pode ser algo nesse sentido, que é um daqueles casos em que não dá para dizer o que é o bem e o que é o mal, mas que funciona (ao menos dentro do filme) e os fins justificam os meios.

Nesse caso, uma teoria é que o Primeiro Ministro se use da existência dos Kaijin para se perpetuar no poder, se mostrando como o único capaz de lidar com a questão. Mas na verdade teria acordo com os Gorgom para serem um "inimigo imaginário", uma "organização do mal" que ameaça os seres humanos.

Já os Gorgom se apresentariam como aliados dos Kaijin, que sofrem por serem discriminados e precisam de alguém que os organize e os represente. Mas na verdade os Gorgom estariam ligados ao governo, com o intuito de unificar os Kaijin em uma só facção, facilitando o controle. Com isso, o Primeiro Ministro faria com que eles não fossem dizimados, mas também não permitiria que ganhassem força. Nisso concederia algumas "vitórias", ainda que arranjadas. E os Gorgom concordariam com esse esquema, por julgarem que esse é o único jeito de garantir a sobrevivência de sua raça.

Dentro desse jogo, Nobuhiko seria apenas um peão que não sabe de nada e luta pelo que acredita: a libertação dos Kaijin e a garantia de seus direitos. Porém se tornaria um "herói de mentira" sem perceber. Seu perfil é altamente propenso a isso.

Já Bilgenia seria o inconformado com a situação, sabendo desse esquema, mas se rebelando, não suportando ver seus semelhantes de comportando como "guaxinins" e planejando transformar toda a humanidade em Kaijin. Um empecilho para o Primeiro Ministro, já que o esquema só daria certo se eles continuassem sendo uma minoria.

E o que é o Rei Criador (ou Grande Rei, na versão brasileira da série original)? Ele se encontra no topo da escala de poder dos Kaijin e assim como no original está prestes a morrer, necessitando de um herdeiro. Será que foi ele o causador de todo esse conflito, visto que Kotaro jura que vai matá-lo? Ou existe mais alguma coisa que o protagonista não sabe, o tal "segredo" mencionado na sinopse? E o que são as Kingstones? Os Três Sacerdotes parecem querer recuperá-las a todo o custo, como mostrado no trailer anterior. E no atual se veem as duas, a vermelha (provavelmente de Black Sun) e a verde (talvez de Shadow Moon), bem menores que na série original.


Mais uma vez, são somente conjecturas. Teorias que podem estar erradas em sua totalidade ou parcialmente e torço para que estejam. Logo saberemos as respostas para tantas perguntas, no dia 28/10/2022 à meia-noite no Japão, que para nós será o meio-dia de 27/10/2022. Só sinto que não será nada agradável e é esse desconforto que eu quero que a série traga, visto que se trata de uma série voltada ao público adulto, com indicação para maiores de 18 anos (ou seja, não é algo que seja recomendável ver com os filhos, se forem menores de idade).

Foram confirmados dez episódios que perfazem um total de 440 minutos. Aparentemente serão exibidos todos de uma vez ao invés de semanalmente, o que é bom para quem não gosta de esperar. Porém pretendo ver aos poucos, seguindo meu ritmo.

2 comentários:

  1. Escritora ao dispor e pelo jeito, teremos uma trama madura, com questionamentos e releitura total nesta série. Como a Toei já trabalhou com tokusatsu focados ao público adulto, como foi nos dois filmes de "Kamen Rider" dos anos 2000 (que vi por causa do ator principal estar no "Ultraman Decker", são bons filmes) e com "Kamen Rider Amazons" quando falamos desta franquia, a expectativa está à favor. Quanto as conjecturas que trouxe, bom saber o que imagina que pode acontecer, vai que acerta em alguma coisa, né! Animada com a produção e até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Eu mesmo espero estar totalmente errado nas teorias e surja algo que me surpreenda (com isso vou poder usar o que eu escrevi para fazer alguma outra história). Um outro trabalho legal de Kamen Rider voltado a um público mais maduro é Fuuto PI, que acabou agora e foi muito legal. Logo deve sair toda a série dublada.

      O Kikawada é um bom ator e participou também de novelas na NHK interpretando personagens bem diferentes dos que ele fez nas séries de Tokusatsu. Ele é tarimbado, fazendo vários jogos de expressões para mostrar o que o personagem está pensando de forma sutil. Como no episódio do Gregoriano Grace.

      E agora no Decker apareceu outro ator de Kamen Rider. Gosto muito do trabalho dele também e do seu carisma.

      Mais uma vez, espero que BLACK SUN traga bastante desconforto e muito o que pensar. Com Amazons foi assim e agora temos um cineasta de carreira comprovada, que soube tratar bem questões morais. Vamos esperar para ver como vai ser.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html