sábado, 12 de maio de 2012

figma Kenshin Uesugi

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão figma da personagem Kenshin Uesugi, do jogo Rance Quest, feita pela Max Factory.


Kenshin Uesugi é baseada em um personagem homônimo da história do Japão, um grande general da era feudal apelidado de "O Dragão de Echigo" (que atualmente é parte da província de Niigata). Uesugi era um brilhante estrategista e, diferente dos outros lordes feudais da época, ele não lutava para conquistar terras, mas por justiça. Seu maior rival era Shingen Takeda, conhecido como "O Tigre de Kai" (parte da atual província de Yamanashi), igualmente brilhante com quem ele teve várias contendas. Mas um dia, Kenshin recebeu a notícia de que Shingen estava enfrentando dificuldades pois não tinha sal para alimentar suas tropas na luta contra o clã Houjou, que abandonou a aliança com o clã Takeda e fechou o seu acesso ao mar, cortando seu suprimento. Kenshin prontamente enviou sal a Shingen, pois não queria que ele fosse derrotado por outro inimigo e por reprovar a atitude dos Houjou. O clã Takeda venceu a luta e dizem que foi daí que surgiu a expressão japonesa 敵に塩を送る ("teki ni shio wo okuru", algo como "mandar sal ao inimigo"), que significaria ajudar alguém em dificuldades, mesmo sendo um inimigo.

Kenshin era também conhecido como um Deus da Guerra e a encarnação de Bishamonten (pronúncia japonesa do nome da divindade budista Vaizravana, um dos Quatro Reis Celestiais e presente no Xintoísmo como um dos Sete Deuses da Felicidade; também é conhecido no Japão como Tamonten).


Kenshin Uesugi foi representado de várias formas na cultura pop atual, entre jogos e desenhos animados. Esta versão apareceu pela primeira vez no jogo Sengoku Rance, feita pela empresa japonesa Alice Soft, especializada em jogos adultos para PC. Rance é uma das séries de jogos eróticos japoneses mais longevas, sendo que sua origem data do começo dos anos 1990, e conta as aventuras (desventuras) do herói de mesmo nome. Rance é um anti-herói cujos únicos objetivos são poder, dinheiro e sexo, sendo que esse último é o mais importante. Ele é o tipo de personagem que não ganha por ser mais forte, mas sim por ser mais safado e apesar de não ser muito inteligente, sempre consegue montar alguma artimanha para vencer. Rance se encontra com Kenshin no país de Japan (se escreve assim mesmo), que é a terra natal de uma de suas companheiras (vítimas), Isoroku Yamamoto. No primeiro encontro, os dois se digladiam, mas por alguma razão, Kenshin se apaixona por Rance e decide ir com ele. Kenshin também aparece no jogo Rance Quest, que é a versão representada nesta figura.

Existe uma teoria de que o Kenshin histórico na verdade seria mulher. Essa teoria não foi comprovada, mas explica por que Kenshin aparece como mulher na série Rance e tem uma forma andrógina na série Sengoku Basara.


O conteúdo da caixa. Um número razoável de acessórios, peças de expressão e de mãos intercambiáveis.


Visão de corpo inteiro. Infelizmente não tenho nenhum jogo da série Rance e por isso não sei se a representação é fiel, mas é muito bonita.


"Close" do rosto. Kenshin aparentemente é o tipo de personagem que é calada e não demonstra muito as emoções. Por isso esta expressão é bem apropriada. Na foto também dá para notar a gola do "kimono" debaixo da armadura.


Esta expressão é um pouco mais séria e pode ser usada em cenas de luta. Pena que não vem uma dessas com a boca aberta.


Essa expressão envergonhada denota que ela talvez seja uma personagem do tipo que "desdenha mas quer comprar".


Existem moldes de laços nos dois lados do cabelo.


O capacete é baseado no Kenshin histórico e é preso à cabeça por um conector na franja. Felizmente o modelo acompanha outra franja para representar Kenshin sem o capacete.


O cabelo tem uma pintura em degradé com reflexo.


Os dois lados do cabelo possuem articulações esféricas e podem ser abertas ou giradas.


As duas mechas de cabelo sobre os ombros são feitas de material maleável e são bem fininhas.


No capacete e na ombreira podemos ver uma forma estilizada do ideograma 毘 (bi), que é a primeira letra (sílaba) do nome de Bishamonten (毘沙門天) e é o brasão do clã Uesugi.


A placa peitoral (túnica?) é bem simples. Também é possível notar que Kenshin é muito bem dotada.


A saia se divide em quatro partes, presas por articulações na parte de dentro. As partes em azul são em material rígido e as brancas são maleáveis.


Devido ao formato, os ombros não tem muita liberdade de movimentos. O cotovelo pode ser girado, mas é um pouco difícil e pode se quebrar caso se exerça muita força.


Todas as mãos possuem a couraça no dorso.


As figmas não possuem articulações multidirecionais nos pulsos e por isso, o conjunto vem com mãos viradas para cima e para baixo. Isso permite que a espada seja segurada em vários ângulos. Por alguma razão essas mãos não são articuladas, se limitando a girar.



Esta outra mão serviria para segurar a bainha. Ela também não tem articulações e por isso é um pouco difícil de usar. A bainha é presa à couraça do quadril, mas a conexão não é muito firme e por isso ela cai toda hora.


A espada não pode ser embainhada, sendo que a bainha tem uma "tampa" em forma de cabo. O cabo tem uma posição certa para ser recolocado.


A peça que representa a espada desembainhada tem uma ponta bem afiada.


A figura se move bem, mas é um pouco limitada na parte superior. Da cintura para baixo ela se move surpreendentemente bem.


Ela pode segurar a espada com as duas mãos, mas é um pouco difícil.


Outra peça incluída é essa espada com um efeito de corte. Ela é feita de material transparente com pintura em degradê. Apesar do tamanho, ela é bem leve.



Também está incluída esta adaga, de escultura simples. Talvez um último recurso.


Esta peça representa um Onigiri, uma porção de arroz compactada com as mãos e envolta com uma alga, algumas vezes recheado com ameixa curtida ou peixe. No Japão dizem que "de barriga vazia não dá para guerrear" e aparentemente Kenshin é fiel a esse ensinamento. A peça é bem esculpida e é um pouco grande, mas talvez seja assim no jogo mesmo.


- Om Vaizravana Sowaka.

Kenshin entoa uma oração para incorporar o Deus da Guerra Bishamonten.


A luta mais memorável de Kenshin Uesugi é a Batalha de Kawanakajima, em que ela enfrentou Shingen Takeda.


Shingen usou a "Estratégia do Pica-pau", na qual ele enviou um grande exército para enfrentar as tropas de Kenshin e distraí-las enquanto um pequeno grupo atacava o quartel-general inimigo no monte Saijo.


Mas ao chegar lá, as tropas de Takeda encontram o campo vazio.


Kenshin havia percebido o plano de Shingen e rumou para o quartel-general de Takeda com um batalhão.


Felizmente, as tropas de Takeda conseguiram descer o monte Saijo e encontrar o batalhão de Uesugi em Hachimanbara.


Yukimura percebe que Kenshin é mulher e pára o ataque. Kenshin, por sua vez, não deixa essa oportunidade escapar.


Kenshin parece ter vantagem. Yukimura reage, virando o jogo.


Mas Yukimura não consegue levantar sua mão contra uma mulher e parte.

Nota: Na verdade, Yukimura Sanada não participou da batalha de Kawanakajima, mas sim seu avô, Yukitaka. Os fatos desta apresentação foram distorcidos por licença poética e também porque o autor não é muito inteligente e não consegue pensar muito.


Em Sengoku Basara 3, Shingen é acometido de uma doença grave e Yukimura o substitui no comando do clã Takeda. Mas sua falta de experiência faz com que as coisas dêem errado.


- O que aprendestes com Lorde Shingen?

- Não aprendi nada! Eu apenas o seguia!


- Muito bem, Yukimura. Eu vos ajudarei.

- Fico muito agradecido, Lady Kenshin!!!


- ... Mas não vos enganeis. Faço isso apenas por Lorde Shingen. Não é por vós que faço isso, Yukimura.


E assim tivemos a apresentação da versão figma de Kenshin Uesugi, feita pela Max Factory. É uma boa figura, com uma modelagem muito bonita. Uma pena que ela as articulações são limitadas pelo formato das roupas. Ainda, o fato do pulso das figmas não ser multidirecional como as S.H. Figuarts ou as Ultra Acts prejudica um pouco, visto que não é possível ajustar os ângulos quando a figura segura a espada com as duas mãos. Se viessem mãos que pudessem se dobrar em outro sentido como as do Revoltech Yukimura, isso poderia ser resolvido. As mãos sem articulação também exigem muito cuidado na hora de serem colocadas e para fazer as poses. Mesmo assim, não é uma figura ruim, muito pelo contrário. O visual é muito bonito e deve agradar a quem gosta de meninas (?) com armaduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html