domingo, 19 de janeiro de 2014

Relato de viagem a Toei Uzumasa Eigamura - Parte 3 - Museu de Cinema

Uma das instalações do parque é um Museu do Cinema Japonês. Lá estão expostas maquetes dos estúdios usados para filmagens



Também estão expostos vários equipamentos. Muitos são câmeras, mas tem alguns que eu não faço idéia de para que eram usados

Existem vários painéis de grandes personagens que construíram o Cinema Japonês, junto com objetos de memorabilia, como Eiji Tsuburaya, o Mestre dos Efeitos Especiais (tokusatsu) do Japão. Ele participou da criação de Godzilla e mais tarde do Ultraman. Ou seja, ele é um dos (se não "o") personagens mais importantes da história dos filmes e seriados japoneses de efeitos especiais.

Este é Yujiro Ishihara, cantor e ator de filmes de ação. Um de seus trabalhos é o clássico seriado policial 西部警察 (Seibu Keisatsu, ou "A Polícia da Região Leste"), cheio de lutas violentas e explosões.

Kouji Tsuruta, grande galã que esteve no Brasil quando um de seus filmes estreou no Cine Niterói, especializado em filmes japoneses que ficava localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo. O cinema acabou fechando no fim da década de 1980.

Misora Hibari (esta eu apresento com a ordem japonesa de sobrenome e nome, por ser mais conhecida assim). Cantora e atriz conceituadíssima, ela revolucionou o mundo artístico japonês. Se você for descendente de japonês ou se interessa por cultura japonesa, provavelmente já ouviu falar dela.

Cartazes de filmes antigos. Na foto, Shiawase no Kiiroi HANDKERCHIEF ("O Lenço Amarelo da Felicidade"), com Tetsuya Takeda e Ken Takakura.

Também existe este painel com uma seleção de longa-metragens de animação feitos pela Toei.

Este é Hakujaden ("A Lenda da Cobra Branca"), considerado o primeiro longa-metragem animado do Japão a ser filmado a cores, feito para competir com os estúdios Disney, que dominavam o mercado na época.

Taiyou no Ouji HORUS no Daibouken ("A Grande Aventura de Horus, o Príncipe do Sol"), estréia de Isao Takahata na direção e que tinha em sua equipe um então jovem Hayao Miyazaki. Foi daí que a parceria dos dois começou, dando origem a alguns dos melhores desenhos animados do Japão. Ele também é histórico para mim pois foi o primeiro filme de animação japonesa que vi no cinema, no Cine Niterói (sim, eu estive lá, quando ele ainda existia).

Nagagutsu wo haita Neko, versão da Toei d'O Gato de Botas, outro que eu vi no saudoso Cine Niterói. Este desenho é histórico ao apresentar o gato Pero, batizado assim em homenagem ao autor original Charles Perrault, e que se tornaria o símbolo da Toei Animation.

Curiosidade: a heroína do desenho, a Princesa Rosa, foi interpretada por Rumi Sakakibara, que foi Aki Sakata, a namorada de Hideki Gô em O Regresso de Ultraman.

Curiosidade 2: em um episódio do desenho Smile Precure aparece um mascote baseado no Gato de Botas, que termina suas frases com "-pero".

ANDERSEN Douwa Ningyo Hime, versão da Toei d'A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen, dirigida por Tomoharu Katsumata. A sereia tem um nome nesta versão, Marina, e é acompanhada por um golfinho chamado Fritz. Fora isso, o desenho é bem fiel ao conto original, incluindo o final.

Este acho que dispensa apresentações.

Ídem ao anterior.



Um comentário:

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html