domingo, 12 de abril de 2020

Nendoroid Sakura Minamoto


Saudações.

Desta vez vou falar da versão Nendoroid da Sakura Minamoto, do desenho animado Zombieland Saga, feita pela Good Smile Company.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Sakura Minamoto era uma aluna estudante do 2º ano colegial, um tanto desastrada e azarada, mas que ia participar de uma audição para entrar no mundo artístico e assim "se tornar o que ela queria ser". Mas ao sair de casa é atropelada por um caminhão. Ela acorda em uma casa velha, caindo aos pedaços e é perseguida por zumbis. Sem saber o que está acontecendo, Sakura foge e no meio da chuva encontra uma pessoa viva, um policial que por alguma razão se assusta e atira nela. Mas Sakura é salva pelo misterioso Kotaro Tatsumi, que revela à menina a triste verdade: ela havia morrido há dez anos e também era um zumbi.

Tudo isso faz parte de um plano do aloprado Kotaro de criar um grupo Idol para revitalizar e promover o turismo da província de Saga. Para isso, ele reuniu as maiores lendas de cada era, que tiveram mortes prematuras e as trouxe de volta à vida como zumbis: Saki, a lendária garota rebelde, Lily, a lendária artista mirim, Yugiri, a lendária oiran, Junko, a lendária Idol da era Showa (1925 a 1989), Ai, a lendária Idol da era Heisei (1990 a 2019) e, claro, a LENDÁRIA YAMADA TAE!!!, formando o grupo Death Girls (Título Provisório) Green Face Franchouchou.

Daí se inicia o projeto Zombieland Saga.


E agora, Sakura e a Franchouchou têm de conseguir oportunidades em apresentações em Saga, visitando vários lugares famosos da província, pegando os trabalhos mais esdrúxulos e participando dos eventos locais. Um deles é promover a lanchonete de frango assado Drive In Tori, que existe de verdade e elas cantam o jingle da loja. Outra é participar das Gatalympics de Kashima, com competições no meio da lama.

Ao mesmo tempo, elas devem esconder que são zumbis e por isso usam codinomes baseados em números, sendo que Sakura seria a "Nº 1". Surgirão vários empecilhos, mas Sakura, mesmo sem ter lembranças da época em que era viva, anima o pessoal, tendo como referência uma vaga lembrança de se empolgar em shows idols.


Zombieland Saga é uma série em desenho animado totalmente original do estúdio MAPPA em conjunto com a Cygames e a avex. Antes da estreia, em 04/10/2018, foi armado um enorme esquema guardando segredo sobre o teor do desenho, só dizendo que se trata de um "desafio", uma "brincadeira de adulto levada a sério", deixando apenas palavras-chave como "zumbis", "idols" e "nós queremos viver", intrigando o público. Houve uma pré-estreia com os dois primeiros capítulos, mas todos que assistiram assinaram um acordo de não revelar o conteúdo antes da hora. Tudo indicava que seria algo de terror com sobrevivência em um apocalipse zumbi, como Gakkou Gurashi.




Mas daí veio a surpresa.

Ao contrário do que parecia, o desenho tinha forte teor de comédia, com números musicais e bastante espírito de união e superação. E ao mesmo tempo a característica das meninas serem zumbis foi aproveitado em 100% pela história.

Isso teve resultado e Zombieland Saga se tornou o desenho original (que não é baseado em outras mídias) mais comentado no Twitter em 2018. A partir dele surgiu uma série em quadrinhos, shows com o elenco e uma peça de teatro. A província de Saga também se beneficiou com produtos e eventos relacionados, e as vendas da Drive In Tori tiveram uma enorme alta. E ainda houve uma colaboração com o filme Zumbilândia: Atire Duas Vezes, no qual foram escolhidas por votação popular duas dubladoras do elenco para fazer as vozes de zumbis no fundo, na versão japonesa.

Com tudo isso, já foi decidido que haverá uma segunda temporada, com o título Zombieland Saga Revenge.

O projeto levou quatro anos para ser concebido e desenvolvido a partir de uma ideia de Nobuhiro Takenaka, da Cygames, de se fazer algo com idols. E em uma literal conversa de elevador com Manabu Ohtsuka, produtor e presidente da MAPPA, foi adicionado o elemento de "zumbis", criando um projeto preliminar com o título provisório de "Idol Zombie". Isso foi porque "Idol" é na verdade um jeito de viver, algo para se deixar o nome. A graça estaria em gente que já morreu ter essa vida intensa como Idol.

Mas a Cygames no começo se mostrou cética à ideia e não liberava orçamento. Nisso, o presidente da empresa pediu que fosse feito um desenho animado tendo a província de Saga, sua terra natal, como tema. Ohtsuka e Takenaka perceberam que poderiam incorporar isso ao projeto e conduziram nesse sentido. Então foram feitas pesquisas, visitando locais da província e escrita a história principal da série.

O diretor de série foi Munehisa Sakai, que exerceu essa função em Suite Precure♪ e dirigiu o comovente episódio 19 de Smile Precure!. De fato existem pontos em comum com a franquia Precure como a mensagem de união, superação e persistência, assim como o uso  de computação gráfica nas partes com dança e música. Zombieland Saga foi o primeiro trabalho de Sakai como diretor de série ao se filiar à MAPPA depois de sair da Toei Animation em 2017. O diretor também divulga ativamente o desenho nas redes sociais, especialmente em sua conta no Twitter, com vários eventos de colaboração.

A música ficou por conta de Yasuharu Takanashi, o criador do chamado Cure Metal, que fez músicas para as séries Precure desde Fresh! até Smile!. Desta vez, a pedido de Sakai, Takanashi fez as músicas pensando em temas para Idols e não para desenho animado. Não Anisongs ou Character Songs, mas uma prova de vida das meninas da Franchouchou (tudo bem que elas estão mortas, mas...) Em tempo, a trilha sonoraas canções da Franchouchou estão disponíveis no Spotify.

Sakura foi interpretada por Kaede Hondo, dubladora em ascensão. E no mesmo ano, ao mesmo tempo, foi a versão jovem de Kohaku, avó da protagonista Hitomi, em Irozuku Sekai no Ashita Kara mostrando grande versatilidade. Ela também foi Miku, a irmã mais nova da Akira/Cure Chocolat em KiraKira☆Precure A La Mode e depois a excêntrica Senpai em Tejina-senpai.

Já o louco Kotaro Tatsumi foi interpretado por é Mamoru Miyano, grande astro da dublagem, que pôs muito de si, ou melhor, é o próprio personagem. De fato, a única instrução que lhe deram foi "deixamos tudo com você".


O desenho está disponível no Crunchyroll, e no Anime Brilliant Blog do Ronin existem matérias comentando cada episódio. (aproveite e leia as sobre Irozuku e Tejina-senpai, que também que são ótimas). Abaixo uma amostra do que esperar do desenho, que recomendo fortemente. De fato, a série trata de dois temas que eu não tenho tanto apreço que são "zumbis" e "idols". Mas mesmo assim me pegou direitinho e me convenceu a acompanhar até o fim.


Em tempo, elas conseguem fazer isso ao vivo, embora Hondo tenha travado uma vez em um dos shows com o elenco em 27/07/2019, sendo ajudada por Maki Kawase, a Junko.

O conteúdo da caixa. Vem com vários acessórios para a "mudança de modo". E atrás algo bem interessante.



2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. A compressão ficou bem natural e quase dá para ouvir a Kaede Hondo falando. E tem formas definidas, como nos designs originais de Kasumi Fukagawa, sob o conceito de meninas que parecem "macias, quentes, gostosas de abraçar" (tudo bem que são zumbis, mas...). E o desenhista se baseou na atriz Kanna Hashimoto para fazer a Sakura conforme menciona em uma entrevista.

Close do rosto. Ficou bem parecido com o original, especialmente nos olhos. Representa bem a personalidade meio abobalhada, mas cheia de decisão da Sakura.

O fio solto do cabelo. É feito de  material maleável, mas exige cuidado pois pode quebrar se manipulado incorretamente.

A mecha de cabelo presa por uma fita bicolor. Essa parte é separada do resto do cabelo. E na base tem até a representação dos fios convergindo da base para a amarra da fita.

As mechas dos lados são um pouco diferentes uma da outra.

A parte de trás do cabelo parece esvoaçar.


O uniforme escolar é bem feitinho, com a fita. Os botões têm pintura metálica.

Sakura tem um busto avantajado, só perdendo para a Yugiri e para A LENDÁRIA YAMADA TAE!!!

Os braços parecem simples, mas vendo bem existem cotovelos. e tem uma dobra na manga ao invés de ser totalmente uniforme, dando mais realidade.



As mãos são do padrão Nendoroid e bem simples.

Detalhe da saia, por baixo da camisa, que tem pregas.

As pernas também parecem simples, mas elas têm coxas grossas e várias curvas, como na região dos joelhos. Sakura tem o maior quadril do grupo.

Trocando o rosto, as mãos e as pernas é possível representar Sakura em sua verdadeira forma de zumbi. A impressão muda totalmente.

Essa é a cara que ela faz quando se vê em um espelho na rua, sem entender o que aconteceu. A cor dos olhos é diferente de quando ela está "viva".

A outra expressão é a de pânico. Dá até para ouvir ela dizendo どやんす?!どやんす?!(Doyansu?! Doyansu?!, algo como "E agora?!" no dialeto de Saga). As expressões de "zumbi" são duas e vem direitinho com a cicatriz tampografada, assim como as olheiras.

O interessante é que vem um conector Nendoroid e a peça para colocar no cabelo da cor do modo "zumbi". Só que não vem reservas como em outros modelos, então é preciso fazer de tudo para não quebrar.




As mãos do modo "zumbi" são um pouco diferentes do "normal" e não é só a pintura. A mão "zumbi" tem o mindinho flexionado.



E tem essas outras mãos "zumbi", com as mãos no formato típico dessas criaturas, com os dedos no formato de garras.



As pernas são levemente dobradas nos joelhos.


E existem moldes de bandagens na coxa direita e na perna esquerda, exatamente como no original. O desenhista Fukagawa conta que teve bastante cuidado para colocar marcas nas personagens que remetessem às suas causa mortis.


3. Articulações


A Nendoro Joint é multidirecional e por isso o movimento do pescoço é limitado pelo cabelo. Com isso não dá para imitar o movimento de chacoalhar a cabeça como se o pescoço estivesse quebrado.

A mecha com a fita é presa por uma conexão esférica, dando boa liberdade de movimentos. Também pode ser pivoteada.

Os braços giram na conexão dos antebraços, pulsos e ombros.

A cintura pode ser girada.


As pernas são presas por pequenas Nendoro Joints e com isso podem ser abertas em vários ângulos e giradas na conexão com as coxas.



4. Acessórios




Está incluído este braço dobrado para segurar a mala.

A alça da mala tem um conector para a mão que vem de fábrica.




A bolsa é incrivelmente detalhada, com moldes de zíperes, fechos e bolsos.



Está incluído um braço direito dobrado também, segurando o envelope com documentos para a audição.


No envelope tem uma curvatura para se alinhar ao busto.


O envelope também é preso por um pino à mão incluída.


A base com suporte incluída. O suporte tem um formato um pouco diferente dos de até então.


Ele teria sido feito assim para se ajustar ao cabelo da Sakura. Pena que ele também interfere no movimentos do pescoço. Os parafusos do suporte são bem apertados e é necessário afrouxar um pouco para poder mover.




Está incluído ainda o caminhão que atropela Sakura no primeiro capítulo.


Trata-se de um kit papercraft, parecido com os que vinham em revistas.



É preciso ler com atenção as instruções. E o kit precisa de cola ao invés de encaixes como nos graphigs, o que complica ainda mais as coisas. Os asteriscos verdes indicam que a parte é colada na própria peça. Os azuis indicam que é para colar com outra peça.


Existem vários detalhes impressos. Como a tampa do tanque de combustível, que só existe deste lado.


Do outro não tem nada. Há vários resquícios de cola devido à minha falta de habilidade.


Detalhes da suspensão do caminhão.


O para-brisa é quebrado exatamente no lugar que se chocou com a Sakura.



Caso alguém pergunte, aqui está. Pode anotar.


A caçamba. É preciso dobrar o papel para formar os suportes.




As caixas são removíveis, mas podem ser coladas também. São de papel e a composição é bem próxima à das reais.



5. Ação





À primeira vista parece uma personagem genérica de desenho animado.



Quando falaram que se tratava de zumbis, foi isso o que se pensou que o desenho seria.



Mas o que saiu foi isso. E deu certo!

Sakura estava saindo de casa, contente pois finalmente iria se libertar de seu antigo "eu" e se tornar a Sakura que ela queria ser.


Depois de tanto tempo com azar, ela finalmente poderá ser o que quiser. Se tornar qualquer coisa.


Mas logo de cara é atropelada por um caminhão e morre... logo depois de 1m14s desde o começo do desenho.


Só que esse não foi seu fim.


Ao acordar, ela se vê cercada de zumbis em uma casa mal-assombrada e foge.


Debaixo da chuva, Sakura se vê em um espelho e descobre que ela mesma era um zumbi.


Ela é baleada por um policial assustado (interpretado por Hiroyuki Yoshino, que mais tarde seria o Prunce).


Mas é salva por um homem misterioso, que a leva de volta para a casa mal-assombrada.


- Bom dia.
- B...bbbb...
- EU DISSE: BOM DIA!!!
- B... bbbb. BOM DIA!
O homem se apresenta como Kotaro Tatsumi e explica sobre seu "grande" projeto Zombieland Saga.


- Mas como você me trouxe de volta?
- Então. Já viu naqueles filmes? É daquele jeito lá!
- Desse da foto?
- Não! Esse é outro jeito! É aquele jeito lá, dos filmes de zumbi! Não de Ultraman!
Uma das diretrizes do desenho foi a de eliminar detalhes e não perder tempo com explicações, focando só no desenvolvimento das personagens... e na comédia, é claro.


Para esconder a verdadeira identidade das meninas, Kotaro usa técnicas de maquiagem que ele aprendeu em Hollywood.
- Puxa! Nem me pareço mais com um zumbi!
- Pois é. Aprendi com um cara chamado Koichi Sakamoto.


Agora é tentar se tornar Idol e ao mesmo tempo promover a província de Saga. Para isso, ela vai ter que literalmente rolar na lama e perder a cabeça algumas vezes.


Vai chegar uma hora que Sakura desanima. Mas com a ajuda de suas amigas, ela vai se encontrar, se recompor e por a cabeça no lugar (nesse caso não é bem literalmente).


O elenco também contou com Asami Tano, que foi a Akane/Cure Sunny e em Zombieland Saga faz o papel de Saki Nikaido, a "Nº 2". O nome da dubladora d'A LENDÁRIA YAMADA TAE foi mantido em segredo por um tempo, mas depois foi revelado que era Kotono Mitsuishi, a Usagi/Sailor Moon. É. Lendária, de fato.

Curiosidade: existem conceitos mais detalhados sobre A LENDÁRIA YAMADA TAE, mas não foram levados a público. Kotono Mitsuishi sabe de tudo, só que não vai contar nada para ninguém.


- Aí. Cê se parece com uma amiga minha, a Miyuki.
- Puxa! Eu ia dizer a mesma coisa! A Saki se parece com você. Até a voz é igual!
Akane e Saki têm vários pontos em comum, além da voz, como a personalidade ativa e ousada, a cor laranja e a numeração no time, já que a Sunny foi a segunda a aparecer.


Recentemente foi anunciada uma colaboração com o grupo idol Dempagumi.inc. Então vai ficar alguma coisa assim.

Outra série que fez turismo em Saga foi Ultra Kaiju Sanpo, com o Alien Mefilas indo visitar a província. Curiosamente, ele acabou indo para lugares diferentes dos mostrados em Zombieland Saga, sendo que o único em comum foram as Termas Ureshino.


- AAAI! UM ALIENÍGENA!!!


- AAI! UM ZUMBÍ!!!


- AAAI! UM ALIENÍGENA!!!


- AAI! UM ZUMBÍ!!!


- AAAI! UM ALIENÍGENA!!!


- AAI! UM ZUMBÍ!!!


- Cês querem parar com isso?! Vamos continuar logo!


O vídeo ficou no ar por um tempo e eles foram visitar o Parque Histórico de Yoshinogari, experimentar fazer vasos em Arita e visitarem uma Vila Ninja. Isso mostra que ainda tem muita coisa em Saga para as meninas irem ver... e assim ter novos episódios. Acima um trailer de Ultra Kaiju Sanpo. A parte de Saga é de 1:06 a 1:29.

Com outras duas "Sakura". As duas dos lados fizeram bastante sucesso nos anos 1990 e tiveram séries novas lançadas recentemente.

Card Captor Sakura?
Só que o sobrenome é um pouquinho diferente.


E esta foi a apresentação da versão Nendoroid da Sakura Minamoto, feita pela Good Smile Company. Ficou bem fofinha e uma boa compactação, especialmente nas formas do corpo tentando representar os conceitos de Kasumi Fukagawa dentro dos padrões Nendoroid, ao dar formas curvilíneas à figura. E entendo que a escolha dos rostos deve ter sido bem difícil, sendo que a personagem tem duas formas e cada Nendoroid só pode ter duas ou três expressões. O problema é que Sakura é expressiva nas duas instâncias e para representar bem seria necessário ter três para cada. O caminhão é algo que eu não sei se era realmente necessário. É bom para usar com outras peças, mas no caso da Sakura seria mais adequado ter o cachorrinho zumbi Romero. Mas não deve ter sobrado material o suficiente no orçamento e foi optado por colocar o caminhão. Ao menos poderiam ter feito  com encaixes e abas ao invés de cola. É preciso habilidade para poder montar. Mesmo assim gostei muito e vai ser bem útil.

Espero ansiosamente pela segunda temporada do desenho, que foi um grande fenômeno, pois conseguiu o primeiro lugar em vários rankings da época e teve boas vendas de DVD e Blu-Ray, figurando sempre nos três primeiros lugares na data de lançamento de cada volume. A equipe tem trabalhado bastante para não deixar a bola cair, promovendo eventos, shows e colaborações. E espero que lancem mais Nendoroids. Da Saki, pelo menos. E talvez o Romero possa vir com A LENDÁRIA YAMADA TAE!!!.

4 comentários:

  1. Olha a Sakura aí! E isso me lembra que eu esqueci completamente de reservar essa figura!!! Bem que por muitos meses eu senti que estava esquecendo algo, e agora sei o que foi :(
    Pelo menos ela ainda está disponível nas lojas e acho que dá pra pegar uma depois que a situação econômica melhorar.

    A história de como a série foi concebida é bem engraçada, e é incrível que ideias tão diferentes deram tão certo quando combinadas. A contratação do Mamoru Miyano foi épica, e às vezes até fico pensando se a combinação de todas as ideias da série não foi feita pensando nele hehehehe.

    A Sakura é uma personagem bem divertida, e ficou ótima no formato Nendo! De fato, quase dá pra ouvir a Kaede-chan falando hehehe. Essa de ela ser baseada na Kanna Hashimoto eu não sabia... Hmm, será que isso significa que eu poderia usar o rosto dessa figura para fazer uma Nendo da Kagura? Acho que só assim pra ter Nendoroid de Gintama hehehehe.
    Os rostos estão perfeitos! Eu nem lembrava que ela tinha a gradação em volta dos olhos na forma zumbi, show demais. Esse rosto de trapalhona é um tesouro, funciona muito bem para cenas divertidas! É uma pena que faltou o rosto para rappear, foi o que mais senti falta na figura.

    Vamos ver se com a chegada da segunda temporada fazem as outras garotas e o Kotaro para ter uma coleção bem ampla. Tá certo que eu não pegaria tudo, mas já fico feliz de ver fotos hehehe. E por falar em segunda temporada, eu ainda torço para que a história da Lendária YAMADA TAE!!! nunca seja revelada, para não quebrar a magia. Kotono Mitsuishi tem que guardar o segredo com ela hahahahaha!
    O legal é que a série ainda está em evidência, vira e mexe vejo alguns produtos novos aparecendo na AmiAmi, tem até uns chaveirinhos que dão uma boa noção de como seriam Nendos da Ai e da Junko.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Essa eu recomendo! Só a montagem do caminhão que é complicada, mas a própria Sakura vale a pena. E já deixo com a cara de desesperada mesmo para condizer com a personagem. Fiquei bem impressionado com a atenção aos detalhes, não deixando escapar nada. Eu mesmo tinha me esquecido das olheiras.

      Já achava o conceito de Zombieland Saga criativo, mas não pensei que fosse tanto. Ler sobre o processo me fez ver que não é qualquer um que consegue trabalhar com anime. Tem que ter uma imaginação bem grande... e orçamento. É preciso também ter inteligência emocional para convencer os patrocinadores e parceiros. Como o Kotaro demonstrou.

      Pelo que eu soube, todo mundo passou por audições para integrar o elenco, com exceção da Kotono Mitsuishi e do Yasuhiro Takato, o Romero, que foram por indicação do diretor. Mas o Kotaro ficou muito Mamoru Miyano. Não sei se a equipe de ajustou depois que souberam ou se na verdade ele também era escolhido. Fico só pensando como seria se fosse outros zoeiros como o Sugita, o Nakamura ou o Hosoyan.

      Kasumi Fukagawa se baseou mais no corpo do que no rosto, então não sei se funcionaria para ser a Kagura. E agora vem a pergunta: por que será que não tem Nendoroid de Gintama? Eles fazem colaborações com tantas coisas. Talvez pelo desenho ser da Bandai Namco... Mas ia ser legal.

      Tomara que venham mais. E que venha um pacote de expansão para shows para a Sakura e a Saki com os rostos, já que quando se apresentam não são como zumbis. O Kotaro também é indispensável, assim como a LENDÁRIA YAMADA TAE!!!. E acho que contaram para a Mitsuishi só para ela poder interpretar com mais autenticidade e não vão revelar mesmo. Ao menos espero.

      O pessoal está fazendo de tudo para manter o desenho vivo... digo... Ah, sabe como é. E espero que consigam para fazer a segunda temporada. Não podemos deixar morrer... er... hum... É! É preciso manter o interesse!

      Excluir
  2. Olá!!
    Matéria sobre Nendoroid voltou! Já estava com saudades dessa linha, são graciosas (os) demais.
    Tá aí um anime que fez grande sucesso, vi pessoas e amigos comentando mas não pude acompanhar pela falta de tempo na época do lançamento. Mas interesse tem de sobra. E parece que a criatividade é inesgotável, muita coisa pode surgir a partir da união destes elementos. Lembro deste vídeo promocional do Mamoru Miyano circulando pelo twitter, era um chamariz para atrair espectadores... E FICOU INCRÍVEL! Um baita seiyuu desses, impossível deixar de fazer sucesso, ainda mais interpretando a si mesmo (rs). A propósito, o Mamoru também se parece com o Osamu Dazai (Bungou Stray Dogs), mas este tem Nendoroid. Espero que lancem o do Kotaro no futuro.
    A última Nendoroid que comprei foi a Akko (não foi há tanto tempo...), ela é muito lindinha e bem feita. Agora vendo a Sakura dá pra ver que já fizeram melhorias na pintura, com mais detalhes e até mesmo a qualidade do material salta aos olhos.
    Asami Tano no elenco? Cure Sunny!!! Que bom saber que Pretty Cure também tem sua "marca invisível" na produção dessa obra. Não sabia aue você não tinha tanto apreço por animes de idol. Bom, ao menos esta deu oportunidade e se surpreendeu! Assim que é bom!

    Excelente matéria, rica em informações exclusivas. Prato cheio para os fãs da serie Zombieland Saga.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Nendoroids são muito legaizinhas! Exige um pouco de criatividade para usar, mas é sempre bom tem um desses por perto.

      Eu recomendo bastante Zombieland Saga. É muito "Precure", só que sem lutas. Mesmo assim tem aquele espírito de superação de dificuldades além de ser muito engraçado. Embora acredite que seja mais próximo de animes de Idols. Não tenho muito apreço por não ter familiaridade mesmo. A única coisa que vi nesse sentido foram alguns episódios de UtaPri, que por sinal foram muito engraçados. Já zumbi não é a minha praia mesmo, embora tenha visto Gakkou Gurashi inteiro.

      Mamoru Miyano rouba a maioria das cenas e considerando o que ele contou na entrevista de All Stars Memories, penso que o personagem é ele mesmo passado para desenho animado. Embora na vida real tenha vezes que ele parece ser um desenho animado. Em Zombieland Saga ele solta umas vozes muito engraçadas quando conversa com as meninas, mas tem momentos que fala sério. Diversão pura!

      Tenho mais umas Nendoroids de Ojamajo para apresentar. Felizmente chegaram antes da quarentena e vou ver quando consigo soltar.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html