domingo, 1 de julho de 2018

S.H. Figuarts Alien Guts


Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do Alien Guts, de Ultra Seven, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação

Obs.: só tenho um exemplar.



1. Informações



Os Alien Guts são uma raça "invencível, que nunca perdeu nenhuma luta". Para invadir o planeta Terra, eles armam o "Plano de Assassinato do Ultra Seven", a fim de minar o moral dos terráqueos, matando aquele que seria sua última esperança. Eles enviam um monstro chamado Aron para testar e analisar os poderes do herói e com isso descobrir seus pontos fracos.

O plano tem êxito e eles conseguem derrotar e prender Ultra Seven em uma cruz feita de um material altamente resistente. Os Alien Guts então anunciam que executarão o herói no amanhecer, dali a doze horas. Mesmo preso, Seven envia uma mensagem ao Esquadrão Ultra informando que ele precisa de energia Magnerium para recarregar sua força. Mas sintetizar essa energia é difícil, e requer o uso do mineral Dimohde, que só é encontrável na África e não há tempo de levar esse material para o Japão...


Alien Guts apareceu(eram) pela primeira vez no episódio duplo 39/40 de Ultra Seven, intitulado O Pior dos Inimigos. Sua alcunha é "Alienígena Duplicador" e isso não é a toa. Ele consegue criar cópias de si mesmo e confundir seus inimigos. Não só isso, como também o de se teleportar e disparar raios dos olhos e das mãos. Na verdade, vieram vários deles e por isso não se sabe se o alienígena se multiplica mesmo ou se ele simplesmente chama seus companheiros (ou pode ser os dois).

De fato, no roteiro consta que existem quatro deles, nomeados de G1 a G4. A voz do(s) alienígena(s) é estranhamente grossa, pois se trata de uma gravação tocada em velocidade lenta.

O design foi feito por Noriyoshi Ikeya, que ocupou o lugar de Tohl Narita depois de sua saída da Tsuburaya. O primeiro trabalho de Ikeya foi o monstro microscópico Dally, no episódio 31 de Ultra Seven. A modelagem foi feita por Ryosaku Takayama, o "Pai dos Monstros" que fazia esse trabalho para a Tsuburaya já desde Ultra Q. O Alien Guts foi o primeiro inimigo a ter duas unidades do traje feitas ao mesmo tempo, sendo que o usual era usar a Impressora Ótica para fazer montagens. Como o trabalho era artesanal, foi preciso fazer um molde de argila de um modelo esculpido a mão. Depois foi despejado látex dentro do molde e com isso foi possível obter duas fantasias. O processo de feitura foi filmado em 8mm (só imagens, sem som) pela equipe de modelagem do Atelier May, de Takayama, e colocado como extra no DVD e no Blu-ray da série sob o título de ある小さな記録 (Aru Chiisana Kiroku, algo como "Um Pequeno Registro"). Até tem uma cena com um grupo de meninos e meninas se encantando com a máscara do monstro Gomora.

O conteúdo da caixa. Só uma peça de efeito para o alienígena e mais uma para o S.H. Figuarts Ultra Seven.


Também estão incluídos um folheto de instruções e outro promocional do S.H. Figuarts Ultraman Jack (O Regresso de Ultraman).


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. A forma característica do Alien Guts foi representada com excelência, inclusive com as imperfeições, como pode ser visto abaixo. Olhando de um jeito, parece bem inofensivo, mas por outro é sinistro.




Close da cabeça, que lembra a de um pássaro. O tamanho denota que o alienígena teria um cérebro altamente desenvolvido.  Originalmente ele teria o cérebro exposto, mas Eiji Tsuburaya tinha a política de não fazer monstros de forma grotesca ou nojenta demais, então essa ideia foi abandonada. Também houve um plano de se fazer um domo transparente, mas isso também foi descartado devido às limitações de técnicas e tecnologias da época.

O traje original tinha luzes nos olhos, mas isso não foi reproduzido na figura. Mais uma vez acho que deveriam ter usado um fundo branco nos olhos.

A cabeça tem relevos, que seriam resquícios da ideia do cérebro exposto.

Esses relevos estão espalhados por toda a cabeça e na parte de trás tem um sulco que representaria o zíper da roupa. Fuyuki Shinada, modelador que trabalha atualmente na Tsuburaya Productions, comenta que essa parte tem a coloração de um pavão.

Na garganta existe essa parte que lembra o papo de uma ave. Ajuda a dar a sensação de que se trata de um ser vivo.

O corpo tem várias listras em forma de serrilhas, que foram esculpidas manualmente no modelo feito para se fazer a fantasia original. E isso foi reproduzido na figura, já que não são simples pinturas. De acordo com Shinada, a tinta era misturada logo no próprio látex usado para se fazer a roupa e por isso as cores não se degradavam facilmente. Tanto que o mesmo traje foi usado em Ultra Fight.


Também foram reproduzidos esses detalhes, com relevos em forma de bolinhas e ranhuras, com pintura metálica. Shinada também comenta que o alienígena lembra uma Ave-do-Paraíso, talvez devido a essa coloração.

Existem também esses sulcos, mas não são de zíperes, mas sim para representar a costuras do traje.

O molde para se fazer a fantasia se dividia no lado, pela vertical e por isso ficavam esses sulcos. Isso também foi representado na figura.


As mãos  lembram garras de aves de rapina. Existem moldes que lembram as dobras do látex. No seriado, o(s) Alien Guts tem(têm) a mania de balançá-las.


As pernas são relativamente simples, lembrando um traje espacial. Também é possível notar as listras e os sulcos.


3. Articulações


A cabeça consegue  se mover mais do que aparenta. Mas não tanto.

O pescoço é extensível e permite que a figura olhe para baixo. A cabeça é pesada, o que atrapalha na hora de deixar a figura em pé.

O bico é articulado e se abre até o ângulo da foto.

Os ombros possuem articulações extensíveis, o que aumenta a gama de movimentos.

Existe uma articulação giratória no antebraço e sabendo usar é possível fazer o Guts erguer mais os ombros.

A articulação extensível permite que o Guts feche mais os braços, o que será bastante útil.

O cotovelo não se fecha tanto.

O pulso se move bem.

O tronco é um pouco duro, com movimentação limitada.

As coxas têm uma boa abertura, tanto para os lados quanto para a frente e para trás. Mesmo assim são um tanto duras.

Existem articulações giratórias nas coxas.

O fechamento do joelho é limitado. Mesmo porque seria difícil manter a figura ajoelhada devido ao peso da cabeça.


Os pés dão boa estabilidade, mas mais uma vez o peso da cabeça atrapalha.


4. Acessórios


Está incluída esta peça que representa o Guts disparando um raio com as duas mãos. As articulações extensíveis dos ombros são úteis para se instalar esta peça, que é mais suave do que parece.


Esta peça de efeito representaria o Ultra Seven usando o Eye Slugger.

A peça transparente é colada na mão.

O Eye Slugger tem um formato dinâmico, com sensação de movimento.




Comparação com a peça que vem no Ultra-Act Ultra Seven (1ª Versão). O sentido do Eye Slugger é diferente. O que vem com o Guts provavelmente representa o Utra Knock, usado para abater a nave-mãe do alienígena.


A peça colocada no S.H. Figuarts Ultra Seven. Fica bem arrojado.


5. Ação


- Nós somos os invencíveis Alien Guts, que nunca foram derrotados em nenhuma luta.
Até foi considerado matar o Ultra Seven antes que ele se transformasse, mas com isso o plano perderia seu verdadeiro sentido de abalar o moral dos terráqueos.

Ultra Seven aceita o desafio de Alien Guts e o enfrenta em Izumigaoka. A luta tem uma música de fundo bem perturbadora.

Seven dispara o Eye Slugger...

... mas Guts desvia, se dividindo em dois.

Seven dispara o Raio Emerium atingindo Guts.

E ele desaparece...

... para surgir atrás do herói.

Wide Shot!

Guts é atingido e aparentemente é desintegrado.

Mas ele aparece mais uma vez.

E não está sozinho.

Seven dá uma voadora, que acaba atravessando os Guts, que aparentemente são uma ilusão.

Mesmo assim, eles conseguem golpear Seven com chutes.

A luz da testa do Ultra Seven começa a piscar, indicando que sua energia está no fim. Era exatamente isso que os Guts queriam!

Ele(s) então dispara(m) raios...

E Ultra Seven é preso em uma cruz de cristal.
Curiosidade: no seriado a cruz tem a haste horizontal torta. Isso foi reproduzido em Kaiju Girls (2ª Temporada), quando a Guts-san usa esse mesmo ataque.

Ultra Seven é capturado e exposto para o povo da Terra.

O Esquadrão Ultra consegue material para sintetizar a energia Magnerium e a dispara na joia da testa do Ultra Seven.

Mas o raio atravessa sem fazer efeito. Esse Ultra Seven era uma imagem holográfica feita pelos Alien Guts para enganá-los.

Ultra Seven é encontrado na encosta de Izumigaoka e o Esquadrão Ultra dispara a energia Magnerium do tanque broca Magmariser. Com isso, o herói consegue forças para quebrar a cruz.

Ultra Seven recarrega suas energias com o coletor solar do peito...

... e ataca as naves dos Alien Guts com o Hand Knife Shot.

Os inimigos não esperavam por algo assim e entram em pânico, correndo para lá e para cá ao invés de ficarem gigantes e contra-atacar.

Ultra Seven então destrói a nave-mãe com o Ultra Knock. Com isso a ameaça dos Alien Guts é rechaçada. Desta vez não há nenhuma mensagem profunda ou qualquer outra coisa. O diretor foi o grande Toshihiro Iijima, que desta vez quis fazer algo mais voltado ao entretenimento e pôs mais força nos efeitos especiais e nas angulações de cena..

As S.H. Figuarts de Ultra Seven. Acabei reunindo todos os modelos de venda aberta. Em agosto deve sair o Pandon, para venda exclusiva.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Alien Guts, feita pela Bandai. A modelagem é fabulosa, representando até mesmo as imperfeições. E sabendo como a fantasia foi feita, a emoção é ainda maior, pois dá para ver que pesquisaram bastante para criar a figura. Mas é uma pena que usaram um material sólido demais para fazer a cabeça, que ficou muito pesada. Em teoria, a figura conseguiria ficar em pé apoiada em uma perna só, como nas fotos promocionais, mas isso exige muita paciência. O sistema de articulações dos braços foi uma boa ideia e apesar dos poucos acessórios, isso não chega a incomodar. Só não concordo com o fato de terem colocado uma peça que deveria vir no Ultra Seven para suprir a falta de acessórios Preferiria o rifle que ele usou para enfrentar Dan Moroboshi. No total é uma boa figura, embora um tanto difícil de mexer, mas não era um inimigo que se movia tanto.




Na verdade ele aparece em várias outras séries subsequentes, mas não pude reproduzir em fotos pois minha energia acabou... Será que eles resolveram fazer comigo o mesmo que no Plano de Assassinato do Ultra Seven?!😨

10 comentários:

  1. Fala, Usys!

    Os aliens Gutts originais eram assustadores. O aspecto rústico e mais orgânico nunca mais foi repetido. O que apareceu no Ultra Seven 98 era constrangedor. O que apareceu em Mebius tinha a construção muito precisa, mecânica, colorida. O original tinha a textura, a cor de algo mais orgânico. A filmagem desse episódio da crucificação é soberba. A luta é perturbadora, os ângulos, a trilha. Nunca mais vi algo do tipo, nem a Tsuburaya conseguiu se superar.

    E essa figura parece captar bem o aspecto original. Realmente, um grande trabalho de modelagem.

    Até mais! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      O Alien Guts tem um visual curioso. Depende de como se vê, ele é medonho. Ou também pode ser cômico, como nos filmes do Mebius e do Orb. Só que apesar de já ter derrotado o Ultra Seven, ele não dá aquela sensação de inimigo poderoso como o Zetton ou o Alien Knuckle.

      Eu consegui ver o vídeo de feitura e é fascinante. E com os comentários de Fuyuki Shinada dá para perceber que o pessoal fazia várias experimentações com materiais para confeccionar as roupas. Essa artesania era o que dava credibilidade ao traje do personagem. Algo que é difícil de repetir.

      Excluir
  2. Ufa! Desde a primeira foto que vi desse alien aí, confesso que foi bem incômoda a impressão que tive dele! Ainda mais sabendo que quase matou o herói!

    Acho muito bacana toda a criatividade empregada para desenvolver a fantasia e até mesmo a personalidade do alien. O Japonês é simplesmente incrível com todas essas ideias. Acho bacana quando reproduzem até as falhas dos trajes, dando a ideia de que a representação é exatamente daquele personagem como apareceu na série, e não como "deveria ser".

    Gostei da composição com o fundo azul e uma pedra na frente! Dá pra se passar por uma cena saída diretamente da TV! Gostei pra caramba, mas a Bandai tem que dar uma vacilada nas peças pra não tirar 10 na prova! Hehehehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      O visual do alienígena é perturbador. Especialmente se visto à noite. Pena que ele não dá a impressão de ser tão forte e em outras aparições ele acaba como um vilão menor.

      Eu ficava besta de ver o processo de fabricação. Acho que dá para ver procurando por "guts seijin creating". Dá para ver o espírito de artesania do pessoal.

      Tentei fazer o mais fiel possível ao seriado. Ainda bem que não tinha nuvens no original, senão seria trabalho extra. Mesmo assim foi duro porque não podia aparecer o teto do estúdio e algumas vezes tinha que deitar as figuras em 45°. Fazer isso como o Guts em especial foi bem difícil!

      Excluir
  3. Fabuloso .... um dos episódios mais marcantes ...a cena do Seven na cruz e as pessoas se achegando e observando pasmas nunca me esqueci... Infelizmente só tenho alguns trechos dublado desse episódio ... parabéns pela figura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      A fotografia dessa cena é fenomenal, dando bem a impressão de "Nós temos seu herói! Não há mais esperança para vocês!". Toshihiro Iijima foi genial nessa. Tanto que ela é relembrada até hoje.

      Excluir
  4. Show de review!

    Aí está o Alien Guts, que trabalhou antes de se apresentar hehehe!
    Essa cena do Ultra Seven crucificado eu lembro de ver muito em revistas sobre cultura pop japonesa, pelo visto foi algo bem marcante.
    Esse carinha parece bem trapaceiro, não luta justo no mano a mano, só chama os parça! Interessante esse mistério sobre serem vários seres ou apenas cópias, e pelo visto é algo que deixaram para a imaginação dos fãs mesmo.

    O visual dele é bem marcante, e até meio sinistro parecendo uma caturrita alienigena! Eu achava que esses relevos na cabeça seriam tipo veias. E dá pra ver que novamente a Bandai caprichou nos detalhes e texturas. Pior que agora me lembrei daquela figura versão feminina, que é uma gracinha!

    Pena que tem esse problema do peso da cabeça, lembro que eu tinha até comentado sobre esse possível problema no DCV. Acho que esse precisaria de uma base para facilitar.

    Esses processos de criação de criaturas são bem loucos, é quase inacreditável como os caras conseguem até mesmo colocar luzes no traje. Dei uma conferida na criação do Guts e me lembrou bastante as criações do primeiro Star Wars, que os caras faziam milagres com poucos recursos. Haja criatividade e destreza!


    Ah, cuidado ao deixar esses vilões espalhados pela casa! Se aparecer um segundo Alien Guts em algum canto da sua casa, já sabe que estão tramando alguma pra cima de você, só esperando a hora certa hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Essa cena de crucificação é clássica. Foi um jogo de cena muito bonito que ficou para a história. Já o Guts ficou com essa fama de trapaceiro, que fica tramando na surdina, em outras obras. Uma exceção é Kaiju Girls, em que a Guts-san é simpática e até heroica. Embora seja um pouco de "síndrome de herói".

      E o temor foi acertado. A cabeça é pesada e tive que usar bastante as Tamashii Stages. Em outras situações mais extremas eu segurava o pé dele com a minha mão mesmo, que acaba aparecendo em algumas fotos.

      O pessoal daquela época tinha muita criatividade. Mal dava para acreditar que eles tinham tanta técnica para fazer as fantasias. Por isso que eu sempre digo que as séries Ultra são fruto de engenho e arte. Aliás, várias obras de ficção científica são assim. Fazendo a gente pensar em como faziam. E pensar que ainda tem gente da época na ativa usando os recursos de agora... e continuando a fazer milagre.


      Eu só comprei um Guts, mas de vez em quando ele aparece em um lugar onde não tinha deixado. Aí eu volto para onde achei que tinha deixado e lá está ele. Hum... Deve ser o cansaço. Acho que eu preciso de vitaminas, vitaminas, muitas vitaminas...

      Excluir
  5. O arco duplo do Alien Guts foi uma das mais icônicas de Ultra Seven. Pra mim é um dos momentos mais cruciais (sem trocadilho) dos clássicos do tokusatsu, ao lado de outros como a morte de Kamen Rider Black e Jiban, por exemplo. Mais uma figure com os detalhes precisos da versão clássica dos anos 60. Um dos mais ameaçadores das séries Ultra. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, César Filho!

      Os jogos de cena desse episódio são muito bons, assim como a trilha sonora, dando um clima de desespero. O visual perturbador do Guts também ajudou. Plantar a solução no começo foi bem pensado.
      Só faltou uma revanche para valer, com o Guts gigante de novo e por causa disso a vitória não deu uma sensação de catarse. Mas o Ultra Knock valeu a pena.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html