domingo, 19 de janeiro de 2014

Relato de viagem a Toei Uzumasa Eigamura - Parte 4 - Super Hero Land

Esta é a Kids Town, destinada a seriados e desenhos infantis (na foto o personagem Robocon, de autoria de Shotaro Ishinomori).




Existe um espaço chamado Super Hero Land, reservado aos super heróis da Toei como os Metal Heroes. Todos esses da foto já apareceram no Brasil de alguma forma. Consegue dizer qual deles é o Jaspion?

Obviamente existe o espaço dos Super Sentai. Na foto, os três primeiros "vermelhos" de cada equipe, na ordem do texto, Battle Japan (Battle Fever J), Akarenger (Gorenger) e Spade Ace (JAKQ). A ordem não é cronológica.

Quatro destes são conhecidos no Brasil: Change Dragon de ChangemanRed Flash de FlashmanGoggle Red de Goggle V e Red Mask de Maskman. Consegue dizer qual é qual?

Veículos usados pelos heróis. Alguns estavam cobertos de poeira.

Réplicas dos robôs de Super Sentai.

De Kamen Rider encontrei pouca coisa, como esta estátua gigante do Kamen Rider Nº1. Também havia um espaço reservado para Precure, mas não tirei nenhuma foto pois na época estava dominado por puro preconceito bobo.

Também pude ver um "circo-show" dos Shinkenger, o seriado Super Sentai que passava na época. Os Shinkenger acabam indo para a época de Nobunaga Oda (o tiozinho esquisito de preto) e têm que ajudar Goemon a enfrentar um inimigo que entrou no corpo de Hideyoshi Hashiba, fiel lacaio de Nobunaga.
Ver os heróis de perto fazendo acrobacias e lutas é simplesmente incrível. A qualidade das roupas dos heróis era altíssima e eram usados vários recursos para compensar a falta de efeitos especiais, como portas secretas e bastante fumaça.

Este é o Kachinta, o personagem mascote do parque apontando para a saída... 

...que dá para uma loja de souvenires.


E este foi o meu relato de viagem à Toei Uzumasa Eigamura. Foi uma visita bastante proveitosa, na qual pude ver muita coisa da Toei que vai muito além dos seriados de super heróis e dos desenhos animados. Pude ver que a Toei é uma grande empresa de entretenimento, e que foi fundamental para dar forma à Cultura Popular Japonesa de agora, com seus filmes e seriados. A experiência de imersão em uma vila japonesa no tempo dos samurais me fez sentir que estava mesmo dentro de um filme. A ambiência da cidade de meados do século XX me deu a impressão de que viajei no tempo.
A Vila também possui muito material sobre como eram e ainda são feitos os filmes, conforme mostrado no Museu de Cinema e em exibições de vídeo bem-humoradas que contam como são as coreografias de luta em filmes de samurai.

Este é um relato da viagem que fiz em 2009 e desde então muita coisa mudou. Por exemplo, a Super Hero Land foi fechada e atualmente está em reforma para dar lugar a outra nova atração. Em compensação, existem muito mais atrações que não existiam quando fui para lá. Detalhes podem ser vistos na página oficial da Vila. Ela está em japonês, mas também estão disponíveis versões em inglêschinês e coreano. Infelizmente, não sei de nenhuma agência de turismo que tenha esse local como parte de algum pacote, mas recomendo a visita.

3 comentários:

  1. Então Kamen rider e considerado um programa infantil eu pensava que era para um publico adolescente pelo teor pop e musicas mais jovial;..

    ResponderExcluir
  2. Em pleno 2023 algumas coisas parecem ter mudado pelo que vi no site, o que não muda, é claro, meu interesse de conhecer pessoalmente.
    Muito obrigado pelas fotos e descrições!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André! E desculpe por responder tudo aqui nesta parte.

      Visitando a Toei Uzumasa Eigamura deu para ver muito da história da empresa, que é parte integrante da história do Anime e do Tokusatsu. O principal eram os Dramas de Época (Jidaigeki, os "filmes de samurai" e "de ninja") sendo que eles deram as bases para os Heróis de Tokusatsu da Toei. E como deu para ver, também no Mangá, já que Kishimoto usou bastante coisa para escrever NARUTO.

      É um lugar muito legal em que dá para fazer uma viagem no tempo. A equipe é atenciosa e entra na brincadeira. Gostei muito!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html