domingo, 24 de abril de 2016

S.H. Figuarts Kamen Rider Den-O Gun Form & Rod Form

Saudações.

Desta vez vou falar de um pacote duplo que inclui as versões S.H. Figuarts da Gun Form e da Rod Form do Kamen Rider Den-O, feitas pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação


1. Informações


O Ryutaros Imagin é o que tem as melhores especificações do time Den-O, mas sua mente é a de uma criança e por isso é temperamental e até manhoso, fazendo apenas as coisas quando quer ou quando acha divertido. Adora dança e ouve música enquanto faz seus passos. Quando luta, ele atira para todos os lados sem se preocupar com danos ao redor, mas gosta de animais e perde a calma quando vê um sendo maltratado.

O personagem tem como motivo o conto Tatsunoko Taro, de Miyoko Shintani, que fala de um menino chamado Taro, cuja mãe se tornou um dragão (daí o nome, que quer dizer "filho de dragão"). Tatsunoko Taro é bastante conhecido por aparecer na abertura da série de desenhos animados Manga Nihon Mukashibanashi. Mas como o conto ainda não caiu em domínio público, nunca é deixado claro em que se baseia o personagem, embora seja óbvio.

Ryutaros é interpretado por Kenichi Suzumura, dublador e fã de tokusatsu. Outros papéis incluem Masato Hijirikawa em Uta no PRINCE Sama, o psicótico Sougo Okita em Gintama e o ex-vilão Sourer em Fresh Precure!.


Urataros Imagin foi o segundo a aparecer e é o mais inteligente do grupo, capaz de enganar qualquer oponente (e até aliados) usando suas habilidades comunicativas e de engenharia social. Uma de suas frases de efeito, "Mil falsidades, dez mil mentiras" diz bastante sobre seu caráter. Tem constantes brigas com o Momotaros, mas isso é porque no fundo os dois são do mesmo nível.

O personagem é baseado no conto japonês Urashima Taro, bastante famoso que fala sobre um pescador que salva uma tartaruga e é levado para um palácio no fundo do mar. Ele fica por lá apenas por três anos, mas ao retornar à superfície, percebe que se passaram centenas. O conto foi usado em uma propaganda no Brasil da empresa de aviação Varig, cantada pela grande Rosa Miyake.

Curiosidade: Dentro da Teoria da Relatividade existe o "Efeito Urashima", cujo nome foi dado baseado no conto infantil.

Urataros é interpretado por Kouji Yusa, que também foi Kardia de Escorpião em Saint Seiya The Lost Canvas, Shadow The Hedgehog na série de jogos Sonic The Hedgehog e atualmente é o vilão Batty em Maho Girls Precure!.

O conteúdo da caixa. A embalagem tem o mesmo tamanho de uma comum e nem é especialmente grossa, mas comporta duas figuras, seus respectivos acessórios e várias mãos intercambiáveis. Colocar em um pacote duplo foi uma boa brincadeira, já que os dois entraram no protagonista, Ryoutaro Nogami, ao mesmo tempo (Ryutaros ficou escondido por um tempo). Mas o problema é que ele só foi disponibilizado em venda exclusiva por tempo limitado.


2. Modelagem

Visão de corpo inteiro da Gun Form. Sua cor-símbolo é o púrpura. Como todos os modelos da linha Den-O, a representação é muito boa.

O mesmo pode ser dito da Rod Form, que tem como cor-símbolo o azul. Também possui várias partes que lembram uma tartaruga.

A Den-Kamen da Gun Form tem o formato de um dragão asiático, com os chifres e os bigodes. 

O formato do visor é bem característico, assim como a textura, composta por vários sulcos.

A Den-Kamen da Rod Form, por sua vez, possui a forma de uma casca de tartaruga. 

Os olhos hexagonais e as texturas do fundo também dão essa impressão. Eles seria de cor laranja, mas o tom é mais escuro que no seriado.

A placa peitoral é bem característica, como se demonstrasse o lado artístico do Ryutaros.

Na placa existem esses ornamentos, que lembram as garras de um dragão segurando esferas, como ele é comumente representado em pinturas.

Existem esses dois engenhos na parte de baixo, mas não sei dizer para que servem.

A placa peitoral da Rod Form tem vários motivos que lembram um casco de tartaruga.

A parte de trás é igual à parte da frente da Sword Form, mas isso será explicado mais abaixo.

A ombreira é bem volumosa, com partes que lembram dobradiças no conector com o peito. Dentro da ficção, eles funcionariam como propulsores para poder se movimentar debaixo da água.

O cinto só tem de diferente a cor da fivela.

Todas as formas do Den-O são transformações da mesma armadura e a mais básica é a Sword Form. Na Rod Form, as placas das costas se abrem e se transformam em ombreiras.

Na Gun Form, a placa do peito se abre, revelando detalhes abaixo. As costas são iguais. Um sistema bastante engenhoso.


3. Articulações

O sistema de articulações é o mesmo da Sword Form e da Axe Form, tanto nas qualidades quanto nas desvantagens.

A ombreira da Gun Form, apesar de pequena, é articulada. 

Lembra um pouco a da Sword Form, mas usa uma conexão esférica ao invés de uma dobradiça.

Curiosamente o ornamento da placa tem uma articulação em dobradiça, como se emulasse a abertura na  transformação.

A articulação da ombreira da Rod Form é mais ortodoxa, se movendo apenas para cima e para baixo.


4. Acessórios

Está incluída a Den Gasher no modo pistola.

Ela é bem detalhada e os canos são moldados, com os orifícios representados por pinturas.

A Den Gasher no modo bastão. Ela é bem longa e cheia de detalhes.

Está incluída esta versão do bastão quando ele é usado como uma vara de pescar, aludindo ao personagem em que Urataros se baseia.

A linha é feita de nylon e tem um anzol direitinho.

Na vara existe um detalhe que representa a carretilha. No bastão é possível notar a manivela recolhida.

As armas podem ser seguradas por mãos específicas.

Para a Rod Form tem mais esta mão que serve para segurar a vara na altura da carretilha.

As outras mãos são iguais às que vem nas outras formas.

Estão incluídos dois Rider Passes, um para cada. São iguais aos que vêm na Sword Form e na Ax Form.

Os passes podem ser seguradas por uma mão específica. Só está incluída a direita para os dois.

Estas peças representam os seguradores das peças da Den Gasher quando elas estão guardadas ou um uso.


5. Ação

- Vou acabar com você, OK? Isso não foi uma pergunta.
Esta é a frase de efeito de Ryutaros antes de começar uma luta.
Curiosidade: No episódio 65 de Gintama, Sougo Okita usa uma frase parecida. Ele usa o mesmo tom de voz e até fica com os olhos de cor púrpura, como o Ryoutaro possuído pelo Ryutaros.

O estilo de luta de Ryutaros incorpora vários passos de dança, usando de agilidade para desviar de golpes e contra-atacar.

Urataros segura a arma de lado e usa várias acrobacias enquanto atira.

FULL CHARGE
Só para variar, Urataros joga fora o Rider Pass depois de usá-lo para ativar o golpe especial...

... o Wild Shot, no qual ele dispara uma gigantesca bala de energia da arma, carregada pelos reatores da placa peitoral.

Estalando os dedos, Ryutaros consegue influenciar pessoas e controlá-las, ainda que de forma limitada. Mas sempre é para fazê-las de dançarinos de fundo.

Ryutaros também gosta de desenhar com giz de cera. Mas o nível é de uma criança.

- Quer ser pescado por mim?
A frase de efeito de Urataros, antes de começar a lutar.

Urataros usa bastante os chutes. Ao mesmo tempo ele vai usando vários tipos de provocações e mentiras.

Ele aproveita em 100% as vantagens do alcance do bastão para atacar de várias formas.

A vara pode ser usada para prender inimigos que tentam fugir.

A Rod Form é a única do Den-O que pode lutar debaixo da água.

FULL CHARGE
Ele também joga fora o Rider Pass após ativar o golpe especial.

Primeiro ele usa o Solid Attack para deter os movimentos do inimigo...

... para emendar o Den Rider Kick.

Iijan! Iijan sugeejan!♪
Com isso estão reunidas as formas principais do Den-O. As interações dos personagens são um dos grandes atrativos da série, que é uma de minhas favoritas, depois de OOO.

- Pô! Que legal essa arma! Sinto que ela foi feita para mim!
- Não! Devolve!
Toshihiko Seki, o dublador do Momotaros também interpretou JJ, um dos personagens principais em Zillion. Por isso sinto que a pistola combina com ele.

Urataros usa suas habilidades sociais para conquistar garotas.

- (Não sei por que, mas ver isso me dá uma raiva...)
Ia ser interessante se Urataros fosse interpretado por Kazuhiko Inoue...

E esta foi a apresentação do pacote duplo que inclui as versões S.H. Figuarts da Gun Form e da Rod Form do Kamen Rider Den-O, feitas pela Bandai. Assim como as outras formas, estas são feitas com excelência, representando bem os personagens. Colocar em um pacote duplo foi bem pensado, considerando a relação entre eles dentro do seriado. Uma pena que é exclusivo, mas como se trata de um produto antigo e não é muito raro, ele pode ser encontrado a preços razoáveis. Vai agradar aos fãs da série, embora a tonalidade dos olhos da Rod Form seja diferente do seriado. Mesmo assim as qualidades suplantam as deficiências sem grandes problemas.

6 comentários:

  1. Excelente e detalhadíssimo Review!

    Sempre comento que sou leigo quando o assunto é Kamen Rider, sendo que assisti apenas às series Black e RX. Acho bacana eles escolherem um tema para cada temporada e essa aí da história japonesa é bem bacana. Achava que o Gon (Hunter X Hunter) era o único que usava uma vara de pesca como arma, mas me enganei!

    Não sabia que se chamava "ortodoxa" essa articulação do ombro. Confesso que me frustrei quando vi os ombros do meu Robô Rider, sendo limitado - aí se aproveitam para dizer que o cara não se mexia direito e quiseram fazer uma figura igual...

    Aí fico imaginando um marmanjo com essa armadura desenhando com giz de cera! Deve ser muito engraçado! E que venham mais Kamen Rides por aqui e tempo para que eu possa assistir a mais séries!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Ha ha. Na verdade eu quis dizer que a articulação da ombreira era mais comum, sem grandes características em comparação com outras, como por exemplo a do Shadow Moon e a da Gun Form, que são bem incomuns. Ela mesma é uma dobradiça.

      Acho que tinha mais alguém que usava uma vara como arma. O Gon eu me lembro, assim como o Okina, mencionado abaixo pelo Ronin. Mas acho que tinha mais um. Não consigo me lembrar...

      Na forma Imagin é mais bizarro ainda. Olha como ele é: https://www.google.com.br/search?q=ryutaros+imagin&biw=1280&bih=642&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiopqPu8KrMAhVE8j4KHT2cBOEQsAQIGw

      Por incrível que pareça, ele é um dos caras bons... E ia ser legal se trouxessem as séries Kamen Rider para cá. O jeito é torcer.

      Excluir
    2. Entendi. É que faltou a rotação de bíceps, o que possibilitaria uma pose com as mãos mais para o centro. Acho que agora entendi o lance de "ortodoxo" hehehe!

      Esse herói parece um vilão! Hehehehe!

      Excluir
    3. Vou ter que abrir para ver (ainda não tirei da embalagem...).

      E os outros Imagins são mais ou menos desse jeito. Imagina todo esse pessoal com essas caras falando bobagem e fazendo um monte de besteira... Eu morro de dar risada!

      Excluir
  2. Show de review!

    Gostei bastante das inspirações nesses Riders, dá pra ver realmente que um se baseia em dragão e o outro em tartaruga. A relação com os contos deixa tudo ainda mais legal!

    Como sempre as figuras são bem caprichadas, dá pra ver que não poupam esforços nas esculturas. E os designs são bem legais, e interessante ver as similaridades entre eles.

    Essa arma em forma de vara de pesca é incrível! Acho que desde o Okina de The Last Blade eu não via alguém que usasse uma vara de pesca como arma.

    Ah eu me lembro desse episódio de Gintama onde o Sougo disse isso! Eu lembro porque não entendi o que ele quis dizer hahahaha! Detalhe que o Kouji Yusa também está em Gintama, como Ayumu Toujou, o braço direito da Kyubei.

    Hehe esse poder do Ryutaros de fazer a galera dançar lembra o especial do Michael Jackson no jogo Moonwalker.

    Rapaz, garanto que se Urataros fosse uma garota e mandasse essa frase antes da luta, os vilões iriam adorar hehehe! Aliás, a sequência de fotos dele pescando o inimigo ficou excelente XD
    Legal que o Urataros também lança a arma como um arpão, esse é realmente um pescador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Fazer essa cena da pesca foi dureza. Tem até outra versão que acabei deixando de lado. Tentava colocar o anzol no cinto do soldado Shocker, mas não entrava. Tive que usar um espaço disponível mesmo.

      Ouvi falar desse episódio por acaso, quando estava pesquisando. Fui dar uma olhada e morri de dar risada, pois não sabia do detalhe dos olhos! E vejo que o pessoal de Gintama não mudou nada nesses últimos anos. Tanto melhor!

      The Last Blade era um jogaço! Adorava e acho que já gastei uma fortuna no fliperama comprando fichas para essa máquina!

      Essa do Moonwalker e a do arpão foram bem observados. E vendo por esse lado, os vilões iam fazer fila para enfrentar "a" Urataros. Ia ser legal se tivessem feito um episódio em que os Imagins troca de sexo. Poderia ficar pior que Gintama! Hi hi hi!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html