domingo, 26 de junho de 2016

Ultra Act: Darklops Zero

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Ultra-Act do Darklops Zero, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação


1. Informações


O Darklops Zero apareceu pela primeira vez no especial para DVD ウルトラ銀河伝説外伝ウルトラマンゼロVSダークロップスゼロ (ULTRA Ginga Densetsu Gaiden ULTRAMAN ZERO VS DARKLOPS ZERO), que se passa depois dos eventos do filme Mega Batalha na Galáxia Ultra. Ele seria uma nova arma de Herodia, uma Alien Salome, da mesma raça que em Ultra Seven criou uma cópia robótica do Herói. Ela usa como base o planeta Chainy e lá constrói imitações dos Seis Irmãos Ultra com o objetivo de dominar o Multiverso. Para isso, ela pretende usar o mecanismo extradimensional localizado no peito do Darklops Zero, o Dimension Core.

Na verdade, o Darklops Zero não foi feito pelos Alien Salome. Ele foi resgatado e reconstruído por Herodia e seus homens, sendo usado como instrumento para servi-los. O Darklops Zero teria vindo de outro Universo e seria um robô-protótipo de um novo tipo de arma do Império Galático de Kaiser Belial, o Ultraman renegado, daí o "Zero" do nome. Ele tem vontade própria e no final se rebela contra os Alien Salome, matando-os de forma bastante cruel, para então enfrentar o Ultraman Zero em uma luta decisiva.

Darklops Zero foi interpretado por Mamoru Miyano, o mesmo dublador do próprio Ultraman Zero. Em Shin Ultraman Retsuden é possível ouvir Miyano se referindo a outrem como "Mamo-chan", o apelido dado a ele por seus fãs.

Curiosidade: O episódio de Ultra Seven em que os Alien Salome aparecem foi escrito por Shozo Uehara, em conjunto com Shinichi Ichikawa, renomado roteirista da franquia que usava várias referências bíblicas em seus trabalhos. "Salome" também viria da Bíblia e o nome "Herodia" provavelmente é uma homenagem a essa característica de Ichikawa. De fato, "Heródia" (também conhecida como "Heródias" ou "Herodíade") seria o nome da mãe de "Salomé".

Curiosidade 2: Os comparsas de Herodia se chamam "Irate" e "Ganaes". Esses nomes não tiveram inspiração bíblica e são anagramas dos sobrenomes dos atores que os interpretaram, respectivamente Daisuke Terai e Hiroshi Suenaga.


Em Ultraman Zero O Filme - A Vingança de Belial, o vilão tem sucesso em produzir um exército de Darklopses e usa uma unidade deles para atacar o planeta Ultra. Apesar de não terem a mesma força que o Darklops Zero, eles se usam da vantagem numérica para derrotar seus adversários e três deles foram fortes o bastante para encurralar o próprio Ultraman Zero, que consegue derrotá-los graças à ajuda de seu pai, o Ultra Seven.

Pesquisando os destroços dos Darklopses derrotados, é descoberto que eles vieram de outro Universo. Só é possível mandar um único Guerreiro Ultra para investigar e Zero se oferece para essa missão. Dali começa sua nova aventura, na qual ele conhecerá novos companheiros e formará seu próprio time.

Enquanto isso, Belial envia um exército de um milhão de Darklopses para invadir o planeta Ultra...

O conteúdo da caixa. O número de mãos intercambiáveis parece ser grande, mas na verdade dois pares são versões diferentes da mesma posição. O modelo esteve disponível de forma exclusiva por tempo limitado pela loja virtual da Bandai.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Trata-se de uma recoloração da primeira versão do Ultraman Zero, o que é apropriado, considerando o conceito do personagem.

Close da cabeça. O molde é o mesmo do Ultraman Zero. Mas uma pequena diferença faz com que ela pareça sinistra.

Trata-se da parte entre os olhos, que é pintada para parecer com uma pupila. Daí o nome do personagem, que vem do ciclope grego.
(Atualização): Conforme notado pelo Ronin nos comentários, existe uma parte que foi remodelada. A área com material transparente é maior que na do Ultraman Zero.

O sistema de troca de cabeças é igual ao Ultraman Zero.

E está incluída uma "máscara" para representar a cabeça sem as lâminas, os Darklops Zero Sluggers.

A placa peitoral, feita de material maleável. A pintura metálica na parte de dentro é precisa.

Existem elementos precursores da linha atual de Ultra-Act, como os músculos mais definidos no abdome. As marcas moldadas são exatamente iguais às do Ultraman Zero, só com cores diferentes.


A grande diferença são as mãos que vêm de fábrica, com mais detalhes e que na verdade seriam dos modelos de produção em massa.

Comparação com o Ultraman Zero (1ª Versão). Aqui dá para ver claramente que se trata de uma recoloração direta.

Comparação com o Ultraman Zero (2ª Versão). A protoforma é totalmente diferente.

Comparação das cabeças. Aqui dá para ver bem que a primeira versão foi feita tendo em mente essa recoloração desde o começo, visto que a separação entre os olhos não é muito acentuada.

O mesmo não acontece com a segunda versão, que tem dois olhos bem definidos. O que significa que não haverá uma segunda versão do Darklops Zeroou que ao menos não há planos para isso.


3.Articulações


O pescoço se move bem para frente e para trás, mas não muito para os lados.

O ombro se ergue bem, embora um pouco limitado. Existe uma articulação giratória no antebraço, mas em um de meus exemplares ele não se move devido a excesso de tinta. O fechamento dos cotovelos vai até o da foto.

O pulso usa articulações multidirecionais, sem grandes interferências no movimento.

O tronco tem mobilidade um tanto reduzida. Em um de meus exemplares ele não fica totalmente alinhado.

Apesar de possuir articulações extensíveis, a abertura das pernas não é muito boa. Os joelhos se dobram bem. Os tornozelos são presos por conexões esféricas e não por articulações multidirecionais como os modelos atuais.


4. Acessórios


Existem três pares de mãos com ranhuras e garras, para representar os Darklopses, o modelo de produção em massa.

Estão incluídos mais três pares, com modelagem mais simples, que são recolorações das do Ultraman Zero. Elas servem para representar a versão protótipo. Em ambas as versões a troca é bem difícil, com conectores duros.

Estas são as Darklops Zero Sluggers. A coloração tende para o dourado, em comparação com os Zero Sluggers, que são prateados.

Só estão incluídas mãos "lisas" para segurar.

A peça do peito (que não sei se é uma Luz de Aviso) pode ser trocada por outra para representar o Dimension Core, a maior arma do Darklops Zero. Os modelos de produção em massa possuem em seu lugar dispositivos que convertem a energial Emeral em Energia Negativa.

A peça tem uma modelagem intrincada e muito bonita.


5. Ação


- Quem... ou o que é você?!

- O meu nome é... Darklops... Zero!

Darklops Zero tem os mesmos poderes do Ultraman Zero, incluindo o Wide Zero Shot e os Zero Sluggers.

Zero decide atacar com a Zero Twin Blade.

Darklops Zero revida com um ataque giratório tão poderoso que o impacto faz com que a Zero Twin Blade seja jogada para o espaço.

- Incrível! Ele tem a mesma força do Ultraman Zero!
- Não! É muito superior!
Herodia se regozija ao ver o poder do Darklops Zero.

E ainda por cima surgem as cópias robóticas dos Irmãos Ultra, criadas pelos Alien Salome.

Darklops Zero então expõe o Dimension Core para disparar o Dimension Storm, que manda Zero e os Falsos Irmãos Ultra para um espaço interdimensional.

Felizmente Zero consegue escapar, com a ajuda do Ultraman Leo e enfrenta Darklops Zero enquanto Gomora luta contra Mecha Gomora.

- Está com medo? Suas lâminas estão tremendo!

Dakrlops avança sobre Zero com um pulo...

... passando por cima dele...

... para só então arremessar as Darklops Zero Sluggers, tentando atingir o Herói pelas costas.

Mas Zero já está preparado para revidar e neutralizar o ataque!

O vilão usa o Darklops Maser e gargalha ao ver que Zero foi pego na explosão.


-?!

- Não adianta nada se não acertar!

- O meu Big Bang não pode mais ser detido!

Zero quebra as Darklops Zero Sluggers com o Big Bang Zero!

Em uma tentativa desesperada, Darklops Zero tenta usar o Dimension Storm.

- O mesmo ataque não vai funcionar duas vezes!

Zero contra-ataca com a Zero Twin Blade antes que seu oponente tenha oportunidade de disparar e o derrota.

- Não pense você que venceu. A contagem final para o terror e para o desespero apenas começou.

Darklops Zero crava sua mão no Dimension Core, criando uma explosão dimensional que destrói o planeta Chainy.

Mais tarde, em Ultraman Zero O Filme - A Vingança de Belial, o Planeta Ultra é atacado por uma unidade de três Darklopses, que encurralam Zero.

Um deles se prepara para dar o golpe final em Zero, mas é detido pelo pai do Herói, o Ultra Seven!

Seven e Zero derrotam os Darklopses com um golpe combinado.

O que eu queria fazer desde o começo: ter dois Darklopses para serem os guardas de Belial. Não foi fácil, pois tive que dar um bom tempo entre a compra dos dois exemplares e foi bem caro...


E esta foi a apresentação da versão Ultra-Act do Darklops Zero, feita pela Bandai. Na época foi um bom modelo, mas visto com os olhos de agora vários problemas vêm à tona. Um deles seria a diferença de qualidade entre um e outro exemplar, sendo que um dos meus não consegue alinhar o tronco direito e tem uma falha na articulação da coxa, além de não poder girar o antebraço. Outro, inerente a todos os exemplares, incluindo o original, o Ultraman Zero, é que a troca das mãos é muito dura, o que pode comprometer a resistência do conector do pulso. Isso é contornável aquecendo a mão da figura com um secador de cabelo para que ela entre ou saia com mais facilidade, mas dá bastante trabalho. As articulações são bem limitadas levando em conta os modelos mais recentes, como a segunda versão do Ultraman Zero. Mas o modelo tem suas qualidades, como as mãos para representar tanto o protótipo, o Darklops Zero, quanto o modelo de produção em massa, o Darklops, além do Dimension Core, muito bem esculpido.

Fico na dúvida se posso recomendar atualmente. A figura esteve disponível por tempo limitado e venda exclusiva e por isso conseguir um é muito difícil, sendo que modelos usados saem bem caro e hesito em dizer se o custo-benefício é bom ou não. Isso também impede de criar exércitos ou mesmo unidades de Darklopses, sendo necessário no mínimo três deles para isso. Me contento com dois e ainda assim vejo que foi muita extravagância de minha parte.

4 comentários:

  1. Belo review!

    Esse personagem tem umas inspirações bem interessantes, parece que se esforçaram bastante na concepção dele.

    Apesar de ser um repaint, ele tem bastante identidade, visto que fizeram até a diferença entre os olhos, fora as mãos diferentes. Tive a impressão de que os olhos dele são um pouco maiores que os do Ultraman Zero, e a pecinha no peito também parece um pouco maior.

    É uma pena que esse tipo de figura que seria legal ter várias acaba sendo em tiragem exclusiva, já até imagino como seriam as fotos com mais uns dois desses em batalha hehehe.

    E pelo visto a batalha contra esse inimigo é bem intensa! Deu pra sentir bem o peso da luta na historinha com as fotos, e gostei muito da foto onde ele carrega o Dimension Storm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      O Multiverso Ultra é bem vasto... e amado por um monte de gente que agora trabalha nas filmagens e por isso eles se empenham em colocar várias referências em respeito às séries anteriores. Um cuidado que não havia antigamente. Ao menos não na mesma medida.

      Vendo bem é verdade. O canal do olho do Darklops é mais "cavado" que os do Zero e com isso a área da parte transparente fica maior. Vou anotar na matéria. A peça do peito é igual mesmo.

      Na verdade isso é só uma parte da luta, que foi muito mais intensa, até com guerra de chutes múltiplos, levando o oponente para o espaço. Os Ultras de agora tem várias lutas que lembram os de desenhos animados para meninos, bem estilosas e até exageradas. E eu precisava só de mais um para as fotos ficarem mais fieis. Mas me contentei com dois mesmo, pois senão ia ficar muito dispendioso.

      Ah, e Ultraman Retsuden finalmente terminou após cinco anos de exibição. Para fechar foram chamados Zero (Mamoru Miyano), Ginga (Tomokazu Sugita) e X (Yuuichi Nakamura). É até esquisito ver o Sugita e o Nakamura conversando sem soltar nenhuma besteira...

      Excluir
  2. Nobre Usys!

    Rapaz, que review incrível. Primeiro as figuras "fofinhas", depois a infinidade de Kamen Riders, agora os Ultraman! Vou acabar assistindo uma série dessas a qualquer momento. No canal Toku Doc, no YouTube, quase me convenci a assistir, faltou pouco!

    Sobre a peça, tudo muito bem detalhado, mas podemos notar a cara de pau da Bandai em reaproveitar peças e premeditar para futuros repaints! Vejo isso direto com os personagens de Dragon Ball Z. Não falo nada da Hasbro porque já é muito mais que manjado!

    As cenas de ação ficaram muito bacanas! Os effects dão um UP monstro nas fotografias. Se um dia eu conseguir encontra num preço bacana, pego uns desses pra brincar! Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Experimenta o filme do Ultraman Zero - A Vingança de Belial, que é muito legal! Lembra aquelas aventuras de ficção científica dos anos 1980 que passavam na Sessão da Tarde. Tinha no Netflix, mas parece que tiraram...

      Como colecionador de Transformers sei muito bem como é isso de recolorações e remodelagens. Lá tem de monte! Pior que em Transformers só de mudar o esquema de cores já faz um personagem diferente, então pode ser até pior que Dragon Ball em que a coisa é só estética.

      As peças de efeito são legais e bem úteis, especialmente as de explosão, ondas e fogo. Essas são as que eu uso mais. Mas muitas vezes o Gimp já resolve.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html