domingo, 1 de fevereiro de 2015

Ultra-Act Ultraman Mebius (2ª Versão)

Saudações.


Desta vez vou apresentar a versão Ultra-Act do herói Ultraman Mebius, feita pela Bandai.




Ultraman Mebius foi feito para ser uma série comemorativa dos 40 anos da franquia Ultra e consolidou a retomada da cronologia clássica dos heróis de M78. A história se passaria 25 anos depois dos eventos de Ultraman 80 e desde então a Terra não foi mais ameaçada por monstros ou alienígenas. A princípio havia uma força de defesa da Terra, a Crew GUYS, e qualquer pessoa com mais de 16 anos poderia passar por testes e obter uma licença para integrar o grupo. Mas no longo período de paz, ela passou a servir praticamente para incremento de currículo para conseguir emprego e as pessoas foram se esquecendo da guerra. O que ninguém sabia é que o povo Ultra havia montado uma linha de defesa contra ameaças alienígenas na órbita de Plutão, protegendo a Terra sem que ninguém soubesse. Mas um dia, um monstro chegou à Terra e para protegê-la foi enviado o novato da Guarda Espacial de M78: o Ultraman Mebius.

Mais detalhes sobre o herói e a série podem ser vistos na apresentação da primeira versão. Link aqui.



Nessa época, a Tsuburaya Productions já passava por um grande aperto, uma vez que toda a verba já havia sido praticamente esgotada depois de Ultraman Nexus e Ultraman Max. O contrato de três anos com a emissora já estava no fim e não foi possível conseguir patrocinadores. Houve propostas por parte de empresas farmacêuticas, mas foram recusadas pois elas queriam colocar fotos dos Ultras nas embalagens de seus produtos e a Tsuburaya temeu que isso induzisse crianças a tomar remédios por acidente. Outras propostas vieram por parte de financeiras particulares, mas tais empresas eram mal-vistas pela sociedade devido a métodos agressivos de cobranças de empréstimos e também foram recusadas. No fim a única patrocinadora fixa ficou sendo a Bandai. Foi necessário pegar mais empréstimos, o que fez piorar a situação da Tsuburaya, que tinha que pagar os funcionários e atores. E nessa veio a idéia do empréstimo com a TYO... O resto pode ser visto no resumo do livro de Hideaki Tsuburaya. Link aqui.

Mesmo assim, Ultraman Mebius pode ser considerado um sucesso entre as séries que se propõem a ser comemorativas, fazendo uma revivência de uma franquia de longa data. Prováveis explicações são a participação dos atores das séries originais e o respeito a elas, contando até mesmo o que aconteceu depois delas. O mérito é atribuído ao produtor Hiroyasu Shibuya, da Tsuburaya Productions, o mesmo que havia recusado a mudança de linha em Ultraman Nexus por achar isso uma traição aos telespectadores. Ele mandou cartas e estabeleceu contatos com atores, roteiristas e até mesmo dublês das séries antigas para fazer com que essa série fosse digna de comemorar os 40 anos da franquia e conseguiu reunir pessoal o suficiente para cumprir esse intento, mesmo atravessando graves dificuldades financeiras.

A série pode ser vista no Brasil no site Crunchyroll. Link aqui. O áudio é em japonês, mas estão disponíveis legendas em português. Já vi e considero obrigatório para quem é fã das séries Ultra. Enredo, música, elenco, tudo de primeira linha (embora um ou outro episódio decepcione). A atuação de Shunji Igarashi como Mirai Hibino, o Ultraman Mebius é digna de nota. A interpretação é tão natural que me fez pensar se ele estava mesmo atuando.


O conteúdo da caixa. Mais uma vez, pouca coisa, mas com o mínimo necessário.



Visão de corpo inteiro. Assim como todos os novos modelos, este está bem encorpado, com muito mais músculos. Uma representação "ideal" do herói.




Detalhe da cabeça. A versão anterior já era fenomenal, mas esta ficou infinitamente próxima à original.



A mobilidade do pescoço é muito boa. Uma das melhores da linha. Não parece, mas isso é algo importante.


É útil para representar, por exemplo, esta pose da abertura.





A articulação do ombro é bem interessante. Ela não é extensível como na versão anterior, mas tem uma boa liberdade de movimentos. A articulação giratória do antebraço foi revista de modo a não haver quebras nas linhas vermelhas e prateadas.





Para representar a Luz de Aviso no vermelho é preciso trocar toda a placa peitoral.




Está incluída mais uma placa, com mais espaço para os ombros se moverem. Isso é útil para representar o raio Mebium Shoot, mas é uma pena que não esteja incluída uma placa com a Luz de Aviso no vermelho.




O detalhes em dourado são feitos com pintura metálica.


Detalhe do Mebius Brace. Desta vez a conexão é bem firme com dois pinos de diâmetros diferentes (o que impede que o bracelete seja instalado de cabeça para baixo). Com isso foi resolvido o maior defeito da versão anterior, cujo bracelete caia a toda hora.


O chato é que não é possível colocar o bracelete voltado para a frente como no seriado. Mas esse problema já existia na primeira versão e ainda não existe um meio de contornar isso.



As coxas são extensíveis. As da versão anterior também eram, mas não tinham muita mobilidade.




Peça intercambiável para conectar a figura a uma base com suporte. Desta vez a pecinha não cai com facilidade.


Ela é bem útil para representar o herói voando ou quando ele dá uma voadora (peça de efeito não incluída).


Ela é útil também para essa cena de corrida (peça de efeito não incluída).






É possível representar todos os passos do Mebium Shoot.




Mais uma vez a mão é representada brilhando junto com o raio. Devido às partes pontudas é um pouco dolorido instalar a peça (é sério).



A peça é bem longa e bonita, com gradação em branco e laranja.


Está incluída uma peça para representar a Mebium Blade.


A peça é instalada no lugar do Mebius Brace.



A lâmina é representada como se fosse um raio, diferente da original que parecia ser sólida e já foi quebrada várias vezes.




É possível imaginar várias poses com ela.



Comparação com a versão anterior. Como podemos ver, a atual é maior e mais volumosa.



A modelagem da cabeça é um pouco diferente. As protuberâncias são mais acentuadas na versão anterior.


A modelagem do Mebius Brace da versão atual é bem mais detalhada. E o mais importante: a conexão é firme e não causa aborrecimentos.



Abertura e fechamento máximos dos braços e pernas.


As articulações dos braços da versão anterior são mais funcionais. A pose do Mebium Shoot não é igual à do raio Spacium, como muita gente pensa. No Mebium Shoot, o certo não é juntar os pulsos, mas sim colocar o polegar na frente do pulso.


No meu exemplar da versão anterior, as articulações giratórias das coxas vieram coladas e por isso não conseguem se mexer. Por causa disso, em algumas poses os joelhos parecem ficar voltados para dentro.


A versão atual é bem mais articulada. Fazer uma voadora com a versão anterior era jogo duro.


A Mebium Shoot da versão anterior é um pouco mais fiel ao original.


O mesmo pode ser dito da Mebium Blade. Mas a conexão da versão anterior é irritantemente frouxa.


A versão atual não vem com uma peça para representar a Lightning Counter Zero.


Um jeito de contornar isso é instalando a peça da versão anterior. Até entra, mas a conexão não é muito firme.





Outro jeito é improvisando com peças de efeito de outras figuras.



As peças do Mebium Shoot são intercambiáveis entre as duas versões. Por razões óbvias, isso não pode ser feito com a Mebium Blade.


As conexões dos pulsos da versão anterior eram muito duras e isso foi resolvido na atual. É possível colocar as mãos da atual na anterior, mas o contrário não pode ser feito.


A pose em que Mebius fica gigante. Na caixa é usada uma das mãos que vem incluídas mesmo.



Mas para ficar fiel é melhor usar a que vem com o Ultraman Taro. Ela se conecta e pode ser removida sem problemas.



- Papai! Ele não é aquele que você me disse que viu quando era criança?
- Sim, filho! É o Ultraman!
Esse diálogo do primeiro capítulo resume a premissa da série.


Mebius se prepara para enfrentar o monstro cortador Dinozaur.


Ele luta como pode, se desviando dos ataques do monstro.


- Ei! Ele usou o prédio para se proteger!


A Luz de Aviso passa para o vermelho.



Mebius derrota Dinozaur.


E é ovacionado pelas pessoas.


- SUA BESTA!!!
- ?!


- Você luta muito mal! E você se julga um Ultraman?! Olha ao seu redor! Você não protegeu nada!!!
- !!!
- E eu também... Não consegui proteger nada...
Nesta cena, é possível ver que Mebius tem muito o que aprender.


No especial para cinema Ultraman Mebius & Ultraman Brothers Yapool Ataca, Mebius se encontra com Ultraman, Ultra Seven, O Regresso de Ultraman e Ultraman Ace.





E eles dão conselhos ao novato. São palavras de peso, baseadas em experiências próprias.


Não pensei que um dia ia poder reproduzir essa cena.


O grande mérito deste filme é ser infantil, mas sem ser infantilóide. Ele não subestima seu espectador e passa sua mensagem de forma eficaz. E toda vez que vejo esse filme, eu choro. Um choro de emoção que me faz sentir que é bom ser fã das séries Ultra.


Os Ultras das séries clássicas aparecem também na série de TV, com a participação dos atores originais. E até com direito a golpes combinados, como esse com o Ultra Seven.


Mebius é separado de seus amigos da Crew GUYS e não consegue lutar com toda sua força.


Nessa hora, Seiji Hokuto, o Ultraman Ace fala com Mebius por telepatia e conta que um dia teve que se separar de uma pessoa que lhe era cara: Yuko Minami. Mas que mesmo separados, ambos continuavam unidos por um mesmo ideal.


Mebius vence, mas fica magoado com a traição do repórter sensacionalista Mitsuhiko Hirukawa. Ace mais uma vez contata Mebius e repete a mensagem que ele deixou quando teve que ir embora da Terra:
- Nunca percam a bondade em seu coração. Sempre protejam os mais fracos, se ajudem uns aos outros e tentem fazer amigos com pessoas de outras nações. Façam isso, mesmo que vocês sejam traídos centenas de vezes. Este é e sempre será o meu desejo.


- Para gostar dos humanos, você também tem que ver o seu lado ruim.
Mebius se decepciona mais uma vez com o egoismo humano e nessa hora, Hideki Go vem para aconselhá-lo. Ninguém mais adequado, já que ele viu a feiura humana, como no episódio 33 de O Regresso de Ultraman.


Ultraman Taro, instrutor de Mebius também aparece, mas não foi possível chamar o ator original, Saburo Shinoda. Em compensação, a voz foi feita por Hiroya Ishimaru, que interpretou o herói em outras ocasiões.


- Que expressão é essa? Esse olhar? Essas lágrimas? Não é com lágrimas que você vai conseguir proteger a Terra!
Ultraman Leo vem para testar Mebius e lhe diz as mesmas palavras que um dia ouviu do Ultra Seven.




Outro mérito do seriado foi o de não depender completamente dos personagens clássicos. Também surgiram oponentes formidáveis como o Espadachim Espacial Zamsher.



O chato é que o Ultra-Act Zamsher já era menor que a versão anterior do Mebius. E agora a diferença de tamanho aumentou mais ainda.



Também surgiram monstros das série clássicas como Redking e Gomora.



O mais terrível foi o Ace-Killer, agora transformado no Mebius Killer, capaz de usar todos os golpes do herói.



Ele podia usar até mesmo o Mebium Burst, da forma Burning Brave de Mebius.


Para derrotá-lo, Mebius teve que usar uma técnica que poderia custar sua própria vida.


Mebius aparece também no filme Superior 8 Ultraman Brothers A Grande Batalha Decisiva. Ele é o único personagem que é o mesmo da série de TV (mas todos os atores originais estão presentes).


E ele vai aparecer em outro filme este ano, com os dez Ultras da Nova Geração a partir de Ultraman Tiga (na foto são oito, mas existem dois que ainda não saíram pela linha Ultra-Act). Torço para que consigam convencer Shunji Igarashi a participar por mais esta vez.

E assim tivemos a apresentação da 2ª versão Ultra Act do herói Ultraman Mebius, feita pela Bandai. Mais uma vez a reformulação foi um sucesso, eliminando todos os defeitos da versão anterior, com um modelo muito mais fácil de usar sem peças soltas ou duras demais e nem mesmo grudadas. O único porém é o fato de não incluírem uma placa peitoral para o Mebium Shoot com a Luz de Aviso em vermelho, pois ele disparou o raio nesse estado muitas vezes. Fora isso nada muito desabonador. Outro ponto positivo é o fato de ser possível usar as peças da versão anterior e com isso diminuir a sensação de prejuízo para quem a comprou. O modelo está disponível no Brasil, mas devido à alta do dólar, o preço se tornou proibitivo. Uma pena, pois a figura é de altíssima qualidade.

E mais uma vez, recomendo ver o seriado. Também estão disponíveis Ultraman Max e Ultraman Leo. Torço para que tragam mais. Soube também que os especiais do Ultraman Zero serão exibidos em TVs pagas e com isso vejo que as séries Ultra estão voltando para o Brasil, o que é muito bom.

4 comentários:

  1. Ler os seus reviews sobre os Ultra Act realmente fez reacender o meu interesse nessas séries. Eu acho que, em termos de série, eu nunca vi nada além do original e do Seven. Eu tenho assistido os filmes do Zero recentemente com o meu sobrinho, mas isso é porque eu gostei da ideia de resgatar heróis clássicos da Tsuburaya como o Mirrorman e o Jumborg Ace. Eu tentei ver o Ginga, mas achei que ele é muito derivativo de outras série comemorativas como o Kamen Rider Decade ou o Gokaiger.

    Mas o que eu gostaria mesmo é voltar e assistir alguns dos clássicos que eu perdi (Regresso, Ace, Taro e Leo), qual deles você recomendaria? Se bem que o Leo é o único realmente acessível nesse momento. Qual é sua opinião sobre a série? Eu tenho visto que Moebius é consideravelmente popular, mas pouco ouço falar do Max, que também está no Crunchyroll. Algum deles conseguiu resgatar aquele clima mais sério do Seven? Eu realmente gostaria de ver como seria um tokusatsu como o Ultraseven nos dias atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, FelipeOnodera!
      Recomendaria o Regresso de Ultraman. Esse tem umas histórias bem duras, que refletem o clima da época. Ultraman Leo, apesar da produção capenga também é interessante, apesar de uns discretos erros de continuidade.

      Max é uma mistura. Tem episódios de alto teor cômico e outros de teor mais sério.

      Mas se prefere algo mais sombrio, sem dúvida é Ultraman Nexus.

      Excluir
  2. Escritora e finalmente, terminei de ver "Ultraman Mebius" e que série Ultra fantástica, minha única reclamação ficaria para a legenda: não foi feita por fansubs de animes ou de tokusatsu, foi mais de terceiros e portanto, bem fraca; fora que como citam as equipes que vieram antes da GUYS, complica sacar qual delas se referem, só sei do Ultraman e do Leo. Como queria esta série com uma legenda boa, que faz jus e com a adição de botar o nome das equipes e dos ultras respectivos, não o nome completo e sim parte, pra sacar de quem estão falando.

    Mebius soube e muito bem, comemorar os 40 anos da franquia requisitando os ultras da primeira geração - Ultraman a Ultraman 80 - em pontos que acho melhor que as tantas referências do "Ultraman Z"; ter uma equipe que realmente, de verdade, auxilia o ultra, o apoia e faz parte das lutas, GUYS é um grupo excelente e que ao longo da trama, colocou corpo e alma em cumprir o seu papel; o protagonista é sensacional, um ultra que aprende o que é ser um, ser um humano e ter os amigos que teve, fiquei emotiva com a despedida do Mirai de seus amigos e companheiros.
    Fora as participações dos ultras, a mais nostálgica é do Hayata (Ultraman) por ter sido meu primeiro contato com a franquia, bom ter visto a série completa dublada; agora, se fosse destacar qual participação foi a melhor, Ultraman 80 ganha de lavada. No fim, "Ultraman Mebius" entra ao lado de "Ultraman Geed" e "Ultraman Taiga" como minhas séries ultras favoritas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Ultraman Mebius é uma série memorável. Que não dependeu só da participação dos Ultras clássicos como também teve características próprias, como o herói revelando sua verdadeira identidade no meio do caminho. E cada um dos membros tem seu charme (incluindo o Toripi).

      De fato, o episódio com o 80 até ganhou o Prêmio Otaku na época. E é considerado por alguns como o verdadeiro último capítulo do seriado clássico. Eu vejo só como "o que aconteceu depois".

      Uma pena que as séries Ultra saíram do catálogo da Crunchyroll, pois eles fizeram um ótimo trabalho de tradução. Mas quem sabe um dia não sai no Canal Oficial da Tsuburaya no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC5PBnSG7C0WXp5gjd4bzKtw)? Eles deixam por duas semanas e tem legendas em inglês, mas algumas vezes tem em português.

      E o filme com os Irmãos Ultra também é divino! Na minha opinião o melhor de todos das séries Ultra. E um dos melhores de séries de Super Heróis, sendo que só Precure All Stars Memories consegue se comparar.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html