sexta-feira, 3 de abril de 2020

Dez Anos de blog - Nota de Agradecimento

Saudações.

Hoje, fazem dez anos desde que o blog foi ao ar pela primeira vez em 03/04/2010. E por isso, eu queria dirigir palavras de agradecimento a todos que vêm frequentar ou ao menos dar uma olhadela em algum assunto que desperte seu interesse.



A Casa do Boneco Mecânico não se tornou nenhum blog de grande difusão ou que sirva de referência para alguma coisa, e nem me tornei ninguém influente em algum meio ou assunto. Tanto que o contador de visualizações não tem um número tão grande, mesmo somando os da época do UOL (o contador foi resetado, mas da última vez que vi era mais ou menos o mesmo número de quando este nota foi escrita). Porém, essa não era realmente a intenção do blog e sim falar das coisas que gosto. E foi o que tentei fazer por todo esse tempo.

Achei que ao chegar aos 10 anos de blog teria alguma sensação especial. Que haveria algum grande evento com fogos ou coisa do tipo. Mas a bem da verdade, não consigo sentir nada de mais. Como dizem por aí, "não caiu a ficha". Um pouco também pela situação atual do mundo, com tantas coisas acontecendo. E nem pude pensar em algo de especial para publicar. De fato, nem deu para preparar alguma coisa para o Primeiro de Abril, que gosto tanto para fazer brincadeiras.

Como disse em outra ocasião, tem sido bem difícil criar matérias. Tenho a vontade, mas acabo fazendo as coisas em cima da hora e sem conseguir administrar o tempo para revisar os textos. Só depois percebo que houve erros de grafia e/ou formulação e corro para corrigir. Ainda me sinto compelido a fazer uma matéria por semana, mesmo não tendo ninguém me cobrando, e fico frustrado quando não consigo. Brigo muito comigo mesmo. Por isso também me sinto culpado por não ter conseguido bolar nada para comemorar. Para agradecer ao pessoal que prestigia o blog.

Fora isso, não tenho arrependimentos. Aconteceram várias coisas nesses dez anos. Aprendi muito, evoluí pouco, houve algumas reformulações e mudanças. Quase perdi a vida em um ataque cardíaco, e por isso revi meus caminhos e o jeito de levá-la. E pude descobrir/retomar obras maravilhosas que a mudaram.

Mas o mais importante: me encontrei e reencontrei com pessoas legais que me incentivaram e reconheceram meu trabalho. Não preciso citar ninguém. São todos vocês, e vocês sabem quem são!

E consegui manter a linha principal do blog de "falar do que eu gosto". É o que vou continuar a fazer, ao mesmo tempo em que torço para que seja útil para alguém. Não sou crítico e nem ninguém lá muito inteligente e sendo assim, minhas opiniões não devem ser tomadas como "verdades absolutas". Por isso não sei o quanto as matérias que escrevo podem servir de referência, mas se elas ajudarem alguém a notar alguma coisa que passou despercebida, a fazer uma nova descoberta ou a ver algo por outro ângulo, me dou por satisfeito.


Obrigado a todos e espero poder continuar por mais um tempo. Enquanto a vida me permitir.


Usys 222
Casa do Boneco Mecânico





8 comentários:

  1. Caramba, 10 anos já! Parabéns!
    Esse tempo de blog não é pra qualquer um, ainda mais mantendo conteúdo de qualidade. E não se preocupe, isso de às vezes não ter ideias é completamente normal, faz parte. O importante é fazer matérias com as quais você esteja satisfeito, não precisa se forçar a lançar grandes quantidades, isso só acaba sobrecarregando a mente, aprendi isso quando fazia várias matérias semanais e acabava não conseguindo fazer tudo exatamente como eu queria. Então acho que focar em uma coisa de cada vez é melhor em todos os sentidos, para a qualidade das matérias, para as ideias, e para a saúde física e mental.
    Continue fazendo o que você gosta, é isso que é legal! E que venham muitos outros anos, com ótimas matérias, e claro, com muita saúde para você e para a Casa!

    Curti a foto com a galera comemorando, a Miku tá empolgadaça lá no fundo hehehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin! E também pelo apoio por todos esses anos!

      De fato tenho que me disciplinar, em vários sentidos. Focar. Para não me desgastar. É o que digo para mim mesmo, mas é difícil. Mesmo assim é o melhor a fazer. Diferenciar o "urgente" do "importante" e saber que um não é necessariamente o outro. Para a coisa ser prazerosa.

      A intenção era colocar um representante de cada série/figura proeminente no blog. Era para ser a figma Miku, mas notei que não tinha colocado nenhuma Nendoroid e daí foi ela. Só que tinha deixado nessa pose para expor e foi assim mesmo. E depois de tirar a foto me lembrei que não tinha colocado o Soundwave olhando para a câmera e ficou com ele vendo a Miku mesmo. Digo... eu acho que não coloquei.

      Excluir
  2. Parabéns, velho amigo! Seu blog é uma fonte absurda de informações confiáveis e sempre recomendo. Também foi por este blog que nos reencontramos, mesmo com você usando pseudônimo na internet. Seu foco é admirável, bem como o alto nível das imagens e informações. Mesmo com vários assuntos que não são do meu interesse imediato, acabo dando uma olhada, pois adoro histórias de bastidores e saber os caminhos criativos que foram tomados em alguma obra. Isso nós temos em comum: a curiosidade em saber como as coisas são como são e a vontade de fazer que outras pessoas conheçam os artistas que admiramos. Aliás, você é uma das pessoas que mais admiro nessa área de criadores de conteúdo sobre cultura pop.

    Sucesso, se cuida sempre e um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado! Finalmente consegui!

      Te reencontrar foi uma das razões pelas quais montar este blog valeu a pena. E agradeço sempre pelo apoio e pela divulgação. Muitas das visitas se devem a isso, pois sozinho eu não conseguiria.

      Realmente é fascinante poder saber no que os criadores pensam na hora de fazer as coisas. Em como eles driblaram dificuldades. No porquê das coisas serem como são. Ver que existe todo um processo por trás. E de certa forma, tento "advogar" os criadores quando gosto desse trabalho.

      Obrigado mais uma vez. E vamos nessa!

      Excluir
  3. Super Usys, meus parabéns, meu nobre senpai!

    10 anos é coisa pra caramba, quando eu nem imaginava voltar para o mundo de figuras de ação! Esse Blog tem sido referência para mim desde o início de meu retorno ao colecionismo! Antes de adquirir as figuras, procurava os reviews pra ver se já tinha algum por lá, ou até acontecia o contrário, quando eu via alguma figura e ficava com vontade de comprar uma igual!

    O que sempre me chamou a atenção em todos esses anos foi a quantidade de informações que não encontramos em lugar nenhum, pelo menos em nossa língua! Outra coisa que sempre me encantou foi o nível de detalhes dos reviews, coisa que me inspirou a criar o Super AHAM!, cuja qualidade do início é bastante duvidosa. Sei que preciso melhorar (e muito), mas a Casa do Boneco Mecânico me ajudou a tentar ser constante nas postagens e sempre pesquisar um pouco mais antes de escrever qualquer coisa.

    Fiquei feliz quando o ataque cardíaco não foi fatal, mas fique tranquilo, porque o mesmo golpe não funciona duas vezes contra um cavaleiro!

    Desejo sucesso e tenha certeza que o trabalho de formiguinha tem sim seu impacto! Espero poder ser um dos incentivadores (não um cobrador) do Blog! A gente se vê nas próximas postagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo! Também pelo apoio constante!

      Quase não sinto que se passou tanto tempo. Mas olho para trás e vejo que aconteceu um monte de coisa. E fiquei contente quando soube que dei inspiração. Na verdade, achava que o Super AHAM! já existia há mais tempo ainda.

      Um defeito que sinto que tenho é o de ser chato. Não sei o quanto falar de detalhes ajuda, já que não é algo que muita gente vá notar. Sinto que o seu jeito é melhor, mostrando logo na prática as possibilidades das figuras. E com muita, MUITA criatividade.

      Mesmo assim vamos nessa! Pode ficar tranquilo, pois quem cobra de mim sou eu mesmo. O pessoal do contrário até pede para eu me poupar. Mas quero exibir mais conhecimento... digo, mostrar mais coisas e, quem sabe, despertar curiosidades.

      E vou, até quando der!

      Excluir
  4. Parabéns pelos 10 anos da Casa do Boneco Mecânico!!! Super merecido que haja comemoração!!

    Conheço o blog há poucos anos, entretanto as matérias escritas por você ampliaram meu olhar sobre as séries, filmes, Tokusatsus, produções variadas e obras literárias, é tudo muito confiável. Definitivamente este é um dos portais que mais me interessa acessar e ler na íntegra, dá gosto de ver cada detalhe, saber que por trás de cada fotografia ou texto publicado há alguém se dedicando a fazer o seu melhor. Mesmo assim, saiba que acima do apoio de seu trabalho existem pessoas que se preocupam com sua saúde, que compreendem que às vezes o dia/semana foi corrida e não deu para elaborar um projeto, mas que novos dias virão e isso poderá ser feito. Sem pressa ou pressão, pois nós compreendemos. Ainda que estejamos vivendo um momento ímpar, séries como "Smile Precure!" nos ensinam a sorrir, a acreditar no futuro e nas possibilidades. E embora hajam dias difíceis, estas passarão. Isto nos dá energia para seguir adiante.

    Eu tenho muito orgulho de acompanhá-lo, de aprender, de descobrir novas coisas, de poder compartilhar. Sinto-me honrada por ter conhecido seu trabalho, e desejo todo o sucesso ao blog e à você!

    Obrigada por tudo, Usys!

    Abraços! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Seu apoio também é importante e foi bom conhecer gente que gosta de Precure também! Nessas horas de aperto que a gente vê o quanto essas séries são necessárias para a gente manter o ânimo. Nessa eu vou nas palavras da avó da Miyuki: "Na vida a gente passa por infelicidades. Não tem escuridão que dure para sempre e o sol volta a brilhar."

      Por isso vou me cuidar, sim... embora acabe sentindo que tenha que produzir. Que tem alguém esperando. Mas agradeço pela compreensão. Às vezes penso em alguma coisa bem louca e acabo mordendo mais do que posso mastigar.

      E gosto muito das suas artes, também! Feitas com sentimento e amor a cada obra e personagem, além de ter muita coisa pensada. Aquela ilustração da Miyuki e da Hana ainda é um de meus maiores tesouros.

      Obrigado mais uma vez! E vamos nessa!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html