domingo, 22 de novembro de 2015

Ultra-Act Ultraman King

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Ultra-Act do Ultraman King, feita pela Bandai.


Ultraman King, apesar do nome, não é o "rei" dos Ultras e sim um ser lendário, quase divino, conhecido em M78, L77 e até mesmo em U40 (de Ultraman Joneus), mas que nunca foi visto por ninguém. Ele mora sozinho no planeta King e de lá observa tudo o que ocorre no universo, interferindo só quando necessário. É dito que ele era um dos Grandes Anciãos que construíram o Plasma Spark, o sol artificial do Planeta Ultra, que fez seus habitantes evoluírem. Mas isso teria acontecido há 260 mil anos, enquanto o Ultraman King tem 300 mil anos de idade, o que indica que ele já era um Ultra mesmo antes desse feito e cria mais um mistério sobre sua verdadeira identidade.

Sobre sua força, é dito que um Ultra enfrentá-lo é a mesma coisa que um humano enfrentar um Ultra. Ultraman King é um dos seres supremos do panteão Ultra, capaz de criar fenômenos naturais como trovoadas e nevascas apenas estalando os dedos. Ele na verdade seria conhecido no universo por vários nomes e "Ultraman King" seria apenas um deles.


Ultraman King surgiu pela primeira vez em Ultraman Leo, no capítulo 26. Desde então, assim como Astra, ele aparece de vez em quando como um Deus ex machina para resolver situações que o herói não pode consegue só com suas próprias forças. King usa seus poderes para operar milagres e sua presença para resolver contendas, sendo um personagem bastante "conveniente" para alguns episódios.

E ele continuaria a aparecer nos seriados e especiais de cinema subsequentes, sempre como uma entidade superior aos Ultras. Em Ultraman Mebius Hikari Saga, foi ele quem deu a Hikari o Knight Brace, após fazê-lo passar por uma provação. Na versão romance ウルトラマンメビウス外伝 守るための太刀 (ULTRAMAN MEBIUS Gaiden Mamoru tame no Tachi, "Uma Espada para proteger") é contado que foi King quem consertou a espada de Zamsher. E em Ultra Fight Victory, ele envia Ace, Leo e Astra para o universo de Ginga para deter a ameaça de Juda.

No filme Mega Batalha na Galáxia Ultra, Ultraman King foi interpretado por Junichiro Koizumi, ex-Primeiro Ministro do Japão. De acordo com esta matéria, ele teria sido convidado pela Tsuburaya Productions pois era preciso alguém que pudesse dar peso ao personagem e ninguém melhor para isso do que uma pessoa que um dia governou o país. Koizumi a princípio recusou o papel, mas depois aceitou após ser convencido por seu filho, Shinjiro, que argumentou que "era um programa que ele gostava gostava quando era criança" e que "era um assunto que não tinha a ver com política" e por isso poderia ir sem medo. Penso no que teria acontecido se usassem esse mesmo princípio na dublagem brasileira.

Ultraman King esteve disponível para venda exclusiva na loja virtual da Bandai por tempo limitado.

O conteúdo da caixa. O número  de mãos intercambiáveis é pequeno e não estão incluídas peças de efeito, mas a figura em si é bem volumosa e ainda vem com o manto e alguns acessórios.

Visão de corpo inteiro. Só para variar, a silhueta é bem musculosa, muito mais encorpada que o original. Mas isso dá mais presença, com o porte de um "Rei". A coloração, que usa púrpura e dourado, cores que não são muito usadas nos heróis Ultra, também denota que ele é um ser diferente deles, assim como a aparência que lembra uma armadura medieval européia.

Close da cabeça, cheia de detalhes, como um ornamento que lembra uma coroa. Os olhos são vermelhos, mais uma vez demonstrando que se trata de um ser diferente. No rosto, existe algo que lembra uma barba, outro aspecto que desagradou Tohl Narita, o designer do primeiro Ultraman e do Ultra Seven. Ele demonstra esse repúdio no poema Requiem, publicado como introdução à sua autobiografia.

Detalhe da placa peitoral, a Great Protector, de formato peculiar. Diferente do original, os círculos não são furados.

O peito é bem grosso e não tem uma Luz de Aviso. Em troca, existem esses dois rubis, feitos de material transparente, dos quais ele dispara o Raio Batismal.

O cinto, a "Grande Medalha Ultra" não é uma parte separada do corpo. A fivela é bem chamativa, com pintura metálica, e no centro está o símbolo do Ultraman King.

Detalhe dos braços, com ornamentos que remetem a um rei da monarquia européia. As luvas(?) possuem partes que representam uma pelagem e nos punhos existem sulcos iguais aos da fantasia usada nas filmagens.

Detalhe das pernas, também com ornamentos dourados. As dobras das botas são muito bem feitas. A textura parece couro pintado.

O pescoço tem boa inclinação, tanto para a frente quanto para trás. Pode parecer estranho um Rei abaixar tanto a cabeça, mas isso demonstra ainda mais sua magnanimidade.

Os ombros não se erguem muito para os lados, mesmo retirando a placa peitoral. O sistema é o mesmo de outros Ultra-Acts. Ia ser melhor se tivessem colocado uma articulação giratória no antebraço, na altura da braçadeira.

O cotovelo consegue se fechar até o ângulo da foto.

As articulações do tronco são medianas, sem nada de excepcional. A curvatura para trás é boa.

A abertura das pernas também não tem nada de excepcional, a não ser considerando que as coxas são bem grossas.

O joelho consegue se flexionar bem.

A articulação do tornozelo também é funcional, permitindo que o pé fique bem encostado no chão.

A placa peitoral pode ser trocada por outra, um pouco mais levantada na parte de trás. Com isso é possível usar o conector para o manto.

Visão de corpo inteiro. O Ultraman King já era imponente, mas com o Ultra Mantle essa impressão aumenta.

Comparação com o Ultra Mantle que vem no Astra para o Leo. O do King tem um tom mais azulado. De acordo com os conceitos, o Ultraman King tem vários desses. Depois de dar um deles para Leo, ele aparece sem o manto, mas mais tarde vem com um em que a parte de dentro é púrpura. Essa versão não está incluída no conjunto.

O modelo também tem uma peça intercambiável para instalar o conector para bases com suporte. A peça sem conector é muito frouxa e cai com facilidade. Melhor deixar a outra, escondida com o manto.

Este é o King Hammer, um artefato semelhante ao Uchide no Kodzuchi, um martelo mágico que figura em antigas lendas japonesas. O formato é fiel, mas não tem um ornamento pendurado no cabo como no original.

O martelo pode se segurado por uma mão específica. Por alguma razão está incluída uma mão esquerda para isso, embora o Ultraman King nunca tenha segurado com este lado. Se bem que existem fotos em livros em que ele segura o martelo com a mão esquerda.

No capítulo 26, Ultraman Leo cai no feitiço de Pressure, o Feiticeiro Espacial, e tem seu tamanho reduzido ao mesmo do Issun Boushi, personagem de uma lenda japonesa semelhante ao Pequeno Polegar.

Quando tudo parece perdido, Ultraman King surge com uma trovoada. Apesar de ser dito que ninguém nunca o viu, por alguma razão Dan/Ultra Seven o reconhece logo de cara.

Ele então usa o King Hammer para fazer o Ultraman Leo crescer, como o Uchide no Kodzuchi fez com o Issun Boushi na lenda japonesa.

Mesmo assim Leo tem problemas para enfrentar Pressure, que dispara fogo de seu bastão.

King então dá a Leo o Ultra Mantle, que se transforma no Leo Brella e serve de escudo.

Leo usa o guarda-chuva fechado como uma lança para empalar Pressure. Então, junto com King, dispara um raio que acaba com o alienígena.

Leo agradece ao Ultraman King pela ajuda. Nessa hora, Leo demonstra reverência ao baixar sua cabeça e King mostra nobreza e cordialidade ao estender sua mão.

Ultraman King surge mais uma vez no episódio 39 para resolver a contenda dos Irmãos Ultra com os Irmãos Leo.

A primeira medida de Zoffy é trocar um aperto de mão com o Ultraman King. Aqui vemos novamente que apesar de ser uma figura lendária, King é bem amigável e aproximável.

- Em sua fúria desenfreada, vocês quase cometeram a tolice de matar Leo, que poderia se tornar o Sétimo Irmão Ultra.
Mesmo assim ele repreende os Irmãos Ultra por sua impulsividade.

- Por acaso, vocês realmente vêem esse homem como Astra?

Ultraman King usa o Raio Batismal.

Isso revela que o Astra que roubou a Ultra Chave era um impostor, o Alien Babalou (na foto uso o Alien Magma), cujo plano era o de jogar os Irmãos Ultra contra os Irmãos Leo.

No penúltimo capítulo, de número 50, Leo é congelado e seu corpo é cortado em pedaços com uma serra (credo!). Nessa hora, Ultraman King surge mais uma vez...

... e usa o King Beam para ressuscitar o Ultraman Leo.

King aparece também no filme Mega Batalha na Galáxia Ultra observando os Irmãos Leo treinando o Ultraman Zero.

É King quem libera Zero ao ver que ele é digno de ser um Guerreiro Ultra.

No mesmo filme é contado que foi o Ultraman King quem encarcerou Belial na Prisão Espacial...

... e selou o Giga Battlenizer no Vale do Fogo. Mas o artefato seria resgatado e cairia nas mãos de Alien Therob, que o devolveria a Belial.

Agora estão reunidos todos os Ultras que apareceram nas séries desde Ultraman (1966) até Ultraman Leo (1974).

Com isso tivemos a apresentação da versão Ultra-Act do Ultraman King. Ele é representado bem mais musculoso e encorpado que o original, mas isso ajuda na imponência do personagem e mostra que ele é um ser superior aos outros Ultras. Bem majestoso, como deve ser o Ultraman King. O volume da figura compensa a falta de acessórios ou de peças de efeito, que a bem da verdade o personagem nem tinha muitos e nem usou tanto. Com o Ultraman King mais Joneus, 80 e Yullian, completo um sonho de infância, que é o de ter todos os Ultras de livros que eu via na época (em que eu não sabia que Joneus tinha outros colegas). Não imaginei que iria chegar tão longe. Mas ainda falta muito para ter todos os Heróis Ultra. Só dos principais tem ainda Neos, Nice, Zearth, Victory, X e os Ultras estrangeiros para serem lançados.
A figura tem uma forte presença e a recomendo para os fãs das séries Ultra. Mas é preciso levar em conta a disponibilidade limitada e a consequente raridade do modelo devido ao modelo de venda exclusiva.







- (Essa menina... Sinto algo especial nela.)
- ?

8 comentários:

  1. Caro Usys 222, parabéns pelo trabalho que realiza e pelas reviews dos Ultra Act! É notável sua paixão pela família Ultra e seu profundo conhecimento destes personagens. Comecei minha coleção de Ultra Act ano passado e quando possível busco na internet reviews e informações a respeito. Por acaso encontrei seu blog; é bom encontrar algo em português e de qualidade!! Já faz alguns meses que visito a Casa do Boneco Mecânico, mas só agora decidi deixar umas palavras. Parabéns mais uma vez e espero continuar a acompanhar seu maravilhoso trabalho. Antes de encerrar gostaria de te perguntar qual design da família Ultra te agrada mais. Lamento muito que a Bandai nunca tenha lançado uma versão do Ultraman The Next, a versão mais imponente e detalhada na minha opinião. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alex!
      Ultraman é paixão antiga, acho que desde quando eu tive noção de mundo. Também tenho bastante material e com isso dá para fazer alguma coisa. Fiquei um tempo afastado, mas retomei depois de ver The Next.
      Se bem que eu fico surpreso por não ter algum outro site em português que não seja loja que fale de Ultra-Act. Um ou outro fala do ULTRAMAN, mas fora isso não localizei nada. De qualquer jeito é gostoso saber que tem mais gente colecionando. E espero que este blog possa ser uma boa referência.
      Um design de Ultraman que me agrada mais... Boa pergunta. Gosto bastante do Ultra Seven. Ultraman Tiga e Mebius acho bem elegantes. Mas acho que um que gosto bastante é do Nexus Junis, que mostra bem uma tentativa de se fazer um "novo Ultraman". The Next também é uma repaginada muito bem feita, que a meu ver segue o mesmo raciocínio do Shin ("verdadeiro") Kamen Rider.

      Excluir
  2. Show de review!

    Esse é um cara de presença! Além de ser parrudo e ter uma capa que deixa ele bem imponente, ainda tem a barba hehehe. Acho que essa barba é um diferencial bem legal no personagem, e deixa ele parecendo aquelas esculturas antigas.
    E ele parece ser bem poderoso mesmo, como se fosse um Deus Ultra.

    Nossa, o Leo teve uma morte bem brutal! Ainda bem que o King trouxe ele de volta, senão seria um final de série bem trágico.

    Sera que o King sentiu que a Konata pode vir a se tornar uma Ultra???

    O King é tão poderoso que o Kyubey nem quis aparecer, acho que ia virar pó...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Um "Rei Ultra" tem que ter esse porte. E acho que se inspiraram mesmo em estátuas antigas para fazer a barba. E ele é de fato venerado como um Deus. Se bem que existe um ser ainda acima dele. Difícil de acreditar, mas...

      Naquela época o pessoal não tinha piedade. E ainda por cima jogaram os pedaços em um cemitério. Foi bem horrível...

      A Konata já anda meio Ultra esses últimos tempos, mas ainda não se sabe o porquê. Já o Kyubey... De acordo com o King, "eles não são problema. Podemos lidar com eles a qualquer hora".

      Excluir
  3. Salve, Mr. Usys!

    Quando eu era criança, via o Ultraman King em fotos de livros infantis e imaginava que ele era o "vovô Ultra", por causa da barba, ah ah.

    Tenho alguns volumes avulsos do mangá "The Ultraman", do Mamoru Uchiyama. Em um deles, King entra em combate, sendo derrubado por armas inimigas. Ou seja, não era pouca coisa a artilharia adversária. A Tsuburaya ainda está devendo uma aventura em que King entre em ação e possa ser vencido. Não sei se, no cânone atual, Ultraman Noah ou Ultraman Saga estão no nível do King, mas um dia gostaria de ver esses Ultras de nível máximo atuarem em conjunto, ao menos em mangá.

    Aprendi mais sobre o Ultraman King com esta postagem, valeu. Eis um personagem com poucas referências.

    Sobre a utilização do Junichiro Koizumi para a dublagem, achei meio equivocado, pois a voz dele, na época, já não tinha muito vigor. Seria como pegar o Fernando Henrique Cardoso agora pra uma dublagem. Não ia rolar de forma satisfatória. E se pegassem o Lula, bem, ia ser hilário. O discurso do King no final começaria assim: "Nunca antes na história desta nebulosa..." :-P

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alexandre Nagado!

      Pior que nas brincadeiras de Primeiro de Abril da Tsuburaya ele aparece mesmo como vovô Ultra. E até meio caduco. Ha ha!

      The Ultraman... Tenho que tomar vergonha na cara e conseguir uns volumes. Mas dessa dele ser derrubado eu não sabia. Tinha um boato de que na versão para revistas, o King teria sido derrotado por Dark Zagi e salvo pelo Noa, mas parece que era infundado. Se bem que tem uns "circos-show" em que o Noa e o King já enfrentaram Dark Zagi juntos. Era até estranho ver o King usando luta corporal. E pelo que sei, Noa é um ser ainda acima do King. Já o Saga eu nunca entendi qual o nível da força dele. Se é do mesmo nível do King ou do Legend ou maior ou menor.

      Também tinha achado que usar o Junichiro Koizumi não foi uma boa. A voz não tinha a presença necessária, rouca demais. Se fosse o Shozo Iizuka ou o Hidekatsu Shibata, ou mesmo o original, o Motomu Kiyokawa, que ainda está na ativa e até fez o papel nos Gaiden do Mebius... Mas acho que isso atraiu a atenção necessária, embora não precisasse, já que Mega Batalha na Galáxia Ultra foi um filmaço.

      Usar o mesmo princípio aqui poderia ter sido desastroso. Fernando Henrique eu não sei, mas o Lula como King, falando com a língua presa ia render muitas risadas.

      Excluir
    2. Olá, Usys!

      Lendo os comentários, principalmente esses últimos do Nagado e seu, fico imaginando se um dia teremos chance de saber mais sobre as histórias de King e Noa, já li que ambos teriam se originado numa supernova, de qualquer forma, são Ultras com mais de 300 mil anos! Tenho a impressão de que King é visto como um guru, um líder moral e espiritual, enquanto Noa é praticamente uma divindade.

      Sempre confundo os nomes dos filmes, rs, mas naquele em que Zero salva o planeta Esmeralda, a cena em que Noa aparece grandioso diante dele no espaço é espetacular. Fiquei fascinado pelo design e pela história do Noa desde a primeira vez que o vi em The Next e depois em Nexus.

      Excluir
    3. Saudações, UltraGT!

      Eu mesmo não tenho nenhum material sobre a origem deles. Mas pessoalmente acho que não é necessário. Eles são seres divinos e não saber de onde eles vieram ajuda a manter esse aspecto.
      E acho que é bem assim mesmo, já que o King fala com os Ultras e interage com eles, enquanto o Noa é totalmente enigmático.

      Ah, o Ultraman Zero - O Filme -! Esse também foi um filmaço! E também mostrou que o pessoal da Tsuburaya tem apreço pelo Nexus, mesmo ele tendo sido um fracasso de público. Tanto que tinha um monte de referências desde o começo, como alguns efeitos sonoros e até a participação de atores do elenco de Nexus.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html