domingo, 30 de julho de 2017

Nendoroid Nana Mizuki

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Nendoroid da cantora e dubladora Nana Mizuki, feita pela Good Smile Company.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação





1. Informações



Nana Mizuki é um dos grandes nomes da dublagem no Japão e também tem renome como cantora. Vinda de uma família com um pai bem rigoroso, Mizuki, nascida Nana Kondo, a princípio ia ser cantora de Enka, um gênero popular e tradicional da música japonesa. Para isso, ela treinou muito, sob a severa supervisão de seu pai, que também aspirava em ser cantor, mas que não conseguiu, deixando esse sonho para a filha. Ela participou de vários concursos Nodo Jiman locais e acabou conseguindo vencer em um deles aos 14 anos de idade com Kawachi Otoko Bushi, de Mitsuko Nakamura, que é difícil de cantar e exige muito fôlego.

Porém ela acabou encontrando um caminho diferente em outro ramo, a dublagem, enquanto estudava na Yoyogi Animation Academy e conseguiu um papel em 1998, no jogo NOëL ~La Neige~ para PlayStation. Desde então ela não parou mais e construiu uma sólida carreira participando de uma extensa lista de desenhos animados, interpretando os mais variados tipos de personagens. Entre seus papéis mais conhecidos estão a heroína Hinata em NARUTO, Fate Testarossa em Magical Girl Lyrical Nanoha, Tsubasa Kazanari em Senki Zesshou Symphogear e a protagonista Tsubomi Hanasaki/Cure Blossom em Heartcatch Precure!.

Sua carreira de cantora não foi deixada de lado e ela se consolidou nesse ramo também, emplacando vários sucessos como ETERNAL BLAZE, 深愛 (Shin Ai, algo como "Amor Profundo") e PHANTOM MINDS. Em 2009, ela foi a primeira dubladora a participar do NHK Kouhaku Utagassen, tradicional programa musical de fim de ano do Japão, no qual são convidados apenas os cantores do país que fizeram mais sucesso no ano. E ela fez isso por seis anos seguidos até 2014. Alguns de seus trabalhos podem ser conferidos em seu canal oficial no YouTube.

A cantora/dubladora também tem um programa de rádio, o Nana Mizuki Smile Gang, que ela apresenta junto com Misato Fukuen, transmitido todos os domingos no Japão das 23h00min à meia-noite.


Foi feita uma versão Nendoroid da cantora/dubladora, que foi comercializada durante a turnê NANA MIZUKI LIVE CIRCUS de 2013 nos locais dos shows e mais tarde no site oficial da cantora, assim como na loja virtual da Good Smile Company, por tempo limitado.

Desta vez, Mizuki foi representada vestindo a roupa de quando ela canta Lovely Fruit, que foi o sexto tema de encerramento da versão em desenho animado de Toriko, série em quadrinhos de Mitsutoshi Shimabukuro. A própria Mizuki fez o papel da repórter Tina, que só aparece no desenho animado, e serve como comentarista dos eventos. Mizuki também foi Froze, a mãe de Toriko.

O conteúdo da caixa. A quantidade de acessórios é bem grande, incluindo um mascote e até mesmo peças para outras Nendoroids.

2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Trata-se de uma versão de uma pessoa real, mas desta vez optou-se por fazer uma versão cartunesca. O resultado ficou muito bom.

Close do rosto. Os traços lembram um desenho animado japonês, pegando os aspectos mais característicos da atriz, como o formato dos olhos.

A expressão 2 é com uma piscadela. Bem charmosa.

A expressão 3 é cômica, para representar uma determinada cena do videoclipe. 

O enfeite de cabelo é insanamente detalhado, com frutas e doces. O laço de fita vermelha é moldado com esmero. Por outro lado, a branca é simples.

O cabelo é muito bem modelado, com reentrâncias onde ele é dividido. A franja tem uma escultura bem definida e existem partes com sombreamento.

Os pequenos rabos de cavalo dos lados, são igualmente bem modelados, inclusive com ranhuras na parte apertada pelo enfeite.

A roupa lembra o de uma garçonete, até com o avental. As listras verticais chamam a atenção.

Os braços são simples, apenas com uma pulseira em forma de abotoadura.

A pulseira tem babados e um botão, com pintura esmaltada.

Os pés são simples e pequenos, mas tem os babados das meias e os sapatos direitinho.


3. Articulações


O pescoço fica em uma Nendoro Joint e por isso se move bem. A modelagem da cabeça faz pouca interferência.

Os rabichos são presos por pinos e podem ser girados.

Os braços apenas giram, para a frente e para trás.

O tronco pode ser girado na cintura e diferente dos modelos atuais, é preso só por um pino ao invés de uma Nendoro Joint. Mas girando muito pode fazer a fita das costas escapar.

As pernas são presas por Nendoro Joints e podem se mover para várias direções, de acordo com o posicionamento das articulações.


4. Acessórios


Estão incluídos estes braços intercambiáveis com os cotovelos dobrados.

Cada braço tem uma marca "R" e "L" para indicar respectivamente o direito e o esquerdo. Com isso não tem confusão.

Está incluída esta "Lovely Fruit", que aparece no vídeo-clipe, mas não sei dizer se é um celular ou um pacote de balas. No canto há uma peça de efeito em forma de coraçõezinhos.

Ela é colocada nesta mão intercambiável.

É preciso um pouco de jeito para colocar, mas fica bem presa.

Esta mão é usada para a pose com ela na cintura, voltando os dedos para fora. O formato é assim para não causar muita interferência.

Esta mão com o símbolo de "OK" é estranhamente rara em Nendoroids e é usada em algumas partes da dança da canção.

Esta mão esquerda segura um microfone.

O microfone tem pintura metálica e tem vários detalhes, como os conectores na base.

Este hambúrguer é usado no vídeo-clipe, com um prato e uma bandeja.

A peça se divide em três partes, que podem ser dispostas para representar uma das cenas do clipe.

Debaixo da bandeja existe um conector para uma mão esquerda específica.

Está incluída uma perna dobrada intercambiável. A substituição é bem dura, devido a um excesso de tinta no conector para a Nendoro Joint da coxa. É preciso extremo cuidado para não quebrar.

Está incluído Nanet, mascote desenhado pela própria cantora/dubladora. Mizuki era do clube de artes na escola e desenhou como se fosse um pássaro visto de frente. O nome vem de "S.C. Nana Net", o fã-clube oficial de Mizuki.

Close do rosto. Apesar de ter participado do clube de artes, Mizuki diz que esse é o único desenho que ela consegue fazer direito. Uma colega descreveu como "um pássaro com olhos de peixe".

As asas podem ser giradas, sendo que a direita está moldada como se fizesse um sinal com o polegar para cima.

A cauda é bem simplória.

O mesmo pode ser dito dos pés, bem parecidos com rabiscos.

A princípio a figura consegue ficar de pé sem o suporte.

Mas é bem melhor com ele, para ficar de pé de forma decente.

Está incluído este corpo, com uma camiseta distribuída nos shows.

As estampas são feitas com precisão. Dá para ler direitinho as inscrições e a camisa têm dobras, como se fosse feita de tecido.

As mangas são bem modeladas, também com moldes que representam dobras.

No braço esquerdo tem essa pulseira em forma de pufe com um laço de fita.

Os braços podem ser levantados para a frente e para trás e o antebraços pode ser girado na ligação com a camisa. O pulso esquerdo pode ser girado.

Está incluída esta luzinha usada em shows. A lâmpada é representada em pintura metálica azul.

Ela pode ser segurada por este braço direito intercambiável.

Está incluído um braço esquerdo com o cotovelo dobrado.

O corpo pode ser colocado em outros Nendoroids. Para isso é preciso remover este pino, que impede a contração do conector.

A camiseta é moldada como se estivesse esvoaçando, mostrando um pouco o ventre.


5. Ação


A figura é bem graciosa e consegue fazer várias poses do vídeo-clipe.



Em 2010, no 61º Kouhaku Utagassen, Mizuki cantou Allright! Heartcatch Precure!, vestida com o uniforme do Ginásio Myoudou e até com o mesmo cabelo da Tsubomi. Junto estavam três membros do grupo idol AKB48 e atrás as Cures dançando.

Pessoalmente queria que tivessem chamado todas as dubladoras para isso. Aya Hisakawa e Houko Kuwashima eu sei que cantam bem. Fumie Mizusawa eu não tenho certeza. Ou, já que era AKB48, terem chamado a Mayu Watanabe, que é fã da série e anos depois mostrou que sabe como se faz em Maho Girls Precure!.

A fã número 1!? Ou isso pode ser considerado narcisismo?

Tsubomi torcendo com a luzinha (Gozado... Normalmente é o contrário)
Obs.: os conectores dos pescoços das Nendoroids e das chibi-arts têm diâmetros diferentes. É preciso muito cuidado para colocar, sob risco de quebra.

Mizuki gosta do gênero Enka e de vez em quando canta algumas dessas em seus shows. Uma canção em seu repertório é Amagi Goe, de Sayuri Ishikawa. Essa é difícil, embora não exija tanto fôlego quanto Otoko Kawachi Bushi.

Aproveitando para fazer uma troca com a Miku. Pior que não fica ruim.

Mizuki tem mania pelo número "7", que em japonês é chamado de "nana" algumas vezes (normalmente é "shichi"). Sendo assim, ela tem esses dois guarda-costas e ai daquele que tentar alguma gracinha...

Ela também participou da dublagem japonesa do filme Power Rangers, interpretando Trini, a Ranger Amarela. Outros grandes nomes neste filme são Tomokazu Sugita como Billy, o Ranger Azul, Tatsuhisa Suzuki como Zack, o Ranger Preto e Miyuki Sawashiro, como Rita Repulsa, realizando seu sonho de longa data.

Com os respectivos Mascotes.
Curiosidade: Tsubomi aparece no primeiro capítulo de Heartcatch Precure! usando uma camiseta com o número "7". Talvez uma referência a "nana"?


E esta foi a apresentação da versão Nendoroid da cantora e dubladora Nana Mizuki, feita pela Good Smile Company. Esta é a primeira vez que compro um modelo que retrata uma pessoa de verdade. É uma boa representação da artista, pegando os pontos característicos. É algo que vejo bastante nas séries Precure, quando surgem convidados especiais que existem de verdade. Se Nana Mizuki aparecesse em um desenho animado, ela provavelmente ficaria assim. Só que quem não sabe pode pensar que ela é só mais uma personagem genérica. No total gostei bastante e a figura não tem grandes pontos fracos ou de controle de qualidade, a não ser o excesso de tinta na conexão para a Nendoro Joint da coxa. Ela pode ser adquirida no mercado de usados a preços bem baixos. Recomendo para os fãs de Nana Mizuki.

9 comentários:

  1. Nobre Usys!

    Review fofinho! hehehehehe! Primeira vez que você compra e eu tô na primeira vez que vejo um Nendo representando uma pessoa de verdade. Apresentação bacana da cantora, que sou péssimo em guardar nomes, mas gravo bem as histórias. Essa mulher é uma vencedora e demonstra ter vários talentos usando sua voz! E é até uma artista! Passarinho maneiro esse aí!

    Esses nendos são bem bacaninhas, mesmo. Ainda mais com esses acessórios que podem ser utilizados por outras figuras, como o hambúrguer no prato ou até mesmo o celular (ou seria saquinho de balas?).

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Nana Mizuki se esforçou e fez por merecer sua posição. Isso sem falar no seu talento, que é comprovado. Ah, tem mais um papel dela que eu me esqueci de mencionar: Pandora em Saint Seiya The Lost Canvas.

      Eu mesmo acho que aquilo na mão dela é um pacote de balas, como caramelos ou dropes. E esse hambúrguer é bem útil. Principalmente com esse negócio da bandeja e do prato que dá para usar em várias situações cômicas!

      Excluir
  2. Fala, Usys!

    Que figura mais adorável! Eu conheço o trabalho da Nana Mizuki como cantora, pois nunca acompanhei muito o trabalho de dubladores japoneses (mas tenho melhorado nessa parte). A primeira vez que a vi foi em um especial do Animelo Summer Live, cantando ao lado de vários astros de anime songs. Ela é muito carismática e conseguiu expandir sua popularidade para além do nicho, alcançando o badalado NHK Koohaku Utagassen. É um talento incontestável mesmo e imagino que para os fãs mais apaixonados seja um item obrigatório ter essa figura. Eu acho incrível que coisas assim existam no mercado japonês. Figuras de astros da música não são novidade. Os Beatles já viraram bonequinhos décadas atrás. Mas essa linha Nendoroid é especial mesmo.

    Legal você apresentar esse tipo de produto aqui na Casa. É uma referência inestimável para estudiosos da cultura pop japonesa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Essas Nendoroids representando pessoas reais são bem poucas, mas existem, sim. Tem uma da Yukari Tamura, outra do Takanori Nishikawa (T.M.Revolution) e também do corredor Kamui Kobayashi. E deve ter de mais gente que nem faço ideia!

      Quis mostrar esse lado da Nana Mizuki de cantar Enka, um gênero que o pessoal daqui que não tem ascendência nipônica não deve ter muita familiaridade. Achei que seria um fato curioso, interessante de se mostrar. E quem gosta de karaokê sabe como essas músicas são difíceis.

      Excluir
  3. Que legal, não sabia que você tinha essa Nendo da Nana Mizuki!

    Não sabia dessa do pai rigoroso. Bom, o pai deve estar orgulhoso então, pois ela se tornou uma baita cantora/dubladora. Conheço pouco das músicas dela, mas adoro seu trabalho como dubladora. Ela como Saya Kisaragi em Blood-C é demais! E a Evangeline em Zetsuen no Tempest não seria a mesma sem a interpretação dela!
    E além de ser muito talentosa ela é uma fofura XD

    Adorável essa Nendo! O traje é bem bonitinho e os rostos são muito fofos e simpáticos. Não conhecia essa mãozinha de "OK", bem bacana hehehe.

    Legal ter o Nanet. Ficou bem simpático também, a pose até que é engraçada hehehe.

    Pô, vem até acessórios para transformar outras Nendoroids em fãs dela hehehe! Se bem que com esses guarda-costas aí acho que os fãs não conseguem chegar perto de jeito nenhum O.O

    Como seria legal uma coleção de Nendoroids só com dubladores japoneses! Eu teria certo Miyukichi e Sugita na coleção hehehe! Um Sugita cheio de video games seria perfeito hehehe!
    Caramba, essa dublagem japonesa de Power Rangers parece muito boa mesmo, deve ser até melhor que o áudio original!!

    Show de review!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      O pai dela deve estar contente lá no outro mundo. Pena que não deu para ver no Kouhaku Utagassen, já que ele faleceu em 2008. Mesmo assim acho que ele ficou orgulhoso.

      Essa mãozinha é bem legal! E acho que só ela tem uma dessas, embora haja tantas Nendoroids que não vou me surpreender se alguma outra tiver também. Até lá, dá para usar em outras em que dê para trocar a mão.

      O pássaro foi um bom bônus e não poderia faltar. A pose é legal, mas um efeito colateral é que dá para colocar o polegar para baixo. Isso também pode render umas situações cômicas.

      Ah, esses guarda-costas não vão hesitar em exterminar esses bostas de haters, stalkers e paparazzi que valem menos que vermes. Chegou perto é cortado no meio. Ou em quatro.

      Eu ainda estou surpreso por não ter saído da Miyukichi e do Sugita. O Sugita em especial deve estar louco para virar um Nendoroid. Ia ser glorificação total dele. Esse é mais um que eu compraria! E para completar o time, tinha que ter o Yuuichi Nakamura.

      Com essa escalação não tem filme que fique ruim. Por isso eu fico tentado em comprar a versão em japonês de Power Rangers. Pena que costuma ser cara. Mesmo assim acho que vale a pena, já que eles têm um monte de falas.

      Excluir
  4. Olá Usys! Excelente matéria. Muito bem escrita e explicada. As imagens são nítidas e percebe-se a qualidade do produto com os mínimos detalhes.

    Queria fazer uma pergunta relacionada as figures.

    Das figures que você tem, muitas ou algumas vem/vieram com "pequenos defeitos" e inconsistências?


    Grata

    Mel^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Esse tipo de coisa costuma acontecer, sim. Já peguei uma Nendoroid da Ultimate Madoka que veio sem uma das asas. Contatei a loja e me ressarciram o preço da peça, mas tive que comprar outra inteira. Felizmente nunca peguei um que estivesse quebrado. Outro exemplo é uma Kuroneko vestida de branco, que veio com a saia toda manchada. E parece que esse defeito foi em todos os exemplares. Esse não deu para fazer nada a não ser tentar limpar eu mesmo.

      Ao comprar usados, é sempre bom ver as notas do estado de conservação. Na AmiAmi é bem preciso. Sendo "A" ou "B" é tranquilo. "C" em diante já quer dizer que tem algum dano mais grave.

      Excluir
  5. Seus post são bem bacanas! ^^

    Aconteceu comigo recentemente nos últimos tempos. No caso, comprei as pelúcias da Kira Kira Precure a La mode, principalmente a Whip veio com um dos silhos descosturados; a Gelato com a costura das pernas um pouco mal posicionados. A figure do personagem Kurapika (HunterxHunter) da Figma não encaixa na base. Estes são alguns exemplos. Imaginei que isto não ocorria frequentemente, ou apenas era minha "má sorte", por isso te questionei.
    No caso da AmiAmi é sempre bom verificar a classificação dos produtos, ler os detalhes com calma caso o produto venha com grande dano como veio na minha Cure Sunshine Figuarts com uma das mãos quebradas, onde me impede de trocar de posicionamento delas.

    Agradeço pelo retorno

    Grata!

    ResponderExcluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html