quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Nendoroid Doremi Harukaze

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Nendoroid de Doremi Harukaze, a protagonista da série de desenhos animados Ojamajo Doremi, feita pela Good Smile Company.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Doremi Harukaze é uma estudante do 3ºAno primário, que não é muito boa com estudos e adora um bife. É desastrada, frequentemente feita de boba por sua irmã mais nova, Poppu, e se auto-intitula "A Garota Bonita mais infeliz do mundo". Sonha em ser Bruxa, para que com a força da Magia, possa se declarar a um menino que ela gosta (muda de acordo com o capítulo).

Um dia, ela encontra a Bruxa Majorika e aponta para ela dizendo "É uma Bruxa!". Nisso, é acionada uma maldição que transforma Majorika em um Sapo-Bruxa(?). Nisso, a auxiliar de Majorika, a fada Lala, disfarçada em um gato, explica que o feitiço só pode ser quebrado pela pessoa que descobriu sua verdadeira identidade e a apontou como tal em voz alta. Por isso, Doremi agora vai ter que ser Bruxa e se torna uma Aprendiz.

Nessa ela passa a trabalhar na loja de Majorika, a Makihatayamarika MAHO Dou. Mas por esse nome ser muito longo, Doremi o encurta para "MAHO Dou". Lá, ela vende itens cujo dinheiro é usado para comprar Esferas Mágicas que lhe permitem usar a Magia.

E agora, Doremi deve se tornar uma Bruxa e com isso quebrar o encanto de Majorika. Mais tarde, suas colegas de classe se juntarão a ela nessa empreitada e juntas vão se deparar com várias situações e com isso se desenvolverem, tanto como Bruxas quanto como pessoas.

Doremi foi interpretada por Chiemi Chiba, que mais tarde foi a ex-vilã Vibry em KiraKira☆Precure A La Mode, uma personagem que seria seu oposto perfeito.

Curiosidade: a personagem no começo iria se chamar "Onpu" ("nota musical" em japonês), mas isso não foi possível devido a problemas de registro de marcas. Daí foi usado o nome que seria de sua irmã mais nova, que acabou se chamando "Poppu".


おジャ魔女どれみ (Ojamajo Doremi, algo como "A Bruxinha Atrapalhada") estreou no Japão em 07/02/1999 e acabou se tornando uma grande franquia, com quatro temporadas que duraram até 26/01/2003. Trata-se de uma obra totalmente original, sem se basear em outras mídias, e como "criadora" consta Izumi Todo, que é o pseudônimo coletivo da Toei Animation, baseado no Estúdio de Oizumi, onde ela se localiza (de 東映動画 大泉スタジオ, Toei Doga Oizumi STUDIO) e esta foi a primeira obra a usá-lo. A direção da série foi do genial Junichi Sato, responsável pela versão em desenho animado de Sailor Moon (anos 1990) e mais tarde de HUGtto! Precure.

A Composição de Série ficou por conta de Takashi Yamada, sob o pseudônimo de Midori Kuriyama, e esse é um de seus trabalhos mais representativos, junto com Heartcatch Precure!. Por isso, apesar de ser um desenho de Meninas Mágicas (ou nesse caso de "Bruxinhas"), o tom da série é mais parecido com dramas juvenis, em que as personagens têm vários conflitos internos e enfrentam questões sociais, como a recusa em ir à escola, ter pais separados, diferenças culturais e até preconceito racial. É do feitio de Yamada abordar esses assuntos complexos mesmo em obras voltadas para crianças. E uma das diretrizes de Junichi Sato foram de que a Magia não deve ser a grande solução para os problemas que as meninas enfrentam, e sim apenas algo que auxilie.

O desenho de personagens é do Mestre Yoshihiko Umakoshi, grande fera da animação e esta foi a obra que consolidou seu traço estilizado. No começo, as personagens do desenho tinham musculatura e mais volume, mas Junichi Sato sugeriu que isso fosse simplificado de modo que os braços e pernas pareçam palitos, para que qualquer pessoa conseguisse desenhar. Umakoshi mais tarde desenhou Heartcatch Precure!, sua outra obra representativa, Saint Seiya Omega e atualmente é diretor de animação em My Hero Academia.

Infelizmente, apesar de ter feito um enorme sucesso no Japão, Ojamajo Doremi não foi exibida no Brasil. Ela deu origem a vários especiais de cinema e obras derivadas em quadrinhos, romances literários, peças de teatro e audiodramas. E este ano, a obra completa 20 anos, com vários eventos comemorativos, como uma web série de 26 capítulos, de um a dois minutos, no Canal Oficial da Toei Animation no YouTube. Para isso foi reunido todo o elenco principal. Abaixo o primeiro capítulo. Os roteiros são do próprio Yamada e de Akatsuki Yamatoya, de Gintama, e também trabalhou em Doremi fazendo vários episódios com situações absurdas. Não tem legendas, mas também não há bloqueio de região.



E em 15/05/2020, será lançado no Japão um especial de cinema intitulado 魔女見習いをさがして (Majo Minarai wo sagashite, "Em Busca das Aprendizes de Bruxa") em que as protagonistas são três mulheres que viram o desenho quando eram crianças. Ainda não há detalhes sobre a história ou como as Bruxinhas Atrapalhadas irão entrar na história, sendo que aparentemente elas seriam personagens de ficção mesmo dentro do filme.

O conteúdo da caixa. Vem com um bom número de acessórios, especialmente de mãos intercambiáveis.


Houve melhoras no jeito de embalar as peças. Agora todas as expressões vêm dentro de saquinhos plásticos individuais.


A bandeja tem uma película que impede que as peças saiam voando na hora de abrir.


Ainda assim dá um pouco de aflição ver a Doremi com a cara coberta por plástico. Mas é necessário.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. O visual é da terceira temporada, Motto! Ojamajo Doremi. Nessa época, Umakoshi refez os designs das personagens que tiveram algumas alterações discretas. Mas foram mantidas as diretrizes de designs simples. Segundo Junichi Sato, nessa hora Umakoshi já havia encontrado seu estilo.


Close do rosto. Esta é a expressão de fábrica com um sorriso aberto, que mostra bem como é a personagem. Os olhos ficaram bem fieis ao original, assim como os contornos arredondados do rosto.


A expressão "II" também representa a personagem, em seu lado que se deixa levar pela empolgação. A testa era bem larga e ficou ainda mais em Motto!. No começo Junichi Sato estranhou essa característica, mas depois viu que combina bem com a personagem.


A expressão "III" também representa bem a personagem no momento em que ela diz que é "A Garota Bonita mais infeliz do mundo" ao se dar mal. Ora quando vê que seu pretendido está interessado em outra menina, ora quando perde a grande chance de comer bife.

Detalhe dos "bombons" de cabelo dos lados. Junichi Sato pediu que os designs fossem os mais simples possível, mas também que fossem colocados esses "bombons". Umakoshi entendeu a intenção de Sato de que mesmo sendo um visual simples, deveria ter características. Que as crianças conseguiriam dizer quem é quem só de olhar a sombra da personagem.

E na figura eles ficaram muito bem feitos, com sulcos representando os fios. O esquerdo vem com um adorno em forma de nota musical.

Os reflexos são diferentes em ambos os lados.

Detalhe da aba do chapéu, que tem essas pontas características. Desta vez ele não é removível.

A ponta é dobrada, voltada para baixo. Como é com outras bruxinhas.

Existe uma cinta ao redor do chapéu, mas desta vez sem nenhum adorno. O tom de rosa é diferente do resto.

Detalhe dos fios de cabelo da franja, que só tem no lado direito. Umakoshi preferiu usar assimetria nas personagens nesse ponto.

Todas as expressões vêm com esse brinco.


Detalhe do traje. O da primeira temporada era simples, sem tantos babados. Foram feitas várias mudanças de acordo com a temporada.

No peito existe esse broche com um emblema gravado.


As mangas são simples, com o formato de bolinhas.

Detalhes das luvas. Na esquerda está o Palala Tap, o bracelete usado para a transformação, que na primeira temporada era um broche. Junto vem um anel.

A saia lembra várias pétalas de flores sobrepostas. A modelagem e a pintura são caprichadas.



As botas têm o formato peculiar, com a ponta voltada para cima. Na primeira temporada elas não tinham os cadarços. Existe um detalhe de nota musical tampografado.


3. Articulações


O pescoço tem boa liberdade devido à Nendoro Joint e à falta de adornos que obstruam os movimentos.

Desta vez existem articulações nos ombros, que permitem que eles se abram bem para os lados. Mas o pino é curto e por isso o braço escapa às vezes no meu exemplar.

O pulso pode ser girado no pino conector.

O peito pode ser girado para os lados.

Na cintura existe uma Nendoro Joint...


... assim como nas pernas, permitindo que elas se abram em vários ângulos, reposicionando a articulação.


4. Acessórios



Vem com quatro pares de mãos intercambiáveis, algo surpreendente para uma Nendoroid.

As mãos esquerdas vêm com o anel direitinho.

Esquema de desmontagem do braço. Os pulsos são peças separadas. No meu exemplar o braço se solta com muita facilidade do ombro, o que pode ser irritante às vezes.

Estão incluídas essas peças para representar os braços com os cotovelos dobrados. Existe um "direito" e um "esquerdo", marcados com microscópicos "R" e "L" nos pinos conectores. E as pontas são fechadas por pinos que servem para impedir a contração.

É bom colocar nos braços comuns quando não estiverem em uso.


Estão incluídas essas pernas intercambiáveis com os joelhos dobrados. Existe um "direito" e um "esquerdo" e para isso é preciso ver a posição da marca da nota musical. No meu exemplar a troca é bem dura.


O bastão mágico Sweet Poron. Em Motto!, um dos motivos é confeitaria e por isso lembra um doce de menta em forma de bengala. Na verdade seria um instrumento musical ao invés de um bastão, mas...

Na ponta em forma de gancho existe uma joia em material transparente.

A parte do meio, com um mini-emblema. No brinquedo tem dois botões de acionamento.

O corpo e a ponta também são de material transparente. Na primeira temporada, é aí que ficaram alojadas as Esferas Mágicas necessárias para se usar a Magia e que são gastas a cada vez quer isso é feito. No brinquedo o efeito usa um ventilador de forma criativa para fazer parecer que existe magia fluindo.

A ponta do cabo é removível. Existe uma posição certa para se recolocar.

Com isso é possível colocar o bastão na mão específica.

Também está incluída a vassoura, o método principal de locomoção das Bruxinhas Atrapalhadas.

A ponta é simples, em comparação com outros modelos de Nendoroids. Mas isso é para ficar fiel ao desenho.

Estão incluídos esses braços maiores, com pinos para impedir a contração na ponta.

Eles são colocados no lugar dos articulados. Existe um lado certo marcado com um "R" (direito) e um "L" (esquerdo).

Ficaria assim, permitindo quase juntas os pulsos à frente do corpo.

Daí é colocar esta peça que representa as duas mãos juntas...

... e então colocar a vassoura. É um tanto apertado e acabou impregnando parte da vassoura.

Também podem ser colocadas as pernas dobradas nessa hora.




Está incluída uma figura de Majorika, transformada em um "Sapo-Bruxa". Parece um Mascote, mas na verdade é a mestra de Doremi no caminho para se ser uma Bruxa... ao menos em teoria. Quando tinha uma forma humana, assumiu o nome de Rika Makihatayama, daí o nome original do estabelecimento. É avarenta e sempre dá broncas nas Bruxinhas Atrapalhadas, mas no fundo pensa no bem-estar delas.

Ironicamente, apesar de ser um "Sapo-Bruxa", ela não sabe nadar.

Majorika foi interpretada por Nao Nagasawa. Não confundir com a atriz que fez a Nanami/Hurricane Blue. O jeito de se escrever é totalmente diferente em japonês, e só a pronúncia é a mesma.


O rosto é incrivelmente simples, porém expressivo.

Ela carrega no peito uma Bola de Cristal, que permite que ela use mágicas. Desta vez não é usado material transparente, o que é apropriado.

Ela vem conectada a uma pá de recolher poeira, que normalmente usa para se locomover, já que não pode mais usar a vassoura. O fundo tem relevos e um orifício conector.

Tem o cabo direitinho na parte de trás.

A base com suporte incluída não é muito diferente de outras Nendoroids.

Mas desta vez está incluído este outro suporte que se conecta à pá de Majorika...

... e a outra ponta é instalada na base.

Com isso é possível representar Majorika voando ao lado de Doremi.


Está incluída uma Nendoro Joint de reserva para o pescoço caso quebre. Espero nunca precisar usar...


5. Ação



A "transformação" é bem simples. Depois de acionar o Palala Tap, a roupa surge e ela tem que vesti-la manualmente antes que a música termine e o traje suma. Mas é possível tentar várias vezes.

De acordo com Junichi Sato, foi feito assim pois vestir a roupa sozinha é o primeiro passo para a criança se tornar independente.


Depois Doremi digita duas sequências de tons...


... e o Tap literalmente cospe o bastão mágico e a vassoura.


- Pretty Witchy Doremicchy!
Pose que ela pensou na empolgação e que ela usa ao trocar de roupa para a de Bruxinha (Aprendiz).


- Pirika Pirilala Poporina Peperuto!
As palavras mágicas que Doremi entoa ao usar o bastão. O incrível é que ela não demorou muito para aprender.

Parte dessa palavra mágica aparece no primeiro tema de abertura おジャ魔女カーニバル (Ojamajo CARNIVAL), que é altamente empolgante e contagiante, mas difícil de cantar, exigindo bastante senso de ritmo e dicção. Abaixo uma amostra cantada por um grupo de fãs.


Mesmo Masaaki Endo do JAM Project teve que tomar bastante fôlego para cantar o refrão quando tentou uma vez.

As partes intercambiáveis permitem fazer uma grande variedade de poses.

- Você é uma atrapalhada! Uma Bruxinha Atrapalhada!
Levando uma bronca da Majorika. Daí o título do desenho.

Encontro dos sonhos, voando com a Akko de Little Witch Academia.

É. Vai ter que ficar no sonho mesmo, já que a Doremi não consegue controlar direito a vassoura e a Akko nem consegue voar.

Essas duas se dariam bem se se encontrassem.

Mas também se dariam muito mal...


O que eu queria fazer desde o começo. Com a chibi-arts Cure Blossom, de Heartcatch Precure!.


Pode-se dizer que essas duas são irmãs, pois ambas foram desenhadas por Yoshihiko Umakoshi e a composição de série de ambas as obras foi de Takashi Yamada.


Dá para notar várias semelhanças nos trajes, especialmente no desenho da saia.


- Eu sou a Menina Bonita mais infeliz do mundo! Minha paquera foi por água abaixo!
- Eu sou a Precure mais fraca da história! Meu primeiro amor terminou em menos de três minutos!
E as duas têm inesperados pontos em comum.


- O que será que aconteceu com aquelas duas?


Majorika com a Mascote Chypret. Pode não parecer, mas o design segue o mesmo raciocínio. O formato da cabeça em especial é bem parecido, oval com as bochechas saltadas.


Doremi consegue usar várias magias e aparentemente não há muitas restrições, já que logo no primeiro capítulo ela conseguiu parar o tempo, algo que geralmente é muito difícil.


Mas existem magias que são proibidas. Uma delas é curar ferimentos ou doenças. Caso contrário, esses males são passados para quem usou esse feitiço. Isso apareceu logo no primeiro capítulo, embora não fosse Doremi quem quebrou esse tabu.


Outra proibição é a de não mexer com o coração ou a mente das pessoas. Exemplo seriam controlar mentes, fazer com que elas se apaixonem ou apagar memórias. Uma das Bruxinhas fez isso uma vez e foi condenada ao Sono de Cem Anos.


A maior de todas é que "não se deve ressuscitar os mortos". Caso contrário...

Doremi vai enfrentar um monte de problemas até se tornar uma Bruxa de verdade. E passar por muitas experiências que serão importantes para que ela se desenvolva também como pessoa. Não se deixe enganar pela aparência fofinha. O desenho toca em temas bem delicados às vezes.


E esta foi a apresentação da versão Nendoroid de Doremi Harukaze, feita pela Good Smile Company. Os designs de Yoshihiko Umakoshi têm alta afinidade com o formato Nendoroid e por isso combinou direitinho. Não só a aparência, como houve melhorias no projeto, como os ombros articulados em que não é mais preciso usar peças extras para colocar os braços em determinados ângulos com em outros modelos. O grande número de mãos intercambiáveis é outro ponto a se notar. Só que ainda assim tem umas partes que se soltam com muita facilidade (braços) e outras que são duras de trocar (pernas). Mesmo assim uma boa compactação. E a linha continua, já com as personagens da primeira temporada, a Hazuki, a Aiko e a Onpu.

8 comentários:

  1. Olá Usys!
    Como vai?
    Belíssima figure! Dá pra perceber que a peça contém vários minúcias e bons acabamentos, isso facilita bastante na hora de fazer fotos das poses. Os rostos são expressivos, foram bem selecionados por quem a projetou. O que chama a atenção são as cores selecionadas para a pintura da peça, são vivas, torna o modelo um conjunto harmonioso, algo atrativo. Tá bem bonito mesmo, a Majorika tá bem feita, iqualzinha à série. A GoodSmile Comp. conseguiu captar exatamente os detalhes fundamentais da personagem e transmiti-las por meio da modelagem.
    Infelizmente Magical Doremi nunca chegou no Brasil oficialmente, nem tivemos o gostinho de acompanhar a série na televisão, embora alguns produtos tenham sido comercializados. Conheço a série desde de 2004 quando vendiam chaveiros em lojas de bijuterias próximas onde moro. Era febre. Muita gente comprava como "chaveirinho de meninas coloridas", ninguém sabia o que era. Na época tinham inúmeros modelos de todas as personagens, inclusive da protagonista. Todos eram replicas das versões originais de Gashapon, mesmo assim eram itens raros. Até hoje as tenho! São umas fofuras, mas nada comparado a essa, tão bem acabada.
    Infelizmente existem exemplares de Nendoroid com articulações mais duras outras mais frouxas, mas sempre dá pra dar um jeito.

    Akko e Doremi fazem uma excelente dupla! Um filme/especial com as duas seria confusão na certa! Risada não iria faltar! Tsubomi poderia integrar, ela talvez poderia equilibrar o time, seria algo bem interessante vê-las em ação!
    Itsuki...? É você! Incrível! Sempre muito madura. (Kyah)

    Happy Halloween!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa! E Feliz Halloween também!

      Nendoroid é o tipo de figura que não desaponta. Sempre conseguem fazer altas coisas com os personagens. Como eu queria que eles conseguissem a licença para fazer Precure.

      Eis aí algo valioso: um relato vivo sobre como Doremi ficou conhecida por aqui. Nem sabia que comercializavam esses chaveirinhos. O meu encontro com Doremi é bem estranho e espero contar quando falar da Aiko ou da Onpu. Já estão todas encomendadas.

      Imaginei que ia ser legal ao menos um mini-especial com as meninas nesse formato. Provavelmente seria muita comédia! Talvez algo pantomímico. Queria ter imaginação para fazer algo assim. E coloquei a Itsuki imaginando como seria se a Doremi a conhecesse, pensando que ela é um menino, como aconteceu com a Tsubomi. Essa também poderia ser engraçada. Será que o Umakoshi um dia não faz uma arte dessas?

      Excluir
  2. Show de review!

    Taí uma série que eu conheço muito pouco, realmente não é muito divulgada fora do Japão. E já tem 20 anos? Nossa, eu realmente estou perdido no tempo dessas franquias!
    Gostei muito do conceito de usar designs simples, para todo mundo conseguir desenhar. Taí um algo que funciona muito bem para as crianças! Lembro que quando eu era moleque gostava de desenhar o Sonic simplesmente porque era simples, então é fato que crianças gostam de sentir que estão desenhando direitinho hehehe.

    Essa figura é muito carismática, e o visual ficou perfeito, parece até que ela foi feita originalmente nesse formato. Os detalhes estão muito bem feitinhos, e achei interessante que ela tem algumas características daquelas Nendos super articuladas, como os braços multi-direcionais e até a possibilidade de girar o peito. As várias opções de mãos devem ajudar bastante para as poses, tem até mãos para jogar um Jokenpô!

    Ume pena que tem esse problema com a articulação do braço que solta. Pior que isso já acontecia com a Nendo Harley Quinn, e eu esperava que nos futuros lançamentos com essa articualção isso não acontecesse mais. Pelo visto a GSC precisa planejar melhor esse tipo de peça.

    Achei genial a Majorika usar uma pazinha para voar, ao invés de uma vassoura. Taí uma ideia simples e muito engraçada que eu jamais imaginaria hehehe!

    Como eu pensava, ela realmente fica perfeita com as Nendos de Little Witch Academia. E depois de saber que ela também é atrapalhada, acho até que ela e a Akko foram separadas no nascimento. Se bem que pelo visto a Cure Blossom também entra para essa família XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Sempre ouvi falar de Doremi e um monte de gente falava bem. Eu já nem dava muita bola, mas depois fiquei sabendo que o compositor de série era o Takashi Yamada. E pelo que ouvi falar, o Yamatoya também fez nesse desenho o que ele fazia em Gintama. Ou seja, muita loucura!
      E é nessas que a gente vê quem é gênio e quem não é. Junichi Sato percebeu que criança gosta de desenhar e dar algo simples para começar é o melhor jeito de ganhar a simpatia delas. Tudo foi feito pensando nelas. Se bem que até hoje eu não consigo desenhar bem nem o Sonic...

      É verdade! As mãos, tirando as de segurar objetos, são bem de Jokenpô! Devia ter percebido isso! Perdi a chance de fazer fotos com a Yayoi/Peace! Tomara que essas mãos venham com todas. E esses ombros articulados ajudam bastante, pois não é mais necessário ficar trocando. Só o pino conector precisava ser um pouco mais longo. Ou ter uma trava arredondada bem discreta.

      A primeira coisa que me veio à cabeça foi colocar com a Tsubomi. Mas depois veio a ideia de fazer umas fotos com a Akko. E deu certo! Não deu tempo de fazer muita coisa, já que chegou dois dias antes do Dia das Bruxas, mas consegui algumas situações legais. Só que o DNA da Doremi bate mais com o da Tsubomi, já que as duas compartilham de dois dos três "pais".

      Excluir
  3. Escritora ao dispor e puxa vida: eis um mahou shoujo que gostaria que tivesse legendando por completo, infelizmente, só pude ver menos de 10 episódios do primeiro anime que topei pela web; a abertura é mesmo complicadinha no seu refrão, quanto ao encerramento, ele é sensacional, foi um custo pra achar a full version dela, por ser o oposto e fora do comum em mahou shoujos infantis. Também tive contato com os chaveirinhos delas, tenho duas cabeças de uma e uma completa.

    Bom lembrar que esta série veio antes de "Precure" e pelas suas particularidades, bem original na sua proposta e personagens, como de visuais. A Doremi pode ser atrapalhada,mas, é uma personagem bem bacana e ao ter suas amigas como bruxinhas, fica mais divertido. Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Eu também só vi os dois primeiros episódios e trechos de alguns outros. Mas já foi o suficiente para me deixar interessado. Essa é outra série que podiam ter trazido para cá e que ia fazer um tremendo sucesso. E essa abertura é muito viciante! Fico umas horas ouvindo. E travando a língua ao tentar cantar aquelas de "Pirika Pirilala" e "Papa Mama Sensei Gamigami Ojisan"... Já o encerramento me lembrou o de Majokko Megu-chan, com o tom melancólico... e é tão bonita!

      A Toei sempre teve as Mahou Shoujo como tradição. Começou com as "Majokko"(Bruxinhas) dos anos 1970 e 1980, passando por Sailor Moon, depois Doremi e agora é Precure. Logo nos primeiros capítulos já deu para ver como é a Doremi e já gostei. Coitada! Como ela se dá mal! E ao mesmo tempo dá a impressão de que ela vai aprendendo lições e se desenvolvendo. Isso é que é bom! Não sei se um dia vou conseguir ver tudo, mas tenho que continuar para apresentar as próximas figuras.

      Excluir
  4. Linda figure! Caramba não tinha ideia que era uma obra do Junichi Sato, adorei Heartcatch (minha série Precure favorita) vou fazer o possível pra ver Ojamajo Doremi tambem, ótima matéria e obrigado pelas informações, sempre interessantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André Silva!

      Essa é uma série que eu também preciso ver, pois gosto do trabalho do Takashi Yamada. E com todo esse pessoal de peso deu para entender por que fez tanto sucesso.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html