domingo, 8 de julho de 2018

S.H. Figuarts Ultraman Geed Primitive


Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do Ultraman Geed em sua forma Primitive, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Ultraman Belial destruiu o universo usando a Bomba de Erradicação Super Dimensional. Os Guerreiros Ultra em vão tentaram impedir isso, mas graças à intervenção do Ultraman King, o universo foi restaurado. Esses eventos ficaram conhecidos mais tarde como Crisis Impact, que se tornou uma vaga lembrança entre os habitantes desse universo.

Riku Asakura é um jovem de 19 anos que vive na cidade Hoshiyama. Ele é órfão, encontrado perto do observatório da cidade e foi criado pela família Aizaki. Moa, filha do casal Aizaki, lhe ensinou uma frase que se tornou sua filosofia de vida: "Gente parada dorme no ponto", que Riku abreviou como "Geed". E desde a infância ele é fã de seriados de Super Heróis, sendo que seu favorito é Don Shine.

Ele trabalhava na loja de doces Ginga Market e morava na Pensão Gingasou junto com um menino Alien Pegassa chamado Pega, que é seu amigo desde que estudava no Ginásio. Mas um dia, a cidade foi atacada por um monstro e Riku descobre uma base secreta no observatório onde ele foi encontrado. Lá, Riku consegue da inteligência artificial, chamada por ele de "REM", um artefato que lhe permite usar cápsulas que contêm os poderes de Guerreiros Ultra aos pares, combinando seus poderes. Nisso, ele assume o nome de Ultraman Geed, mas também descobre que é filho de Belial.

Agora, Riku deve enfrentar seu destino, mas terá a ajuda de Pega, Moa e da habilidosa lutadora Raiha Toba, que teve seus pais mortos pelo ataque de um monstro. E ele também pode contar com a ajuda do Ultraman Zero, arqui-inimigo de Belial, sendo que o herói entra no corpo de Reito Igaguri, trabalhador assalariado comum, pai de família e um tanto atrapalhado, mas de bom coração. Porém Riku ainda não sabe que tudo é uma conspiração do  misterioso Kei Fukuide, na fachada um  famoso escritor de ficção científica, que guarda um terrível segredo.


Ultraman Geed estreou no Japão em 08/07/2017 e foi exibido no Brasil pelo site Crunchyroll em 07/07/2017, devido ao fuso horário. O diretor principal foi Koichi Sakamoto, nome consagrado do Tokusatsu que participou ativamente da criação do seriado, inclusive dando sugestões das formas do herói. Também foi dele a ideia de Riku ser fã de Tokusatsu. Ele ainda revela que foi intencional colocar vários alienígenas de Ultra Seven no seriado, uma vez que nesse ano foi comemorado o cinquentenário do herói.

Para a composição de série foi chamado Hirotaka Adachi, escritor renomado que usa o pseudônimo Otsuichi. Ele não era versado nas séries Ultra, mas ficou sabendo delas por seu filho, que via Ultraman X.  A partir daí, Adachi viu Ultra Seven, junto com Ultraman Orb e gostou. Ele conta que no começo, a intenção era fazer uma série de ficção científica dura e até assustadora como Ultra Seven, mas a Tsuburaya Productions pediu algo mais alegre. Mesmo sem muita autoconfiança, pois não sabia se conseguiria, ele aceitou o trabalho. Outra intenção era a de fazer algo baseado nas obras de Arthur C. Clarke, especialmente O Fim da Infância. E de fato, ele colocou várias referências à Ficção Científica nos conceitos e nos nomes dos personagens. O nome de Riku Asakura, por exemplo é baseado em Arthur C. Clarke (se pronunciaria "Aasaa Kuraaku" em japonês, daí "Asakura"). "Raiha Toba" viria de Robert A. Heinlein e "Moa Aizaki" viria de Isaac Asimov. Adachi também comenta que existem muitos conceitos que foram abandonados no meio do caminho e que acabaram sendo retomados, como a nave Neo Britannia e o Orgão Sturm. E havia uma história rejeitada em que Riku viajaria no tempo e veria quando foi abandonado no observatório.

Riku foi interpretado por Tatsuomi Hamada, ator que trabalha desde a infância, e um prodígio no ramo. Hamada é fã das séries Ultra, em especial Ultraman Cosmos e seu Guerreiro Ultra favorito é o Ultraman Justice. Sendo assim, ele teve bastante sintonia com o personagem, que também é fã de seriados de Tokusatsu. O amor de Hamada pelas séries Ultra é tão ardoroso que ele gasta bastante tempo em entrevistas falando delas (como nesta em que ele mexe na figura) e teve longas conversas sobre o assunto com o diretor Sakamoto, que chegou a dizer que Hamada era seu filho perdido. E Hamada chorou no evento de encerramento de Geed, tendo de ser amparado pelos seus colegas de elenco.

O ator que vestia a fantasia do Ultraman Geed era Hideyoshi Iwata, que também interpretou o Agente Zena no seriado. Nesse caso, ele fazia as cenas sem demonstrar expressões e nem mexia a boca, pois o personagem falava por telepatia. A voz era de Shintaro Asanuma. Iwata foi escalado por ideia de Sakamoto

A série está disponível no Crunchyroll e recomendo. E no Blog Sushi POP, de Alexandre Nagado, existem várias matérias sobre o seriado, das quais também recomendo a leitura:

Ultraman Geed - Primeiras informações
Ultraman Geed - A estreia se aproxima!
Ultraman Geed - Entre a Luz e as Trevas!
Ultraman Geed - O fim e o futuro
Ultraman Geed - O Filme: Conecte os desejos!

Leia ainda estas sobre o próximo trabalho de Tatsuomi Hamada, com o diretor Koichi Sakamoto e outra falando da maravilhosa Chihiro Yamamoto, que interpretou a Raiha😍:

Mob Psycho 100 - O mangá
Chihiro Yamamoto - Graciosa e mortífera!



O conteúdo da caixa. Estão incluídas mãos intercambiáveis, uma peça de efeito, uma Luz de Aviso e o folheto de instruções, assim como um de propaganda da versão S.H. Figuarts do Regresso de Ultraman, igual ao que veio no Alien Guts.

2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. O modelo foi feito com supervisão da LSS (Light Sculpture Studio), o departamento de modelagem da Tsuburaya Productions e por isso a representação é perfeita.

Close da cabeça. Os olhos lembram o de Belial (e isso é apontado no seriado), mas não tem a boca rasgada como se fosse um sorriso maligno. 

A representação da máscara é tão perfeita que tem esse detalhe na parte de trás da crista, que é bem difícil de notar.

Debaixo dos olhos existem delineamentos que representariam as frestas da máscara por onde Iwata olharia.

A forma Primitive é uma fusão do primeiro Ultraman com o Ultraman Belial e isso é bem mostrado no visual. É como se os detalhes em preto, que representam Belial, envolvessem a forma do Ultraman, que é prateado com detalhes em vermelho.

No peito existem protuberâncias e também a Luz de Aviso, que tem o formato  de uma cápsula, condizente com o item usado para a transformação.

A "espinha dorsal" tem protuberâncias agudas, semelhantes à de Belial.

Os ombros são simples, mas no braço existe uma protuberância em forma de barbatana que lembra a de Belial.


As pernas são simples. Os detalhes em vermelho e preto são moldados e não só pintados.


3. Articulações


O pescoço tem boa mobilidade.

Um sistema interessante é que uma parte da "espinha dorsal" se recolhe ao erguer a cabeça, o que faz com que não se quebre a uniformidade.

A base do pescoço tem uma articulação extra que permite que o personagem olhe para baixo e para os lados.

Os ombros e os braços têm um movimento muito bom. São incrivelmente fáceis de usar.

Nos ombros também existem  articulações extensíveis, que permitem que o modelo consiga juntar os pulsos à frente do peito.

Dobrando um pouco as articulações dos cotovelos permite que eles sejam levemente girados na conexão.

O movimento dos pulsos é regular. Sem nada de especial a se notar.

O tronco não se mexe muito para trás, mas a inclinação para a frente é muito boa. E isso será bem útil.

A abertura das pernas é excelente, sem faltas e sem exageros, bem natural.

As pernas são fáceis de se mover.

Os tornozelos se movem bem, dando estabilidade ao modelo.


4. Acessórios


Estão incluídos quatro pares de mãos intercambiáveis.

A Luz de Aviso pode ser trocada por outra para representar o vermelho piscante (no modelo ficou rosa).

Para fazer a substituição é preciso pressionar a peça pelo alto para que a parte de baixo  se projete para fora.

A peça tem um lado certo para ser colocado. O com dentes maiores deve ficar por baixo. No meu exemplar a peça é frouxa e escapa com facilidade.

Peça de efeito do Wrecking Burst.

A peça é bem longa, mas não é muito pesada.

O raio é parte integrante da mão.

A modelagem é interessante, parecendo que o raio Spacium (azul) do Ultraman é envolvido pelo raio Deathium (vermelho) de Belial.

A pose é a do Raio Spacium do Ultraman (que é quase a mesma do Raio Deathium de Belial). Ela é difícil de se fazer em figuras articuladas, mas os sistemas usado no Geed permitem que seja feita com  relativa facilidade.


5. Ação


- You Go! I Go! Here we Go!
Riku instala as cápsulas de Ultraman e Ultraman Belial e faz a leitura com o Geed Riser.
- Preparado para o que der e vier!

- HAAAA!!!

-HA!

- GEEEEED!!!
ULTRAMAN!
ULTRAMAN BELIAL!

ULTRAMAN GEED! PRIMITIVE!

A forma Primitive, como seu nome diz, tem um estilo de luta selvagem, sem se prender a um determinado estilo. A pose básica (uma delas), com o corpo arqueado, representa bem isso.

Um movimento bastante usado pela Primitive é o pulo com agarrão seguido de joelhada.

No começo, Riku não dominava seus poderes e deu um pulo enorme, sem controle.

Riku só pode ficar nessa forma na Terra por três minutos e quando o tempo está se acabando, a Luz de Aviso começa a piscar. É preciso vinte horas para que a energia se recarregue e ele possa se transformar de novo.

O raio especial da Primitive é o Wrecking Burst. A cena em que o raio é usado pela primeira vez é impressionante, com a câmera circundando o personagem. Isso foi feito utilizando-se uma plataforma giratória e computação gráfica. Fiz as fotos seguindo esse raciocínio.

A Primitive também é bastante ágil, sendo capaz de desviar de ataques inimigos e golpear com chutes.

A Primitive é capaz de voar, com alta manobrabilidade e velocidade. Do ar é possível usar um raio cortador, o Wrecking Ripper.

E ainda há a Geed Barrier. Riku consegue avançar com ela ativada.

Wrecking Roar. Uma poderosa onda supersônica emitida da boca. Talvez uma referência a um conceito rejeitado do primeiro Ultraman, que também soltaria ácido pela boca.

Riku tem de enfrentar os Darklopses Zero. Por serem robôs, eles são muito resistentes, a forma Primitive não tem força o suficiente para causar danos.

Nisso, surge o Ultraman Zero para ajudar.

Isso será valioso para Riku. E o próprio Zero aprende várias coisas sobre a Terra ao entrar no corpo  de Reito.
O roteirista Adachi revela que no começo, Zero atacaria Geed devido à sua semelhança com Belial. Mas Sakamoto explicou a Adachi que Zero já havia se desenvolvido o bastante para se tornar um "irmão mais velho" para Riku e pensaria antes de fazer algo assim.

O inevitável confronto com Belial.

- Venha comigo, meu filho.
Ele quer Riku por alguma razão. Uma razão egoísta.

Belial é forte demais e leva a  luta para um lamaçal.

Belial finalmente consegue capturar Riku?
O diretor Sakamoto comenta que a luta na lama foi ideia dele. E se sujar gradualmente significaria que Geed cada vez mais pendia para as Trevas.

Pais e filhos. Junto com Shinjiro, que é filho do primeiro Ultraman.

Os dois têm vários pontos em comum e se eles se encontrassem, talvez se tornassem bons amigos.

A pose do Wrecking Burst lembra bastante a do Raio Spacium de Shinjiro, com as mãos sem muita segurança. Sakamoto comentou uma vez que queria dirigir uma versão live-action de ULTRAMAN e suponho que isso tenha influenciado a criação de Geed. O diretor costuma dizer de onde tira suas ideias, sendo que ele admitiu que a forma Solid Burning de Geed foi inspirada no Homem de Ferro. Mas desta vez ele não mencionou a série em quadrinhos ULTRAMAN.

De certa forma, heróis da segunda geração. Os filhos de Belial, Ultraman e Ultra Seven.

- Não pude proteger nada! Eu não mereço ser Ultraman!
Apesar de tudo, Riku é um tanto imaturo e se comporta como alguém de sua idade. Como no especial de cinema.

- Saiba que o Ultraman não é um ser perfeito.
Nisso, ele recebe a ajuda de Gai Kurenai, o Ultraman Orb.

Os heróis do especial de cinema... mas ainda falta um. É que ainda não abri. O DVD e o Blu-ray do filme logo devem ser lançados. E estou ansioso para ver.


Tatsuomi Hamada anteriormente representou o menino Nao em Ultraman Zero - O Filme - A Vingança de Belial. Nessa, ele assumiu o controle do Jean Bot, através de um sistema que rastreia seus movimentos. A Ultimate Force Zero aparecerá no filme e quem sabe não haja uma referência nesse sentido?


Encontro com o ídolo (ou quase). Nessas horas que eu precisava do Ultraman Justice... Se bem que o Cosmos é um dos componentes da forma Acro Smasher. Os movimentos de Tai Chi Chuan dessa forma foram ideia de Sakamoto.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Ultraman Geed, feita pela Bandai. De todas as figuras da linha que representam os Guerreiros Ultra, esta foi a mais fácil de usar até agora. O  sistema de articulações é competente e permite fazer várias poses. A falta de peças de efeito é contornável, embora a Wrecking Burst seja o suficiente, devido ao impacto visual do golpe. E o número de mãos intercambiáveis é adequado, incluindo uma relaxada e outra para poses. Não tenho do que reclamar nesse quesito. Só que a Luz de Aviso não fica muito bem presa e acaba caindo com facilidade. Só esse ponto me incomodou. No total uma excelente figura de um excelente personagem de um excelente seriado.





- Oiê! Você também perdeu o controle dos seus poderes e deu um pulo muito alto?
- Pois é. Como é que a gente desce daqui?
- Ih, sabe que eu não sei?

6 comentários:

  1. Fala, Usys! Excelente apresentação e as fotos ficaram sensacionais! A figura parece realmente ter uma grande qualidade e suas fotos valorizam ainda mais o produto.

    Os "New Generation Heroes" não me impressionaram muito no começo. Ginga achei bem mais ou menos. Ginga S foi mais legal e gostei muito do Victory. Ultraman X teve uma das equipes mais legais e a interação de Daichi e X era muito legal. Agora, Orb me fez dar um pulo da cadeira. Humor, drama e ação na medida certa, com personagens tão bons quanto os clássicos, até com mais profundidade. Eu não me empolgava tanto com um tokusatsu desde os anos 80 e 90. Pra mim, poderia até ter parado no Orb. Aí, veio o Geed. Desde o começo, gerou muita expectativa e elas foram plenamente compensadas. Que elenco! Que direção! E histórias empolgantes com personagens carismáticos. O surgimento do Royal Mega Master e os dois capítulos finais são verdadeiras obras de arte do tokusatsu, de tão bem dirigidas.

    Geed foi épico demais, até superando o Orb. Talvez por isso eu esteja meio desapontado com R/B, mas tudo bem, expectativa é a gente que cria. E eu espero que Geed ainda seja mais aproveitado no Universo Ultra, não apenas pra aparecer pra ajudar em alguma luta de algum filme, mas com participação efetiva. O personagem Riku Asakura é muito bom e gostaria de ver o Geed indo conhecer M-78. Imagine ele andando no meio dos Ultras, sendo visto com desconfiança. E como ele teria a aprender se o Leo treinasse ele, por exemplo. Merecia outra série, nem que fosse uma minissérie para vídeo.

    É isso, aguardo as próximas postagens.
    Abraço!
    (E obrigado por sempre recomendar o Sushi POP.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Ginga teve um inimigo muito mais poderoso que Dark Lugiel: a falta de verba. Dava para ver isso claramente, mas ainda assim conseguiram trazer as séries Ultra de volta à TV e com uma curva ascendente na qualidade. R/B pode ter caído um pouco, mas é que o diretor não é nenhum grande nome. Mesmo assim vou ver até o final. Mesmo porque se eu perder um capítulo agora, aí já era.

      Tatsuomi Hamada já me impressionava desde o filme do Ultraman Zero. E toda vez que diziam "Riku, como você cresceu" eu ficava balançando a cabeça, fazendo um "sim". Espero que ele se dê muito bem na carreira e sempre volte para ser o Riku. Quem sabe em um "Ultraman Geed Chronicle". Acho que vai ter, para poder exibir o filme. Um "Ultra Fight Geed" seria uma boa pedida.

      Essa apresentação foi feita nas coxas, na pressa. Mas pelo menos o Wrecking Burst eu queria representar de qualquer jeito. E foi nessa que usei toda a minha força. Aqueles vídeos de making do filme do Ginga S vieram bem a calhar e me pouparam bastante trabalho.

      Um de meus lemas é "Falo do que sei. O que eu não sei, deixo para (jogo no colo de) quem sabe". E não conheço nenhum outro blog que saiba tanto sobre o Geed quanto o Sushi POP e de forma organizada. Então é isso aí!

      Excluir
  2. Como o tempo passa rápido! Um ano se passou da estreia dessa grande série Ultra. Ultraman Geed realmente deixou saudades e seus personagens eram bem carismáticos. E que legal saber sobre essas curiosidades de bastidores da série e suas referências. Apesar do Otsuichi ter tido pouco contato com a franquia, ele conseguiu fazer o roteiro com primazia. E Tatsuomi Hamada, além de se destacar como um talento promissor, mostra que tem amor pela franquia Ultra.

    Parabéns por mais essa preciosa matéria, Usys-san! :D

    Schwatch!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, César Filho!

      Geed foi uma série surpreendente, com um conceito ousado e que deu certo. E talvez o fato de se ser alguém de fora do ramo permitiu ao Otsuichi fazer experimentações com os conceitos. Ele mesmo aprendeu bastante com essa experiência e percebeu que um roteirista é alguém que oferece apoio ao diretor.

      Eu sou fã do Hamada. Esqueci de dizer, mas ele também foi o Capitão Marvelous quando era criança, naquele filme com o Gavan. Ou seja, o garoto nasceu para o trabalho. Ele mesmo conta que tem mais aqueles bonecos de Soft Vinyl, mas se maravilhou com a S.H. Figuarts. Ele vai levar a Royal Megamaster e o Belial Atrocious e pediu para fazerem a forma favorita dele: a Magnificent.

      Excluir
  3. Show de review!

    Esse tem um visual bem impactante! Esses desenhos em preto e vermelho dão um aspecto bem badass pra ele, e me chamou a atenção que nas costas parece até que há um desenho de asas de morcego. Os olhos também são bem legais, com um estilo um pouco mais furioso. Lendo a descrição do personagem dá para entender o motivo para esses elementos.
    Esse raio é bem sinisto, com isso dá pra ver que o personagem tem um conceito de luz e trevas interessante. Deve ser legal como um personagem fã de heróis lida com isso. E essa sequência de fotos do raio ficou show!

    Com esse salto descontrolado o Riku me lembrou direto o Shinjiro do mangá, acho que por isso achei ainda mais legal quando você mencionou que eles têm bastante coisas em comum hehehe. E seria legal ver um Crossover do Geed lutando ao lado do Luke Skywalker contra o Belial e o Darth Vader, os filhos contra os pais das trevas XD

    Gostei bastante da premissa e do elenco desse Ultraman Geed, vou botar na minha lista! Acho que o fato do Tatsuomi Hamada ser apaixonado pelo trabalho dá ainda mais vontade de assistir, pois é muito melhor quando vemos algo feito com muito gosto. Esse cara com certeza já tem a figura na casa dele hehe!
    Tinha visto essa matéria do Sushi POP sobre a Chihiro Yamamoto, ela é impressionante! É bom ver mais garotas ganhando espaço nesse meio de artes marciais tão dominado pelos homens. Fico imaginando como seria demais um filme dela ao lado da Gina Carano, duas garotas belas e habilidosas quebrando tudo e todos! Pena que elas falam idiomas diferentes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      É! Não tinha notado essas asas de morcego! Mas ao contrário do aspecto ameaçador, o Riku é muito gente boa. Meio desleixado, mas tem um coração de ouro. E a forma humana dele é totalmente diferente da Ultra.

      Aqui na Casa os dois já são amigos de longa data, como foi contado na fotoestória. É só que o Riku ainda não sabe de sua linhagem. E um dos conceitos para se fazer o Belial era o Darth Vader, como conta Yuji Kobayashi. Especialmente o aspecto dele ter caído nas Trevas.

      Ultraman Geed é muito bom e recomendo ver. A Chihiro Yamamoto é simplesmente maravilhosa e ver ela lutando dá muito gosto. A personagem dela, a Raiha, é bem forte, durona, decidida, mas sabe ser bondosa quando é necessário. A atriz já participou de Ultraman, de Kamen Rider e de Super Sentai, sempre lutando, e daria uma ótima Sacerdotisa Makai.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html