domingo, 12 de junho de 2016

Revoltech Ika Musume

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Revoltech da Ika Musume, feita pela Kaiyodo.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações


Em 2012, a equipe de corrida LMP Motorsport concorreu na categoria Super GT com uma Ferrari F430 decorada com estampas do desenho animado Shinryaku!? Ika Musume e para angariar fundos, fez uma campanha de distribuição de produtos em troca de patrocínio do público.

Outros carros decorados tinham como motivos a Miku Hatsune, Evangelion e até o Mach 5 do Speed Racer.


Um desses itens foi uma versão Revoltech da personagem principal, a Ika Musume (Garota Lula), disponível em três pacotes de 5000 ienes (incluindo uma cartela de adesivos e um cartão), de 9000 ienes (com um boné, uma toalha e um cartão) e de 27000 ienes (com dois bonés, uma cadeira dobrável, uma toalha e um cartão).

A figura foi feita pela Kaiyodo, mas por alguma razão, o suporte ao consumidor ficou por conta da Good Smile Company.

O conteúdo da caixa. Vem com pouca coisa, mas a personagem tem uma característica bem interessante que a diferencia das outas.

2. Modelagem

Visão de corpo inteiro. Ficou bonitinha, mas ficou bem diferente da original, tanto da versão em quadrinhos quanto do desenho animado.

Close do rosto. Não lembra nem um pouco o estilo de Masahiro Anbe, nem mesmo no princípio da história em quadrinhos quando o traço era diferente. O olhar parece um pouco vidrado...

Só está incluída mais uma peça de expressão que é esta, com cara de presunçosa. Foi uma boa escolha, mas só duas expressões não são o suficiente para representar a personagem.

A troca de expressões é complicada (embora não tanto quanto desativar o despertador do Noh Men Rider). E não vem nenhum folheto de instruções para explicar. O mais chato é ter de remover o chapéu da cabeça, o que me incomodou como fã.

O chapéu de lula, tão simples que até um aluno do primário consegue fazer igual. Sendo assim, não foi difícil de fazer na figura e tem as "barbatanas" direitinho.


Os tentáculos são feitos de material maleável, mas sem nenhuma articulação tanto na base como neles mesmos. A ponta é bem feita, com o formato de um losango.


O vestidinho branco, altamente simples, mas com as bordas em azul direitinho. Ela também tem dobras que fazem lembrar tecido.


A saia é rodada e tem as estampas com o formato de ventosas de lula.


As pulseiras em formato de argola, com as quais a Garota Lula regula o seu peso.


Na figura elas são parte integrante do pulso e não podem ser removidas.


As características botas também são bem representadas, até com moldes de dobras. Não se sabe o motivo, mas aparentemente sem eles, a Garota Lula não consegue voltar para o mar.


A sola é lisa e tem um conector para a base suporte no calcanhar.

Acabei pegando um exemplar "azarado", em que a tinta dos tentáculos manchou o rosto. Não é visível com a franja, mas incomoda.

Outro efeito é que existem falhas na camada perolada do vestido e por isso ficam essas manchas.

O vestido é feito de material e pode ser removido. Mas é recomendado usar um secador de cabelo antes para esquentar a figura e fazer com que ela fique mais flexível para remover, sob pena de rasgar. E diferente dos quadrinhos, ela não volta ao normal com o tempo.


Para retirar o vestido é preciso primeiro desconectar a cabeça e os braços. Revoltechs são desmontáveis e por isso não é difícil fazer isso. Só é preciso tomar cuidado com a direção em que os pinos do ombro são conectados ao corpo, na diagonal.



Também é necessário trocar as botas por pés descalços.



Fica assim. a versão Petit Pretty tinha essa característica, mas devido a falhas de projeto e de qualidade, não é possível fazer a mesma coisa. É só que a silhueta não fica muito boa.



A pintura do maiô não é das melhores, o que é típico de figuras femininas de Revoltech. Os ombros usam Revolver Joints e por isso parecem robustas demais para uma menina. A junção do peito, embora necessária, ficou muito aparente.



A parte de baixo do maiô ficou até boa, inclusive com dobras na parte de trás.


Os pés são bem modelados, com todos os dedos.


Meu exemplar era bem azarado. Parte da pintura do vestido manchou a parte de baixo.



3.Articulações


O pescoço tem uma Revolver Joint e por isso se move bem.

O mesmo pode ser dito do ombro, embora a conexão com o corpo seja um pouco dura.

Fechamento máximo do cotovelo.

Os pulsos também usam Revolver Joints, que podem ser puxadas levemente para fora, aumentando a flexibilidade.

O tronco tem uma Revolver Joint grande e por isso pode se mover bem.

Um ponto a se tomar cuidado é que para mover o tronco para os lados é preciso reposicionar a Revolver Joint de dentro para que ela se mova nesse sentido.

Aproveitando a natureza das Revolver Joints, que agem como articulações extensíveis, é possível fazer essas poses, mas fica bem estranho.

As pernas usam o sistema Monoshaft Drive, em que elas não são extensíveis e só se movem para a diagonal. É preciso bastante estudo e paciência para aprender a usar.

As coxas possuem articulações giratórias bem no meio. Isso quebra a uniformidade da modelagem.

Mas esse é o único jeito de fazer o modelo levantar a perna para a frente.

Por alguma razão os joelhos usam articulações convencionais. Existe um espaço na coxa para que o fechamento seja maior.

Os tornozelos usam Revolver Joints, com boa liberdade de movimentos.

Devido ao formato, os pés descalço se movem mais (embora isso não seja necessário).



4. Acessórios

Estão incluídos três pares de mãos intercambiáveis.

Por alguma razão está incluída só uma mão direita com a palma aberta.

E só uma mão esquerda para segurar objetos.

Está incluído o Revol Container para guardar as peças que não estão em uso.

O incrível é que todas as peças entram mesmo, com exceção do vestidinho.

A base com suporte é do modelo antigo e por isso não é muito fácil de usar.


5. Ação




- Hunf! Ficaram com tanto medo que não conseguem falar nada! Não se preocupem! Não vou matar ninguém. Só vou usá-los para pequenos serviços.
A frase em que ela anuncia a invasão. Nessa dá para notar que ela não é tão malvada quanto diz ser (na verdade é totalmente inofensiva).

Puxando um pouco as articulações dos ombros é quase possível fazer a Garota Lula ficar de braços cruzados.

O forte deste modelo é o modo usando maiô.

Usando-se um editor de imagens é possível fazer fotos subaquáticas.


Como na abertura da segunda temporada, em um escorregador de água.

Representando a pose da capa do Volume 1 na medida do possível.

Usando-se os pés descalços é possível representar a Garota Lula quando ela está dentro de casa.

Lendo a Shonen Champion da semana.

Com acessórios da versão Nendoroid. A mão de segurar objetos não é muito firme para segurar.

Comparação com a versão figma. A diferença é brutal e não falo do tamanho.

A Revoltech até ficou bonitinha, mas a figma é muito mais parecida com a personagem original... Além de vir com muito mais acessórios.

E esta foi a apresentação da versão Revoltech da Garota Lula, feita pela Kaiyodo. Foi uma boa tentativa da empresa de representar a personagem, mas foi quase. A personagem é bem simples e por isso seria fácil representá-la e sei que a Kaiyodo tem a habilidade para fazer isso, vide o trabalho feito com o cavalo da linha Jizai Okimono e os modelos da linha Monster Hunter. Mas pelo visto, eles não são muito bons com personagens femininas de desenhos animados. O controle de qualidade também não é dos melhores, com várias falhas na pintura, o que é estranho considerando outros trabalhos que foram verdadeiras obras de artesania.

No final, se eu fosse recomendar uma única figura articulada da Garota Lula essa seria a versão figma, sem qualquer sombra de dúvidas. Mas se for para expor a personagem com os trajes de banho, então é esta a versão. Outra vantagem que a Revoltech leva é que ela é mais resistente e as articulações podem ser repostas caso algo de errado aconteça, como no meu caso em que a Revolver Joint do pescoço ficou presa na segunda expressão e não soltou mais. O maior motivo para se comprar esse modelo seria para apoiar o carro da LMP Motorsport, mas isso era limitado somente a residentes no Japão.

Escrevi sobre a versão em quadrinhos. Se houver interesse, segue o link:

5 comentários:

  1. Nobre Usys! Mais um review apresentado com excelência.

    Mais uma figura que anime/mangá que eu não conheço, mas que admirei por poder ser utilizada como "neutra" já que deve ter um monte de gente que não a conhece, como eu!

    Rapaz, imagino a chatice que você deve ter tido com esses defeitos que parecem ser simples, mas que fazem uma diferença arretada. Aquela mancha no rosto, no vestido e no tornozelo da personagem ficaram bem toscas.

    Comparar com a Figma foi covardia, hehehe! A Figma é a mestra quando o assunto é figura de animes, mas a coitada erra com algumas figuras humanas (Bruce Lee que o diga). Tive contato com poucos Revoltech (Battousai, Edward e Alphonse Elric e o Homem de Ferro) - e as figuras de anime são um pouco toscas, mesmo.

    Lembro que os joelhos do Battousai e do Edward Elric eram convencionais, mas dava para posar a figura numa boa. Outra coisa que achei estranha foi a carinha dessa menina que nada tem a ver com a da Figma. Enfim, uma apresentação sensacional, mas eu ficaria com a Figma!

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Então experimenta para dar uma olhadela nas matérias que fiz sobre o mangá e o anime. O desenho está disponível por aqui de graça e é bem simpático. É da mesma equipe de Kangoku Gakuen/Prison School, por incrível que possa parecer.

      Realmente é difícil lidar com os defeitos. E decepciona um pouco, considerando que a empresa consegue fazer melhor do que isso. Acho que cada linha tem uma especialização, embora de vez em quando saia algo que surpreende. Se eu tivesse conseguido essa figura antes da figma, minha opinião teria sido diferente, pois anteriormente mexi com uma versão da personagem que era um tremendo horror...

      Excluir
  2. Eu realmente preciso assistir logo o anime dessa criaturinha! Essa tendência "maligna" dela parece bem bizarra hahahaha!

    Essas falhas no produto são uma tristeza, até me fazem lembrar do tempo que tentei colecionar Play Arts e só pegava as figuras sorteadas! Mas você conseguiu fazer uma mágica, pois na maioria das fotos nem dá pra perceber os defeitos.

    Pelo visto o maiô é bem importante para a personagem, então acredito que mesmo com os defeitos a figura tem seu valor. E usada de forma correta ela realmente fica bem bonitinha.

    ResponderExcluir
  3. Ah, e as fotos subaquáticas ficaram fantásticas! Seria legal se ela tivesse umas articulações no cabelo para deixar ainda mais realista XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      O anime é bem simpático. Acho que você vai gostar da Chizuru (que é maligna mesmo), embora as loucuras da Sanae sejam bem engraçadas.

      Felizmente a mancha do rosto era debaixo da mecha do cabelo, então deu para esconder. Quanto à mancha do vestido, a única solução que encontrei foi tirar e deixar a Garota Lula de maiô mesmo. E é assim que ela vai ficar. É muito ruim esperar um tempão pelo produto chegar e ele vir com esses problemas. Especialmente quando a expectativa é grande...

      Eu ia tentar descansar de fazer efeitos depois das matérias anteriores, mas não aguentei e fiz essas mais fáceis. Pena que acabei esquecendo de alguns detalhes e o suporte aparece em algumas fotos.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html