sábado, 7 de outubro de 2023

Power of Hope ~Precure Full Bloom~ - Primeiras impressões

Saudações.

Estreou na Crunchyroll a série Power of Hope ~Precure Full Bloom~, que pode ser considerada uma continuação de Yes! Precure 5 e Yes! Precure 5 GoGo, com as meninas já adultas. Abaixo segue um resumo e impressões do primeiro episódio.

Imagem de divulgação da série.

Roteiro: Yoshimi Narita
Direção: Shigeru Yamazaki
Storyboards: Takayuki Hamana

Obs.: Contém informações sobre os rumos da trama.


Vários anos se passaram desde que as Precure 5 salvaram o Jardim Cure Rose das mãos da Eternal. As Cures então retomaram suas vidas normais, indo em busca de seus sonhos.

Nozomi Yumehara/Cure Dream (Yuko Sanpei) se tornou professora em uma escola primária, onde ensina sobre ecologia e problemas ambientais no 5º Ano. E demonstra que estudou bastante, com boa didática e proximidade com os alunos. De vez em quando ela se encontra com Rin Natsuki/Cure Rouge (Junko Takeuchi) para beber e conversar, podendo mostrar sua verdadeira face para sua melhor amiga desde a infância.

Mas uma das alunas de Nozomi, Rumi Katagiri (Hana Tamegai), conta que vai ter que se mudar, pois o negócio de seu pai fracassou. E terá de abandonar seu sonho de ser dançarina pois a escola para onde ela vai, no interior, não tem um Clube de Dança. Nozomi tenta fazer de tudo para ajudar a menina, porém se depara com várias dificuldades, incluindo a decisão dos pais e as questões financeiras envolvidas.

Nisso tudo, na Torre do Relógio, uma misteriosa entidade desperta...


O Mundo dos Adultos

Yes! Precure 5 estreou no Japão em 2007 e sendo assim, as crianças que acompanhavam a série já são adultas. E é para esse público que Precure Full Bloom é voltada.

A série tem uma premissa interessante de mostrar o que acontece com aquelas Meninas Mágicas/Super Heróis que gostávamos depois que a série acabou. Como elas encaram o mundo dos adultos sem ter superpoderes? Ou melhor, adiantaria tê-los? É o que Nozomi tem de enfrentar ao tentar ajudar Rumi.

São tratados temas bastante delicados, que não poderiam ser abordados nas séries originais, voltadas para crianças. O pai de Rumi fracassa em vender seus produtos, o que faz com que seu negócio vá à falência. Cheio de dívidas, ele se torna agressivo, passa a beber, o que acarreta em divórcio e com isso Rumi tem de ir para o interior com sua mãe.

A solução para o problema de Rumi não é algo fácil. A barreira da realidade é forte demais para Nozomi, que relembra do tempo em que era Precure, quando era jovem e que acreditava que se esforçando conseguiria realizar seus sonhos. E percebe que a vida não é necessariamente assim. Tudo o que ela consegue é admitir sua falta de força para Rumi, que por sua vez não desanima e promete realizar seu sonho custe o que custar, o que serve de conforto para Nozomi.


Sementes da Destruição

Mesmo assim, a série não fica só na realidade. Existe um ser sobrenatural que habita a Torre do Relógio, um dos marcos da cidade. É uma entidade chamada Bell (Ai Orikasa), que apenas diz "O Tempo não para. Não volta atrás". E ela lança estranhas sementes que amplificam os sentimentos negativos das pessoas, incluindo o pai de Rumi, e se alimentam deles, criando monstros chamados "Shadow".

No momento é ignorado o objetivo de Bell, mas pode ter a ver com problemas ambientais, de como as pessoas simplesmente deixam tudo largado, desperdiçando comida, eletricidade e jogando lixo de forma indiscriminada, sem se preocupar, achando que não tem jeito ou que não é da conta delas. Problemas que são explanados por Nozomi no começo do episódio e frequentemente mostrados no decorrer dele. Bell parece ter despertado devido a esse desleixo das pessoas com o meio ambiente e menciona no final que pode não voltar o tempo, mas pode mudá-lo, ao mesmo tempo em que invoca hordas de Shadows.

Será ela um espírito guardião da Terra que veio para destruir os humanos antes que eles arruínem o planeta? Ou terá simplesmente sido gerada por sentimentos negativos? Por enquanto só há conjecturas e as respostas virão no devido tempo. Mas parece certo que a ecologia será um dos grandes temas da série.


Crescimento com Consistência

Um ponto interessante é que apesar de adultas, no fundo as Cures são exatamente como elas eram antigamente. Nozomi agora é uma professora aplicada, porém ainda é um pouco atrapalhada e estabanada. E Rin, mesmo enfrentando seus próprios problemas e sendo um tanto rude, coloca Nozomi em primeiro lugar lhe dando apoio e atenção, mesmo quando parece que ela vai falar que seu design de bijuterias não foi escolhido para a produção. Não há distorção de personagens, o que é mérito da roteirista/Compositora de Série Yoshimi Narita, a mesma das séries clássicas.

Além de ser uma continuação de Yes! 5 GoGo!, a série também é sequência de Futari wa Precure Splash☆Star, que também foi conduzida por Narita a partir da primeira metade. Sendo assim personagens desta série também aparecerão, como a Saki Hyuga/Cure Bloom/Cure Bright e Mai Mishou/Cure Egret/Cure Windy, conforme mostrado no trailer da série.


Uma surpresa interessante para os fãs de Splash☆Star é que o dono do bar frequentado pelas Cures é Kenta Hoshino, um dos pretendentes de Saki. E é mostrado que ele se casou com Yuko Ohta (agora Hoshino, interpretada por Masako Jo), que também tinha uma paixão platônica por ele, tendo até uma criança.

Kenta foi interpretado por Junko Takeuchi em Splash☆Star e agora ela repete o papel, junto com o de Rin. Isso foi um pedido do próprio Takashi Washio, conforme conta a produtora Aki Murase. E Takeuchi consegue dar um tom de homem já adulto para o personagem, algo que ela já faz em seu papel mais célebre, o Naruto, na série subsequente à sua, BORUTO. Uma curiosidade é que o filho do agora Mestre Hokage é interpretado por Sanpei, a Nozomi.

Nessa fica uma dúvida. Saki aparece no trailer com um anel de noivado, então quem será seu novo pretendente? A mais plausível seria Mai, mas ela não tem o anel no dedo, então pode ser seu irmão, Kazuya, interesse romântico de Saki na série original. Porém também no trailer, Saki parece perplexa, surpresa com alguma coisa. O que pode ser? Uma decepção? Ou o momento da proposta?

Outra referência interessante a Splash☆Star é um canal de vídeos na internet, o Dark Knight Light, que aparentemente é conduzido por Michiru e Kaoru Kiryu, talvez como VTubers na forma de gatos. Só é difícil imaginar o que elas apresentam nesse canal...


Isso é Precure

Todas as Yes! Precure 5 se reuniram e segundo Kurumi/Milk/Milky Rose, isso pode não ser uma obra do acaso. Uma nova ameaça surge e não se sabe ainda quais são suas intenções. Só que agora Nozomi e suas amigas não podem se tornar Precure, pois seus itens de transformação, os Curemo (Cure+Mobile Phone) desapareceram misteriosamente anos atrás.

Mas não é só isso. Agora que a série é voltada para o público adulto, Yoshimi Narita não terá nenhuma restrição e ela é conhecida por dar provações bem cruéis para as suas personagens. Como foi com Megumi/Cure Lovely no especial de cinema de Happiness Charge!. Não pude deixar de pensar nesse filme nas cenas em que Nozomi fala com Rumi e de ter a impressão de que vai ter uma forte "descida de machado".


Mais uma vez, é uma premissa bem interessante. Já vi isso uma vez na versão em romance literário de Smile Precure!, de Yuji Kobayashi, que representa as meninas adultas, cada uma enfrentando um dilema, um problema. Só que em Precure Full Bloom, aparentemente as Cures cresceram realmente e não é uma trama ou armadilha.

E como será a transformação, se tiver? As Smile até tiveram uma forma Eternal, com elas adultas, mas como vai ser com as Yes! 5 e as Splash Star?


Outra dúvida é o que aconteceu com o Reino Palmiere, com Coco, Natts e Syrup. É mencionado que, com exceção de Nozomi e Rin, as Cures não se viram mais depois da formatura. Será que os Mascotes nunca mais voltaram para o mundo dos humanos? Nesse caso, o que Kurumi está fazendo aqui, já que seu sonho era o de ser a servente de Coco e Natts? Bumbee é outra figura que não pode deixar de aparecer, já que ele está presente em todas as participações das Precure 5, seja no episódio especial de HUGtto!, seja no especial de cinema de Healin' Good e até na colaboração no jogo Puyo Puyo! Quest.


O Poder da Esperança

Assim como tem sido com várias séries Precure, o anúncio da Crunchyroll foi em cima da hora e fiquei sabendo só um dia antes da exibição e sem grandes anúncios por parte dela mesma. Só uma citação pequena em uma matéria. Ainda assim fiquei contente, pois já tinha perdido a esperança, e gostei da adaptação do título. A primeira parte é uma tradução direta de キボウノチカラ (Kibou no Chikara, "Poder da Esperança") e a segunda, オトナプリキュア‘23 (Otona PRECURE '23, "Precure Adultas") ficou Precure Full Bloom, o que referencia seu desenvolvimento e seu desabrochar.

A abertura ときめき (Tokimeki, "emoção com alegria e antecipação") é cantada pela Ikimonogagari, um dos maiores expoentes da música japonesa atual e também interpreta うれしくて (Ureshikute, "estou tão contente"), a canção-tema do filme Precure All Stars F. E o encerramento, 雫のプリキュア (Shizuku no PRECURE, "Precure das Gotas") pelo Cure Quartet, formado por Mayumi Gojo, Yuka Uchiyae, Mayu Kudou e Kanako Miyamoto, como elas fizeram em Yes! 5 GoGo!.

A vinheta de intervalo usa a mesma música da série original e as imagens do encerramento têm várias referências aos primeiros de Yes! 5 e de Splash☆Star. Isso tudo ajudou a dar uma sensação de continuação, assim como de nostalgia.

Várias intrigas, várias coisas acontecendo, várias questões e mistérios para serem resolvidos. O primeiro episódio teve sucesso em mostrar tudo isso, instigando a ver o próximo. E é o que pretendo fazer, aliás quero ver a série inteira. A boa notícia é que agora dá para ter Precure nas manhãs e nas noites de sábado, sendo que Precure Full Bloom é exibida as 8h45min e Soaring Sky! às 10h30min.

Ou seja, por um tempo teremos os "Sábados de Precure".

6 comentários:

  1. Escritora ao dispor e uau... quem diria que teria meu Precure de coração ganhando uma chance de brilhar sem ser participação: comemoro sim, porque Yes! foi meu primeiro Pretty Cure que vi por inteiro e amei tanto a trama quanto suas personagens. Ah, fiz fanart das nossas garotas um tempinho atrás, foi desafiante desenhá-las. Indo pra esta minissérie, amando demais esta vida adulta delas e o quanto aquelas garotas cresceram, tal qual a gente e que como nós, ter ciência que não é fácil bancar o adulto de verdade. Gostei que mesmo mais velhas, tem resquícios de suas personas de outrora, seguindo nos rumos que víamos em suas séries de origem. A temática ambiental e pessoal é muito bem-vinda e espero que esclareçam quem é a tal Bell.
    Num geral, ótimo começo. E feliz pros que curtem o "Splash Star": sei que foi uma temporada que não foi bem na época, mas, hoje tem seu devido lugar. Conheço uma pessoa que tem esta temporada como seu Precure de coração, tal qual você é com "Smile Precure". Tudo de bom e até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Poder ver uma série assim, que é continuação de uma que gostamos é um tremendo privilégio. E sem distorções de personagens, em que dá para reconhecer claramente os nossos "velhos amigos" mesmo depois de tanto tempo. Nessas eu digo que Ultraman e Precure estão bem servidos.

      Splash Star é uma das minhas favoritas, também. Já era bom no começo, mas Yoshimi Narita deu um bom trato depois que assumiu. Talvez por isso tenha sido chamada para Yes! 5, mesmo com Splash Star não tendo feito tanto sucesso quanto a anterior.

      E ela vai usar toda sua força agora. Estou ansioso em ver como vai ser.

      Excluir
  2. Olá! Fico feliz de ver a Crunchy transmitindo simultaneamente Precure Full Bloom por aqui, embora não tenha tido aviso prévio e ampla divulgação, é àquilo: "antes tarde do que mais tarde" rs. Acompanhá-las adultas nos faz ver como elas enfrentam dilemas que, embora sejam cotidianos, não são possíveis de solucionar com poderes mágicos; algo que a própria Nozomi se deu conta no decorrer do episódio. Talvez por isso Cure+Mobile Phone possa ter desaparecido. Estou ansiosa para ver o desenrolar da trama, assim como irão inserir a Saki e a Mai, ou até mesmo se Coco, Nutts, Syrup e o Bunbee terão participação. Bem que poderiam adaptar as outras séries da franquia nestes moldes, né?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Melissa!

    Foi uma tremenda surpresa e ainda bem que o Leo avisou todo mundo. Senão ia acabar deixando passar em branco. E tem um monte de pistas já espalhadas pelo episódio, com margem a várias especulações. Vamos ver o que as meninas vão enfrentar desta vez.

    Maho Girls vem vindo aí, talvez no mesmo formato. Vai ser legal ver Mofurun novamente e saber se Mirai, Liko e Ha-chan se estabeleceram como uma família. E pensando bem, a irmã mais nova da Saki, a Minori, é interpretada pela mesma atriz de Mofurun. Será que ela também não aparece em Full Bloom?

    ResponderExcluir
  4. Que bom que terminei Yes 5 a tempo (Splash Star e Fresh tambem nesse meio tempo rs), foi um retorno interessante, não tem fanservice maior que rever personagens de sua infância amadurecidos né? (o que não foi o meu caso dessa vez, só deixando claro) Só espero que no todo a série se faça valer a pena, e não seja só nostalgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André!
      O melhor ainda é ver as personagens com caracterização consistente à da série original. Retratando como elas seriam se fossem adultas mesmo. Nesse ponto tiveram bastante cuidado

      Que rumos a série vai tomar é um mistério, mas eles têm chamado roteiristas que trabalharam nos originais, e gente de renome como a própria Yoshimi Narita, Deko Akao e Isao Murayama. Mas confio no trabalho deles.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html