domingo, 3 de abril de 2016

Brincando com Peças de Efeito

Saudações.

Hoje este blog completa mais um ano. E desta vez farei algo diferente, falando de peças de efeito, algumas que vêm com as figuras, outras que são distribuídas comercialmente e como eu as uso.




Tamashii Effect Impact

Esta foi a primeira da série de peças de efeito da Bandai, representando um solo ou uma parede quebrada. Esteve disponível em duas cores.

Ela pode se dividir em vários pedaços.


Na parte de trás existem conectores para bases com suportes, o que aumenta as possibilidades.

Tirando a parte do meio, se parece com uma parede estourada.

Um exemplo de uso é este.



Uma peça esconde um conector para bases com suporte.


Com isso é possível fazer algo assim.


O esquema que eu usei. Podia ser mais simples, mas quis ilustrar usando todos os recursos.


Tamashii Effect Burning Flame


Esta representa fogo. Também está disponível em duas cores.

As chamas destas duas estão presas por conexões esféricas e podem ser giradas.

O diâmetro é o mesmo e com isso dá para trocar uma com a outra.

As chamas menores podem ser conectadas nas maiores.

Elas também podem ser conectadas em armas ou nos braços e pernas de figuras. Funcionam bem com personagens cujo elemento é o fogo.

Uma das peças de fogo maiores me lembrou um pássaro e assim experimentei encaixar uma menor como se fosse uma cauda. Até que ficou bom.

Fica mais ou menos assim.


A versão azul é mais difícil de usar. Talvez como uma "aura maligna".


Fica até bom com vilões.

Tamashii Effect Explosion


Provavelmente uma das peças que eu mais uso. Tem uma versão simulando fogo e outra na cor de fumaça.

Ao contrário do que pode parecer, a parte de trás é oca.

Uma das peças possui um conector para bases com suporte. Com isso é possível juntar as três peças para formar uma explosão maior.

Também é possível combinar várias. Esse é o tipo de peça em que mais é melhor.

Um exemplo de uso. Só que a cinza parece mais um monte de pedras.

Escapando de um bombardeio.

O que eu senti no meu estômago ao experimentar esse treco da foto. Mais informações no episódio 9 de Dagashi Kashi. Não me caiu muito bem e acho que com afta ia ser pior...


Tamashii Effect Wave


Este conjunto simularia ondas. Mas as peças tem muito mais possibilidades.

A peça branca maior pode ser usada para simular aceleração.

E estas para fazer a personagem deslizar pelo solo.

Ou fazendo um voo baixo.

Uma possibilidade que vi em outro lugar: efeito de vento.

Outra possibilidade: efeito de corte. Explico o princípio um pouco mais abaixo.


Saint Cloth Myth EX Effect Parts Set


Essa é exclusiva e um pouco difícil de achar. Mas é extremamente útil.

As peças podem ser conectadas a bases com suportes.

- PEGASUS RYUSEIKEN!!!

- PEGASUS SUISEIKEN!!!
Com isso é possível representar vários golpes do desenho.

- PEGASUS SENKOUKEN!!!
Na verdade seria a flecha do Aiolos, mas pode ser usada assim.

Outro exemplo de uso desta peça é virando do contrário para representar impacto.

S.H. Monster Arts Godzilla Effects 2


Este conjunto também é exclusivo, mas vale cada centavo para quem gosta de Ultraman.

A razão é óbvia: as miniaturas de prédios destruídos.


No alto dos prédios existem conectores para bases com suporte.


Esta peça de efeito é uma das mais úteis do conjunto, simulando uma explosão.



Ela pode ser colocada em um conector para bases com suporte. Em um lado existe uma parte para conectar com outra peça, logo abaixo.

Estas peças serviriam para representar o hálito radioativo do Godzilla, mas como não tenho um, uso como um raio de energia. Pensando bem, também não tenho nada de Dragon Ball...

Outros monstros podem usar sem problemas (embora o Garberos não tenha esse ataque).

Obs.: Não. Eu não tenho o S.H. Monster Arts Godzilla e nem pretendo comprar um. E, não. Nem todo mundo que gosta de Ultraman necessariamente gosta de Godzilla. Até curto, mas não tanto.


Obitsu Effect Gowawon


Esta peça é feita pela Obitsu, famosa por seus corpos articulados para bonecas, que representa uma "onda de energia". Está disponível nas três cores da foto.

Esta é a peça. Muito bonita, com escultura e pintura bem chamativas.

A peça parece sólida, mas na verdade e oca por dentro e feita de um material maleável que parece borracha.

Ela é muito boa para representar efeitos de "aura". Como esta com o Terry carregando sua "barra de especial" nos jogos King of Fighters.

- 気力だぁ!(Kiryoku Daa!)
A pose não ficou muito legal, mas acho que dá para entender como funciona.

Também é bom para simular um efeito de "aceleração"...

... uma "onda de choque"...

... ou um "rastro de movimento", nesse caso das garras de Belial.

Outra sugestão é como explosão para apresentações de Super Sentai.

Mas existem alguns pontos a se tomar cuidado. Primeiro, elas não vem em pares e para usar seu potencial é preciso ter mais de uma. O preço de cada unidade parece não ser alto, mas acumulando pode custar o mesmo que uma figura articulada.

E ainda, se não tomar cuidado, elas podem ficar impregnadas por poeira e até mesmo se mancharem com facilidade, como aconteceu com a minha peça amarela.


Obitsu Effect Dogoon


Mais uma peça feita pela Obitsu, que segue um princípio semelhante à da Gowawon.

A escultura mais um vez é muito bonita, com sensação de impacto. Ela tem muitas variações de cores, mas escolhi esta alaranjada.

Ela também é oca por dentro e feita de material maleável. Isso é bom, pois assim não é preciso se preocupar com as pontas se quebrarem.

Ela representa uma explosão brotando do solo. Um exemplo seria o Power Geyser do Terry, mas na versão Fatal Fury, que eu gosto mais.

- POWER GEYSER! GEYSER! GEYSER!
Com mais de uma dá para representar o Triple Geyser.

Golpe original: All-range Geyser.

Outro exemplo de uso: Explosão de fúria.

Também pode ser usado como uma explosão comum.

Como ela é oca e leve, é possível colocá-la por cima de uma haste articulada e posicioná-la na horizontal para fazer por exemplo este golpe do tipo "explosão de aura".

- Tiro Finale!
Outra possibilidade, encaixando na ponta de uma arma e usando um suporte com garra para segurar (um dos suportes sustenta a arma).

- RIDER ROCKET PUNCH!!!
Encaixando no Rocket Module do Fourze.

Obitsu Effect Zubaan


Esta peça representaria um "corte" e está disponível em várias cores. Comprei duas vermelhas e duas azuis, mas me arrependi.

Em teoria a lâmina da espada seria colocada nesta fenda. Mas na verdade, a peça é muito pesada e isso pode acabar quebrando a lâmina.



O jeito é usar truques de angulação para fazer as fotos, segurando a peça na frente da espada. Uma dica é balançar um pouco a mão para dar sensação de movimento e fazer com que ela pareça ser mais etérea.

Foi assim que eu fiz esta foto do Jaspion.

Assim como estas.


Peças que vem com figuras

Esta peça que vem na segunda versão do Ultra-Act Ultra Seven é muito útil.

Ela é um bom efeito de corte.

O princípio é o mesmo da Zubaan.

Esta vem no Ultra-Act Ultraman Nexus Junis. Na época eu disse que era uma peça difícil de usar, mas estava enganado.

Ela é um bom efeito que mostra o impacto do golpe.

Também é bom para representar cortes em cruz.

Afastando um pouco a câmera. O truque é fazer o efeito parecer borrado de propósito.

O D-Arts Terry Bogard é uma arca de peças de efeito úteis. Uma delas é esta que representa o Burn Knuckle.

Ela pode ser usada como o Rider Punch. Fica um pouco frouxo, já que o braço do Rider é mais fino que o do Terry e por isso é preciso saber equilibrar.

Uma peça que uso bastante: a de "chegada" que vem na primeira leva do Ultra-Act Ultraman Gaia V2. Por muito tempo representou explosões.

Agora ela dá um pouco mais de impacto à explosão.

Ainda assim ela funciona bem sozinha e é boa para esconder a base com suporte em algumas cenas.

A Boost Effect, que vem na primeira leva do Super Robot Chogokin Dekaranger Robo. Esta é uma peça mágica. Ela consegue fazer qualquer foto ficar elegante.

A sensação de movimento que ela dá é inacreditável.

Em conjunto com a Tamashii Effect Wave fica melhor ainda.


Combinando peças de efeito

Tamashii Effect Wave + Efeito do Junis. Balançar um pouquinho a mão ao segurar o efeito dá uma impressão de maior força no golpe.

Usando várias peças para formar uma explosão ainda maior.

Representando a personagem em um acesso de fúria.

Curtindo uma TPM.


Arrasa-quarteirão!


- Vocês de azul são muito metidas!
- E vocês de vermelho são muito chatas!


- Parem com isso, vocês duas!
Esse "meme" foi bem popular no Japão por um tempo. Outra variação é com o Kamen Rider W.

E estas foram várias peças de efeito que uso para fazer as fotos. São peças maravilhosas que dão um enorme leque de possibilidades para quem souber utilizar e tiver imaginação. Algumas delas são comercializadas no Brasil e recomendo para quem quiser dar um toque a mais na exposição ou queira fazer fotos. O problema é que elas costumam ser caras. Eu só consegui todas essas pois fui pegando um pouco de cada vez e durante todos esses seis anos de blog.

Uma solução se for só para fazer fotos é usar um editor de imagens. Se tudo der certo, na semana que vem pretendo fazer uma matéria contando como eu faço. Não vai ser a melhor e nem a mais prática e muito já deve ser de conhecimento público, mas pelo menos usa recursos gratuitos.

16 comentários:

  1. Nobre Usys-Senpai! (Pelos seis anos de carreira nesse Blog, e por eu ter apenas um).

    Rapaz, que matéria show! Eu não tinha noção que já tinha tantos efeitos assim! Sabia desses novos de impacto, explosão e chamas, além dos que vinham com algumas peças - Cloth Myth e Terry Bogard.

    Demonstrou com maestria o uso de todas elas e as opções, creio, não acabam ali! Devemos usar nossas imaginação e criatividade para os demais usos. Eu tenho os effects do Vegeta Scouter S.H. Figuarts, Kame-Hame-Há do Goku e só. O jeito é se virar com eles.

    Bacana também a possibilidade de esconder o stand com o próprio efeito, deixando as fotos ainda mais reais.

    Meus parabéns pelos seis anos de luta nesse Blog sensacional, que já usei algumas vezes para tirar dúvidas antes de adquirir algumas figuras, como o Jaspion. Que venham mais bonecos e infinitos reviews com altas doses de cultura!

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!
      Logo deve sair por aqui a Tamashii Effect Wave e essa eu recomendo devido às suas muitas possibilidades. E ei! Esse efeito do Vegeta pode ser bem útil! Se bem que os Stands para Saint Cloth Myth vêm com peças parecidas, embora não tão bonitas.

      Um dos objetivos do blog é o de tirar as dúvidas se o produto é bom ou não. Se foi útil, fico contente! E vou continuar, sim! Até onde der!

      Obrigado mais uma vez pelo prestígio!

      Excluir
  2. Opa, a Casa completando mais 1 ano! Show demais! Com certeza ainda completará mais um montão XD

    Adoro essas peças de efeito, mas como ainda não consegui pensar como usaria uma, nunca comprei hehehe. Elas dão um toque especial nas fotos, é incrível como essas coisas são bem feitas!

    O tutorial foi bem útil, não fazia ideia que algumas dessas peças podiam se desmontar, realmente elas ampliam muito as opções em fotos e exposição.

    A balinha explosiva é bem isso mesmo hahahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Agora que o Gin-san vem aí pela Variable Action Heroes, acho bom comprar a Tamashii Effect Wave. Ela vai ser bem útil para representar os movimentos com a Lago Toya. Essas peças às vezes têm utilidades bem inesperadas, diferentes do que os criadores imaginaram. E isso é que é bom.

      E agradeço pelo apoio, desde a época do Fórum! Ah, só não espalha que parte da matéria é reaproveitada de umas coisas que postei lá, OK? Se alguém ficar sabendo o meu cartaz vai por água abaixo.

      É. Esse tipo de doce não é comigo mesmo. Perdão, Hotaru...

      Excluir
  3. Grande Usys!!

    Parabéns por mais um ano completado à frente da CASA (e seus sub-blogs). É como o Adelmo falou: seus reviews trazem altas doses de cultura e por isso a leitura é sempre interessante.

    Posso dizer que sou sortudo por conhecê-lo pessoalmente e sermos amigos há mais de 20 anos, desde muito antes de nossos blogs canalizarem nossos interesses na área da cultura pop.

    Obrigado por tantas leituras memoráveis e pela força e amizade de sempre. E parabéns pelo empenho, tanto pesquisando e escrevendo quanto produzindo fotos e ensaios sempre interessantes e divertidos.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      De fato, nossos caminhos se separaram por um tempo, mas finalmente eles se cruzaram de novo! Tive que me afastar do meio por um tempo, mas percebi que não dava para ficar longe. Tinha que fazer alguma coisa. Esta foi uma das razões de fazer este blog.

      Já comentei uma vez, mas tenho contigo uma enorme dívida de gratidão! Graças a você pude aprender um monte de coisas e agradeço mais uma vez! Pelo apoio e o mais importante: pela Amizade!

      Excluir
  4. Olá, boa noite, tudo bem?
    Adoro o seu blog e estou com um problema que talvez você possa me ajudar a solucionar.
    Sou colecionador de SH Figuarts Sailor Moon e Card Captor Sakura.
    Criei um expositor para colocá-las e toda semana trocar as poses delas (até então, elas ficavam em suas respectivas caixas).
    Mas infelizmente, na segunda troca de poses, eu quebrei o pino da ball joint que conexão a mão ao braço da Sailor Júpiter e da Sailor Urano. Como eu faria para repor/consertar/criar outra peça para repor tais ball joint quebradas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, Marcelo Santos.

      Infelizmente eu não sei como resolver esse problema de forma definitiva. Aconteceu uma vez comigo quando fiz a apresentação da Cure White Max Heart Version e nessa ocasião usei uma Revolver Joint de 4mm que eu tinha comigo (http://usys222.blogspot.com/2012/06/sh-figuarts-cure-white-max-heart-version.html). Mas tive que alargar o conector do braço para entrar. Tive sorte e ficou até um pouco mais firme, mas não é garantido que funcione para todas.

      Uma outra vez que isso aconteceu, tive que colar uma mão no pulso e ficar só com ela, sem se mover ou poder ser trocada.

      Sinto não poder ajudar...

      Excluir
    2. OPa! Olha, desculpe eu demorar a lhe responder. Esqueci de marcar aqui para me notificar quando você respondesse (e eu nem achei que você fosse). Mas agradeço pela resposta. Vou lhe dar uma sugestão que estou desenvolvendo: fabricar tais peças em material de resina ou impressão 3D. Estou já com a ideia adiantada e já tenho uma peça da Sailor Júpiter produzida (em fase de acabamento no quesito resistência).
      Entrei em contato com a Tamashii Brasil e a Pizzitoys (a importadora) e ambas vão me dar uma ajuda, mas isso pode demorar.

      Quanto aos efeitos, eu gosto demais deles e tenho alguns da Bandai. Das outras marcas, onde você os comprou? Eu fiz algumas coisas básicas para o meu expositor Sailor Moon & Card Captor Sakura, caso queira ver...

      Excluir
    3. É uma boa ideia, e tomara mesmo que seja bem resistente. Senti essa necessidade na pele quando vi o Super Reborn Chogokin Ultraman, que usava materiais que se deterioravam com facilidade. E tomara que aceitem essa ideia de fazer peças de reposição por aqui. Tem um monte de gente precisando, incluindo eu mesmo.

      Consegui as peças da Obitsu em lojas do Japão, mas parece que elas são feitas sob encomenda. Nem sempre estão em estoque. Mas são muito boas e algumas vezes cobrem o que as da Bandai não conseguem.

      Dei uma olhadela em suas fotos e gostei muito! Quase fico tentado em comprar aquela S.H. Figuarts da Sakura. E gostei também da ideia de usar as bases personalizadas como placas.

      Excluir
    4. Opa! Valeu mesmo pelas palavras. Eu fiz um expositor com um motivo japonês que abrangesse tanto as Sailors quando Card Captor Sakura. Gostei muito das articulações da Sakura Kinomoto colegial da Figma. Já fiz a compra da outra Sakura (Figma também) e vou comparar com a da SH Figuarts que eu já tenho. E também já encomendei a amiga da Sakura, a Tomoyo. Não sei se a Figma ou a Figuarts irão continuar as linhas de Sailor Moon ou Sakura.

      Excluir
    5. A versão figma é muito boa, mas um pouco complicado de montar o bastão alado. Acabei deixando a S.H. Figuarts de lado porque não anunciaram a Tomoyo, então fui de figma mesmo.

      Logo deve sair a Black Lady pela S.H. Figuarts. Só vamos saber se vão lançar mais coisas em maio, no evento especial da Bandai. Quanto a figma, também não sei dizer o que virá. Quem sabe anunciam algo na Wonder Festival de julho?

      Excluir
    6. É, para Sakura, eu apenas queria o Shoran.. =)

      Excluir
    7. Fazer aquela roupa dele ia ser um tremendo desafio. Vamos aguardar!

      Excluir
  5. super legal :D, se eu tivesse dinheiro com certeza iria comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Midori Gurin!

      Estou preparando uma outra matéria, desta vez com efeitos que podem ser feitos no computador, sem custos. Mas só servem para fotos.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html