sábado, 21 de outubro de 2023

Power of Hope ~Precure Full Bloom~ - Episódio 3

Saudações.

Terminei de ver o terceiro episódio de Power of Hope ~Precure Full Bloom~, disponível na Crunchyroll. Abaixo segue um resumo e impressões.

Tela-título do episodio.


Roteiro: Deko Akao
Direção: Matsuo Asami
Storyboards: Toshio Susukida

Obs.: contém informações sobre os rumos da trama.


No episódio anterior: Nozomi e Rin se reencontram com suas amigas da época em que eram Precure e criam um grupo em um aplicativo de chat pela internet. Elas parecem ter realizado seus sonhos, porém na verdade nem tudo está bem. De repente, os Shadow atacam uma praça onde Nozomi estava esperando por Rin. Nozomi é capturada pelos Shadows e quase é englobada pelas Trevas, mas reage e consegue se transformar novamente na Cure Dream, repelindo a ameaça.


Algo que não muda

Nozomi e suas amigas se reúnem para beber depois do trabalho e ela conta a todas que conseguiu se transformar em Precure, ainda mais revertendo temporariamente à forma que tinha quando era estudante, o que as surpreende. Também é mostrado que a ameaça dos Shadows se tornou realmente um trending topic nas redes sociais.

Essa cena com todas bebendo pelo visto será recorrente e remete à série original, em que as meninas se reuniam na lanchonete da escola, na hora do almoço, para poderem conversar e trocar ideias. Uma atualização, uma versão adulta dessa situação, o que agradará aos fãs que viram o anterior.

Interessante também é a reação de cada uma à transformação de Nozomi, com assuntos característicos da idade, como por exemplo se a pele ficou mais lisa, no caso de Urara, atriz, que tem que cuidar da aparência. Ou se isso não teve nenhuma reação em seu corpo, uma preocupação de Karen, médica.

E ela continua bebendo chá Oolong ao invés de algo alcoólico para ficar preparada caso haja alguma emergência. Algo que pode ser visto quando passa uma ambulância e Karen olha para o celular para ver se não há nenhuma chamada.


Feridas do Coração

O episódio é focado em Karen e seu trabalho no hospital. Desta vez ela tem que cuidar de uma estudante do 3º Ano Colegial, Nana Shinozaki (Akane Fujita) que fraturou a tíbia e se recusa a fazer a reabilitação. Muitos médicos já desistiram de tentar lidar com ela, mas Karen insiste. Mesmo assim a menina reage de forma negativa quando mencionado que ela faz parte do clube de atletismo da escola e nem se tranquiliza ao ser informada de que ela se recuperará em um ano.

As coisas também não estão boas nos bastidores, já que o orientador de Karen secretamente a vê como uma pessoa difícil de se lidar, devido ao seu entusiasmo em cuidar dos pacientes. E ele mesmo não é do tipo que se preocupa com eles, deixando as coisas como estão, sem tentar se envolver. De certa forma uma atitude profissional, já que se trata de um trabalho altamente estressante, mas por outro lado é um tanto frio e distante. E o orientador parece já estar bem cansado do trabalho, sem tanta vontade.

A razão de Nana ser tão agressiva é bem óbvia, já que ficar um ano sem poder participar do Clube de Atletismo no 3º Colegial é a mesma coisa que não poder mais fazer o que gosta. É algo pelo qual Karen não pode fazer nada, já que como médica ela pode curá-la fisicamente, mas não pode reparar as feridas do coração da menina.


Retornando às Origens

Saindo do hospital, Karen se encontra acidentalmente com Kurumi, que a leva para jantar. E nisso, Kurumi acaba tomando muitas taças de seu drinque favorito, o Big Apple, feito de maçã, o que a deixa totalmente bêbada. Karen a leva para sua casa, depois de muita insistência de Kurumi e são recepcionadas pelo mordomo Sakamoto (Tomoaki Ikeda), que prepara um quarto.


Nota: "Jiiya" é um jeito de ser referir a um mordomo ou um serviçal em famílias ricas no Japão pelos filhos dos patrões. Na tradução ficou como "Sr. Jiiya", quando deveria ser "Sr. Sakamoto" ou "Sr. Mordomo".


Karen fica lá para ajudar Kurumi em sua ressaca, sendo que esta reverte para sua forma Mascote de Milk e é deitada na cama. Ao cuidar de Milk, Karen se recorda da época de Yes! 5 e fez isso quando a Mascote tinha pegado uma gripe, dando a ela um purê de maçã, ensinada por Sakamoto. Interessante que também seria por isso que Kurumi teria gosto pelo drinque de maçã, o que remeteria a esse dia em que ela sentiu a bondade de Karen.

Assim como foi com Sora em Soaring Sky!, Karen pôde fazer um retorno às origens, ao reviver aquela situação e com isso se perguntar do porquê de ter escolhido ser médica. Com sua resolução renovada, ela pôde falar mais uma vez com Nana e finalmente ouvir o que a afligia.


Mudança de Visão

Karen então pede para ajudar Nana também na reabilitação e passa a ela mesma andar em uma cadeira de rodas para ver como é a situação da menina. E então vai ter mais uma conversa com ela, desta vez de forma mais empática, falando de suas experiências, inclusive como Presidente do Conselho Estudantil. Em que ela não tinha autocuidado, movida pelo senso de responsabilidade, e carregando mais do que ela podia levar.

Nisso, Karen descobre que as duas pensavam do mesmo jeito, já que Nana queria ser Presidente do Clube de Atletismo. Ela achava que para isso era preciso se esforçar além da conta, ainda que negligenciando a si mesma, assim como Karen antigamente. A diferença é que Karen teria se encontrado com Nozomi, Rin e Urara, que junto com Komachi mostraram a ela que não precisava levar tudo nas costas sozinha. Algo que Karen também disse ao enfrentar a Dark Aqua no especial de cinema de Yes! 5. Assim, Karen finalmente consegue fazer amizade com ela e convencê-la a fazer a reabilitação.

Aqui também deu para ver que Karen enfrenta um problema semelhante com o de Reika na versão em romance literário de Smile Precure!, em que ela consegue realizar seu sonho, mas encontra alguém com um dilema parecido com o que ela teve: o de não saber que caminho seguir. E usou suas experiências e o que aprendeu com suas amigas para resolver.

Também deu para ver que muitos elementos das personagens de Karen e Kurumi não foram esquecidos e que o episódio foi escrito por alguém que conhece as séries originais de forma profunda. De fato, Deko Akao trabalhou nelas e fiquei surpreso ao ver seu nome nos créditos, pois acreditei que Yoshimi Narita escreveria tudo sozinha.


Nós Duas somos Precure

Um Shadow entra na sombra do orientador de Karen, atraído por seus sentimentos negativos de letargia, e se multiplica usando todas as pessoas do hospital. Karen então corre para atrair a atenção deles para ela e impedir que eles ataquem outros pacientes. E se interpõe quando um deles alcança o quarto de Nana. Sua decisão de proteger a menina faz com que uma Flor do Tempo se abra e ela consegue se transformar na Cure Aqua.

Ela consegue derrubar alguns Shadows, mas os monstros estão em maior número e acabam subjugando Karen. Nisso, Kurumi, que sentiu a presença das Trevas, chega e se transforma na Milky Rose, ajudando sua amiga e juntas conseguem purificar os monstros.

A cena de luta não é tão impressionante quando a da Cure Dream, e faz parecer que Aqua é mais fraca, ainda que ela leve certa vantagem no começo. Mas é porque o campo de batalha é um hospital, um espaço fechado e com muito mais pessoas do que a praça onde Nozomi e Rin estavam. Isso sem falar que em um hospital existem vários sentimentos negativos, algo que foi usado na versão em romance literário de Fresh Precure!.

A invasão dos Shadows chega a lembrar um filme de zumbis, com todos eles amontoados se movendo tentando pegar Karen. E foi bom para ver a união de Karen e Milk, mostrando que as Duas são Precure. Outro ponto foi o de poder ouvir Ai Maeda e Eri Sendai falando os nomes dos ataques especiais depois de vários anos. 

A transformação de Karen estava anunciada de certa forma, no preview do episódio, em que no final uma Flor do Tempo se abre emitindo um brilho em azul, mas não era esperado que Kurumi se transformasse na Milky Rose. E aparentemente isso foi sem a ajuda da Flor do Tempo, assumindo sua forma humana mais jovem, da época de Yes! 5 GoGo!. Isso pode significar que uma flor vai sobrar, mas de quem seria? A resposta pode estar na próxima cena...


Nós Duas também somos Precure

Karen e suas amigas se encontram de novo no bar e ela conta que também conseguiu se transformar em Precure. Nisso, duas mulheres reagem ao ouvir essa palavra. São Saki (Orie Kimoto) e Mai (Atsuko Enomoto), as Splash☆Star, que finalmente aparecem na série.

Pelo jeito que elas falam, aparentemente os dois times se conhecem. Ou seja, os encontros de até então nos filmes All Stars e no episódio duplo de HUGtto! teriam realmente acontecido. Se for assim é melhor, já que apresentações são dispensadas e a história terá um ritmo mais ágil, só contando o que elas estão fazendo agora.

A Flor do Tempo que sobrou pode ser destinada a Saki/Cure Bloom/Cure Bright e Mai/Cure Egret/Cure Windy, já que elas se transformam em dupla. E vai ser interessante ver como será, já que elas precisam dos Mascotes também, que se tornam os itens de transformação, os Mix Comune. Um deles, Flappy, no começo de Splash☆Star, comenta que eles assumem a forma que mais seja comum de acordo com a época e por isso se tornaram algo parecido com telefones celulares. Será que eles farão uma atualização para smartphones?


No Próximo Episódio

Saki e Mai se reencontram com Nozomi e suas amigas. Nisso tudo Mai, agora uma Desenhista Gráfica, ao ver que suas colegas estão avançando em seus sonhos, se questiona se está no caminho certo. Nisso, Saki, que agora tem um food truck da padaria de sua família, a convida para sair e...

Pelo visto, nosso Herói, Bumbee, também aparecerá. Mal posso esperar!

4 comentários:

  1. Escritora ao dispor para mais um ótimo episódio desta série. Foi interessante poder ver que mesmo adulta, a Karen ainda possui certas dúvidas de sua atual escolha, que só foram esclarecidas com a Kurumi. E sua paciente a fez recordar do seu passado, vendo que até outras pessoas podem passar algo parecido com você. Mais ainda que tivemos uma grata surpresa, quem diria que não teríamos só a Cure Aqua como também a Milky Rose no embate? Foi sensacional as duas lutando juntas e Toei sendo econômica nestas horas, mas, já estamos acostumados, tão perdoados.
    E que o próximo episódio teremos a dupla de "Splash Star" como foco e ainda teremos a presença carismática do nosso caro Bumbee, que não perde uma, né! No caso dele, nem preciso ir muito longe, se formos lá em "Detective Conan" ele está sempre lá, em dose dupla. Até a próxima e o que está havendo com as postagens deste ano? Estão sumidas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!
      Este é um episódio que posso dizer que foi cheio de surpresas. Eles deixaram uma já revelada e soltaram todas as outras aos poucos.
      O drama da Karen é bem real e é assim mesmo quando se encontra com um obstáculo. Felizmente ela conseguiu dar um jeito.

      Tenho enfrentado problemas pessoais bem sérios este ano e isso tem minado minha saúde e minha disposição. Estou resolvendo aos poucos, mas não sei o quanto é reversível. De certa forma eu tenho que aprender com a Karen...

      Excluir
  2. VER A DUPLA SPLASH STAR ME DEU UM QUENTINHO NO PEITO, É UMA DAS MINHAS SÉRIES FAVORITAS, E SE REALMENTE VIEREM A SE TRANSFORMAR ESPERO QUE A LUTA QUE SE SEGUIR FAÇA JUZ AO SERIADO DELAS, ASSIM COMO FIZERAM COM A CURE DREAM.
    O DRAMA DA KAREN FOI BEM INTERESSANTE DE VER E SUA RELAÇÃO COM A KURUMI... PARECEU TANTO UMA DINÂMICA DE CASAL... OU TÔ VENDO COISAS AQUI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André! E desculpe a demora na resposta.

      O aparecimento de Saki e Mai neste episódio foi a grande surpresa para mim, pois esperava que viessem mais tarde. E vai ser legal vê-las em ação novamente um dia.

      A relação da Karen com a Kurumi é bem discutida e muita gente coloca as duas juntas. Mas não me sai da cabeça a versão em mangá de Futago Kamikita, em que a Milk disputava com Nozomi o amor de Coco. Mas vamos ver qual será a interpretação da equipe da série.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html