domingo, 19 de janeiro de 2014

Relato de viagem a Toei Uzumasa Eigamura


A 東映太秦映画村 (Touei Uzumasa Eigamura algo como "Vila Cinematográfica da Toei de Uzumasa"), também conhecida como Toei Kyoto Studio Park, se localiza na província de Kyoto e é uma das grandes atrações turísticas do local. Esse parque temático fica vizinho a estúdios de filmagens da Toei e conta com várias atrações como uma reprodução de uma vila no tempo dos samurais, um museu do cinema japonês e shows com dublês.

A Toei é uma das maiores empresas de entretenimento do Japão, que existe desde 1949, conhecida pelos seus filmes e seriados de variados gêneros, como drama histórico (samurai), policial e ficção científica. Mas ela também é famosa pelas séries Kamen Rider e Super Sentai, além de desenhos animados como Saint Seiya, Dragon Ball, Sailor Moon e Precure.






A Vila Cinematográfica fica perto da estação Uzumasa, da linha de trens JR (Japan Railways).


Depois disso, é preciso andar um pouco até lá.


As entradas são vendidas por uma máquina. Basta colocar o dinheiro que ela solta o ingresso e, caso seja aplicável, o troco.


Aqui temos cartazes de vários filmes ambientados em Kyoto, entre eles figuram até obras da antiga Daiei, como Rashomon de Akira Kurosawa e Daimajin.


No espaço perto da entrada existe uma exposição de adereços e construções que representam uma cidadezinha japonesa de meados do século XX. Na foto, temos uma loja de doces e brinquedos e podemos ver cartazes de sorvete e raspadinhas.



A reconstrução é muito bem feita e dá uma tremenda sensação de nostalgia. Também dá para ver que eletrodomésticos eram bem caros, sendo que uma televisão custava 98.000 ienes e um ventilador 7.800 ienes. Atualmente é possível encontrar modelos por 40.000 e 2.000 ienes, respectivamente. E muito mais avançados.

Antigo logo do Ajinomoto.

Antigo personagem-símbolo da Matsushita Electrics (atual Panasonic).

Nesta foto podemos ver representações históricas do Japão da era Meiji (1868 a 1912), como esse bondinho.

Antiga cabine telefônica.


No espaço aberto, temos uma reprodução de uma vila japonesa na época dos samurais, que é a atração principal do parque.


Estas são fachadas usadas em filmes para representar pensões, casas de banhos, altares xintoístas e até uma forja de espadas.

Casa de Heiji Zenigata, personagem-título de um seriado que teve 888 episódios. Heiji era uma espécie de detetive da era dos samurais que usava moedas como arma, jogando-as nos bandidos acertando pontos vitais.

Esta construção representa a pensão Ikeda-ya, em que membros do movimento 尊王攘夷 (Son Ou Jou I, algo como "Reverência ao Imperador e repúdio aos estrangeiros") foram mortos pelo 新撰組 (Shinsengumi), uma força especial de manutenção da paz do Xogunato Tokugawa. Aliás, Kyoto é a terra do Shinsengumi, sendo possível encontrar vários souvenires baseados na tropa. 

Esta seria uma Nagaya, uma espécie de prédio de apartamentos na horizontal.

O pessoal que trabalha na Vila é paramentado com as roupas da época.

Esta se veste como uma Maiko, que seria uma Gueixa em treinamento.
Ainda tem gente que confunde Gueixa com Oiran/Yuujo/Asobime, quando se trata de conceitos bem diferentes. Gueixas entretém convidados apenas com música e dança enquanto as Oiran/Yuujo/Asobime ofereciam "serviços sexuais". É conveniente saber distinguir uma da outra para evitar problemas. 

Aqui temos a Casa Ninja, que consiste em uma loja com vários itens temáticos, sendo que a maioria era do desenho animado Naruto.

Dentro também havia uma barraca de tiro ao alvo, mas com shurikens, aqueles dardos em forma de estrela usados pelos Ninjas. Nessa deu para ver que é bem difícil acertar com um desses.

Este é um Ninja que encontrei por lá e que gentilmente posou para mim. Quando tirei a foto, eu disse brincando "Ei! Mas não apareceu nada!" Ele prontamente respondeu "Eu sou um Ninja. Eu não apareço em fotos". Nessa eu vi que o pessoal que trabalha lá realmente sabe entrar no espírito.

Havia várias apresentações de malabarismos, como este usando um jogo de varetas atadas por cordões, que era capaz de assumir várias formas.


Também havia esta apresentação de luta de Ninjas com dublês da Toei. As acrobacias e as coreografias de luta eram muito bem feitas e convincentes.

Nesta atração era possível tirar uma foto fantasiado de algum personagem do Japão antigo. Estavam disponíveis roupas de Samurai, Princesa japonesa, Shinsengumi, Gueixa, Ninja e Maiko. Não aparece nas amostras, mas havia roupas de Komusou e Oiran. Também estavam disponíveis modelos para crianças. A foto era um pouco cara, em torno de 3000 ienes.





Vista do alto da Vila. Quem for fã de seriados Kamen Rider ou Super Sentai mais recentes vai achar o local familiar, pois ele serviu de cenário para filmagens de alguns capítulos e especiais para cinema.

Fonte do Cinema. Como é de praxe, as pessoas jogam uma moeda dentro e fazem um pedido.



Nesta atração, construída em memória ao filme 憑神 (Tsukigami, algo como "A Possessão Divina"), surgiria um Deus da Felicidade que só se manifesta de tempos em tempos. E de fato, ele está escondido em um lugar totalmente inesperado. Segue um vídeo da aparição (não é de minha autoria): http://youtu.be/V-4H-_PtMNY

Curiosidade: a música é de autoria do grupo Kome Kome Club.



Um comentário:

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html