domingo, 29 de julho de 2018

ULTRAMAN Suit B-Type


Saudações.

Desta vez vou falar da figura de Shinjiro Hayata, trajando a ULTRAMAN Suit B-Type, que vem no pacote especial do Vol. 12 de ULTRAMAN, por Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi.


1. Informações


Obs.: Pacote especial só disponível no Japão e não é distribuído pela Editora JBC.
Obs. 2: Pode conter revelações sobre os rumos da trama.



1. Informações



Os poderes Ultra de Shinjiro se desenvolveram bastante e o Traje ULTRAMAN já não conseguia mais acompanhar suas movimentações, chegando a ser até um peso morto. Nisso, Mitsuhiro Ide desenvolveu um novo traje, com diversas melhorias como o uso de materiais mais leves e resistentes, aperfeiçoamento dos servomotores de apoio e a inclusão de armamento adicional. O novo traje foi chamado de "B-Type" e o anterior passou a ser o "A-Type".

Os servomotores instalados são os mesmos da Ace Suit, feita por Yapool, empregando tecnologia alienígena. E ainda, se tornou possível teleportar o traje para o corpo de Shinjiro, como é feito com Hokuto e Jack.

Um dos armamentos adicionais é o Spacium Slash, uma lâmina de energia em forma de círculo, gerada por emissores na palma de Shinjiro. Ide havia dado um nome mais impróprio, mas que acabou sendo rejeitado. E outro armamento será um enorme rifle, o Mars 133R.


O traje aparece pela primeira vez no volume 12 de ULTRAMAN. E foram colocadas várias referências nele, como o Spacium Slash, que é baseado no Ultra Slash do Ultraman. O nome primordial do golpe do herói clássico seria 八つ裂き光輪 (Yatsuzaki Kourin),  que acabei traduzindo como "Anel Cortante", mas que poderia ser "desmembrador", "decepador". Existe um boato de que a palavra 八つ裂き teria se tornado imprópria para ser usada em lugares públicos no Japão e por isso teria sido necessário mudar o nome do golpe para "Ultra Slash". Mas isso não é verdade, tanto que o golpe é chamado de Ultra Slash em Ultra Fight, nas partes em que eram usadas cenas da série clássica. Não havia uma definição sobre o nome do golpe e por isso são usados esses dois. A mudança de nome do ataque em ULTRAMAN se baseia nessa história.

E o Mars 133R (マルス133改, MARS133Kai no original; adaptação feita por mim mesmo) se baseia no Mars 133 que aparece na série clássica, que seria um rifle que dispara um raio com a mesma força do Raio Spacium do Ultraman, feito por Ide. O "R" seria uma versão reformada dessa arma.

A história tomou um rumo bastante inesperado neste volume, com um evento que não poderia ser usado nas séries voltadas a todas as idades. Foi uma grande ousadia e quase uma afronta por parte de Shimizu e Shimoguchi, que fez a história ficar bem mais interessante. Mas não ouso falar mais do que isso, pois qualquer comentário sobre este volume revelará muito sobre o futuro da série, que atualmente está no volume 10 no Brasil.

No pacote só vem a figura e mais nada, nem mesmo uma base. A figura, mais uma vez, foi feita pela Bandai.

2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. A pose é estática, mas desta vez é mais elegante, com Shinjiro olhando levemente para o lado.

Close da cabeça. A modelagem é muito boa, com vários detalhes.

O protetor da garganta e a "espinha dorsal" acompanham o movimento da cabeça.

A escultura do corpo é intrincada e desta vez existem mais detalhes em  vermelho.

A placa peitoral, com a luz, que indicava a atividade dos limitadores no primeiro traje. Quando eles são desligados, a luz ficava vermelha. Mas no B-Type ainda não foi revelado se essa característica foi mantida.

Detalhe da "espinha dorsal", formando um "S", como tem que ser para a figura ficar de pé decentemente.

E existem as partes que seriam flexíveis, mas que no A-Type foram resistentes o suficiente para suportar o impacto de uma bala de Dagarret, disparada a queima-roupa pelo Ace Killer. A B-Type deve ter um material ainda melhor.

Os braços têm uma escultura intrincada e não são muito diferentes da A-Type.

O grande diferencial é o emissor na palma da mão, que gera o Spacium Slash.

As pernas são esculpidas com todos os detalhes.

Detalhe do joelho.

As botas usam cintas para unir os dois lados da couraça.

Comparação com a A-Type. À primeira vista a diferença é só na coloração, mas nos conceitos é mostrado  que as mudanças não foram só cosméticas.

A denominação do traje seria uma referência aos três tipos de máscara do Ultraman usados nas filmagens da série clássica. Desta vez o rosto não sofreu modificações em relação ao anterior.

Na B-Type o disparador do Raio Spacium não é tão bem representado  quanto no A-Type. Mas esse ataque em si continua existindo.

As pernas também não são muito diferentes. Mas a figura da B-Type tem muito mais estabilidade e não cai a toa.

A coloração da B-Type é mais próxima do primeiro Ultraman.

Junto com a figura do Moroboshi, da mesma linha. A diferença de altura é representada.


3. Galeria


A mudança de pose fez com que a figura ficasse muito mais fotogênica. Um pequeno detalhe pode fazer a diferença.

Mais algumas fotos com o Moroboshi.

Pena que não incluíram peças de efeito para mostrar a maior característica do novo traje. O jeito é me virar com um editor de imagens...


E esta foi a apresentação da figura do traje ULTRAMAN B-Type que vem no pacote especial da versão japonesa do volume 12 de ULTRAMAN. Foram feitas várias melhorias em relação à primeira versão, e que tiveram bons resultados. A pose, apesar de estática, ficou muito melhor, dando mais vida ao modelo e fazendo com que ele ficasse mais convincente. E a maior deficiência do primeiro modelo, que não ficava muito firme de pé e caia a toa, foi resolvida. Ia ser melhor se viesse com o Spacium Slash ativado, mas talvez isso encarecesse demais  o produto, que é apenas um extra para a compilação da série em quadrinhos.



A apresentação desta vez era para ser a da versão S.H. Figuarts do Juggrus-Juggler, o rival do Ultraman Orb. Mas decidi adiar, pois esta semana devo receber o Blu-ray do filme do Ultraman Geed e soube que Juggler terá um papel de destaque. Quero mostrar o máximo possível do personagem e por isso tomei essa decisão. Por esta razão, o "Mês do Ultraman" será prorrogado.





OK! Na verdade foi porque não consegui administrar o tempo para fazer as fotos do Juggler! Admito minha inépcia e peço desculpas a todos que esperavam pelo personagem, que é um dos melhores da franquia. 😓

4 comentários:

  1. Fala, Usys!

    Então, o Jack já usa armadura também? Essa eu não sabia, estou atrasado, ah ah. Com as armaduras sendo teleportadas, as coisas vão ficando mais interessantes. Será que veremos algum "expansor molecular" (ou algo assim) fazendo os heróis virarem gigantes em algum momento?

    Uma grande série. Pena que aqui no Brasil deve ter um público bem modesto. Então, nem dá pra sonhar com um brinde desse tipo. Seria espetacular, mas nosso mercado não comporta um mimo desse nível. Ficamos nos marcadores de página e pôsteres, quando muito.

    Ótimo post, deu vontade de reler o que já saiu até agora.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      A armadura do Jack aparece no volume 10. Como foi feita nos Estados Unidos, ela ficou bem... "Powered". E pelo andar da carruagem não sei se o Shinjiro vai precisar de um expansor molecular. Não. Ele ainda não ficou gigante, mas agora bem que está precisando.

      E pensar que eu comecei a ler depois de saber que o volume 5 vinha com uma figura. Mas os custos de produção e importação de um item assim seriam muito altos e fazer um pacote especial nesse sentido no Brasil é inviável. Se ao menos disponibilizassem digitalmente aquela Motion Comic do Hokuto ou o clipe da Rena...

      Excluir
  2. Show de review!

    Ainda não cheguei nessa parte do mangá, mas logo vi que o Shinjiro acabaria ganhando algumas modificações na armadura, pois já estavam comentando que ela estava ficando ultrapassada.

    Tá bem legal essa figura! É praticamente um Figuarts ZERO. Só uma pena que não vem base, mas pelo visto a figura consegue se manter de boas. E dá pra ver que a coloração desse novo modelo lembra muito o primeiro Ultraman, mesmo. Tem até o pescoço vermelho! Mas confesso que ainda acho o visual anterior mais legal.

    Já prevejo que deve vir figura articulada nova com esse visual aí e novas peças de efeito. Lá vem mais tentação! Pior que alguns dias atrás encontrei o primeiro Ultra-Act X S.H. Figuarts em uma loja daqui, cheguei a ficar com a caixa na mão, com a carteira tremendo no bolso! Só não peguei porque estava muito caro, mas vontade não faltou hehehe.

    Pô, bem que a JBC podia fazer umas edições especiais assim, mesmo que fossem bem limitadas e exclusivas de HQ shops e livrarias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Também desconfio que vão fazer algo nesse sentido. Uma nova versão articulada. Por mim tudo bem, desde que coloquem todos os acessórios desde o começo. Embora já tenham anunciado um kit de montar articulado. Mas não sei se tenho as manhas de montar decentemente.

      Então tem por aqui a versão Ultra-Act X S.H. Figuarts?! Realmente o primeiro modelo tem umas deficiências. Se ao menos fosse o Moroboshi... É só que o sistema de articulações dos ombros requer cuidado e prática para usar. O Ace já não tem tantos problemas.

      Quem sabe um dia, se o mangá fizer sucesso não façam algo do tipo Álbum de Luxo com uma dessas? Ia ser bem caro, mas provavelmente teria gente que comprasse. Mas o que eu queria mesmo é que soltassem o DVD que veio no Vol. 8. E tenta retomar pelo menos a partir do Vol. 11, que lá o Moroboshi mostra o que é ser poderoso!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html