sábado, 12 de outubro de 2019

Rapidinha: Crianças Prodígio

Saudações.

Em comemoração ao Dia das Crianças, desta vez vou falar um pouco sobre alguns atores-mirins que apareceram em séries de Tokusatsu e construíram carreiras para alcançar o estrelato.

Estou falando daquela ali no canto esquerdo da tela.

Até um tempo atrás, havia uma figura recorrente nas séries japonesas de Super Heróis: as "crianças ameaçadas", que ora eram feitas de reféns pelos bandidos, ora eram a chave para se resolver um caso. Ou eram as versões infantis de alguns personagens em lembranças. Esse papel era desempenhado por atores mirins e alguns deles prosseguiram até conseguirem posições sólidas no show business japonês quando adultos.



Trabalhando com a Voz

Houve aqueles que descobriram seu talento ao trabalhar com a voz, passando para o ramo de dublagem. Um exemplo seria Eri Kitamura, que em um episódio de Ultraman Dyna interpretou a heroína Ryo Yumimura em um flashback mostrando sua infância. Nessa hora ela usava um outro nome artístico: Eri Okamura, passando depois a usar o verdadeiro. Kitamura investiu em sua voz e agora tem posição firme como dubladora e cantora, com papéis marcantes como Sayaka Miki em Puella Magi Madoka Magica, Miki Aono/Cure Berry em Fresh Precure!, e ao se tornar Doronjo em Yoru no Yatterman, sucedeu a veneranda Noriko Ohara, na posição de vilã das séries Time Bokan. Como em Time Bokan 24, na qual ela fez a voz da escandalosa Bimahjo.

OkaEri
KitaEri


Um caso mais antigo é o de Miina Tominaga, que era parte do elenco fixo de Ultraman Leo como Kaoru Umeda, uma das protegidas do Herói e irmã de Tohru Umeda, por sua vez interpretado por Tsunehiro Arai, que foi o menino Sankichi em Lion Man. Nesse tempo, a menina usava o nome artístico de Yoshiko Tominaga e acabou tendo que sair do seriado no episódio 40, em que sua personagem morreu, vítima do ataque do Ser Discóide Shilverbloome. Tominaga prosseguiu como dubladora e conseguiu vários papéis como protagonista como em Mahou no Yousei Persia e em Patlabor, fazendo a voz de Noa Izumi. Outros trabalhos foram como Maam, em Fly, o Pequeno Guerreiro, e a vilã Majolina em Smile Precure!.

Não! Não se passou tanto tempo assim!

Em Ultraman Tiga, Ultraman Dyna e Ultraman Gaia - Batalha no Hiperespaço, é possível encontrar dois exemplos. O protagonista Tsutomu Niiboshi foi interpretado por Gaku Hamada, que nesse caso se tornou famoso ao trabalhar em novelas. E Yu Hirama, amigo de Tsutomu, era Miyu Irino, que atualmente é dublador, fazendo a voz de Sora, protagonista da série de jogos Kingdom Hearts, da Square Enix, contracenando com vários personagens da Disney. Irino é fã de Tokusatsu  e voltaria à franquia em Ultraman Zero Gaiden Killer The Beatstar, como o robô Jean-Nine (ex Jean-Killer). E em Kamen Rider OOO, foi o Ankh (Lost), o resto do corpo perdido do parceiro(?) do Herói. Irino já via OOO desde o começo e por isso nem precisaram dar muitas explicações para ele.

Mudando de ramo, mas voltando às origens.

No episódio 19 de Gingaman, figuraria uma menina feita de refém pelo monstro da semana, interpretada por uma atriz mirim de nome Aoi Yabusaki. Essa menina se tornaria dubladora em 2003, quando estava no 5º Ano do primário no desenho animado Kino no Tabi. E três anos depois, ela mudaria seu nome para Aoi Yuuki, cujo nome no ramo já dispensa apresentações. Ela fez outras participações em Tokusatsu sob o antigo nome como no episódio 41 de Gaoranger e também em Kamen Rider 555, interpretando Mari Sonoda na fase de infância. E recentemente, já como dubladora, foi o infame fantasminha Yurusen em Kamen Rider Ghost.

O que foi que deu errado?!


De Criança Ameaçada a Super Heroína

Uma atriz que era tarimbada no assunto "Criança Ameaçada" era Yoko Honna, que desempenhou esse papel em vários seriados de Tokusatsu, a saber: O Fantástico Jaspion (confira seu trabalho aqui), Cybercop - Os Policiais de Futuro, Kamen Rider BLACK e sua sequência Kamen Rider BLACK RX, em Esquadrão Especial Winspector e Super Equipe de Resgate Solbrain. Em um tuíte, Honna comenta que tinha que ralar bastante, ora caindo da bicicleta, ora pulando por sobre explosões, ora sendo dependurada por cabos. Ou seja, pode-se dizer que ela foi uma "atriz mirim de ação" que conseguiu esses papéis por ter um bom condicionamento físico. Mas tinha suas recompensas. Por exemplo, ela subiu na moto Battle Hopper do Kamen Rider Black e no carro Ridelone, do RX, o sonho de muitas crianças da época.

De certa forma, o Destino.

Honna prosseguiu com sua carreira, mas como dubladora, estreando em Omohide Poroporo, de 1991, do Studio Ghibli. E depois, em Mimi wo Sumaseba de 1995, conseguiu o papel da protagonista Shizuku Tsukishima. E nessa ela contracenou com outro ator que trabalhou com Tokusatsu quando era menino, Issey Takahashi, que foi Kai, filho da vilã Bandora (Machiko Soga) em Zyuranger, e se tornou o par de Shizuku, Seiji Amasawa. Takahashi também trabalhou em outras séries Ultra, como Ultraman Cosmos, Ultra Zone e Ultra Q dark fantasy, assim como uma ponta em Omohide Poroporo. Atualmente ele é conhecido por seu trabalho em filmes, teatro e novelas.

Te cuida, Shizuku, pois tua futura sogra é brava!

Quanto a Honna, mais tarde ela se tornaria protagonista de uma nova série de desenho animado, sem muitas perspectivas. Ela seria a Nagisa Misumi/Cure Black e essa série era Futari wa Precure, que acabou durando um ano, teve uma sequência, Max Heart que durou mais um, e deu origem a uma franquia que chegou ao seu 16º ano, com direito a comemorações e pesados investimentos por parte da Toei e da Bandai.

Era para ser só duas. Agora são mais de cinquenta.
Isso é montar o próprio negócio!

E ela continua até hoje, tanto em desenhos animados, como em Gundam 00, interpretando a taticista Sumeragi Lee Noriega e também na dublagem de filmes como Homem Aranha, fazendo a voz japonesa da heroína Gwen Stacy (Emma Stone).


O Menino que queria ser Herói

Mas o caso mais célebre de ascensão de um ator mirim com certeza é o de Tatsuomi Hamada, menino prodígio, altamente talentoso, que se dedica à carreira desde a infância. E seu sonho desde essa época era ser o Ultraman. 

Esse garoto já sabia o que queria da vida!

Ele conseguiu um trabalho na franquia como Nao, em Ultraman Zero O Filme - A Vingança de Belial, já demonstrando grande capacidade ao interpretar um menino, que era habilidoso na negociação, sendo a voz da razão em situações que o impulsivo Zero não conseguiria resolver. Mas também mostrando seu lado "criança" ao sentir falta dos pais.

Tempos depois, ele apareceu em outros filmes de Super Heróis como Gokaiger VS Gavan, interpretando o Capitão Marvelous/Gokai Red quando era menino, salvo pelo lendário Policial de Espaço. E também como Jinpei na versão em live-action de GATCHAMAN.

- Alô à Coragem!
Aprendendo com o melhor.

Hamada trilhou seu caminho com passos firmes. Desde essa época ele já tinha capacidade de observação e noções de pesquisa de campo. Um exemplo de seu talento pode ser conferido no filme High Heels Revolution!, no qual ele interpreta uma transgênero, aos 15 anos de idade. Hamada conta que ficou bastante tempo observando meninas do colegial a fim de estudar seus trejeitos e manias, conseguindo emulá-los em sua personagem de forma altamente convincente. De fato, tirando a voz, ele poderia passar facilmente por uma menina. Mas Hamada conta que apesar de ter sido uma boa experiência, essa não é a sua praia. E no mesmo ano, ele participou de HiGH & LOW THE RED RAIN, sobre gangues de rua, no qual ele interpretou um rebelde, em uma instância totalmente oposta à do outro filme.

High Heels Revolution!
É só ele não abrir a boca.
HiGH & LOW THE RED RAIN,
No mesmo ano, desta vez como um rebelde. Tipos de personagens totalmente opostos.

E ele realizaria seu sonho de infância em Ultraman Geed, no papel do protagonista Riku Asakura. Nessa ele deu tudo de si, incorporando completamente o personagem, um herói imaturo, que tinha muito o que aprender, e ao mesmo tempo carregava a herança maldita de ser o filho do traidor Ultraman Belial, o único Guerreiro de M78 que caiu nas Trevas (ao menos era o que se sabia na época).

- Leite! E quente!
Herói que é Herói não abre mão do que gosta.

Ao terminar as gravações do especial de cinema, Hamada chorou ao ver que seu sonho foi realizado. E ele prometeu que voltará a ser o Riku sempre que for necessário. Ou melhor, que nunca vai deixar esse papel para trás.

Chegando lá! Ele não ficou parado e por isso não dormiu no ponto!

4 comentários:

  1. Fala, Usys! Só vi agora o post. Realmente Tatsuomi Hamada é um baita ator! No filme do Zero ele já mostrou grande segurança e, em Geed, consagrou seu potencial. E o interessante é que ele interpretou uma criança heróica sem que parecesse um adulto em miniatura. Interpretou até uma trans! E depois do Geed, encarou o esquisito Mob Psycho 100. E atualmente, está de volta ao Universo Ultra dublando o Geed em Ultra Galaxy Fight. Que ele se mantenha firme na carreira, pois é um profissional com enorme dedicação.

    E lembro que tive uma ótima impressão do Gaku Hamada (algum parentesco com Tatsuomi?), o protagonista mirim do filme do Gaia. Me identifiquei muito com o garoto e que bom saber que a carreira dele ganhou destaque com o tempo.

    Boa seleção de astros mirins. Eu acrescentaria também o Shohei Shibata, que atuou em Kamen Rider ZO. Agora, de todos os atores mirins que tiveram destaque em algum momento, eu gostaria de saber que fim levou o garoto Hideki Kawaguchi, o Jiro Sakata de O Regresso de Ultraman. Foi um excelente ator mirim e teve uma carreira bastante intensa até sair da área entre 1977 e 78. Depois disso, nunca mais se soube dele.

    Se um dia descobrir, conte aqui, hein. ;-P

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Desta vez eu pincei aqueles atores mirins que conseguiram construir uma carreira e que fizeram aparições em obras de Tokusatsu em um papel que é bastante desprezado e até odiado, de "criança ameaçada". Mostrar que algumas delas acabaram se tornando celebridades de um ramo em que pouca gente consegue se manter. Que é difícil até para adultos, sendo que alguns saem no meio do caminho, imagine para crianças.

      E tentei incluir os casos mais curiosos, em que aquela criança mais tarde fez aquele papel ou se tornou aquela pessoa. Queria ter colocado também a Haruka Fukuhara, mas o critério era de crianças que trabalharam no Tokusatsu. Mas um dia quero falar dela, que é um verdadeiro prodígio.

      A bem da verdade, o Tatsuomi Hamada merecia uma matéria só dele, pois existe muito a ser contado sobre sua carreira. Mesmo desde o filme do Ultraman Zero já dava para ver que ele ia ser grande coisa. E fico besta quando leio entrevistas com o Hamada, que já mostrava posicionamento profissional desde tenra idade. Logo aos 15 anos conseguiu interpretar um tipo de personagem que poderia cair no caricato ou no ridículo, mas ao invés disso fez com seriedade. E já usando técnicas de alto nível, algo que muitos atores adultos não têm nem noção. Esse aspecto profissional que me chamou a atenção.

      E o sobrenome do Tatsuomi e do Gaku se escreve de uma maneira bem rara (濱田). O mais usual é do mesmo jeito do Haruki Hamada (浜田). É justificável achar que os dois têm algum parentesco, mas até agora não encontrei nada confirmando.

      Fiz essa matéria no calor do momento, só com quem eu me lembrava, então teve gente que ficou de fora. De fato, foi em cinco horas, usando metade do tempo para confirmar as informações. Agora fiquei curioso em saber se o menino do ZO prosseguiu na carreira artística. Sei que ele até trabalhou em Dairanger como vilão, mas sumiu depois de outros papéis menores. E espero que um dia encontrem o Hideki Kawaguchi. Me pergunto até hoje por que ele não prosseguiu na carreira.

      Excluir
  2. Esses estavam destinados ao estrelato! Altos talentos que já começaram a brilhar bem cedo, e ainda por cima em papéis não muito queridos pela galera, é raro alguém não reclamar da "criança ameaçada" hehehe. Me pergunto como eles se sentiam fazendo esses papéis na época.

    Eu não fazia ideia que a Eri Kitamura e a Aoi Yuuki tinham aparecido em tokusatsu antes de se tornarem dubladoras! Algum monstro deve ter assustado muito a Aoi pra ela ficar tão maluquinha e com tantas vozes hehehe. Ah não, já sei o que aconteceu com ela, comeu bananas demais XD

    Mas a história do Tatsuomi Hamada é a mais legal. Esse sempre soube o que queria! E é incrível como ele continua com a mesma cara de quando era bem pequeno, diferente da Eri Kitamura e da Aoi Yuuki que mudaram muito, se me mostrasse só as fotos delas quando eram crianças eu não reconheceria.
    O Hamada ainda é bem novo e vai ter muitos papéis pela frente. Espero que ele tenha mais oportunidades de interpretar o Ultraman novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      São as voltas que o mundo dá. Às vezes aquela pirralha que a gente detestava e só atrapalhava os heróis se torna aquela artista que a gente mais gosta. Ou até se torna uma super heroína ela mesma. Yoko Honna já contou que ralava. As outras eu não sei.

      Então o culpado da Aoi ter ficado daquele jeito foi o Sugita?! Mas só podia! Por mais que ela diga que foi a Miyukichi. Mas ela já era talentosa desde pequena. Ela participou de um quadro cômico em que ninguém podia rir, interpretando uma menininha mandona que tratava um competidor como capacho, cortando a opinião dele com um "cala boca". E ela fazia tão natural que não sobrou nenhum sem rir. E o outro cara faturou sem ter feito nada. Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=T7AU5S7mf68

      O Hamada é um gênio! E esforçado! Mesmo assim ele já voltou como Ultraman fazendo a voz do Geed recentemente. E a Eri Kitamura parece diferente, mas olhando bem dá para ver que é a mesma pessoa, ficando no formato do rosto, do nariz e da boca. Eu vi uma vez que um lápis delineador de olhos faz milagres...

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html