domingo, 1 de maio de 2016

Marvel Legends WW2 Captain America

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Marvel Legends do Capitão América da época da Segunda Guerra Mundial, feita pela Hasbro.

5. Ação


1. Informações



O que posso dizer sobre o Capitão América, creio que já seja de conhecimento popular. Além disso, meus conhecimentos sobre o Universo Marvel estão bem desatualizados. Sendo assim, vamos adiante.

O conteúdo da caixa. Apenas a figura, o emblemático Escudo e uma pistola(!). Não vem nenhuma peça do Mandroid, pois conforme está escrito na embalagem, esta figura em especial não participa do esquema Build-a-Figure.

2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Esta versão retrataria o Herói na época em que ele lutou na Segunda Guerra Mundial. Infelizmente não vi nenhum dos filmes (só vi o de 1991) e por isso não sei dizer se está fiel. A impressão que tenho é a mesma de quando vi Ultraman The Next, mostrando um Herói com um visual atualizado e mais verossímil (uso esse termo, pois creio que "real" não seja o mais apropriado).

Close da cabeça. Ao invés de um capuz, agora a máscara é um capacete e as características "asinhas" são pinturas. Uma boa adaptação do visual original, até com o enorme "A" na testa.

Percebi que tentaram fazer os olhos com a íris azul e depois uma pintura preta para representar a pupila, algo impressionante considerando o tamanho microscópico. A textura do capacete é muito bem representada.

Falando em textura, esse é uma das maiores qualidades da figura. Ela é toda cheia de relevos que lembram a roupa original (eu acho). Um trabalho de artesania impressionante e mais uma boa adaptação do uniforme dos quadrinhos, que era uma espécie de cota-de-malha.

A estrela do peito é um relevo e não só uma pintura.

Na gola existe um molde que representa o fecho do uniforme e a parte por onde ele se abre.

A cinta das costas, que acredito que seja para instalar uma mochila para-quedas, é bem esculpida. O fecho usa pintura metálica.

No ventre existe uma parte que creio ser maleável dentro da ficção, com dois suspensórios, que são um jeito bem interessante de adaptar as listras vermelhas do uniforme original. A modelagem é muito boa, mas o mesmo não pode ser dito da pintura.

Detalhe do cinto, com várias bolsas, talvez para carregar munição e equipamentos de primeiros socorros.

O uniforme tem até bolsos traseiros esculpidos.

Detalhe do braço. Mais uma vez a escultura é impressionante.

No ombro tem esculpido um distintivo em forma de estrela.

As cintas do braço são bem representadas, assim como as dobras da roupa. Mais uma vez é possível notar várias falhas na pintura do meu exemplar.

A modelagem das luvas é magnífica, até com os fechos moldados e com pintura metálica. As poses das mãos são diferentes uma da outra e não estão incluídas peças intercambiáveis para representá-las abertas ou fechadas.

As coxas possuem detalhes que lembram costuras das peças do traje, talvez com protetores por baixo.

A coxa esquerda tem um coldre para uma arma.

Detalhe das botas, com uma escultura insana. As dobras, fechos e cadarços são extremamente bem representados.

A sola é modelada, como em alguns Kamen Riders da linha S.H. Figuarts. Há um orifício, talvez para alguma base vendida separadamente, como os antigos Battle Stands para G.I. Joes.


3.Articulações


Movimentos do pescoço. Se move bem verticalmente, mas não muito ao ser girado.

O esquema de articulação do pescoço é um pouco diferente do que eu estou acostumado. A cabeça é presa por uma conexão esférica e o pescoço tem uma articulação convencional, que achei que ficou muito aparente.

Os ombros conseguem se abrir bem, mas não se fecham muito. Existe uma articulação giratória no antebraço, o que é bem útil.

Fechamento máximo do cotovelo, que tem uma articulação dupla.

O pulso se move bem para baixo, mas não muito para cima. Ele pode ser girado, o que ajuda bastante.

O tronco só tem uma articulação na altura do peito, provavelmente uma conexão esférica, que pode ser girada e inclinada. A cintura não gira, o que limita as possibilidades.

As pernas se abrem bem para os lados.

Existe uma articulação giratória nas coxas.

A articulação das coxas é bastante peculiar, pois ela não tem um eixo no meio que permita levantá-la para a frente pelos meios usuais.

É preciso girar a base da coxa de modo que a articulação se volte para a frente. Só assim é possível mover a perna para frente e para trás.

O joelho tem uma articulação dupla, mas é preciso mover primeiro a parte de baixo para então virar a de cima para que ele se feche bem.

O tornozelo se move apenas para frente, para trás e para os lados. Infelizmente não há mais uma articulação giratória na ligação do tornozelo com o pé e por isso é em algumas poses o contato com o solo não é muito bom, o que faz com seja difícil colocá-la de pé sem o uso de suportes em algumas poses.

4. Acessórios


Uma coisa que não pode faltar, o emblemático escudo do Capitão América, feito de uma liga metálica de Adamantium e Vibranium, os mais resistentes do Universo Marvel.

A estrela do escudo tem relevos.

A parte de dentro tem rebites e a alça tem fechos. A atenção aos detalhes na escultura é incrível.

No meu exemplar a mão é dura demais para segurar a alça do escudo. Mas ainda assim fica firme.

Está incluída uma pistola. Honestamente não consigo imaginar o Capitão América usando armas de fogo, mas creio que isso seja para manter a verosimilhança, já que se trata de um cenário de guerra.

A arma pode ser guardada no coldre, feito de material maleável, com um fecho.

A mão direita é esculpida para segurar a pistola.


5. Ação


Apesar das limitações das articulações, é possível fazer algumas poses.

Para poses mais ousadas é preciso usar uns truques de angulação (embora eu não saiba exatamente o que eu queria representar com esta foto).

As coxas têm um esquema um pouco complicado, mas ainda assim dá para improvisar esse "Captain Kick".


Mais algumas fotos.

Já que tem a pistola, vamos usar um pouco.

Até que não fica ruim. Mas ainda não consigo imaginar o Sentinela da Liberdade usando isso.

Mais algumas mexendo na iluminação. Até que a figura é fotogênica.

E esta foi a apresentação da versão Marvel Legends do Capitão América, com o seu visual na Segunda Guerra Mundial, feita pela Hasbro. É a primeira vez que mexo em uma figura desta linha e por isso tive que aprender muita coisa. A modelagem é o grande ponto deste modelo, com texturas representando vários detalhes, tanto no uniforme quanto no escudo. O empenho dado a esse elemento é impressionante e chega bem perto do Caçador da série Monster Hunter, que saiu pela linha Revoltech e é um obra de artesania. A pintura representando sujeira colabora com a representação, mas é uma pena que ela não seja muito caprichada, ao menos no meu exemplar, que veio com várias falhas parecendo que as partes brancas têm estampas de bolinhas. As articulações requerem um estudo para quem está acostumado com outras linhas. A parte da coxa foi a que mais precisou de atenção, mas acho que consegui descobrir como usar.

Uma razão pela qual comprei esta figura é que eu queria fazer algo diferente e também saber como eram as figuras americanas de agora. Com isso pude perceber por que esta linha tem tantos fãs e tão ardorosos, pois são representações incríveis dos Heróis da Marvel, feitos com bastante arte e esmero. Só achei que faltaram umas peças de expressão e mãos intercambiáveis. Também senti que as articulações são um tanto duras em comparação com figuras japonesas, necessitando um pouco mais de força (mas não tanto). A figura pode ser encontrada em grandes lojas e consegui a minha em uma liquidação.

Uma outra versão do Capitão, muito mais avançada, com uma cabeça e mãos extras, foi apresentada por Adelmo Veloso no Super AHAM!. Aqui o link. Tem até o prenúncio do Homem Aranha roubando o escudo do Capitão!







Tem uma outra razão pela qual comprei esta figura. É um projeto que tenho ensaiado faz algum tempo e só consegui a oportunidade agora. Sendo assim...

4 comentários:

  1. Nobre Usys!
    Rapaz, fiquei surpreso ao ver uma figura Marvel Legends por aqui! Essa aí até que parece bastante com o primeiro filme do herói, mas deixa a desejar nos acabamentos, como a maioria das figuras da Hasbro!

    A modelagem é realmente muito legal, mas não sei como eles trabalham para deixar a figura com uns detalhes faltando... As articulações também são um pouco confusas. A minha figura já teve pernas melhores, mas meu Wolverine é desse tipo onde é necessário girar a base da coxa para mover a perna para frente. Por descuido e por serem de difícil manuseio, acabei quebrando uma das mãos do Capitão :( - mas isso acontece, assim como seu boneco que se desmontou ao ser fotografado!

    Obrigado pela citação! Espero que outras figuras possam aparecer por aqui! As atuais já estão bem melhores que essa aí! E estão em constante evolução. Mas, de coração: prefiro as figuras japonesas! Meu Iron Man é Revoltech, meu Spider é da Figma e meu Batman S.H.F.

    Até a próxima, meu nobre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Comprei essa figura mais para fazer o confronto com o Metalder. Mas daí resolvi apresentar, como um experimento para mostrar como um colecionador de figuras japonesas vê uma americana. E fiquei impressionado com a escultura! Só as articulações são um pouco duras, mas deu para puxar algumas poses.

      Pior que já aconteceu umas duas vezes de eu quebrar a articulação do pulso da figura (aquela do Ultraman não conta, pois já estava deteriorada). Realmente é deprimente. Uma eu consegui improvisar alguma coisa, mas a outra estou tentando achar um meio de consertar ainda.

      Pensei em comprar a versão S.H.F. do Capitão, que já está à venda, mas além do preço, eu tinha que usar uma figura americana para o projeto (Marvel vs Toei) ter sentido. A ideia seria do confronto não ser só entre Heróis, mas também entre linhas de figuras. Daí eu achei esse Capitão na oferta e deu certinho, exatamente como eu queria!

      Excluir
  2. Show de review!

    Esses Marvel Legends mudaram bastante desde a época que tive um, a caixa é mais bonita e a figura é mais articulada.
    A figura tá bem legal, destaque para a textura do traje e a escultura das luvas e botas! Realmente o acabamento é meio fraco em certas partes, e as articulações parecem complexas. Mas no geral a figura é legal, e é isso que importa XD

    Também acho meio estranho o Capitão com uma pistola, mas após assistir o primeiro filme até que é aceitável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Fiquei bem impressionado com a escultura do modelo. Pena que tem essas falhas na pintura, mas no total achei muito boa. E foi uma experiência boa para ver as diferenças entre as figuras americanas e as japonesas.

      Ah, então ele usa mesmo a pistola. Tenho que para para ver os filmes. Acho que pelo menos Guerra Civil tenho que dar uma checada.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html