sábado, 2 de julho de 2011

Ultra Act: Ultraman Leo

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Ultra Act do herói Ultraman Leo, feita pela Bandai.



Ultraman Leo foi um herói diferente na série Ultra. Ele não possuia muitos golpes com raios e ao invés disso, usava mais o combate corpo a corpo com poderosos socos e chutes. Ainda, Leo não veio de M78 como os Ultras da série clássica, mas do planeta L77 da constelação de Leão. Seu planeta foi destruído pelo maligno Alien Magma e somente Leo escapou da tragédia (mais tarde é descoberto que houve mais sobreviventes). Leo chega ao planeta Terra e assume uma forma humana e o nome de Gen Ootori e consegue emprego em um clube de esportes. Gen vive em paz em um planeta que se tornou sua segunda terra natal e reconstrói sua vida, mas Magma surge novamente, desta vez para dominar a Terra. Gen usa o anel do Olho do Leão para se transformar no Ultraman Leo e consegue expulsar o vilão. Gen então recebe de Dan Moroboshi, o Ultra Seven e capitão do atual grupo de defesa da Terra, o MAC (Monster Attacking Crew), a missão de proteger a Terra e passa por rigorosos treinamentos para se tornar um Ultraman.

Ultraman Leo foi provavelmente o herói que mais sofreu nas séries Ultra. A série seguia a linha do começo do Regresso de Ultraman, no qual o herói é derrotado na primeira luta e treina para conseguir uma nova técnica para depois vencer em uma revanche. Ele também perde vários entes queridos durante a série. Na parte final, com a invasão dos Seres Discóides da Estrela Negra, ele perde todos os seus companheiros do grupo de defesa MAC (inclusive o Dan) e no mesmo capítulo também morrem sua namorada, seu melhor amigo e uma das crianças que estavam sob sua proteção. Ele então é forçado a lutar sozinho contra os novos invasores. Mesmo assim, Leo supera as dificuldades e rechaça a invasão alienígena. No final, ele parte em um barco para viajar pelo mundo e conhecer o planeta que se tornou sua verdadeira terra natal.


Ultraman Leo foi feito em 1974, na época da crise do petróleo dos anos 1970 e por isso, a verba era pouca. Os efeitos e a modelagem dos monstros sofreram com isso e acabaram ficando cada vez mais pobres até não ser mais possível continuar as séries Ultra, que só voltariam em 1980. A dispensa do grupo de defesa e da maior parte do elenco de apoio também se deveu à falta de verba. Mesmo assim, Ultraman Leo foi feito com esmero na medida do possível. As histórias eram variadas, sendo que algumas tratavam de alienígenas assassinos em série e outras eram baseadas em contos e lendas do folclore japonês. O fato de se usar treinamentos e o discurso rigoroso de que a vida era difícil e cruel eram reflexos da época de dificuldades. Ainda, era nessa época que estavam em voga os desenhos de esportes, com um forte conteúdo de superação. Ultraman Leo foi uma série diferente, mas deixou sua marca.

Curiosidade: Esta série também tinha um garoto amigo do herói, mais ou menos como o Hoshino do primeiro Ultraman e o Jiro do Regresso de Ultraman. Esse papel era desempenhado por Tooru Umeda, interpretado por Tsunehiro Arai, que no ano anterior havia feito um papel semelhante como o garoto Sankichi em Lion Man. Ou seja, ele foi o menino amigo de dois heróis baseados em leões.


O conteúdo da caixa, com várias mãos intercambiáveis, peças de efeito, uma luz de aviso vermelha e o Leo Nunchaku. Junto também vem um folheto de propaganda do Ultra Act do irmão do Ultraman Leo, o Astra, vendido exclusivamente na Tamashii Wab, a loja online da Bandai.


Visão de corpo inteiro. A primeira coisa que chama a atenção é que ele é bem mais encorpado que os outros Ultras. Isso mostra bem a caracterísitca especial do Ultraman Leo, que usa seu próprio corpo como arma e não depende de raios. Ainda, chama a atenção o fato da roupa ser toda vermelha, sem qualquer linha de outra cor. Isso também foi para conter gastos na época, visto que nos outros Ultras era sempre preciso pintar novamente as linhas das roupas depois elas se desgastavam em cada filmagem.


A cabeça do Ultraman Leo é bem característica, sendo que a parte de cima lembra uma coroa ou uma juba de leão. Os olhos também tem os furos pelos quais o ator olha através da máscara.


O protetor dos ombros é uma peça separada e feita de material maleável para não atrapalhar nos movimentos.


Como é de praxe, a luz de aviso pode ser trocada por uma vermelha. Leo só pode ficar nessa forma por 2 minutos e 40 segundos ao invés dos três minutos de outros Ultras. Mas se ele se mantiver em um tamanho reduzido, esse tempo pode ser extendido.


No ventre está um símbolo que significaria "Leo" na língua de L77. O símbolo é pintado de prateado, mas a pintura pode se desgastar se o torso for curvado muitas vezes, apesar de haver um espaço para que a peça do peito não encoste.


A braçadeira é uma peça separada e pode ser deslocada, mas não consegui remover.


A braçadeira na verdade é o Ultra Mantle, uma capa dada a Leo pelo ser lendário Ultraman King. Ele serve como escudo e também como passagem para outras dimensões. Na foto usei o Brothers Mantle que veio com o Ultraman.


No pulso está moldado o Leo Bracelete, que funciona mais ou menos como o Ultra Bracelete do Regresso de Ultraman. Teve uma vez que ele se transformou em uma seringa (?!).


Uma novidade é a articulação do tornozelo, que agora é semelhante às dos pulsos. Isso dá um pouco mais de flexibilidade.


Não sei se é só o meu exemplar, mas a canela esquerda é bem curvada para dentro.


Esta peça de efeito se separa em duas e pode ser encaixada no pé do Leo.


Com isso é possível reproduzir o golpe fatal do Ultraman Leo, o Leo Kick, usado muitas vezes para derrotar o inimigo em uma instância mais próxima do Kamen Rider. Na série original, o pé apenas era energizado com uma luz vermelha, mas em Ultraman Mebius, o golpe é mostrado como um chute de fogo.


Esta peça de efeito também se separa em duas, mas desta vez se encaixa no punho.


Com isso é possível recriar o Leo Punch.


A peça pode ser utilizada como uma bala de energia, como essa que destruiu o Ser Discóide Blizzard.


O modelo não vem com mãos em repouso. Ao invés, vêm essas mãos em posições específicas.


Com isso é possível representar a pose de luta característica do Ultraman Leo.


Este é o Leo Nunchaku, usado só uma vez contra o Alien Kettle. Foi uma arma improvisada com duas chaminés de fábrica que ainda assim se quebraram na luta. Apesar disso, essa arma ficou na memória. Ah, sim. Ao contrário da crença popular, o Nunchaku não é usada por ninjas, mas sim nas artes marciais de Okinawa.



A corrente é de metal e boa para algumas poses, mas atrapalha na hora de mostrar a arma golpeando. Seria bom se colocassem uma peça fixa simulando a corrente extendida.


Nos últimos capítulos Leo passa a utilizar mais raios, como esses que ele dispara da luz de aviso e da joia da testa, para destruir os inimigos ao invés de terminar com o Leo Kick.


Leo tem o raio mais poderoso dos guerreiros Ultra. Com isso, ele foi capaz de destruir a Estrela Negra que tentou colidir com a Terra em uma última tentativa desesperada de matar o herói.


Depois que o Ultra Seven foi derrotado pelo Alien Magma e seus monstros gêmeos, ele perdeu seus poderes de se transformar. Sendo assim, ele passou ao Ultraman Leo a missão de proteger a Terra.


- Se aquele sol que se põe sou eu, o sol que nasce é você, Ultraman Leo.


- Que expressão é essa? Esse olhar! Essas lágrimas! É com essas lágrimas que você pretende defender a Terra? Todos estão lutando com todas as forças! Você não tem vergonha de ficar aí choramingando?!

Dan dá a Gen o treinamento necessário para ser um Ultraman. Mas ao contrário do que se possa imaginar, ele não é nada gentil e age como um verdadeiro carrasco, ora perseguindo Gen com um jipe, ora arremessando bumerangues até mesmo quando ele cai no chão. Ele chega até a jogar espuma de extintor nos olhos de Leo para que ele se lembre da técnica de perceber o inimigo sem enxergar.


Gen supera tudo isso e se torna um verdadeiro guerreiro. Na versão em quadrinhos, Ultra Seven se sacrifica para deter a primeira leva dos Seres Discóides e entrega a Leo o seu Eye Slugger.


Nas séries subsequentes, é a vez do Leo dar lições e treinamentos para os Ultras mais jovens. E utilizando o mesmo método que Dan usou para ensiná-lo.


As músicas do Ultraman Leo eram cantadas (surpreendentemente bem) por Ryu Manatsu, o ator que interpretava o personagem principal Gen Ootori. Sua canção mais famosa é a 星空のバラード (Hoshizora no BALLAD, ou "A Balada em um Céu Estrelado"), no qual ele canta a dor de Leo por ter perdido seu lar. A música é tão bonita que foi usada no jogo Ys IV - The Dawn of Ys - (Ys IV MASK OF THE SUN) da Falcom, nas cenas em que o personagem principal Adol vai para alguma vila.

E assim tivemos a apresentação da versão Ultra Act do Ultraman Leo. Mais uma vez uma representação perfeita do personagem, até com os defeitos. A mudança do corpo para um mais robusto ajudou a diferenciá-lo dos outros e a deixar mais marcante o seu estilo de luta. Isso também é mostrado nas peças de efeitos, que não representam raios, mas servem para dar mais força aos socos e chutes do Ultraman Leo. Uma figura bem pensada e feita por quem gosta do assunto. Uma pena que o meu veio com a canela um pouco torta, mas isso não traz nenhum problema grave.



A seguir, o inimigo mortal do Ultraman Leo, Alien Magma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html