quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Snow Miku: Strawberry White Kimono Ver.

Feliz Ano Novo!


Desta vez vou apresentar a versão Nendoroid da Miku Hatsune vestida com um kimono cerimonial, feita pela Good Smile Company.




O Sapporo Snow Festival é um dos maiores eventos dessa cidade, localizada em Hokkaido no Japão, no qual são feitas majestosas esculturas de gelo e neve. E a partir de 2010, a Crypton Future Media, empresa que desenvolveu a Miku Hatsune, sediada na mesma cidade, fez um boneco de neve no formato Nendoroid da personagem, que passou a ser conhecida como a Snow Miku (Yuki Miku). E juntamente com isso, a Good Smile Company criou uma versão recolorizada da Nendoroid Miku Hatsune com cores que remetessem à versão de neve e a comercializou como um item comemorativo do Festival.




A personagem fez um grande sucesso e a partir daí, todos os anos passou-se a comercializar um novo modelo da Snow Miku nas edições subsequentes do Festival e também no evento de hobbies Wonder Festival. Inicialmente, o modelo era vendido apenas no Japão, mas a partir de 2012 a Good Smile Company passou a comercializar para o resto do mundo. Este modelo foi vendido na 17ª Wonder Festival. 

E também foi a partir de 2012 que foram feitos concursos em colaboração com o site Piapro para definir o visual da Snow Miku. O vencedor de 2013 foi este, que tem como motivo um kimono cerimonial e um doce japonês chamado Ichigo Daifuku, que consiste em uma massa de mochi recheada com doce de feijão e um morango dentro. Experimentei uma vez a variante 雪苺娘(Yuki Ichigo, algo como "Garota Morango de Neve"), recheada com pão-de-ló, chantily e um morango dentro e é delicioso. Simplesmente o quinto elemento.


A embalagem é digna de nota. Lembra uma daquelas caixas de presentes japonesas, inclusive com o papel em volta. As letras são feitas em relevo dourado e existem marcas com o formato de cristais de gelo.

A caixa sem o papel envoltório. Na parte de dentro, existe uma foto de um morango.

O conteúdo é este. O número de acessórios é bem grande, adequado para um item comemorativo.

Mas antes é preciso retirar esta fita transparente que está na parte de trás de um dos blisters e fazer um anel, fechando com uma das pontas da fita, que é adesiva.

Aí é colocar o anel, que forma uma coroa de cristais de gelo, em volta na cabeça da figura sem o capuz. No meu caso, o anel ficou um pouco frouxo.

Visão de corpo inteiro. É uma figura elegante e vistosa, mas que consegue ser bem singela. O gigantesco capuz, chama bastante a atenção.

O capuz se divide em duas partes para ser aberto e removido. A parte de dentro é vermelha, mas com estampas que fazem parecer um morango.

Existe uma folhinha no capuz, semelhante a aquelas colocadas em doces japoneses.

A figura sem o capuz. O aspecto é bem nobre, com os cabelos arranjados para caberem dentro.

Close do rosto. A boca é entreaberta com um sorriso. A parte de dentro da boca é pintada com precisão, sem borrões.

Nesta outra expressão, o olhar é voltado para o lado e o sorriso é um pouco mais sapeca.

Esta expressão é de choro de felicidade, por razões explicadas mais tarde. Existem até as lágrimas tampografadas dos lados dos olhos.



Existem vários adornos japoneses por toda a figura, esculpidos com esmero.

Os cabelos também são esculpidos com o mesmo cuidado. A pintura em degradê dos fios é muito bonita, Infelizmente eles são feitos de material rígido, o que faz com que sejam suscetíveis a quebra.

O laço das costas é muito bem feito. Assim como o resto do kimono, ele é coberto por uma camada fosca.

Esse kimono é chamado de 白無垢 (shiromuku, algo como "branco e puro"), sendo que a parte de dentro é vermelha. Isso é representado direitinho na figura, como podemos ver nas mangas.

As mangas seguem o padrão dos kimonos japoneses, sendo bem largos a partir do cotovelo.

Os braços são seccionados, de modo que possam ser girados nos ombros e nos cotovelos.

O kimono todo tem estampas de cristais de gelo. Também é possível ver a parte vermelha de dentro.

A peça do peito é presa por uma conexão esférica, o que permite que seja possível girar ou inclinar um pouco o tronco. A parte de cima, em forma de faixa, é feita de material maleável.

As pernas na parte de dentro podem ser movidas ou giradas.

Está incluída uma peça para representar a Miku com o seu penteado característico, que consiste em dois rabos de cavalo dos lados. 

Os cabelos possuem articulações nas bases, de modo que eles podem ser girados e virados para fora.

Os cabelos desta vez não são feitos de material transparente, mas a pintura em degradê é muito bonita, com estampas de cristais de gelo.

Estão incluídos braços intercambiáveis e estas mãos segurando um sakazuki, uma taça de sakê.

O sakazuki é preso às mãos, que por sua vez só se conectam ao braço direito. O esquerdo tem cavidades para ser colocado junto ao corpo sem sofrer a interferência do adorno do peito.

Outro acessório incluído é este guarda-chuva japonês.

Para colocar o guarda-chuva, o melhor é remover a mão e passá-la pelo cabo para então reinstalá-la no braço.

O guarda-chuva é um pouco pesado e por isso é preciso colocar a outra mão por cima para apoiar.

O guarda-chuva é incrivelmente bem feito, com os sustentadores por dentro. Do lado de fora, tem mais estampas de cristais de gelo. Como é feito de material rígido, ele não se fecha.

O conjunto inclui outro corpo, que representa a Miku sentada e mais relaxada. Para completá-lo é preciso instalar peças do original.

O outro corpo vem com pinos nos ombros que servem para impedir a contração das conexões. Ao usá-lo é preciso retirar esses pinos para então colocar os braços.

Também é possível trocar as mãos por estas, mais compridas que servem para encostar no chão. No meu exemplar, as mãos originais foram um pouco difíceis de tirar devido a um excesso de tinta que acabou grudando na conexão.

Depois é instalar a perna esquerda no conector na parte de baixo do corpo.

E finalmente é necessário instalar o laço de fita das costas.

Este corpo é detalhado como o original. As dobras da roupa são bem representadas, fazendo parecer tecido mesmo.

Junto vem este "coelho de neve", uma brincadeira japonesa semelhante aos bonecos de neve, mas bem mais simples, usando folhas para representar as orelhas.

Esta peça representa um palito usado para comer doces japoneses (nesse caso o Ichigo Daifuku). A representação é muito boa, com textura que lembra madeira.

A base lembra uma bandeja japonesa.

Com ela é possível criar várias formas de decorar.

Colocando só o capuz e o palito na bandeja, temos uma figura de um Ichigo Daifuku.

Também está incluída uma base comum para Nendoroids.

Desta vez, a sustentação é feita por uma peça que é colocada entre as pernas da figura.

O modelo tem compatibilidade de expressões com outros Nendoroids.

É só que em outros modelos, algumas vezes o conector vem com uma "trava", o que faz com que a instalação seja um pouco mais difícil. Se feita de modo incorreto, pode quebrar a articulação.

Usando uma expressão que veio na Nendoroid Meiko. Parece que o sakê foi muito forte para a Miku.

O corpo pode ser usado em outras Nendoroids, mas tomando o cuidado com a "trava" mencionada.

Também pode ser usado por figuras de outras linhas, desde que o conector caiba, como nesta Chibi-arts.

Nas Kyun Chara até funciona, mas a articulação fica muito aparente.

Mesmo assim dá para improvisar uma versão Lucky Star do conjunto.

Junto com todas as Snow Miku lançadas até agora. E em 2014 deve surgir mais uma, desta vez inspirada em Meninas Mágicas.

Um exemplo de como expor, colocando em uma caixa de bonecas japonesa.

O Shiromuku na verdade é um kimono utilizado pelas mulheres em uma ocasião especial. Ele tem três cores: 
- Branco, para representar pureza e que quem o veste está disposta a se tingir com as cores de sua nova casa.
- Vermelho, para representar a paixão que ela carrega dentro de si e a vontade de servir à sua nova casa.
- Preto, para demonstrar que depois disso ela não se tingirá de nenhuma outra cor.

Em outras palavras, é um vestido de Casamento.



E assim termino a apresentação da versão Nendoroid da Snow Miku vestida com um kimono cerimonial, feita pela Good Smile Company. Achava que não conseguiriam fazer mais Snow Miku, mas estava enganado. Esta versão tem uma aparência totalmente diferente das anteriores, mas nem por isso fica atrás delas. A Adorável Miku de Neve continua sendo uma gracinha. A combinação do vestido com o doce foi uma boa sacada, visto que os dois elementos têm exatamente as mesmas cores: o branco (mochi), o preto (doce de feijão) e o vermelho (morango). Defeitos que eu apontaria seriam o fato de não usarem material maleável em partes mais finas como os fios de cabelo e que o conector do pescoço é mais estreito que o de outras Nendoroids, o que dificulta o intercâmbio de expressões com outros modelos. Mesmo assim, é uma pequena obra de arte, recomendável não só aos fãs da Miku, como também para quem gosta de artigos baseados na cultura japonesa.



A Casa do Boneco Mecânico deseja Feliz Ano Novo a todos os seus visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html