domingo, 19 de janeiro de 2014

Relato de viagem a Toei Uzumasa Eigamura - Parte 2 - Samurais e Ninjas

Este espaço é destinado a exposição de objetos do seriado clássico 暴れん 坊将軍(Abarenbou Shougun, algo como "O Shogun Destemido").




O seriado teve aproximadamente oitocentos episódios. Nele, o Shogun Yoshimune Tokugawa saía do castelo e se infiltrava na população como Shinnosuke Tokuda para ver se estava tudo em paz. Mas eventualmente, ele se deparava com bandidos que oprimiam o povo e magistrados corruptos que usavam seu poder para causa própria. Ele então fazia as investigações e após derrotar os capangas dos malfeitores com o estilo de espada Shin Kage Ryu, Yoshimune revelava sua verdadeira identidade como a autoridade máxima do Xogunato Tokugawa para dar a sentença aos vilões (eis aqui alguém que teria bastante trabalho a fazer no Brasil).

Acima é a sala de audiências do Shogun, com o brasão do clã Tokugawa. Abaixo, alguns adereços e uma foto do ator principal, Ken Matsudaira, que interpretou o personagem em todos os episódios na série de TV e no teatro e ainda reprisou esse papel em um filme com o Kamen Rider OOO.

Este é um aparelho para apagar incêndios usados pelos Megumi, uma tropa de bombeiros da época. Yoshimune, disfarçado como Tokuda, usava a casa desses bombeiros como base de operações.

Este espaço é destinado à exposição de objetos de outro seriado famoso, 水戸黄門 (Mito Koumon).

Esta é a indumentária do personagem principal, o ancião que dá nome ao seriado.

Mito Koumon é Mitsukuni Tokugawa, nobre que anda em disfarce pelo Japão para fazer justiça. Ele é acompanhado por uma comitiva composta por dois vassalos, hábeis na luta (Kaku-san e Suke-san), um negociador (Hachibee) e ninjas (Yashichi, Matahei, Tobizaru, além da várias mulheres ninja) que fornecem informações valiosas.

Foi deste seriado que se originou a fórmula do Abarenbou Shogun e vários outros do gênero, no qual Mito Koumon se depara com magistrados corruptos e bandidos que se aproveitam do povo e investiga secretamente até encontrar um meio de encurralar os vilões. Primeiro sua comitiva "amacia" os bandidos e só então ele mostra o sinete do clã Tokugawa e revela sua verdadeira face, dando a sentença e declarando que tudo o que viu foi relatado ao Shogun (esse também teria muito trabalho a fazer por aqui).

Aqui temos cartazes de antigos filmes de Ninjas, entre eles, Sagenta Togakure e Sasuke Sarutobi.

Esta placa fala um pouco sobre os filmes de Ninjas e cita nomes famosos como Sasuke Sarutobi e Saizou Kirigakure, dos Dez Heróis de Sanada, que eram retratados como heróis que usavam várias artes ninja, como fazer um sinal com as mãos e desaparecer em uma nuvem de fumaça ou transformar pessoas em sapos. Também é citado o Jiraiya (não é o Incrível Ninja e nem o Ero Sennin), que usava feitiçaria, mas que no fim era quase a mesma coisa dos outros Ninjas. A placa conta que os truques usados na época eram bem simples, vistos com os olhos de agora, mas na época eles impressionavam.

Falando em Ninjas, havia um espaço para o filme Red Shadow Aka Kage, baseado no seriado clássico 仮面の忍者赤影 (Kamen no Ninja Aka Kage, algo como "Sombra Vermelha, o Ninja Mascarado"), baseado nas histórias em quadrinhos de Mitsuteru Yokoyama.

Estes são adereços usados no filme. Infelizmente, nunca tive a oportunidade de ver.

Estes são adereços usado no seriado clássico.


Esta é uma exposição de adereços e fotos de 超忍者隊イナズマ!! SPARK (Chou Ninja Tai INAZUMA!! SPARK, "Time de Super Ninjas"), um curta metragem exibido no cinema 3D do parque. Ele pode ser visto de dois jeitos: de forma tradicional em um assento de cinema comum e de forma mais real, em uma cabine que balança junto com a ação do filme.
Esta é uma vitrine com várias figuras de personagens de filmes e seriados de samurai. Quantos você consegue reconhecer? Esse da segunda foto é fácil.



Um comentário:

  1. Sasuke, Sarutobi, Jiraya, ninjas, samurais... vejo muitas inspirações pro Kishimoto Masashi.

    ResponderExcluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html