terça-feira, 30 de agosto de 2022

Kamen Rider BLACK SUN - Informações Adicionais

Saudações.

Foi liberado mais um trailer e informações adicionais sobre a série que será um reboot de Kamen Rider BLACK, e terá estreia mundial pela Amazon Prime Vídeo em 28/10/2022. Abaixo um apanhado e algumas considerações.


O Rei Criador do Mundo - O ser que se situa no topo dos Kaijin
Quando sua vida acabar, será escolhido um Rei Secular que herdará sua força.

Estamos no ano 2022. Meio século se passou desde que o governo instituiu o convívio entre humanos e Kaijin.
Mesmo assim, os Kaijin ,que vivem com a forma de humanos, são discriminados, oprimidos. E dentro do conflito entre esses seres e os humanos, as diferenças entre as duas raças se acentuam cada dia mais.

Em meio ao caos, uma menina que sonha com a harmonia se encontra com um homem, que é...

- Tradução rudimentar da introdução divulgada no Canal Oficial

Vide também:

Kamen Rider BLACK SUN - Informações Preliminares - contém as propostas do diretor Kazuya Shiraishi, do designer de conceitos Shinji Higuchi e do diretor de efeitos especiais Kiyotaka Taguchi.


O trailer foi divulgado no Canal Oficial da Toei de Tokusatsu, primeiro no Japão e depois internacionalmente. Segue abaixo (ou clicando nos links anteriores):



STOP KAIJIN HATE

No vídeo aparecem duas passeatas. Uma é com os Kaijin, revoltados com a discriminação racial. As placas que eles seguram mencionam "não esqueçam o que aconteceu com o Kaijin Mosca", que é mostrado brigando com humanos no meio de um dos protestos até reagir, jogando um deles longe e depois sendo baleado por um policial humano. E entre as placas tem uma que tem uma parte cortada por estar fora da tela que diz algo como "(...)stas vão embora!". Interessante que o Kaijin Mosca tem um nome, Kinoshita, bastante comum no Japão, o que indica que eles realmente fazem parte da população.

Do outro lado, há os humanos exigindo o extermínio dos Kaijin, chamando-os de invasores e que eles têm de sair da Terra. Curiosamente algumas têm o Hinomaru, o "sol nascente" da bandeira do Japão. E no fim do vídeo tem um humano sendo atacado e morto por um Kajin Aranha, que é o mesmo que aparece na thumbnail.

Com tudo isso dá para ter uma ideia de como são as coisas nesse mundo, que é sujo, árido e cheio de conflitos raciais. E que os Kaijin são pessoas comuns (ao seu modo), visto que eles podem ser feridos e até mesmo mortos por armamento convencional. Só que eles têm uma força maior que a dos humanos, o que pode ser uma das razões para que sejam temidos.

Também são desconhecidas as circunstâncias que levaram o Kaijin Aranha a matar um humano. Esse pode ter sido o estopim para a revolta dos humanos.


Herói ou Vilão?

No meio disso tudo, aparece Nobuhiko Akizuki/Kamen Rider Shadow Moon discursando, se apresentando como um Kaijin e incitando os outros de sua espécie a se revoltarem, pois se se mantiverem em silêncio, serão destruídos pelos humanos. Ele cita palavras de ordem, de que os Kaijin podem se enfurecer, pois vivem sob a opressão. Curiosamente ele diz "este planeta não é só dos humanos; é nosso também" ao invés de simplesmente "este mundo é nosso, dos Kaijin", o que indica que ele almeja a igualdade de direitos e não necessariamente a supremacia de sua raça.

Nobuhiko, desta vez, é um agitador, conclamando os Kaijin e insuflando-os contra o domínio dos seres humanos para conquistar sua liberdade. E diz isso com convicção, mostrando que desta vez ele realmente acredita na causa que defende, diferente da série original em que passou por lavagem cerebral.

Por isso, o personagem não pode ser considerado com um "vilão" em BLACK SUN. Uma coisa que não se pode esquecer é a proposta do diretor Kazuya Shiraishi de deixar vagos os conceitos de "bem" e "mal". E também do slogan "O que é o Mal? Quem é o Mal?". Sendo assim, suas ações não podem ser julgadas facilmente.

Outro ponto interessante é a composição de cena do discurso, tendo no fundo uma Igreja dos Santos dos Últimos Dias e nas janelas a inscrição "Deus é Amor". Não se sabe se há alguma intenção ou mensagem com isso e talvez nem se saiba, pois o risco de um processo seria muito grande.


Novos Velhos Personagens

Na página oficial foram divulgados os atores que representarão personagens bastante conhecidos dos fãs da série original.

Um deles é Bilgenia (conhecido por aqui como "Taurus"), interpretado por Takahiro Miura, mais um ator de renome no show business japonês. Ele descreve seu personagem como alguém com uma forte convicção e que irá desencadear vários eventos. Daqui se vê que um dos intentos dos diretores, de dar mais participação a Bilgenia, foi cumprido. No trailer ele parece estar depreciando várias pessoas, comparando-as com um guaxinim, um bicho arredio, que é como chamam no Japão uma pessoa covarde que fica se escondendo.

Outro é o Monstro Morcego, cujo papel ficou com Takuma Otoo, do grupo de atores TEAM NACS. Um de seus membros é Shigeyuki Totsugi, que foi Genta Igarashi em Kamen Rider Revice. Otoo também tem um extenso currículo, trabalhando em cinema, TV, teatro, radio e comerciais. É ainda diretor e roteirista dos projetos da NACS. Conta que seu personagem aparece em vários lugares, e realmente era assim no original. No trailer ele parece estar perseguindo alguém, elogiando-o por ter fugido por tanto tempo.

Um querido dos fãs, o Monstro Baleia, também aparecerá, com interpretação de Gaku Hamada, que é ator desde criança, participando de novelas como 3 Nen B Gumi Kinpachi Sensei (algo como "Prof. Kinpachi da 3ª Série B") e do filme de Tokusatsu Ultraman Tiga Ultraman Dyna Ultraman Gaia - A Batalha no Hiperespaço. Ele conta que BLACK SUN é capaz de despertar diversos sentimentos em quem vê. E no trailer ele aparece discutindo com Kotaro dizendo "Você não quer sobreviver?!"

Os Três Sacerdotes também estarão presentes, desta vez com formas humanas, paramentados com robes litúrgicos, diferentes dos desenhos de conceitos em que eles figuram com roupas militares. Apesar de serem sacerdotes, eles falam e agem como yakuza, exigindo a Kingstone, que pelo visto também será um item de grande importância desta vez.

Baraom será interpretado pelo lutador Pretty Ohta, conhecido como o "Mini Mestre" devido à sua baixa estatura de 1m40cm. Estranhamente, o personagem é descrito pelo ator como alguém que pensa no bem-estar de seus companheiros, apesar de no trailer estar cobrando alguém para trazer a Kingstone.

Beshum (Pérola) será feita por Yo Yoshida, que conta que enquanto em séries de Super Heróis existe um bem e um mal definidos, em BLACK SUN esses conceitos serão mais vagos e retratados como ideologias e visões de como se trata a vida... enquanto dá um Yakuza Kick em algum subordinado incompetente no trailer.

O papel de Darom (Danker) ficou com Baijaku Nakamura II, que atuou no teatro Kabuki, de onde veio seu nome artístico, sendo o segundo a assumí-lo (daí o "II"). Aparentemente ele é o mais sábio dos três e busca o caminho na vida para os Kaijin. Figura detendo um ataque de Kotaro com telecinese dizendo "você não pode me derrotar".

Desta vez esses personagens têm formas humanas e ainda não foram reveladas as de Kaijin. Mesmo assim eles têm forte presença, sendo todos atores de renome. Dentre eles os únicos que trabalharam com Tokusatsu são Hidetoshi Nishijima, o Kotaro Minami/Kamen Rider Black Sun, e Gaku Hamada, ainda que só uma vez.

A obra é descrita no trailer como um 群像劇 (gunzougeki, algo como "drama coletivo"), modalidade em que há vários personagens principais, cada um com sua história e tendo a mesma importância na trama. Um exemplo seria a série clássica de Transformers em que havia muitos episódios em que Optimus Prime ou Bumblebee não eram necessariamente os protagonistas.

Então o termo "monstro da semana" (cunhado no ocidente) pode ganhar um novo significado, sendo que em cada episódio seria mostrada sua história com o Black Sun interferido direta ou indiretamente. Mas isso é conjectura.


A Menina Sonhadora

Uma personagem que ainda não teve a foto divulgada, mas que pelo visto tem participação decisiva na trama, é a menina citada na introdução. Ela sonha com a harmonia entre os humanos e os Kaijin e talvez esse seja o norte de Kotaro em sua luta.

Na descrição do herói consta que ele pende para os dois lados, tanto dos humanos quanto dos Kaijin. Por isso existe a possibilidade dele não ter necessariamente um lado, mas sim ser uma "terceira força", solitária, que ajuda quem precisa. E luta apenas para realizar o sonho da menina, enquanto foge da perseguição dos Gorgom que querem sua Kingstone.

Não se sabe ainda quem ela é. O mais provável é que seja uma equivalente a Kyouko, a irmã de Nobuhiko no original, ou de Katsumi, a namorada de Nobuhiko. Outra possibilidade, mais maníaca, é que seja Yuki, que aparece no episódio 32, cujo título é "A Menina Sonhadora Yuki".

Também não se sabe se ela é humana ou Kaijin. Se morre no começo, deixando seu desejo com Kotaro ou se o acompanhará em sua jornada ou se apenas é salva na primeira aparição. De qualquer jeito é um elemento a ser considerado.


Para Maiores

Com tudo isso deu para ver mais de como é o mundo de BLACK SUN. Mesmo assim foram deixadas muitas dúvidas, que serão esclarecidas no lançamento da obra.

Percebo que o preconceito racial será um dos temas centrais da trama e um dos tais problemas sociais que o diretor Shiraishi quis abordar. Uma proposta bastante ousada, embora amplamente utilizada em obras do gênero e no Anime. Mas desta vez parece ir mais a fundo, uma vez que a classificação indicativa é de 18+, ou seja, não recomendado para menores de 18 anos.

Essa é a primeira obra do gênero a receber essa classificação. A título de referência, Kamen Rider THE FIRST teve classificação R12 e a segunda temporada de Kamen Rider Amazons a 13+. Significa que vão pegar mais pesado, talvez não só na violência, com parte retratada no trailer, como também nas questões morais.

Uma delas é como o preconceito racial e a reação a isso serão tratados. Os Gorgom aparentemente têm intenções nobres, de salvaguardar os de sua espécie, embora se usem de métodos escusos como os Yakuza. Ou será que isso é um meio deles manipularem suas massas (ou seja, "coisa de Gorgom")? Mas daí seria óbvio demais e iria contra o que Shiraishi disse de deixar tênue a linha entre o Bem e o Mal.

Já foi visto várias vezes que o ser humano teme aquilo que é diferente ou que eles não podem compreender. E a tendência é a de eliminar tal elemento, o que na maioria das vezes gera consequências desastrosas. Por outro lado, a intenção é a de garantir a sobrevivência da espécie, de proteger aqueles que lhe são caros. Mais uma vez, uma questão além do Bem e do Mal.

Tratar de questões delicadas exige renome e uma posição estável no mercado, devido a pressões de grupos políticos e ideológicos. Como conta Shozo Uehara, que tratou do preconceito em um episódio de O Regresso de Ultraman, o que custou seu cargo, mas depois conseguiu outros trabalhos graças ao seu currículo. Pode ser por isso que foi chamado Kazuya Shiraishi, que é um grande nome no ramo.

Kotaro/Black Sun pode ser uma "terceira força", que só ajuda aqueles que ele julga merecedores sem necessariamente tomar o lado dos humanos ou dos Kaijin, mas isso pode ser considerado justiça? Há quem diga que não, pois é perigoso deixar esse julgamento para uma só pessoa com grande poder. E como ele lidará com seus oponentes?

Muito do que coloquei são conjecturas, por isso tem muito "talvez", "provavelmente" ou "não se sabe", afinal a obra ainda não foi lançada e não há muitos detalhes. Mesmo assim o que foi divulgado até agora atiça a curiosidade e abre espaço para muitas teorias entre os fãs, o que considero como parte da diversão nesse período.

Kamen Rider BLACK SUN parece ser bem promissor, com um dos tipos de história que gosto. Por isso aguardo ansiosamente por sua estreia em 28/10/2022. Felizmente sou assinante da Amazon Prime Vídeo, que tem várias opções de Tokusatsu, não só Kamen Rider.

4 comentários:

  1. Escritora e as conjecturas para "Kamen Rider BLACK SUN" revelam facetas mais sombrias, com camadas e diferentes formas de pensar sobre a relação entre humanos e kaijins. Deve ter algo que remeta ao que foi visto em "Ultraman Taiga", numa proporção mais adulta e séria. Mais que animada pra poder ver, sabe como parte do pessoal vai ver a série. Agora ficou mais explicito porque há um Kamen Rider Shadow Moon, o personagem não será semelhante ao seu equivalente original, faz sentido agora. Fica a incógnita se haverá referências para "Kamen Rider Black RX", sei que o foco é no Black, vai que né...

    Bom que a Toei não desistiu de criar tokusatsu ao público adulto. Quando olha atrás e vê que tivemos "Akibaranger", "Changérion", "Kamen Rider Amazons" (vi todos eles, tenho que rever Amazons pra fechar com o filme) e os dois filmes de "Kamen Rider" dos anos 2000 (que vi recentemente e são muito bons, vi por causa do ator que está lá no "Ultraman Decker"), temos a esperança que venha outras produções deste calibre. Porque público pra isso tem. Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Taiga é uma das obras que abordou o preconceito racial, nesse caso com alienígenas. No caso de BLACK SUN podem apresentar uma visão diferente, mais visceral. Em que não dá para saber quem é bom e quem é mau. E pelo que entendi essa é a proposta do diretor. Algo que seja complexo para crianças e faça a gente pensar. Embora mesmo as séries voltadas para crianças coloquem algo nas entrelinhas.

      Desta vez conseguiram usar bastante dinheiro para criar algo que seja voltado ao público adulto. Tanto que os atores são de primeira linha no Japão. Gente do nível do Antônio Fagundes ou do Tarcísio Meira, fazendo um paralelo com os atores daqui. A parceria com a Amazon realmente rende bons resultados como Kamen Rider Amazons, que no princípio me causou bastante desconforto ao terminar de ver, mas que ainda assim gostei muito. Vamos ver como vai ser, agora que estão dando uma divulgação maior para todo o mundo.

      Excluir
  2. Nobre Usys!

    Estou curioso com esta obra, tendo em vista a antiga série de TV estar entre as minhas favoritas. Mais uma vez, fico surpreso com o peso da trama, com a escala de cinza predominando - sem muita definição do mal e do bem. É tudo bem complicado e não há como esquecer a trama dos X-Men e, claro, muitos dos movimentos atuais que se dizem defensores das minorias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo.

      Acho que vai ser uma coisa bem diferente do original, como foi com Amazons. Li um depoimento do ator que faz o Nobuhiko e ele comenta que os Kaijin realmente são discriminados e explorados pelos humanos nesse mundo. Então pode ser também algo como O Planeta dos Macacos.

      Vi ainda outras obras do diretor e realmente ele consegue colocar em xeque os valores de Bem e Mal. Por exemplo, um policial que se deixa corromper ao fazer acordo com gangues de Yakuza a fim de impedir guerras entre eles e com isso garantir a ordem. Perceber que não dá para acabar com eles, então o negócio é saber controlar. Como dizer se isso é bom ou ruim?

      Acho que vai ser algo que não pode ser mostrado a crianças, visto que elas ainda não possuem discernimento. Ser uma obra adulta nesse sentido. De algo da "zona cinzenta" mesmo.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html