domingo, 26 de março de 2023

Jiro Dan e Ken Nishida - Inimigos de Fachada

Saudações.

Hoje vou falar um pouco sobre dois atores do seriado O Regresso de UltramanJiro Dan, o protagonista Hideki Go, e Ken Nishida, o Fumio Kishida, baseado em uma entrevista que os dois deram em conjunto, publicada no livro 証言!ウルトラマン (Shougen! ULTRAMAN, "Testemunho").



Para quem viu O Regresso de Ultraman um dos pontos mais marcantes era a implicância que Kishida tinha por Go ao considerá-lo inapto para ser um membro do MAT (Monster Attack Team), ou GAM (Grupo de Ataque aos Monstros), como é conhecido por aqui. Tanto que havia crianças na época que não gostavam de Kishida, apesar de ser um homem dedicado à sua missão de proteger a humanidade e não dizia aquelas coisas por maldade, mas sim por seu comprometimento ao dever. Mas por trás das câmeras as relações entre Jiro Dan e Ken Nishida são bem diferentes sendo que os dois são muito amigos, se respeitam e elogiam o trabalho um do outro.

Jiro Dan conta que decidiu ser ator depois de se formar no colegial e frequentava a Daiei em Kyoto, onde ele nasceu. Ele pretendia ingressar nessa empresa, mas ouviu boatos de que os estúdios de Kyoto iriam fechar, devido à decadência dos cinemas na época. Nisso, ele foi aconselhado a buscar uma nova oportunidade em Tóquio e lá começou sua carreira.

Ken Nishida gostava de cinema desde o ginásio e via filmes como Laurence da Arábia, dirigido por David Lean e mais tarde ingressou na Universidade de Waseda no departamento de Artes Cênicas. Mas era a época dos Movimentos Estudantis (Zenkyoutou) e por isso a universidade ficava fechada a maioria do tempo. Assim, Nishida passou a trabalhar como secretário para Takatada Ihara, produtor da Nippon Television e também como assistente do célebre cantor Kyu Sakamoto, segurando papéis com a letra da música quando o cantor a esquecia.

Nishida comenta que via os comerciais de Dan na empresa de cosméticos Shiseido, da linha MG5, voltada para homens, e nunca imaginou que iria trabalhar com ele.

No comercial de spray para cabelo da linha, junto com Masao Kusakari.
E mostrando uma proporção corporal inacreditável, mesmo para os padrões ocidentais.



A Mesma Velha História

Dan conta que não sabe como foi escolhido para ser o Go em O Regresso de Ultraman. Ele apenas recebeu uma proposta de sua agência e respondeu que poderia ser divertido e simplesmente aceitou, achando que seria um dos membros do MAT. Porém para sua surpresa pegou o papel principal de Hideki Go, que incorporaria o Ultraman. O próprio Dan gostava de Tokusatsu e via Kaiki Daisakusen mesmo aos 20 anos de idade pensando "será que não tem problema eu ver algo feito para crianças?". Mas nas filmagens d'O Regresso, teve contato com grandes diretores como Ishiro Honda e Masanori Kakehi e viu que eles levavam seu trabalho a sério, com entusiasmo. Dan sentiu que se tratava de uma obra profunda e por isso resolveu ver as séries Ultra anteriores.

Já Nishida trabalhava como ator regular em novelas e fazia algumas aparições no seriado policial KEYHUNTER. Nisso, produtores da Toei e a roteirista Mieko Osanai o recomendaram para o produtor Yoji Hashimoto, da emissora TBS, e que cuidaria das séries Ultra dos anos 1970. Nishida então foi chamado para tomar um chá sem saber o motivo e então lhe foi dada a oferta e trabalhar n'O Regresso. O ator ficou atônito pois não sabia nada de Ultraman e nem como faria para interpretar em um seriado desses. De fato, ele só sabia que Koji Moritsugu e Yuriko Hishimi haviam participado de Ultraseven.  Mas aceitou mesmo assim.

Com isso deu para ver que foi algo parecido com o que aconteceu com Susumu Kurobe, o Hayata, que entrou em Ultraman sem saber do que se tratava. Aparentemente isso era bem comum na época.


Experimentações

Quando se encontraram pela primeira vez, Nishida sentiu afinidade com Dan, mas havia poucas oportunidades de combinarem como iam ser os diálogos. Era porque eles tinham que ir para onde a agência mandava em vários trabalhos.

Ainda, apesar de haver uma certa inimizade entre Go e Kishida, a nuance era diferente de acordo com o diretor de cada episódio. Algumas vezes as interações eram sérias e em outras eram cômicas. Nishida conta que tinha que usar a técnica do Talk & Listen, Pinch & Ouch para compor os diálogos com Dan. Ou seja, experimentar "beliscar para saber até onde doía", testar um jeito de interpretar para ver como reagia o ator com quem estava contracenando.

Nota: algo parecido aconteceu em Kamen Rider Zero-One com Ryutaro Okada (Isamu Fuwa/Kamen Rider Vulcan) e Fumiya Takahashi (Aruto Hiden/Kamen Rider Zero-One), mas neste caso eles tiveram tempo depois para combinar os diálogos, ao longo do seriado.

Porém, Nishida revela que se enganou quanto ao caráter de seu personagem, Kishida, e pensou que deveria interpretar para ser odiado pelo público. Ele botou força nesse sentido, até admitindo que cometeu exageros, nos episódios 5 e 6 (de Gudon e Twintail) e sente que foi aí que o personagem se definiu. Outra revelação é que em nenhuma parte do roteiro havia uma definição da personalidade de Kishida e por isso ele teve que ir compondo o personagem, que pegou a impressão de um "oficial orgulhoso". E isso influenciou sua imagem, pois seus papéis após o seriado foram quase todos com um personagem assim.

Eles contam que não sabiam se ficava bom ou não. O diretor só dava o OK e depois o material era editado para compor a versão que iria para a TV, sem que eles tivessem a oportunidade de conferir o resultado.


A Família Sakata

Dan conta que, assim como Nishida, interpretava Go de acordo com as instruções de cada diretor, que tinha seu próprio entendimento do personagem, apesar de haver um conceito básico.

Uma coisa inesperada é que para atuar, Dan não se espelhava no veterano Shin Kishida, o Ken Sakata, mas sim em Hideki Kawaguchi, o ator-mirim que interpretou Jiro Sakata. Como Kawaguchi era criança, ele não pensava muito no que a obra queria dizer ou no contexto. O menino simplesmente interagia com seus "irmãos" de forma espontânea, natural, e por isso autêntica, sem malícia e sem a preocupação excessiva de compor um personagem.

Rumi Sakakibara, a Aki, namorada de Go, era uma atriz filiada à Shochiku e por isso, enquanto o resto  do elenco tinha que se locomover por meios próprios, ela vinha em um carro com um chofer e sempre tinha um agente por perto. Dan e Sakakibara tiveram poucas chances de conversar, já que dos cinco dias da semana usados para as filmagens, as interações de Go com a família Sakata só levavam um dia. Mesmo assim ele achou uma pena que ela tivesse que sair do seriado devido a outros compromissos.

Dan e Nishida são unânimes em dizer que foi um erro terem matado Aki e Ken Sakata e desejavam que eles ficassem até o fim, e Nishida lamentou o fato de Shin Kishida também ter e3 sair do elenco. Dan em especial estranhou o fato de Jiro aceitar tão rápido a nova personagem, Rumiko Murano (Kazuko Iwasaki), depois de tudo o que aconteceu, com o brutal assassinato de seus irmãos.


Entre Tiros e Explosões

Nishida confessa que não gostava de ser filmado lado a lado com Dan, mas não por antipatia, muito pelo contrário, como mostrado acima. É que Dan era modelo, com pernas longas e por isso Nishida achava que pareceria feio perto dele. Dan responde que no fim, ao sentar no assento dos aviões MAT Arrow, todos ficavam na mesma altura, então não tinha muito com o que se preocupar.

Ambos tinham que passar por vários campos com explosões, que no começo eram só de fumaça, mas que por volta da segunda metade do seriado passaram a usar napalm, com chamas. E Nishida era justo aquele que usava a MAT Bazooka, tendo que carregar o trambolho em seus ombros. Teve ainda uma vez que um carro saiu voando em uma explosão e eles tiveram muito medo nessa hora. Mesmo Rumi Sakakibara tinha que ficar "presa em escombros", se sujando toda e assim eles viram que os diretores não tinham piedade de ninguém.

Eles também comentam a atuação do operador de câmera Kiyoshi Suzuki, que segundo eles, era quem tinha a melhor percepção da história por trabalhar em todas as cenas. Era Suzuki quem dava instruções como "entre no personagem" e era bem rigoroso. Mesmo assim, Dan e Nishida são gratos, porque foi com isso que eles aprenderam o que significa o que é trabalhar com atuação.


No Fim da Luta

A entrevista foi dada nos 45 anos de O Regresso de Ultraman e Dan comenta que na época não imaginava que ela seria lembrada por tanto tempo, com vídeos, filmes e livros, e tem a série como seu tesouro.

Nishida vai além e comenta que uma boa obra é medida pelo amadurecimento de todas as pessoas envolvidas em sua feitura depois que ela termina, seja os roteiristas, os diretores ou os atores. Outras coisas importantes são o caráter e a finesse. O Regresso de Ultraman tinha monstros destruindo a cidade, mas não era algo tosco, largado. Havia um estilo, uma elegância. Tinha muitas explosões, mas não era algo desagradável. E seria por isso que o roteirista Shinichi Ichikawa teria classificado a série como "uma obra sublime". Também seria esse o motivo da série ser amada e lembrada depois de todo esse tempo.

Essa elegância também foi algo que Nishida teve em mente ao interpretar o vilão Sandorba em Space Sheriff Gavan. O personagem era filho de Don Horror, o chefe da Organização Criminosa Espacial Makuu, e usava o nome do pai para se afirmar. Mas ainda assim ele não era um vilão desagradável ou repulsivo e manteve seu porte altivo, elegante, com um estranho carisma.

Ou seja, os dois têm bastante apreço pela série. Tanto que participaram de um evento comemorativo dos 50 anos organizado por fãs em 04/07/2021, junto com Rumi Sakakibara e Eiichi Kikuchi, o dublê que vestia o traje do Herói e que propôs falar não do "Ultraman Jack", mas do "Regresso de Ultraman".

Os dois comentaram ainda sua participação em Hurricaneger, sendo que Nishida foi Mugensai, o mentor dos Heróis transformado em um hamster, e Dan foi Ikki, o insano pai dos irmãos Kasumi, os Gouraiger. Eles não chegaram a se encontrar, mas aparentemente a participação de Dan foi uma brincadeira dos produtores. Eles também contam que o diretor Katsuya Watanabe bem que queria que eles contracenassem no especial 10 YEARS AFTER e que acabou não acontecendo. E com isso eles viram que a parceria dos dois era reconhecida amplamente, por gente de vários ramos.

Infelizmente, isso também não pôde ser realizado no especial mais recente, o 20 YEARS AFTER, pois Jiro Dan acabou falecendo em 22/03/2023 devido a um câncer de pulmão que havia sido diagnosticado em 2017.


Jiro Dan e eu: Além d'O Regresso de Ultraman
Obs.: a partir de agora é material que não consta na entrevista, baseado em minhas próprias experiências.

Mesmo assim, Jiro Dan participou do seriado Super Sentai Ryusoulger em 2019 como o Grande Ancião da Tribo Ryusoul, que ao sair da vila tentou fazer negócios no mundo dos humanos e até conseguiu um food truck de churrasco grego e depois uma cafeteria, mas acabou perdendo tudo ao se arriscar em um investimento mais pesado. Nos episódios 34 e 35 em especial, o roteirista Naruhisa Arakawa e o diretor Hirofumi Fukuzawa colocaram várias referências aO Regresso, tanto nas falas quanto em brincadeiras de cenário.

Na faixa de cabeça está escrito 帰ってきた ("Eu regressei").
E ele erra o nome de Oto, chamando-a de "Aki".

No menu: Cinerama Burger (referência ao raio Cinerama Shot), Salada Slash (Ultra Slash) da Fazenda Sakata, Batata Hurricane (Ultra Hurricane) e Polvo com Alho (referência ao monstro Takong)

E Dan teve muitos outros trabalhos na Toei, com destaque especial a Robot 8-chan ("Hacchan"), das Toei Fushigi Comedy Series, como o inteligente, porém atrapalhado Dr. Aoi, o Chefe do Centro de Pesquisas de Robôs. Aqui ele pôde demonstrar sua veia cômica, que é sua verdadeira personalidade, segundo depoimentos de várias pessoas que trabalharam com o ator. E seu personagem é bem diferente de Hideki Go, sendo que em um episódio ele ajuda crianças a colar em uma prova (nota: as Fushigi Comedy nunca se propuseram a ensinar "moral" ou "bons costumes").

O seriado teve a participação de Rumi Sakakibara como Kasumi Haruno, a mãe da família onde o robô-título se hospeda, sendo que o Dr. Aoi teria sido um antigo pretendente. Isso rendeu uma cena interessante em que os dois participam de uma dança folclórica tradicional ao redor de uma fogueira e o Aoi comenta que "faz lembrar de antigamente". Kasumi (ou melhor, Sakakibara) logo percebe do que ele está falando e começa a rir.

Não se sabe se Dan fez isso de improviso.

Outro trabalho de Jiro Dan que acompanhei foi em Godzilla Island, como o Comandante Besuke Shinguji, da G-Guard. Nesse mais uma vez ele mostra sua veia cômica ao mesmo tempo que passa pelos infortúnios do trabalho de gerência-média, tendo que lidar não só com a invasão dos Xilianos, como também administrando o pagamento da pirata espacial Torema e mais tarde tendo que controlar (sem conseguir) sua impulsiva filha Misato.

A série teve uma produção pobre, em que os monstros eram bonecos ao invés de atores fantasiados, embora tivessem uma mobilidade inesperada. Mas o principal era realmente Jiro Dan em uma atuação hilária como um comandante de competência duvidosa, porém também mostrando ser um bom pai para Torema e Misato.

A série foi exibida no Canal Oficial de Godzilla, da Toho por tempo limitado em 2020. E agora estão liberando mais uma vez no Canal voltado para o ocidente, aos poucos, desta vez com legendas em inglês (traduzíveis para o português). Uma boa oportunidade de conferir. Informação do aficionado Ricardo Cerdeira e agradeço a ele por isso.

Não sei não...

Fora isso encontrei Jiro Dan várias vezes nas Fushigi Comedy Series, no Canal Oficial da Toei Tokusatsu World, ora como um excêntrico veterinário em Pettonton, ora como o proprietário de um restaurante e depois como o Presidente do planeta Manmaru em Batten Robomaru, ora como um contrabandista que se aproveitava do sentimento (im)puro das crianças em Estrela Fascinante Patrine. Trabalhos que pude conferir durante o período da pandemia em 2020. Uma pena que tiraram a maioria desses seriados do ar, deixando só os dois primeiros episódios de cada.

Nessa mesma ocasião também pude vê-lo participando das séries Ultra posteriores a O Regresso, ou seja Taro e Leo. E agora este ano conferi sua atuação em Ace, interpretando um impostor de Hideki Go (Alien Antira). Ou seja, ele apareceu em todas as séries Ultra dos anos 1970, excluindo apenas o desenho animado The☆Ultraman (Ultraman Joneus).

Dan voltaria a ser Hideki Go no filme Ultraman Mebius & Ultraman Brothers - Yapool Ataca, já bastante amadurecido, ainda assim com uma forte presença representando um guerreiro veterano que passou por muitas coisas e aprendeu com seus erros, guiando o novato Mebius para que não os repita.


Outras vezes que o vi foi no trailer do remake de Yusei Ouji, como o Rei do planeta Tartan e pai do herói-título. Também em um trecho do último episódio de Shounen Tanteidan, de 1975, em que ele foi o vilão Vinte Faces e revelou sua inesperada (ou não) identidade secreta. Mais uma foi em uma propaganda da versão em teatro de Papai Pernilongo, exibida em 1990, com Dan interpretando o personagem-título que ajudava anonimamente a protagonista Judy, interpretada por Chami Satonaka.

Conferi ainda seus trabalhos como cantor em 甘い予感 (Amai Yokan, "Doce Pressentimento"), uma gostosa canção no estilo Bossa Nova. E também na abertura e no encerramento da primeira versão anime de DRAGON QUEST: The Adventure of Dai, exibido no Brasil como As Aventuras de Fly, mas tirando as músicas cantadas, algo imperdoável. Na verdade, era Dan também quem cantava a abertura de O Regresso de Ultraman.


Em outras palavras, pude ver não só o seu trabalho como Hideki Go, como também em outros tipos de personagens, como os atrapalhados e os vilões ardilosos. E mesmo fazendo papéis que não eram muito elegantes, Jiro Dan brilhava, exalando charme e carisma.

Fiquei sabendo de seu falecimento por acaso em 23/03/2023, ao ler um tuite de Ryu Manatsu, o Gen Ootori/Ultraman Leo, o que me pegou de surpresa. Fiquei ansioso, pesquisei e não encontrei nenhuma notícia e nem uma nota no site da Alpha Agency, a agência de Dan, e por isso pensei que podia ter sido um engano. Porém, minutos depois veio a confirmação pela Alpha e nessa a ansiedade virou tristeza.

Os Irmãos Ultra Susumu Kurobe, Koji Moritsugu, Keiji TakamineMitsuko Hoshi e Shunji Igarashi vieram demonstrar seu pesar, assim como Rumi Sakakibara e Megumi Matsushita, que interpretou a filha de Go e Aki em Superior Ultraman 8 Brothers, inclusive chamando-o de "pai", mesmo não sendo na vida real. Matsushita é filha de Sakakibara e por um tempo usou o sobrenome da mãe. Muitos fãs aqui no Brasil também ficaram desolados com a notícia. E ainda, a conta oficial do Twitter de Ryusoulger deixou seu agradecimento por ter participado do seriado.

Foi nessa que resolvi retomar esta matéria, que acabei deixando de lado e só terminei e publiquei agora. Como meu agradecimento e a minha homenagem a um grande ator e grande pessoa, querido por seus colegas de profissão. Que protagonizou uma série que me ensinou muita coisa que seria útil mais tarde em minha vida adulta. E que me animou durante o período da pandemia com personagens cômicos, sendo um Herói em mais sentidos que um.


Obrigado, Jiro Dan!

"Ele regressará. Afinal, ele é o Ultraman" - Rumi Sakakibara


13 comentários:

  1. Salve, Usys! Eu estava no Instagram quando o Marcelo Del Greco me escreveu perguntando se eu sabia algo, eu vi as informações desencontradas e fiquei atualizando várias vezes a página da Alpha Agency até que veio a confirmação, depois registrada na Wikipedia. Nosso herói de infância se foi, mas deixou um legado.

    Naquele momento, comentei com um amigo, estávamos todos como o menino Jiro Sakata quando seu herói partiu para as estrelas. Que descanse em paz.

    Mande notícias quando tiver um tempo, a vida é corrida, mas é curta, temos que manter contato sempre.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!
      Essa realmente me pegou de surpresa e foi bem dura! Afinal, é um dos maiores heróis da infância e alguém que a gente conhece bem o trabalho e admira.

      O pior é que isso que a Rumi Sakakibara disse, de que um dia ele regressará, cairia direitinho no final do Regresso, se a Aki tivesse sobrevivido. Consigo até imaginar a cena.

      Todos nós somos o Jiro. Esse personagem era essencial, pois era o nosso representante no seriado. Espero um dia ver o Hideki Kawaguchi de novo, pois dei uma outra olhada na cena da despedida e o menino era bom mesmo.

      Excluir
  2. Escritora ao dispor e bem, partindo pro lado bom: a grande amizade que existe entre os atores da Franquia Ultra me impressiona, porque mesmo depois de anos de suas séries de origem e em outras produções, o carinho dos envolvidos é algo muito bonito de saber e conhecer. Sejam os protagonistas, sejam do elenco, produção, há um tom respeitoso entre eles que serve de lição para nós, espectadores. E aqui não foi diferente, saber destes detalhes nos deixa mais próximos mesmo não os conhecendo de perto.

    E bem, soube da notícia e admito que fiquei um tanto triste: mesmo não tendo tido contato suficiente, conheci "O Regresso de Ultraman" por uma revista que falava da franquia até "Ultraman Zearth", tenho guardada até hoje; conhecer o ator em si foi em "Ultraman Mebius" e nos filmes vindos daquela época, onde reuniram os Irmãos Ultra e via alguém forte que encarou muito o lado ruim das pessoas de frente. Soube dos demais trabalhos do ator pelo vídeo do Tokudoc, que foi bem interessante de conhecer. Ainda vou ver o Regresso pra fechar a trinca inicial da franquia. Posso não ter tido o mesmo contato que você e outros tem pelo ator, mas, sei que onde quer que esteja, a estrela de Ultra que representa estará nas nossas lembranças. Até a próxima e se cuide!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!
      O pessoal trabalha mesmo em condições adversas e consegue bons resultados. Mesmo não se falando muito nos sets, eles têm respeito mútuo. Isso é algo admirável.

      O Regresso de Ultraman é uma série que recomendo bastante por ser um dos pontos de transição das séries Ultra, aproximando do que vemos hoje em dia. É só que o próprio Ultraman ainda era distante e quase não falava com o hospedeiro. Teve grande repercussão por aqui exatamente por trazer o primeiro Ultraman e o Ultraseven em um dos episódios, o que deixou as crianças bem eufóricas.

      E realmente no seriado o Go bateu de frente com o lado ruim das pessoas no episódio 33 e de certa forma acabou perdendo a luta. O bom é que em Mebius explicaram bem essa parte e o motivo dele não ter abandonado os humanos depois dessa. Espero que disponibilizem um dia.

      Excluir
    2. Ótima matéria como sempre Usys, porém foi a primeira que li com lágrimas nos olhos.
      Estava lá na noite de quinta rezando pro tweet do Manatsu ser um engano, infelizmente não era.
      Desde então tenho pensado em como fomos sortudos tendo todos os atores principais de Ultraman vivos até então, não consigo acreditar que nunca mais veremos os Ultra Brothers juntos (por mais que até as vozes já tenham sido trocadas, ainda tinha esperança de ver todos unidos, pelos menos mais uma vez).
      Nos resta sorrir por ter acontecido, por termos tido Jiro Dan conosco até então, por termos tido Mebius, e todas essas produções que fizeram tanto pelos heróis do passado.
      E foi lindo ver todos os artistas o homenageando, o que mais me emocionei foi o tweet do Takeshi Yagi que disse ficar feliz por ter dado um final feliz pra Goh e Aki em 8 Brothers.
      Tem sido dias difíceis, mas nos resta continuar, prestigiando sempre o trabalho dele e dos outros artistas que tanto gostamos...

      Excluir
    3. Obrigado, Joneus!
      Jiro Dan vai deixar saudades. E ainda não consigo acreditar. Dá a impressão de que em alguma live da Ultraman Connection, o Sean vai dizer "And now, here with us, it's Mr. Jiro Dan!!!" e ele vai fazer um monte de piadas. Pelo menos ele participou de dois filmaços (três, contando o Saga). Até agradeci o diretor Yagi por ter mostrado aquilo que provavelmente todo fã das séries Ultra queria ver.

      Jiro Dan cumpriu sua missão e ajudou muita gente nos divertindo durante a pandemia. Isso sem falar na mensagem que ele gravou com os Irmãos Ultra, de apoio para todos. Uma grande pessoa que merece todo o nosso prestígio!

      Excluir
    4. Uma pena vai deixar muita saudades aos que viram esse programa quando pequenos eu adorava ver passava na rede tupi com o saudoso capitão aza foi bacana para todos que viram ultraman jack que Deus o conforte

      Excluir
    5. Obrigado pela visita!
      Esse foi um daqueles programas que tinham várias lições que a gente só entende depois que cresce mais um pouco. Pelo menos dá para matar um pouco a saudade do Jiro Dan com Godzilla Island.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Interessante, vou até conferir a série "Regresso" quando terminar as que estou vendo (Ultraman, Ultra Q e Decker).
    Bonito pensar em como algumas pessoas conseguem fazer amizade em locais de trabalho.
    Esses bastidores mostrando a forma como os atores viam o trabalho desses artistas lendários é muito interessante tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André.
      O Regresso de Ultraman é uma série muito boa e que mostra a transição do "divino" para o "humano". Tem uns episódios que são bem chocantes também, como o lendário 33. Esse eu recomendo, mas tem que ter um espírito forte para ver.

      E vai ser difícil de acreditar que o Jiro Dan e o Ken Nishida na verdade eram amigos ao ver como o Kishida implica com o Go. Prova da capacidade do talento dos dois.

      Excluir
  5. Já se passaram alguns meses e acho que ainda não caiu a ficha para mim; difícil de acreditar que nunca mais veremos Hideki Go novamente.

    Na minha opinião, O Regresso de Ultraman é dos pilares da franquia tanto quanto o primeiro Ultraman e Ultraseven, e espero que essa perda sirva ao menos para incentivar quem ainda não viu a assistir e valorizar mais o seriado, que tem episódios muito bons e memoráveis.

    Enfim, Jiro Dan também foi um dos meus heróis de infância, ainda que eu tenha crescido bem depois dos anos 80, o que só prova a atemporalidade da série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Realmente é difícil aceitar que ele se foi. Uma pessoa tão carismática, com um charme singular.

      O Regresso de Ultraman marcou a primeira grande reformulação das séries Ultra, fazendo com que o Herói passasse de "Deus" para "Humano". E trouxe várias lições para as crianças. Tanto que nos lembramos de Jiro Dan com carinho. E sempre nos lembraremos.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html