quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Star☆Twinkle Precure - Informações Preliminares



Foram divulgadas informações da nova série Precure. Abaixo segue uma compilação e impressões pessoais.



"Vamos desenhar no Espaço! A Imaginação que é só nossa!"

Hikaru Hoshina é uma estudante do 2º Ano do Ginásio que adora coisas sobre o espaço sideral e as constelações. Uma noite, enquanto observa as estrelas e desenha constelações em seu caderno, um Mascote chamado Fuwa se teleporta diante dela. Logo depois, cai um foguete, que tem em seu interior uma menina alienígena chamada Lala e outro mascote chamado Prunce.

Segundo eles, existe um lugar chamado Mundo Estelar, bem distante da Terra e em seu centro havia o Star Palace, onde as Doze Princesas Estelares das Constelações mantinham o equilíbrio do Universo. Mas elas foram atacadas e se transformaram nas Doze Star Color Pen e se espalharam pelo espaço. Desse jeito, as estrelas irão desaparecer e a Terra e todo o Universo serão engolidos pelas Trevas.

É dito que "Quando o brilho das Estrelas se perder, surgirão as Guerreiras Precure, junto com o Twinkle Book, e restaurarão a Luz no Universo". Acreditando nisso, Lala veio a este mundo para procurar as Guerreiras Lendárias Precure.

Nisso, elas sofrem o ataque dos Not Raiders, que pretendem dominar o Universo e o alvo é Fuwa. Com o desejo de salvá-la, surgem o Star Color Pendant e o Star Color Pen de dentro do livro Twinkle Book e com isso, Hikaru se transforma na Guerreira Lendária Cure Star!

Aparentemente Fuwa é a chave para a restauração das Doze Princesas Estelares e assim, Hikaru parte para o espaço em busca delas.


Desta vez o motivo são Estrelas e Constelações. As Cures vão agora para uma aventura no espaço sideral. Também haverá o tema de "Desenhos" e "Imaginação", uma vez que os itens-chave são canetas. Isso é condizente com as Constelações, que são desenhos no espaço imaginados pelos antigos para mapear o cosmo. O tema da "Imaginação" também indica que elas terão o poder de criar seus próprios ataques especiais com  a ajuda das canetas.


Personagens


Hikaru Hoshina/Cure Star
"A Estrela Brilhante que cintila no Universo"

Adora coisas relacionadas ao Espaço e às Constelações. Imaginativa e curiosa, mora no bairro Mihoshi. Gosta do que gosta e não tem vergonha em dizer isso. Quando surge algo que a interessa, logo vai atrás e age mais na intuição. Diante de situações inesperadas diz "Kira Yaba~" (algo como "Agora estrelou"?). Se transforma na Cure Star, a Precure da Estrela. Seu aniversário é em 12/04, sob o signo de Áries.

Para fazer a voz de Hikaru/Star, foi escolhida Eimi Naruse, do grupo de idols Dempagumi.inc. Desse mesmo grupo também participou Moga Mogami, que foi a Android 1 0 (Mana) em Ultraman Ginga S. E todas elas participaram do filme tokusatsu Innocent Lillies, dirigido por Koichi Sakamoto. Naruse interpretou Eimi Odamaki, que no começo é uma garota inocente, boba alegre, que entoava palavras mágicas quando enfrentava dificuldades. Mas depois enlouquece e tenta matar a todas, enquanto repete essas palavras. Sua performance nessa hora foi impressionante, já demonstrando um nível de interpretação superior às de suas colegas, com exceção de Mogami. Esse será seu primeiro trabalho como protagonista em um desenho animado.

Naruse conta que se tornou idol para ser como as Precure e levar sorrisos a todas as pessoas. Ela mesma é fã da série e nas páginas oficiais do desenho, na Toei e na TV Asahi, gastou um parágrafo enorme contando sobre o que acha de bom de cada uma delas. A impressão que Naruse teve de Hikaru é que é uma menina que é bem direta em relação às coisas que gosta e por isso tem um quê de otaku.

Lala Hagoromo/Cure Milky
"A Via Láctea que leva aos Céus"

Alienígena do planeta Summern. Sua idade seria o equivalente a 13 anos terrestres, mas é considerada adulta em seu planeta natal. Séria e responsável, mas tem um lado descuidado e desligado. Possui duas antenas, que parecem fios soltos de cabelo, que funcionam como sensores. Termina as frases com "-run" e diz "Oyo?" quando se intriga com alguma coisa. Se transforma na Cure Milky, a Precure da Via Láctea. Nascida em 07/07 (de acordo com o calendário terrestre?),  sob o signo de Câncer.

Lala será a primeira Cure alienígena da franquia. Já existem Cures que vêm de dimensões paralelas, que eram Mascotes, que tem origem divina, e recentemente androides. Trata-se de "uma estranha em uma terra estranha", um tema recorrente na franquia. E também simboliza o contato entre pessoas de temperamentos e até costumes diferentes, a grande premissa de Precure.

Lala será interpretada por Konomi Kohara, que foi Kazumi Nomura em Asobi Asobase e Kukuri em Mahoujin Guru Guru (versão de 2017). Sua carreira é recente e conta que se surpreendeu com o fato de sua personagem ser alienígena.


Erena Amamiya/Cure Soleil
"O Brilho ardente que ilumina o Universo!"

Estudante do 3º Ano Ginasial, com uma personalidade alegre como o Sol. É bem popular na escola, conhecida como "O Sol de Mihoshi". Sua família tem uma floricultura, a Sonrisa e ela é a mais velha de seis irmãos, cuidando deles e ajudando na loja, pois seus pais são muito ocupados. Se torna Cure Soleil, a Precure do Sol. Seu aniversário é em 08/09, sob o signo de Virgem.

Aparentemente ela descende de italianos, já que uma de suas frases é "Ciao!". Embora "Soleil" seja "Sol" em francês e o traje Cure tenha um quê de espanhol. Visualmente lembra a Soletta Orihime de Sakura Wars. Será a primeira Cure de pele escurecida da franquia e pelo visto é natural e não por bronzeamento. Ela pode ser uma personagem-chave para um dos temas da série, contados abaixo.

Quem fará a voz de Erena será Kiyono Yasuno. Ela é Sakura Kitaoji em Aikatsu! e foi Lumière, a Precure da Antiguidade em KiraKira☆Precure A La Mode. Yasuno conta que Erena é o tipo de pessoa que deixa o ambiente alegre com sua presença. Mas que também parece guardar uma sombra. Pode ser por ter que se mostrar forte e alegre o tempo todo para dar energia às pessoas e cuidar das tarefas de casa. Mas esconder um lado sensível e frágil.

Madoka Kaguya/Cure Selene
"O Luar Divino que ilumina a Noite"

Fina, educada e esforçada. Estudante do 3º Ano Ginasial e vem de uma família rica. Seu pai é um político do alto escalão e sua mãe é pianista de fama internacional. A própria Madoka é habilidosa com piano e arco e flecha, a ponto de vencer vários torneios. Suas notas são as mais altas da escola e ela ainda pratica Ikebana e Cerimônia do Chá. É a presidente do Conselho Estudantil e conhecida como "A Lua de Mihoshi". Se torna a Cure Selene, a Precure da Lua. Nasceu em 23/11, sob o signo de Sagitário.

Madoka será interpretada por Mikako Komatsu, que foi Marika Kato em Bodacious Space Pirates, Manon (Mairin) em Pokémon, Kotori Mizuki (Tori Meadows) em Yu-Gi-Oh! ZEXAL e Seishiro Tsugumi em Nisekoi. Sua experiência já é comprovada, mas mesmo assim ela tentou várias vezes fazer testes para participar das séries Precure e só conseguiu agora. Ela comenta que sua personagem dá muita importância para o que as pessoas ao redor pensam e não quer ser detestada por elas. Por isso algumas vezes se sente sufocada. Um dilema semelhante ao de outras personagens do tipo. E pode ser um bom ponto em comum com Erena.


Fuwa

Mascote Espacial criada pelas Princesas Estelares para ser a última esperança do Universo. Ainda é bebê, mas possui poderes para libertar os poderes selados das Princesas e de criar portais dimensionais. Ainda guarda muitos segredos e é a chave para reviver as Princesas Estelares. Mora dentro do Twinkle Book. Ao liberar os poderes das Princesas, muda para doze formas de acordo com a que for utilizada. Termina suas frases com "-fuwa".

Fuwa provavelmente vem da onomatopeia fuwafuwa, que significa algo fofo, macio e que paira no ar, como uma bola de algodão ou como uma nuvem. Bem apropriado para a aparência da personagem. 

A voz de Fuwa será feita por Hina Kino, que foi Hanako Honda em Asobi Asobase, Kaede Kurushima em Steins;Gate 0 e vários papéis menores em HUGtto! Precure. Ela conta que estava com as mãos tremendo no teste e ficou muito contente quando soube que foi aprovada.

Se tivesse a Rika Nagae no elenco ia ficar perfeito...


Prunce

Alienígena do planeta Purupuru. Era o servo das Doze Princesas Estelares. Procura pelas Guerreiras Lendárias Precure enquanto protege Fuwa. Tem poderes de mudança de forma, se transformando no que quiser. Também tem um modo "disco voador".

Prunce será feito por Hiroyuki Yoshino, veterano no ramo que começou interpretando papéis menores em Saber Marionette J. Recentemente ele foi o azarado policial de Zombieland Saga. E mais uma vez ele vai contracenar com garotas fora do comum. Primeiro zumbis e agora alienígenas (ao menos do ponto  de vista dele) ... Yoshino já adianta que o personagem vai ser cômico.


O desenho de personagens foi feito por Akira Takahashi, de Suite Precure♪ e DokiDoki! Precure. Dá para notar vários pontos característicos, como a assimetria no visual de quase todas as Cures, com exceção da Selene. Star tem dois rabos de cavalo, seguindo sua política de dar um penteado assim para a protagonista, como com a Cure Melody e na versão primordial da Cure Heart. A Star tem uma meia 7/8 na perna direita e Milky tem uma na perna esquerda. A história começa com o encontro das duas, então isso talvez indique que uma complementa a outra em várias situações.

Erena e Madoka também podem complementar uma a outra, considerando que as duas vivem para contentar as pessoas ao redor. Daí pode nascer uma grande amizade ou até certa rivalidade (ou mesmo as duas coisas), considerando que uma é o Sol e outra é a Lua. Elas são mais velhas que Hikaru e Lala e podem ter suas próprias histórias, configurando duas duplas. E é claro que elas vão interagir entre si.


Itens Especiais e Produtos

O item de transformação desta vez será um pingente, o Star Color Pendant, usado em conjunto com  uma caneta, chamada Star Color Pen. A caneta é inserida no pingente para o processo de transformação, o Color Charge. O pingente tem o formato de um frasco de tinta e gravuras dos Doze Signos. Um design bem pensado, misturando os dois temas do desenho.




Além das Star Color Pen de transformação, estarão disponíveis as Princess Star Color Pen, os itens-chave da série para serem coletados. Cada uma delas tem o poder das Doze Princesas Estelares.

Touro, Leão, Libra e Capricórnio

As Doze Princesas obviamente têm como motivo os Doze Signos do Zodíaco. Foi uma boa medida para que nenhum signo fosse excluído na hora de planejar as personagens. E cada uma delas dará às Cures um poder diferente. Provavelmente algo parecido com as Linkle Stones de Maho Girls!. A Touro, por exemplo, libera o ataque "Star Punch", da Cure Star.

As Doze Princesas Estelares

E estarão disponíveis também Star Color Pen promocionais e de constelações que não são dos Doze Signos, como o de Coelho.

Promocional do filme Miracle Universe, da Hugtan, da Constelação de Coelho e de Fuwa.

Obs.: as canetas não funcionam para desenhar ou escrever.

Outro item-chave é o Twinkle Book, com um funcionamento semelhante ao do Linkle Smahon, de Maho Girls!. Tem vários mini jogos para cuidar de Fuwa, além de outros educacionais e informações sobre as constelações. As opções aumentam quando usado em conjunto com as Star Color Pen, em que Fuwa ganha novas formas.


Também já foram anunciadas figuras da linha Cuty Figure, que são comercializadas com doces e o tamanho é reduzido, mas são de alta qualidade (aqui as de HUGtto!). Estarão disponíveis individualmente, em caixas com dez exemplares e também um conjunto especial com  as quatro reunidas.


Outros produtos disponíveis são os tradicionais Cards, balas de goma e furikake. Alguns desses produtos, feitos pela Furuta e pela Marumiya foram comercializados no Brasil, no bairro da Liberdade em São Paulo. Torço para encontrar por aqui.

Cards com balas de goma, da Bandai



Equipe de Produção

O Diretor de Série será Hiroaki Miyamoto, de ONE PIECE, e que dirigiu alguns episódios de KiraKira☆Precure A La Mode e um de HUGtto! Precure. Ou seja, este não será seu primeiro trabalho na franquia, mas desta vez estará encarregado de toda uma série.

A música ficará mais uma vez por conta de Yuki Hayashi, que tem composto para a franquia desde KiraKira☆Precure A La Mode, desta vez em parceria com Asami Tachibana, com quem já trabalhou em várias obras. A música de abertura, Kirari☆彡Star☆Twinkle Precure será cantada por Rie Kitagawa, que trabalha com Precure desde Go! Princess. O encerramento, PaPePiPu☆Romantic será cantado por Chihaya Yoshitake, estreante na franquia.

De acordo com o produtor da ABC Animation Akira Tanaka, os temas de "Espaço" e "Constelações" foram escolhidos pois a obra pretende desbravar novas fronteiras, preparando o terreno para os 20 anos da franquia Precure. O "Espaço" nos traria inspirações, expectativas, emoções. Significaria o encontro com algo que é diferente de nós. Um passo para fora do nosso ambiente. E é isso o que se quer passar para as crianças, que irão crescer, se desenvolver e ampliar sua visão de mundo.

As "Constelações" seriam as formas criadas por nossa imaginação para representar o "Espaço", que guarda infinitas possibilidades. Em suas aventuras as Cures se encontrarão com o desconhecido e com essas experiências, elas terão um conhecimento maior de si mesmas e delinearão seus futuros. Esta série significa um novo desafio.

A produtora da Toei Animation Akari Yanagawa comenta que a ideia de "alienígenas" simbolizaria o "desconhecido", a "diversidade". Através da alienígena Lala, Hikaru irá ter contato com culturas e valores totalmente diversos. Com sua curiosidade, ela sairá do estado de "não saber" e superará as barreiras das culturas e raças com as asas de sua Imaginação. Mesmo assim Hikaru dará valor às suas próprias visões de mundo e terá suas crenças inabaláveis e esses serão seus pontos fortes.

Lala, Erena e Madoka vêm de lugares e ambientes diferentes e suas personalidades são bem díspares. Mas isso não significa que elas não  podem se tornar Precure. Com uma Imaginação fértil, elas irão se deparar com várias coisas e aprender a importância de ver com seus próprios olhos, pensar com suas próprias cabeças e decidirem por si mesmas. Conhecer diversas visões e valores e enquanto percebem as diferenças, vão desenhando suas próprias Estrelas Brilhantes (o "Star Twinkle" do título).

Yanagawa descreve a obra como um すこしふしぎ (Sukoshi Fushigi, ou "Um pouco misterioso, maravilhoso"), o que remete às obras de mesmo nome de Fujiko F. Fujio, o criador de DoraemonSuper Dínamo e Obake no Qtarou, entre outros. Seria um trocadilho com a sigla "SF", que designa a Ficção Científica (Science Fiction), mas com um tom de fantasia.

A Composição de Série ficará a cargo de Isao Murayama, veterano da franquia que exerceu essa função em Maho Girls Precure! e fez os roteiros de vários filmes da série All Stars. E mais uma vez ele escreverá a história do encontro de uma menina comum, da Terra, com uma de outro mundo, desta vez uma alienígena. Uma boa escolha, tendo em mente as diretrizes citadas pelos produtores Tanaka e Yanagawa.

No romance literário de Maho Girls!, Murayama comentou  que tem muito apreço por essa série e de fato sempre deu um jeito de colocar Mirai, Liko, Ha-chan e Mofurun nos episódios e filmes em que participou. Então quem sabe, elas não apareçam mais uma vezinha...

A série estreará no Japão em 03/02/2019, no horário das 08h30min. E elas participarão do especial  de cinema Precure Miracle Universe, que estreará nos cinemas japoneses em 16/03/2019, reunindo as Star Twinkle com as KiraKira e as HUGtto!. Nele será revelado o segredo das Luzes Milagrosas, item que figura em quase todos os filmes da franquia, idealizado pelo produtor Atsutoshi Umezawa.

Cartaz do filme Precure Miracle Universe

Mais uma vez é aquela época em que sinto expectativa, mas também tristeza por uma série ter que acabar. HUGtto! Precure foi excelente e adequada para comemorar o 15º ano da franquia. Sua maior mensagem foi a de auto-aceitação, de ser o que você é. Daí o "Podemos fazer qualquer coisa! Podemos nos tornar o que quisermos". Mesmo dentro das próprias limitações, existem inúmeras possibilidades. Mais uma que vai deixar saudades...

6 comentários:

  1. Olá, Usys!
    Excelente matéria, conseguiu compilar os principais aspectos das personagens e da história que está por vir. Aos fãs da série, existe a expectativa de como será Star Twinkle Precure, porém há a tristeza de sabermos do término de Hugtto Precure.
    Obs. Li o nome "Manon" e fiquei alegre!! ~

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      HUGtto! vai deixar saudades. Uma boa série que conseguiu explorar bem o assunto que se propôs, de "podemos ser o que quisermos". E também sobre os caminhos para o Futuro.

      Fico pensando se não trazem o Kensho Ono para ser o "crush" da Madoka. Ou melhor ainda, um "vilão-crush", como o Ira, para ficar mais divertido!

      Excluir
    2. Olá Usys,
      Seria uma excelente ideia, um vilão semelhante ao Ira poderia favorecer química entre as Cures. Por outro lado não é comum eles reutilizarem seiyuus de outras temporadas, isso já me desaponta. De toda a forma, tenho boas expectativas com relação à essa temporada!
      Vamos aguardar!

      Excluir
    3. Ia ser bom para agitar a trama e mostrar outras facetas da personagem. E esses dois poderiam funcionar, já que eles têm prática. Ao menos funcionou com o Andrew/Seiji e a Akko/Hime quando eles se reencontraram.

      Quero ver que novos mundos elas vão encontrar. E mais do que isso, quero saber quem serão os vilões! Esse é um dos pontos que me interessam!

      Excluir
  2. Os temas estão bem interessantes, e se tem algo que dá para explorar bastante, é o espaço!

    O visual tá bem bonito, e me parece até um pouco mais simples do que as Precures mais recentes que vi. O cabelo da Cure Star foi muito bem pensado, curti. E vejo que escolheram bem a dubladora pra ela!
    Dos visuais, a que mais gostei foi a Cure Milky, e isso que geralmente eu não gosto desse tipo de short cheião (sei lá como chama isso) que ela usa, mas no geral o visual está fantástico. E interessante saber que ela é uma alienígena! Pela sinopse eu achava que Lala era o nome de um dos mascotes hehehe!
    Sinto que a Cure Selene e a Cure Soleil vão se tornar bem populares, acho que elas têm visuais que se destacam. E a Mikako Komatsu é ótima!
    Quero ver se vai ter fanarts das 12 Peincesas usando as armaduras de ouro XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      A Milky está ganhando disparado no número de fanarts. Acho que é um culote aquilo que ela usa. E agora que falou, me pergunto se essa forma humana é verdadeira. Vai que ela é uma mascote mesmo...

      Processo seletivo de Precure é dureza! Gente do calibre de Miyuki Sawashiro e Nana Mizuki também penou bastante para conseguir um papel. O bom é que a Mikako Komatsu parece ter entendido bem a personagem e já está compondo. Vamos ver que química ela vai ter com a Yasuno.

      Já tem bastante fanart das outras Cures vestindo as armaduras de ouro... e vice-versa! Tem até uma do Shun vestindo as roupas de todas as Cures.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html