domingo, 8 de maio de 2016

Nendoroid Miku Hatsune Harvest Moon Ver.

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Nendoroid da Miku Hatsune, que tem como tema o Festival da Lua chinês, feita pela Good Smile Company.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação


1. Informações



中秋明月 (Zhong Qiu Ming Yue, do chinês, literalmente, "Lua Brilhante do meio do Outono", conhecida no Japão como 中秋の名月,  Chuushuu no Meigetsu), seria o período em que a Lua Cheia brilha mais intensamente, no oitavo mês do Calendário Lunar, que seria o meio do Outono e que no Calendário Gregoriano geralmente cai em setembro. Na China, a data é um feriado nacional, o Festival da Lua, chamado por lá de 中秋節 (Zhong Qiu Jie, "Festival do Meio de Outono"). No Japão é feito o 月見 (Tsukimi), a Contemplação da Lua, um costume que remonta do período Heian (entre o ano 794 a 1185), no qual os nobres se reuniam para ler poemas sob o luar (um pouco disso pode ser visto em Garo: Guren no Tsuki). No ocidente, o período é conhecido como "A Lua da Colheita", a Harvest Moon do nome do produto.


O modelo foi feito pela Good Smile Company de Shanghai e distribuída de forma exclusiva pela loja virtual da empresa por tempo limitado (conforme anunciado aqui). A figura foi apresentada pela primeira vez na HATSUNE MIKU EXPO in Shanghai e feita baseada em uma ilustração da desenhista chinesa Rella. Trabalhos da artista podem ser vistos em suas páginas nos sites Pixivpiapro. A escultura foi feita por Nd_Dog, da GSC de Shanghai.

Desta vez, Miku é representada como uma 天女 (Ten Nyo, literalmente "Mulher Celestial"), que seriam habitantes do Mundo Celestial e servas do 天帝 (Ten Tei, "Imperador Celestial", equivalente ao "Deus" das religiões judaico-cristãs). Elas figuram na cultura de vários países da Ásia, como a Índia, a Coréia, a China e o Japão. Esses entes seriam análogos aos "anjos" das religiões judaico-cristãs, mas ao invés de asas, possuem um Hagoromo, uma espécie de manta que flutua por volta de seus pescoços e permite que elas voem.

Existe uma lenda japonesa na qual uma Ten Nyo tem essa manta roubada por um homem da Terra e é forçada a se casar com ele por ter perdido seus meios de voltar ao Mundo Celestial. Essa lenda tem outras variantes e foi uma das bases para a série em quadrinhos Ayashi no Ceres, de Yuu Watase, que se tornou desenho animado no ano 2000.

O conteúdo da caixa. Inclui vários braços intercambiáveis e acessórios, assim como um plano de fundo.

O plano de fundo fica pregado atrás do papel de dentro da caixa. Existe um aviso na aba falando disso.

2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. A imagem é de uma Ten Nyo chinesa, bastante representada em pinturas deste país. Foram usados tons pastéis, como que representando um ser etéreo, divino.

Close do rosto. É semelhante ao de outras Miku, mas a diferença está nos olhos, em que as pupilas são mescladas à íris. Isso aumenta a sensação de que se trata de um ser etéreo.

A expressão "2" representa Miku com um sorriso um pouco mais aberto e com as bochechas levemente ruborizadas. O olhar é voltado para o lado.

A expressão "3", com os olhos fechados, seria usada em conjunto com a flauta (detalhes mais abaixo). Também parece que ela está inspirando ou pedindo um beijo.

Detalhe do enfeite de cabelo, feito de várias flores e um cordão. A ponta tem pintura em gradação, caprichada considerando-se o tamanho.

A franja é feita de material transparente, mas com várias camadas de tinta.

A parte de trás do cabelo tem a divisão direitinho.

Os "rabos-de-cavalo" são feitos amarrando-se os cabelos e isso é bem representado na figura.

Foi usado material transparente para fazer o cabelo. A gradação cobre toda a superfície, deixando apenas as pontas de fora.

A roupa é surpreendentemente simples, representando um traje étnico chinês.

As mangas de boca larga, como nos trajes típicos.

A saia tem pintura em gradação bem caprichada. Uma peça transparente nas bordas representa o forro com babados.

Os sapatos têm bicos levantados. É algo a se notar, considerando que na maioria dos Nendoroids eles não têm pontas.

A manta, feita em material transparente. Ela tem certa flexibilidade, mas é preciso cuidado para não quebrar.

A pintura em gradação é muito bem feita, assim como a modelagem, com várias curvas, que são bem naturais.

Não existe nenhum tipo de conector na manta ou na figura, sendo necessário encaixá-la nos espaços entre os braços.


3.Articulações


Graças à Nendoro Joint, o pescoço se mexe bem.

Os cabelos também possuem Nendoro Joints na raiz.

Os braços podem ser girados na altura do ombro. Alguns deles possuem articulações giratórias nos antebraços.

Por alguma razão, a cintura não tem uma Nendoro Joint, mas só um pino comum. Por isso ela só pode ser girada.

As coxas possuem Nendoro Joints, que podem ser abertas e até giradas.

4. Acessórios


Estão incluídos braços com ombros mais fechados e cotovelos dobrados. A parte do antebraço em diante é intercambiável.

Estão incluídos dois braços com cotovelos bem fechados. As mãos seguram uma flauta.

Estão incluídas estas mãos para representar Miku segurando uma Torta da Lua (ou Bolo Lunar), comida no Festival da Lua. É possível encontrar a receita em português, mas de acordo com o Blog da Kahotan, da GSC, a receita original leva gema de ovo de pato.


O doce é conectado à mão esquerda por um pino e é removível.

E está incluída um leque feito de material transparente, com uma microscópica estampa de flor. O leque é segurado por uma mão específica e para tirá-lo ou colocá-lo é preciso um pouco de cuidado.

A base com suporte desta vez é bem grande e vem com um cenário de fundo, representando o céu com a Lua. O desenho foi feito pela própria Rella.

Está incluído um suporte, mas ele não é totalmente necessário, já que a figura fica de pé sozinha. Mesmo assim é bom utilizá-lo na hora de expor para evitar acidentes.


5. Ação


A base temática funciona bem, apesar de simples.

O fundo cria um bom clima.


Outro jeito de se usar o fundo, sugerido pela Kahotan, da GSC: representando o céu refletido na água. Esse era um dos jeitos que os nobres da Era Heian do Japão contemplavam a Lua.


O suporte pode ser usado para representar a Ten Nyo voando.

Seria melhor se tivessem incluído uma figura do Rabbit Yukine, já que se trata de um Festival da Lua. Mas não sei se esse elemento é presente na cultura chinesa.

Yukata Miku (Verão), Sakura Miku (Primavera), Snow Miku (Inverno) e Harvest Moon Miku (Outono). Finalmente tenho uma Miku para cada estação do ano.

Aproveitei o tema "Lua" e coloquei a cabeça da chibi-arts Cure Moonlight. Combinou bem. É como se essa roupa tivesse sido feita para ela.

E todas as expressões funcionam. Aqui é como se ela estivesse sentindo a presença do Mal.

A forma Super Silhouette tem uma manta parecida e por isso não causa nenhuma estranheza.


Eu até a chamaria de "Cure Moonlight Infinite Silhouette", embora na versão em romance literário, essa forma seja descrita como um ser combinado que tem elementos de todas as Heartcatch Precure.

Na verdade, combinou tanto que fiquei relutante em desfazer.

Obs.: o diâmetro do conector da Nendoro Joint é diferente e não entra direito na cabeça da chibi-arts. Não recomendo fazer isso, por correr o risco de quebrar alguma peça.


Experimentei com a Petit Chara! Deluxe Sailor Moon. Essa combinação também fica tão boa que dá até medo.


Para mim, a Usagi dá mais importância à comida do que à beleza. E esse é que é o charme da personagem.

E esta foi a apresentação da versão Nendoroid da Miku Hatsune, com o tema do Festival da Lua chinês, feita pela Good Smile Company de Shanghai. Este é um produto desenhado e feito totalmente na China e os artistas de lá mostram que sabem fazer seu trabalho. A Miku paramentada como Ten Nyo ficou muito bonita, com vários arranjos no cabelo além de vários acessórios que remetem ao Festival. Senti a falta do Rabbit Yukine, de uns Tsukimi Dango e de um ramo de Susuki, mas esses são elementos da Contemplação da Lua japonesa e por isso não combinariam com o tema. Torço para que lancem uma versão assim um dia. Mas esta já é ótima para representar o Outono, fechando uma coleção da Miku representando as Estações do Ano. O modelo pode ser encontrado em lojas de usados a preços não tão exorbitantes e recomendo para fãs de Vocaloids e para quem gosta de Cultura Chinesa.










- O que é isso? Uma manta?

- Ei, Miku. Isso é seu?
- !

- Ah, Soundwave. Então foi você quem escondeu a minha manta?
- Hein? Não, eu apenas a encontrei no chão.

- Agora vai ter que se casar comigo.
- Espere aí, Miku. Você está distorcendo aquela lenda...

Miku já mandou a Lei das Idols comer Scraplets e não vai desistir de jeito nenhum.

4 comentários:

  1. Show de review!

    Essa eu lembro que elogiei bastante no De Carteira Vazia, e agora com review detalhado e fotos do produto final vejo que ficou ainda melhor do que parecia! Gosto muito do conceito dessa figura, e toda a história do Zhong Qiu Ming Yue é muito interessante.

    Esse fundo contribui muito para a beleza da peça, é um excelente extra! É uma figura que parece ter movimentos meio limitados, mas dá pra ver que o ponto forte dela é a elegância.

    Nossa, a Cure Moonlight realmente ficou ótima com esse corpo, é incrível como a cor do cabelo dela combina bem com o traje e a peça de fundo! Não vou estranhar se você comprar mais uma dessa Miku só pra deixar corpo dela na Moonlight hehehe.

    Logo que li "pedindo um beijo" na descrição da expressão já imaginai que ia sobrar pro Soundwave hehehe. A Miku nunca vai desistir! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      É verdade. Até comentei lá sobre a minha ambição de ter uma Miku para cada estação do ano.

      Essa figura pode ser até um bom "bibelô" para expor na mesa da sala. Coloca em uma caixa de vidro e fica perfeita. Por isso acho que não fizeram muito articulada.

      Quando olhei para esse modelo logo pensei em usar com a Cure Moonlight. E funcionou! Até vi a Miku Harvest Moon a um preço razoável em uma loja de usados e fiquei mesmo tentado a comprar junto com mais uma chibi-arts da Moonlight. Quem sabe mais para a frente? Se bem que com a Sailor Moon também funcionou melhor do que eu esperava.

      Achou que aquela história da Lei das Idols ia ser o fim? Claro que não! Pode não parecer, mas a Miku é determinada. E também foi para fazer essas fotos que falei da lenda das Ten Nyo.

      Excluir
  2. Ah, e obrigado por mencionar as matérias de Garo: Seimei! Opa, quero dizer Garo: Guren no Tsuki XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma obra que tem bastante ligação com o Tsukimi e ilustra bem como era na época.

      Uma chibi-arts da Seimei também ia cair bem com essa roupa...

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html