domingo, 22 de julho de 2018

S.H. Figuarts Ultraman Orb Spacium Zeperion


Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do Ultraman Orb em sua forma Spacium Zeperion, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação





1. Informações



Spacium Zeperion é a forma que Gai assume provisoriamente após perder seus poderes como o Ultraman Orb, utilizando-se de cartões com os poderes do primeiro Ultraman e do Ultraman Tiga. O nome vem dos raios especiais de cada um e por um tempo esta foi a forma básica do Ultraman Orb.

Gai conseguiu o cartão do Ultraman ao enfrentar o Maga Zetton no começo do século XX, na Rússia. E o de Tiga foi obtido em um evento antes da série de TV, em 1800 a.C., quando ele visitou a Civilização Ishtar logo ao chegar na Terra, para investigar as ruínas de Kemati Buki ("colina da morte"; local equivalente a Machu Picchu). Gai se banhava nas termas dos Ishtar e lá conheceu uma jovem chamada Dahna, que se tornou sua amiga e passou a cuidar dele (a contragosto do andarilho espacial). E nesse meio tempo, surgiram vários fenômenos estranhos, assim como a misteriosa Seita Maga, liderada pelo Reverendo Nul La Hotep, que anunciava o fim dos tempos pelo "Deus Indescritível Magatanozoa".

Gai  se infiltrou na Seita e enfrentou o monstro Dodongo, cujo poder foi usado por Nul La Hotep, que na verdade era Juggrus Juggler, o rival do herói, para reviver o Magatanozoa. Gai se transformou em Orb e venceu o Monstro Rei Demônio, obtendo o cartão de Tiga. Mas a luta foi tão intensa que transformou a areia do local em vidro e se tornou inabitável. Muitos anos depois, Gai retornou à terra de Ishtar, que acabou se dividindo em várias tribos e se reencontrou com Dahna, já em seu leito de morte devido a velhice. Porém Gai tinha um ciclo de vida muito maior do que os terráqueos e por isso a sua aparência era a mesma de quando os dois se viram pela primeira vez. Tudo o que ele pôde fazer foi segurar a mão de Dahna até que ela morresse em paz com um sorriso no rosto.

A primeira vez em que Gai usou a forma Spacium Zeperion foi em outro evento antes da série de TV, em 1950. Ele foi investigar uma área perto das ilhas Burlesque, na América Central, chamado "O Triângulo de Burlesque" (equivalente ao Triângulo das Bermudas), onde ocorriam estranhos desaparecimentos de aviões e navios. Lá, Gai se encontrou com Mike Scudder, um oficial da organização secreta de segurança nacional Setor 51, que pensou que o viajante fosse um agente comunista e passou a persegui-lo. Mas quem estava por trás de tudo era uma alienígena chamada Biranki, que veio em busca de Juggler e tentou matar Gai usando o Ser Discóide Hungler. Gai usa a forma Spacium Zeperion e eventualmente vence e Biranki foge. Com o mal entendido desfeito, Gai e Mike se tornam amigos e o oficial americano lhe dá uma jaqueta de couro, que é a que Gai usa no seriado. E ao se encantar com o por-do-sol escarlate em Burlesque, o herói assumiu um sobrenome: Kurenai ("escarlate" em japonês). Daí ele se tornou "Gai Kurenai".

Estes eventos são contados na Ultraman Orb Chronicle, escrita pelo diretor Kiyotaka Taguchi e o compositor de série Takao Nakano. (não confundir com Ultraman Orb The Chronicle, que é uma recapitulação da série de TV). Infelizmente eles nunca foram filmados, mesmo com Orb tendo várias séries derivadas.


Uma brincadeira interessante no seriado era a de colocar os títulos de episódios das séries Ultra anteriores em algum lugar do cenário ou nas falas dos personagens. E no final do episódio era revelado na página oficial da Tsuburaya. No primeiro episódio foi "鳥を見た" (Tori wo mita, algo como "Eu vi um pássaro"), que foi o episódio 12 de Ultra Q, que apareceu em uma mensagem de um programa de troca de mensagens pelo celular. Eu mesmo participava da brincadeira e deixava comentado no Crunchyroll quando conseguia descobrir, embora esse elemento tenha desaparecido na tradução.

O conteúdo da caixa. Estão incluídos vários pares de mãos intercambiáveis, dois efeitos de raios e uma peça intercambiável para a Luz de Aviso.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Os trajes dos Ultras da Nova Geração usam técnicas avançadas e por isso não se parecem tanto com fantasias. Assim como no Geed, a produção foi supervisionada pela LSS, o departamento de modelagem da Tsuburaya Productions.

Close da cabeça. Por essa razão, a modelagem é extremamente bem feita. É o próprio Ultraman Orb.

Nesta forma o cristal da testa é púrpura, com detalhes em dourado dos lados.

O corpo lembra o da Orb Origin, mas com vários detalhes em vermelho e púrpura.
Curiosidade: no traje usado nas filmagens, as partes em púrpura são cor-de-rosa, pois por alguma razão, câmeras digitais não pegam bem o púrpura. Tanto isso é verdade, que em todas as minhas fotos de figuras púrpura que eu tenho, elas parecem ser azuis ou tendem para essa cor.

A Luz de Aviso tem detalhes que lembram o item de transformação, o Orb Ring. A placa que cobre os ombros e as costas é semelhante à placa peitoral do Ultraman Tiga, com pintura dourada nos sulcos.

Os braços e pernas são bem simples, com os detalhes em vermelho e púrpura.



Nos pulsos existem detalhes que lembram o Ultraman Tiga.


Comparação como o Orb Origin. A Spacium Zeperion ganha detalhes em púrpura, assim como os outros ornamentos.



Isso mostra bem o conceito de um herói que tem que usar os poderes de outros dois para lutar. Os detalhes que lembram o Tiga chamam a atenção, mas existem algumas partes que se aproximam do primeiro Ultraman, como nos ombros, em que as linhas pretas somem.


3. Articulações


O pescoço se move bem para cima.

E existe o mecanismo no pescoço semelhante ao Geed em que parte da espinha dorsal se retrai ao olhar para cima.

As ombreiras se movem de modo a não interferir nos braços. Mesmo assim eles são um tanto limitados, sendo que os ombros não se erguem tanto e a figura não consegue fechar muito os braços à frente do peito.

O movimento dos pulsos é regular. Mas no meu exemplar a ligação da articulação do braço ficou grudada de modo que não é possível girar.

A mobilidade do tronco é regular.

As pernas se abrem bem para a frente e para trás.

As coxas podem ser giradas, ainda que com quebras de linha.

As pernas têm uma boa movimentação.

Mas no meu exemplar, se dobrar muito a perna ela escapa. Felizmente é fácil recolocar.


O tornozelo tem boa movimentação.


4. Acessórios


Estão incluídos cinco pares de mãos intercambiáveis. Uma das mãos em posição de "lâmina" tem o polegar dobrado, útil para representar algumas poses com mais fidelidade.

Esta peça representa o Anel Superion. Assim como nas representações do Anel Cortante do primeiro Ultraman, a peça é conectada à mão e não pode ser removida.


A peça que representa o Raio Superion. Ela é bem longa e detalhada.

O raio é unido à mão e vai até só a uma parte do braço, como no original.

É só que a figura não é articulada o suficiente para fazer a pose com perfeição. E o raio tem que ficar um pouco torto para poder ficar bonito. A foto da caixa que representa esse golpe usa truques de angulação.

Se for o Raio Zeperion do Ultraman Tiga até que dá, mas...

Está incluída a peça para representar a Luz de Aviso no vermelho piscante. Desta vez ela fica bem firme.

A peça é diferente da que vem com o Orb Origin, a começar pelo formato da conexão.

O diâmetro também é diferente, sendo que um não consegue usar o do outro. Acima é trocado e abaixo é na figura certa.

As mãos do Spacium Zeperion podem ser usadas no Orb Origin. Com isso dá para representar o Raio Origium e o Origium Saucer, embora a cor seja diferente.

Por outro lado dá para equipar a Orb Calibur na Spacium Zeperion. E até combina, dando um ar de cavaleiro.


Ultraman Orb Royal Mega Master?
Experimentei colocar o manto que vem na primeira versão Ultra-Act do Ultraman. Até que não fica ruim.


5. Ação


- Grande Ultraman!
HEAH!

- Poderoso Tiga!
DEAH!

- Concedam-me os poderes da Luz!
FUSION UP!!!

ULTRAMAN ORB! SPACIUM ZEPERION!

- O meu nome é Orb.

- Ilumino a escuridão para combater o Mal!
Curiosidade: para se transformar no primeiro  capítulo sem  ser visto, Gai teve que se esconder em uma cabine de fotos instantâneas. Essas cabines usam um princípio criado e patenteado por Eiji Tsuburaya, o fundador da Tsuburaya Productions.

O primeiro oponente de Orb na série de TV é o Monstro Rei Demônio Maga Basser.
Não tenho o Maga Basser, então vai o Melba.

O estilo de luta da Spacium Zeperion é bem ortodoxa, com arremessos, golpes com a mão em lâmina e chutes.

Assim como o bom e velho Giant Swing.





Orb dispara o Anel Superion, com uma pose que combina a do Anel Cortante do Ultraman com a do Raio Zeperion do Ultraman Tiga.


O monstro alça voo, desviando...





Mas Orb corre, pega o Anel e o joga para cima, acertando o inimigo.



Ultraman Orb é forte...


... mas ele tem o tempo limite de três minutos. Quando só resta um minuto, a Luz de Aviso pisca e os "componentes" da forma se enfraquecem.





- RAIO SUPERION!
A pose é bem parecida com a do Raio Zeperion do Ultraman Tiga, mas com vários efeitos de luz no formato de um "O".


Orb vence o Maga Basser.





- SHUUWATCH!!!
E parte no bom e velho estilo Ultra.


Outra característica desta forma é que ela consegue usar os poderes da Sky Type do Ultraman Tiga e se mover em supervelocidade. Nessa hora, as partem púrpura brilham.


E também é possível usar a superforça da Power Type. Nessa são as partes em vermelho que brilham.


Desde Ultraman Orb os heróis passaram a usar os poderes de dois ou mais antecessores. E os vilões usavam itens parecidos para chamar monstros. De acordo com o diretor Kiyotaka Taguchi, uma das intenções de Orb era estabelecer novos padrões para a franquia e esses elementos são parte dessa reforma.


Junto com o Kamen Rider OOO, que uma vez usou os poderes de dois antecessores. E ambos dizem お借りします (Okarishimasu, algo como "Peço que me emprestem") ao fazer isso. Na verdade, os dois têm muitos pontos em comum, inclusive nos conceitos: andarilhos que perderam alguém importante em uma explosão e tem um "O" no nome.


Agora surgiram Guerreiros Ultra que usam medalhas para se transformar como o OOO. É só que desta vez não foi liberado para fora da Ásia como nos anos anteriores.


Tenho feito de tudo para apoiar, comprando produtos relacionados, mas pelo visto não adiantou. E ouvi dizer que o público para os shows de Ultraman na Anime Friends foi pífio, então talvez seja mesmo o fim das séries Ultra no Brasil. Uma pena...


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Ultraman Orb em sua forma Spacium Zeperion, feita pela Bandai. Foram feitas várias melhorias, como a firmeza na Luz de Aviso, mas surgiram alguns problemas de controle de qualidade, como os pulsos que não giram na conexão com o braço, o que limita algumas possibilidades. E também a perna que escapa com facilidade. O número de mãos intercambiáveis é impressionante e estão incluídas algumas de propósito específico, o que mostra que houve empenho em representar o personagem  de forma fiel. Uma pena que nessa época não tinham sido implementadas as articulações extensíveis nos ombros como no Ultraman Geed, o que permitiria fazer a pose do Raio Superion com perfeição. Mesmo assim é um bom modelo. Ia ficar só com a Orb Origin, mas não me arrependo de ter comprado esta forma.

8 comentários:

  1. Fala, Usys!

    Cara, que post bacana! Não sabia dessas histórias anteriores à série original. Isso saiu somente em texto, não foi?

    O Gai me lembra o personagem Highlander, cuja triste sina era ver suas amadas morrerem de velhice, enquanto ele permanecia jovem eternamente. Por isso ele não se permite envolver muito com a Naomi. Sabendo o que ele passou, fica fácil entender por quê ele não quis nem "tirar uma casquinha" com a líder da SSP. Ele tem que ser meio desapegado para não sofrer, pois acaba vendo as pessoas que gosta morrerem ao longo do tempo.

    Falando sobre a figura, a representação é sensacional. A Orb Origin eu já acho fantástica. O design da Spacium Zeperion é bacana, pendendo mais para o Tiga. O personagem teve já várias produções em pouco tempo e estou aguardando seu retorno em R/B. Aliás, eu olho o logo de Ultraman R/B, com aquela esfera ao fundo, grudada na sigla R/B e não tem como não ler "ORB".

    O que eu desconfio é que Gai é o "Dan Moroboshi" do novo milênio, no sentido de ser um ator completamente associado ao personagem, que por sua vez ocupa uma posição central no Universo Ultra. Só o tempo dirá.

    É isso. Excelente matéria, ótimas fotos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Esqueci de mencionar, mas essas histórias são parte da Ultraman Orb Chronicle, que acabou não saindo do papel e aparentemente foram mencionadas naquela série de recapitulação da série, a Ultraman Orb The Chronicle (que confusão de nome!). Pena que eu acabei não vendo. Achava que não precisava, pois tinha no Crunchyroll...

      Bem notado aquilo do R/B ser parte de "ORB" e ter a Luz de Aviso formando o "O". Deve ter alguma coisa, mas infelizmente não dá para ver por aqui. Só que no fundo ainda não perdi a esperança. A Tsuburaya não ia dizer "espere mais um pouco" a toa.

      O Hideo Ishiguro também fez um trabalho marcante em Kamen Rider Den-O e ainda tem gente que associa o personagem Kai a ele. Mas é inegável que é impossível dissociar o Gai do ator. Ele falava coisas legais nos quadros de perguntas nos shows da Ultra Festival. E o papel de um "andarilho espacial" é bem conveniente para trazê-lo de volta várias vezes. Tomara que ao menos ele volte no especial de cinema do R/B junto com o Geed.

      Só que eu sinto que quem pegou gosto pela coisa mesmo, especialmente tokusatsu foi o Takaya Aoyagi. Falando nele...

      Excluir
    2. Ah, eu vi que você já tem o Juggres Juggler da SH Figuarts. Esse eu aguardo ver também! E o Takaya Aoyagi é incrível. O que ele fez no capítulo final do Orb foi digno de um grande ator.

      Abraço!

      Excluir
    3. É isso aí! Vou ver se consigo fechar o "Mês do Ultraman" com ele. Espero ter a habilidade para isso...

      Excluir
  2. Show de review!

    Bem legal o conceito dessa forma, é praticamente uma celebração ao universo Ultra!
    E que bela figura, é interessante como essa forma parece bem diferente do Orb Origin, mas olhando as duas figuras juntas dá pra perceber que as diferenças são poucas, mas que as partes com cores diferentes causam grande impacto. Acho que essas ombreiras deram um toque bem legal no visual.

    Uma pena que ele tem alguns problemas de controle de qualidade, mas pelo menos não é nada grave, e tem uns extras legais para compensar. Essas peças de efeito são ótimas! E ele ficou bem legal com a espada e o manto!
    Como sempre, as sequências de ação estão show! Sinto que essa foto do tempo limite com os componentes enfraquecendo deve ter dado um bom trabalho, botar as posições certas nas dimensões certas, já tentei fazer uma imagem assim e demorei um monte!

    Que pena que o Ultraman Orb não deu certo no Anime Friends. Será que foi por falta de divulgação? Porque parece que o público do painel do Bin Furuya e do Kenji Ohba na CCXP do ano passado foi bom, e teve uma boa divulgação antes do evento. E tem até vídeo do Bin Furuya se divertindo com o público https://www.youtube.com/watch?v=3x_M1HqBfdc

    E caramba, eu não tinha percebido a semelhança da história com Highlander até ler o comentário do Alexander Nagado! O drama do personagem é bem parecido mesmo, bem legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      De fato ele foi feito em comemoração ao cinquentenário do primeiro Ultraman e aos 20 anos de Ultraman Tiga, que foi o recomeço da franquia. Então nada mais apropriado do que juntar os dois.

      A figura é muito boa, mas a Bandai tem mesmo que rever o controle de qualidade. Insisto bastante nisso ao responder a enquete. Pelo menos desta vez é contornável. E agora que eu me lembrei que tinha um desenhista fã das séries Ultra que fez uma repaginação do Orb representando como se fosse um cavaleiro (https://twitter.com/MUGI30007073/status/962592038595133441). Acho que inconscientemente peguei de lá.

      A dos componentes enfraquecendo é uma daquelas que achei que ia ser fácil, mas foi a que deu mais trabalho. Ainda bem que a posição das pernas do Ultraman milagrosamente ficou parecida com a do Orb e com isso deu para colocar com certa facilidade. O Tiga eu já tive que girar e cortar algumas partes. Já a transformação foi mais fácil do que imaginava.

      Essa do Anime Friends foi só um comentário que eu vi por aí. Gostaria que aparecesse alguém desmentindo, mas até agora nada. E legal ver o Bin Furuya em ação! Demorei um tempão para treinar e fazer a curvatura que ele faz com a mão esquerda para a pose do Raio Spacium.

      Nunca tinha pensado nessa comparação com o Highlander. Mais uma que o Nagado percebeu! E pensar que de certa forma, o único que talvez possa entender o Gai é justo o seu maior rival. Vou ver se consigo fazer as fotos a tempo.

      Excluir
    2. Opa, eu de novo!

      Um amigo fez um registro em vídeo da parte sobre Ultras no Anime Friends:

      https://youtu.be/5z8W-Mrxjig

      Excluir
    3. Desmentido aceito!

      O show foi bem luxuoso! Tinha até um vilão que eu não conhecia! E ainda bem que eu não estava no show, senão ia dar um jeito de capturar o Eleking e levar para casa, quando ele desceu do palco!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html