domingo, 24 de setembro de 2017

Nendoroid Homura Akemi Haregi Ver.

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Nendoroid de Homura Akemi, de Puella Magi Madoka Magica, vestida com um kimono, feita pela Good Smile Company.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação




1. Informações



Na Kyoto International Manga Anime Fair (KYOMAF) de 2013, a Shogoin Yatsuhashi Sohonten, tradicional confeitaria especializada em doces japoneses lançou uma linha em colaboração com vários desenhos animados, entre eles Puella Magi Madoka Magica. Foram lançados doces, em que nas caixas haveria ilustrações das Puella Magi vestidas em trajes tradicionais do Japão.

O primeiro produto nesse sentido foi com a personagem principal, Madoka Kaname vestida de Maiko, em uma caixa com um conjunto de Hijiri (espécie de massa dobrada como um triângulo) recheado com morango. A ilustração de Madoka foi inclusive usada no ingresso para a KYOMAF. Mais tarde foi lançado outro conjunto, com Hijiri de matchá, uma espécie de chá verde.


Homura foi a terceira a sair nessa linha, em um conjunto com Hijiri de gergelim preto. Foram feitas também figuras de ambas, sendo que a de Madoka foi comercializada pela Good Smile Company e Homura pela Stronger (que também pertence ao grupo GSC). Foi feita uma versão Nendoroid de Madoka, que foi comercializada de forma exclusiva e em eventos, mas Homura foi disponibilizada para venda aberta recentemente. E o mesmo será feito com todas as Puella Magi. Mami e Sayaka já foram anunciadas, conforme pôde ser visto no Anime Brilliant Blog, na seção De Carteira Vazia (Mami e Sayaka). As reservas para a Kyouko ainda não começaram, mas o protótipo pôde ser visto na última Wonder Festival.

Só que por alguma razão só a Homura é descrita como Haregi Version, enquanto as outras são Maiko Version. Será que isso tem algum significado?

O conteúdo da caixa. Desta vez só vem duas peças de expressão, mas com vários braços intercambiáveis.

2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Uma boa compactação da figura original. Ficou bonitinha e o amarelo do kimono dá um bom contraste com o preto do cabelo.

Close do rosto. Um sorriso tranquilo, expressivo, que só apareceu no último capítulo da série de TV e no segunda parte da versão para cinema. Os traços são mais suaves que em outras versões Nendoroid.

A expressão "2" é bem difícil de imaginar que a personagem faça, mas é totalmente válida para esta representação. Ficou bonitinha, até com as bochechas rosadas, como na expressão anterior.

A faixa do cabelo é bem diferente de outras versões, feita especialmente para esta.

O cachecol que cobre todo o pescoço, pegando até parte do cabelo. A modelagem é esmerada, com o cachecol todo torcido e com um nó. Na figura original, os pontos pretos eram protuberantes, mas na Nendoroid são só pinturas.

O cabelo é modelado como se estivesse sendo preso pelo cachecol, com várias reentrâncias.

A parte de baixo do cabelo, dividido como uma cauda de andorinha, é parte integrante do cachecol.

O kimono é bem trabalhado, com estampas de flores. 

A faixa é esculpida com detalhes, como a fita com estampa de bolinhas e o prendedor do centro, no formato de dois anéis entrelaçados, com pintura metálica.

E também é usada pintura metálica, desta vez dourada, para representar estampas na faixa, à esquerda da figura.

O laço da parte de trás é bem feito e tem o conector para bases com suporte.

A escultura das mangas é caprichada, lembrando tecido, com gradação nas pontas.

Essa gradação está presente na parte de trás também, que tem superfície lisa, de modo a encaixar com o corpo.

Por alguma razão ela usa luvas. As mãos são abertas.

A saia do kimono também tem escultura esmerada, com todas as dobras do  tecido, assim como a pintura em gradação, igual à das mangas.

Assim como Madoka, os sapatos são altos. É só que não tem uma perna para fora como na figura original. As meias teriam listras verticais, mas isso não foi representado.


3. Articulações


Apesar de ter uma Nendoro Joint, a movimentação do pescoço é limitada pelo cachecol e pelo cabelo comprido.

Girando as secções do braço é possível erguer os ombros.

A cintura só gira para os lados.

Desta vez as pernas são totalmente estáticas, sem as Nendoro Joints.



4. Acessórios


Está incluído este braço esquerdo intercambiável, com o cotovelo dobrado, para representar a pose da figura original.

Esta mecha de cabelo solta também serve para esse propósito.

Ela é simplesmente encaixada no vão da franja e aparentemente não tem um lugar específico.

Daí é posicionar o braço, de modo que a mão encoste na mecha.

Para instalar os outros braços intercambiáveis é preciso primeiro retirar o laço de fita do lado.

Nesse caso é bom saber qual é o sentido do pino, que é um pouco diferente do que se imagina.

Estão incluídos esses dois braços dobrados.

As mãos são unidas, como em uma prece.

Um ponto a se tomar cuidado é que as mãos são coladas uma a outra e não devem ser separadas. Isso deve ser observado na hora de tirar os braços. O melhor é remover as mãos primeiro.

Esta peça intercambiável serve para representar Homura ajoelhada e arqueada.

A parte de baixo é totalmente plana, dando estabilidade à figura mesmo nessa posição.

A substituição é simples.

Daí é instalar esses dois braços, com as mangas espalhadas e as mãos na posição dos "três dedos".

A manga direita tem um relevo que lembra a fita, o que demonstra atenção a detalhes.

A base com suporte é parecida com a da Tomoyo Daidoji.

O suporte se prende ao laço das costas.

Ele fica bem discreto, coberto pelos cabelos.

Na base existe uma articulação para ajustes sensíveis.

Ficaria assim. A figura até consegue ficar de pé sozinha, mas para expor o melhor é colocar o suporte para ter mais estabilidade.



5. Ação





A figura sozinha tem possibilidades um tanto limitadas. Mesmo assim dá para fazer várias poses.


Uma das imagens desta versão é o outono, com as folhas secas vermelhas (momiji). Sendo assim, ela combina com ambientes assim.
Obs.: a foto do fundo não é de minha autoria.


Com outras versões Nendoroid da Homura.


Com a versão anterior da mesma expressão. Dá para ver que parecem iguais, mas são bem diferentes. A Haregi Ver. é mais arredondada e suave. O sorriso é maior.



Junto com a Madoka Maiko Ver.. E pensar que houve um hiato de quase três anos até sair a Homura!



As duas juntas, fazendo a mesura.


- Bem vindos ao Festival Cultural do Ginásio Mitakihara.
- Hum. Este ano vai ser uma casa de chá em estilo japonês.
- É. Só que é bem esquisito ver a Homura desse jeito. Foge totalmente do personagem dela!


Experimentei colocar por trás o fundo que vem na Miku Harvest Moon. Até que fica bonito e...


😨!


Desnecessário dizer, mas o modelo tem compatibilidade de expressões com outras Nendoroids. Aqui uma com a da Devil Homura e mexendo na iluminação.
Curiosidade: existe uma versão da Devil Homura nesses trajes, mas com outro esquema de cores. Mas até agora não foi anunciada nenhuma figura ou Nendoroid dela.


A Devil Homura também pode usar as da Haregi. Isso... talvez represente uma situação em algum novo filme quando Homura finalmente consegue redenção...?


Experimentei colocar a Homura ao lado da caixa onde deixo a Madoka exposta. Por alguma razão não causa nenhuma estranheza. Principalmente depois de ver o terceiro filme...


E tentei colocar as duas na mesma caixa. Ficou bem apertado. Tenho que conseguir uma maior. Não que a Homura pareça se importar, mas...


E esta foi a apresentação da versão Nendoroid de Homura Akemi vestida com um kimono, feita pela Good Smile Company. O formato Nendoroid já tem uma posição consolidada de figuras na proporção de duas cabeças e meia e mais uma vez é confirmado que isso é merecido. A compactação da figura original foi bem feita, embora tenha perdido alguns detalhes, mas ainda assim é compreensível e compatível com a premissa de Nendoroid. É certo que a figura representa uma situação que não aparece no desenho, mas ainda assim ficou uma graça. Os detalhes do kimono são dignos de nota e por isso recomendo não só para os fãs de Madoka Magica, como também para quem gosta de cultura japonesa.







- Puxa, Madoka. Obrigado por me convidar para vir junto com vocês na excursão para Kyoto. Mas tudo bem? Afinal, eu...
- A guerra já acabou, Kyubey. Agora que você ganhou um coração está tudo bem.

- Tá, mas por  que essa escolta?
- Ah, sabe como é. Você ainda está sob liberdade condicional, então...

4 comentários:

  1. Excelente review! Cada vez mais prevejo uma rendição a essas figuras bonitinhas! Lá no CAFA tenho prestado mais atenção a esse tipo de bonequinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Toma cuidado que Nendoroid vicia. Pegou uma vai querer outra quando vir. E vejo cada foto com elas! Meu sonho é fazer alguma desse jeito.

      Excluir
  2. Show de review!

    Tá uma gracinha a Homura! Não esperava que ela tivesse tantos braços extras, e não lembrava das luvas. Adorei a forma como o cabelo fica preso com o cachecol, e esse kimono é deslumbrante, a cor amarela fica linda com os cabelos pretos e as luvinhas deram um contraste bacana.

    Esses braços em secções são úteis mas tenho bastante dificuldade em manusear, sempre levo uma surra para posar a Senjougahara que tem esse tipo de articulação.

    No começo do review me chamou bastante a atenção a peça do cabelo, não fazia ideia de qual era a utilidade. Fiquei surpreso ao ver que é para uma pose bem charmosa. Pior que acho que dá para usar para alguma outra Nendo puxar o cabelo dela, mas isso seria maldade hehehe.

    Que bom que mesmo com um tempo gigante entre um lançamento e outro a GSC continua lançando as figuras. A gente vê coleções que são abandonadas no meio mesmo quando as outras figuras já haviam sido anunciadas. Acho que a força da franquia Madoka faz a diferença nessas horas, mesmo com o passar do tempo os fãs não deixam de adquirir os produtos, o que motiva as fabricantes a continuar lançando.

    É, melhor não ficar sozinho com a Homura... Ela parece um tanto instável. Será que Homura é uma yandere?

    É isso aí! Não pode dar muito espaço para o Kyubey não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Usar essas articulações que são só os pinos é jogo duro quando não tem aquelas no ângulo certo. E no caso da Homura, só veio um par desses antebraços. A Madoka tinha mais um par.

      Puxar o cabelo... Assim que lançarem a Kyouko vou usar essa ideia! Vai ficar perfeita com a trollface da versão de roupa comum! Agora só falta anunciarem a reserva dela para poder completar todas. Nem eu acredito que levaram tanto tempo. Mas pelo menos vão fazer. Como foi com as figmas de Vocaloids.

      Yandere... Já vi chamarem a Homura de Crazy Psycho Lesbian e depois de ver o filme, digo que isso não é totalmente errado. A menina fez toda aquela loucura pela Madoka!

      Às vezes fico pensando se não foi um erro ter feito o Kyubey se regenerar. Sinto falta de estrupiar com ele. Deviam soltar logo o Fav...

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html